A facilidade de obtenção do visto, a facilidade com o idioma e a qualidade de vida são os principais fatores que atraíram os brasileiros em Portugal. Assim, nos últimos anos, o país luso foi (re)descoberto e tem atraído milhares de pessoas para morar.

Para escrever o artigo, além da minha experiência, conversei com muitas pessoas para entender melhor o perfil desses residentes, os principais motivos de escolher Portugal para morar, entre outros pontos.

Quantos são os brasileiros em Portugal?

De acordo com o último relatório do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – em 2021, estima-se que cerca de 698.887 mil pessoas estrangeiras vivam em Portugal. Dentre elas, 204.694 mil são brasileiros residentes no país, que em termos de percentagem, representam 29,3% dos residentes estrangeiros. Isso, sem contar com os brasileiros que estão ilegais.

Os brasileiros também tem grande destaque no pedido de cidadania portuguesa, ocupando o segundo lugar nos pedidos (os israelenses ocupam a primeira posição). Em 2021 foram 54.288 pedidos de nacionalidade, sendo a 13.328 de brasileiros.

Segundo o relatório, foram 39.406 concessões de Autorização de Residência em Portugal para brasileiros, dentre eles, 31,1% de reagrupamento familiar, 44,7% de atividade profissional, 10,8% para estudo, 9,3% para CRs (certificado de registro de cidadãos europeus) e 11,7% por outros motivos não especificados.

Onde estão os brasileiros no país?

No relatório oficial do SEF referente ao ano de 2021 não diz onde estão os brasileiros no país, apenas a distribuição geográfica dos estrangeiros. Nesse caso, a população estrangeira reside nas seguintes cidades:

Cidade Estrangeiros residentes Variação em relação a 2020
Viana do Castelo 7.505 +21,7%
Vila Real 2.887 +5,7%
Braga 23.619 +11,9%
Bragança 3.856 -4,5%
Porto 55.473 +10,4%
Aveiro 20.395 +10,1%
Viseu 7.288 +12,1%
Guarda 2.685 +3,0%
Coimbra 17.565 +3,2%
Castelo Branco 7.006 +4,3%
Leiria 26.952 +8,7%
Santarém 18.255 +11,5%
Portalegre 2.881 +4,5%
Lisboa 294.736 +3,20%
Évora 4.903 +4,5%
Setúbal 66.901 +9,8%
Beja 15.953 +13.2%
Faro 105.142 +1,5%
Ilhas dos Açores 4.480 +9,5%
Região Autônoma da Madeira 10.405 +10,0%

Com exceção de Bragança, todas as outras cidades listadas no relatório apontam crescimento da população de residentes estrangeiros.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

E apesar de não apontar o número exato, nas cidades onde há maior número de estrangeiros, há uma forte presença de brasileiros. Também segundo o relatório, 66,8% da população estrangeira mora em Lisboa, Faro e Setúbal.

Quem são os brasileiros em Portugal?

Os brasileiros em Portugal são muitos e o perfil é bem heterogêneo. São muitos estudantes de graduação, mestrado e doutorado. São investidores no mercado imobiliário, trabalhadores qualificados e não qualificados, empreendedores e aposentados.

Muitos vieram sozinhos, como foi o caso da paulista Kátia Oliveira que mora no Porto e está concluindo o mestrado em Educação em 2022.

“Coloquei minha esperança em algo que nunca imaginei acontecer na minha vida: estudar no exterior. O que me motivou foi a vontade de continuar buscando aprendizado profissional e pessoal, pois não há idade máxima para isso. Com pesquisas e planejamento, vi em Portugal a possibilidade de obter essa experiência para minha vida”, comenta Kátia.

Brasileira em Portugal
Kátia faz parte da comunidade de estudantes brasileiros em Portugal. Foto: Arquivo pessoal.

E há também, muitos brasileiros que realizam a mudança com a esposa e/ou filhos, como é o caso do educador físico Robson Luiz de Lima, e do empreendedor Eduardo Damico, que moram em Cascais com as suas respectivas famílias.

Por que tantos brasileiros escolhem Portugal?

A motivações para a mudança não diferem tanto. Os estudantes em Portugal estão em busca de ter uma experiência fora ou aperfeiçoar o currículo. Além disso, muitos veem no país luso uma maneira mais fácil de adquirir uma formação europeia e experiência profissional para depois mudar para outros países da Europa, ou voltar para o Brasil com um currículo com maior destaque, já que uma formação no exterior conta bastante aos olhos dos recrutadores.

A busca por qualidade de vida em Portugal é o principal motivo de mudança para Portugal entre os outros perfis. Mas quando falamos em qualidade de vida estamos englobando em um conjunto de fatores como o balanço entre trabalho e vida pessoal, transporte, educação, saúde pública, poder de compra e segurança.

Aliás, esse último ponto, é quase que unanimidade entre os brasileiros em Portugal e os nossos três entrevistados destacaram a segurança do país como uma grande vantagem.

Família de brasileiros em Portugal
O educador físico Robson com a sua família. Foto: Arquivo pessoal

“A motivação da mudança foi a possibilidade de ter a oportunidade de oferecer a minha família uma vida com um pouco mais de segurança (econômica e para sair as ruas), conforto, lazer e uma base educacional com um pouco menos de influências negativas. E, claro conseguir alcançar tudo isso trabalhando na área da Educação Física (uma meta a ser alcançada)”, explica Robson.

A facilidade com o idioma também é um dos motivos de tantos brasileiros escolherem morar em Portugal. Além disso, o custo de vida relativamente baixo se comparado a outros países europeus e a “aproximação” com a nossa cultura também são pontos destacados dentre os brasileiros em Portugal.

Tanto, que muitas pessoas acabam vindo para “ver com os próprios olhos”, como foi o caso do Eduardo, que sempre se encantou com as histórias de pessoas que estavam dispostas a viver outros costumes.

Existe xenofobia contra os brasileiros?

Existe xenofobia contra os brasileiros em Portugal e não vou mentir para vocês.

Não são casos tão isolados assim, mas também não é um motivo para desistir da mudança. A maioria dos portugueses são bem receptivos conosco e estão de braços abertos para nos receber, mas existe sim uma minoria que é bem xenófoba, racista e machista.

Além disso, é muito comum a gente escutar piadinhas sobre brasileiros, assim como também fazemos as nossas piadinhas com portugueses. Sabe aquele ditado de chumbo trocado não dói? Pois é! Quando estamos do outro lado, a gente passa a enxergar que não é legal esse tipo de piada e para de fazer e rir delas.

Tem um perfil no Instagram chamado “Brasileiras não se calam” que está sempre publicando relatos assustadores de discriminação contra brasileiras no exterior. A ideia do perfil é criar uma rede para denunciar e apoiar as vítimas de assédio, discriminação e xenofobia não só em Portugal, mas no exterior.

“Portugal tem muito pé atrás com brasileiro (algum motivo deve ter). Até as pessoas me conhecerem e perceberem que existem brasileiros e brasileiros. Assim como ingleses e ingleses, japoneses e japoneses. Enfrentei sim uma certa dificuldade na hora de alugar uma casa, por exemplo. Mas não foi muita, pelo contrário, as pessoas que mais me ajudaram aqui foram os portugueses”, ressalta Eduardo.

Casal vive em Cascais e faz parte da comunidade de brasileiros em Portugal
Eduardo e a esposa vivem em Cascais. Foto: Arquivo pessoal

A impressão que tenho pela minha convivência com portugueses é que esses assuntos (super importantes) não são pautados em conversas. É como varrer a poeira para baixo do tapete e fingir que nada acontece.

No Brasil, esses temas são motivos de debate e estamos sempre trazendo o assunto para a conversa, não só em palestras ou conferências específicas, mas também no dia a dia do trabalho, em uma reunião familiar, na conversa do bar com os amigos, etc.

Como a comunidade brasileira se reúne em Portugal

Brasileiro conhece outro brasileiro e logo se tornam amigos íntimos. É parte da nossa essência ser assim. Não adianta fugir!

Existem muitos grupos de brasileiros em Portugal no Facebook e, no geral, as pessoas costumam se dar super bem, trocar dicas importantes e outras banais. Esses grupos acabam sendo uma grande rede de apoio dos brasileiros em Portugal.

Muitas amizades nascem nesses grupos. Vejo gente publicando dizendo que está se sentindo sozinho e logo aparecem várias pessoas chamando para sair, dar uma volta pela cidade, conversar, tomar uma cerveja ou um vinho. É bem bacana!

Também existem festivais brasileiros que conseguem reunir uma galera brasileira bem legal e entidades culturais, como a Casa do Brasil de Lisboa, que desenvolve várias ações no sentido de promover a integração de brasileiros em Portugal.

Saiba como é a vida dos músicos brasileiros em Portugal.

Quais os principais desafios dos brasileiros em Portugal?

Um dos principais desafios dos brasileiros em Portugal e que foram destacados pelos nossos entrevistados é o de encontrar trabalhos na área e ter reconhecimento profissional. Além disso,  trabalhos que sejam bem remunerados, porém, também vale ressaltar que o salário mínimo de Portugal não é dos melhores. Pelo contrário, ele é considerado muito baixo se comparado aos salários de outros países europeus.

As dificuldades de arrendar uma casa também são grandes, visto que muitos proprietários pedem vários documentos e declaração de IRS (Imposto de Renda) e até mesmo fiador em Portugal. As reclamações com relação aos preços dos aluguéis não é só de imigrantes brasileiros, mas também de muitos portugueses, principalmente, os jovens, que acabam tendo dificuldades de sair da casa dos pais e arcar com os custos sozinhos.

O desafio da adaptação também foi um ponto em comum entre os nossos entrevistados. Para eles, inicialmente foi bem difícil, seja pelo clima ou por ter que aprender uma nova cultura e um jeito mais “grosseiro e direto” dos portugueses. Porém, com o tempo, você vai se acostumando e passa a entender que não é uma grosseria com você, mas sim, o jeito prático e sem rodeios. E quando vê, já está pegando esse hábito.

E por fim, a saudade de estar longe dos familiares e amigos. Qual o brasileiro em Portugal nunca sentiu isso e pensou em largar tudo e voltar para perto dos seus? Mas posso garantir, esse sentimento é comum e volta e meia ele vai aparecer na sua cabeça. Cabe você entender o que realmente deseja.

Como se planejar para viver em Portugal?

O primeiro passo para se planejar para viver em Portugal é ter um entendimento do que você está buscando no país e se realmente Portugal vai de encontro com as suas expectativas. Assim como há muitos brasileiros que se adaptam super bem, há outros que acabam não se adaptando.

Fazer a mudança só por querer morar fora ou pela facilidade do idioma, ou ainda por ter escutado histórias de outros brasileiros vendendo um sonho que muitas vezes não existe, podem não ser os motivos certos para realizar a mudança de país.

Também não pense em planejar uma mudança por achar que temos um costume “parecido” no primeiro momento por conta do idioma e do nossa ligação histórica. Portugal e os portugueses são completamente diferentes. Então, não faça uma mudança pensando encontrar um “pedaço” do Brasil, pois vai acabar se decepcionando e muito. Como a Kátia disse: “deixe o Brasil no Brasil”.

“Não venha querendo mudança se você quer continuar tendo antigos costumes. Existem coisas que, no primeiro momento, nos causam indignação, mas são os costumes do povo daqui. Quem tem que se adaptar ao país é quem esta chegando, não ao contrário”, conclui Eduardo.

Outro ponto importante que a Kátia ressaltou é o planejamento financeiro e esse, a equipe do Euro Dicas sempre reforça. Ele será importantíssimo na sua fase inicial no país e outro ponto que sempre ressaltamos é a importância de fazer a mudança de forma legal.

Mudar de país não é mudar de cidade. Você vai precisar ter disposição para enfrentar burocracias e fazer solicitação de visto para Portugal e é por isso, que precisa entender qual é o seu real objetivo no país: estudar, trabalhar, se aposentar, empreender? Cada motivo tem um caminho diferente para seguir.

Agora que já conhece um pouco sobre os brasileiros em Portugal e definiu quais são os seus reais motivos para viver no país luso, que tal começar a planejar a mudança? Indico o Programa Morar em Portugal, que conta com 22 videoaulas e um ebook com mais de 300 páginas com todo o passo a passo necessário para concretizar esse plano. Tenho certeza que será o seu melhor investimento!