Basílica de São Pedro, o maior templo católico do mundo

Basílica de São Pedro

Turismo na Europa  / 

Conheça o maior templo católico do mundo, a Basílica de São Pedro. O templo mais importante do catolicismo merece uma visita quando você estiver na Itália.

A Basílica de São Pedro fica no Vaticano e é o maior, mais importante e mais visitado templo do catolicismo no mundo. Construída entre os anos de 1506 e 1626, tem no seu estilo arquitetônico dominante o estilo renascentista e barroco.

Basílica de São Pedro, a maior igreja católica do mundo

Sendo a maior igreja católica do mundo, seus números impressionam. A Basílica de São Pedro tem 186 metros de comprimento, a fachada tem 114 metros de largura e 47 metros de altura.

No interior da Basílica existem 45 altares, 11 capelas e obras de arte consideradas como as mais importantes do mundo.

Apesar desses números impressionantes, você pode ficar ainda mais surpreendido quando souber que o interior da Basílica de São Pedro tem uma área de 23 mil metros quadrados e pode abrigar, de uma só vez, mais de 60 mil pessoas.

Curiosidades da Basílica de São Pedro

O nome da basílica é uma homenagem ao primeiro papa da igreja católica, São Pedro, cujo o corpo encontra-se enterrado lá. A cúpula da Basílica de São Pedro foi iniciada por um projeto de Michelangelo e serviu de inspiração para outras obras no mundo como a St. Paul’s Cathedral em Londres e a cúpula do Capitólio de Washington, capital dos Estados Unidos.

Dizem que a igreja católica não permite que outro templo do catolicismo seja maior do que a Basílica de São Pedro no mundo e que a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (interior de São Paulo) é, por isso, a segunda maior basílica do mundo, tendo poucos metros quadrados a menos do que a de São Pedro.

Praça São Pedro

No centro desta importante praça do Vaticano está o Obelisco do Vaticano, único que nunca caiu em Roma. A praça serve como ponto de encontro dos católicos de todos os países do mundo e, todos os anos, o Papa faz aparições e deixa os fieis encantados e agraciados. Realmente é um local de muita fé e energia.

Onde fica a Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro fica praticamente no centro do Vaticano. Fica a menos de 100 metros da Capela Sistina e é possível chegar nela de metrô (linha A – vermelha – estação Cipro ou Ottaviano), também dá para pegar o ônibus número 64 que parte de Termini e para bem do lado da Basílica.

Informações da Basílica de São Pedro

Endereço: Piazza San Pietro, 00120. Cidade do Vaticano.

Período de funcionamento: outubro a março: das 07h às 18h30 | De abril a setembro: das 07h às 19h. A cúpula abre uma hora depois e fecha uma hora antes.

Preço do Ingresso: A entrada na basílica é gratuita. Para subir na cúpula – de elevador até o terraço e mais 320 degraus a pé: €8 | Subir a pé todos os 551 degraus: €6.

Site oficial: www.vatican.va

COMPARTILHE

Amanda é jornalista brasileira e faz Mestrado em Ciências da Comunicação em Braga, Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.