Portugal possui uma gastronomia muito rica, diversificada e cheia de bons ingredientes. A nação de Camões, Saramago e Fernando Pessoa se destaca pela produção de vinhos, azeite de oliva e azeitonas. Confira abaixo a seleção que fizemos das comidas típicas de Portugal (cuidado para não babar na tela).

Conhecendo as comidas típicas de Portugal

Com uma dieta mediterrânea, os portugueses consomem muitos peixes, frutos do mar, azeites, azeitonas e legumes. São raros os pratos em restaurantes que misturam carboidratos e há uma opção variada de entradas, sopas e sobremesas.

1. Sardinha

Muito presente nas festas de São João e de Santo Antônio, as sardinhas são feitas assadas na grelha e servidas normalmente com pimentões verdes assados e batatas cozidas.
sardinha
A sardinha assada faz parte da cultura portuguesa e está entres os principais pratos da sua gastronomia.
Conheça também as comidas típicas da Espanha e da França.

2. Bacalhau

O bacalhau é uma das comidas típicas de Portugal mais famosas, é o peixe mais consumido no país. Existem diversas formas de prepará-lo, como entrada ele é servido em forma de bolinho de bacalhau, pataniscas ou até mesmo cru (a punheta de bacalhau, como se fosse um ceviche).
Como prato principal, ele pode ser à Gomes de Sá, à Brás, com natas, assado com batatas, frito, com broa, entre diversas outras maneiras.  Normalmente o peixe é mais barato do que a carne de gado e os portugueses comem realmente muito bacalhau, que além de ser muito saboroso, é bastante saudável. Uma delícia da culinária portuguesa.

O azeite nosso de cada dia: relatos de um brasileiro sobre a importância do azeite na cultura portuguesa.

Bolinho de bacalhau

Os bolinhos de bacalhau são uma relíquia de Portugal. Crocantes por fora e macios por dentro, normalmente são servidos como entrada.
comidas tipicas de portugal bolinho

Pataniscas

Já as pataniscas de bacalhau são bolinhos redondos, fritos e que levam farinha na sua produção, diferentes dos bolinhos de bacalhau que levam apenas batatas para dar a liga.
Punheta de Bacalhau
A punheta de bacalhau é como se fosse um ceviche de bacalhau. É servida como entrada e acompanha pão. É feita com o bacalhau cru, cebolas, alho, azeite e salsa.
Comidas “europeias” que só existem no Brasil: veja pratos que nós inventamos e levam nomes europeus!

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência e outros trâmites. É da nossa confiança.

Saber Mais →

3. Alheira

A alheira é um embutido (como se fosse uma linguiça), é defumada e pode ser feita com carnes de caça, porco ou aves. Podem ser fritas, assadas ou então envolvidas em massa folhada. É um prato delicioso!

4. Francesinha

A francesinha (ah, a francesinha!) é uma comida típica de Portugal e um dos pratos mais gostosos do país. Todo turista que come o prato uma vez, quer voltar correndo para Portugal! Ele foi criado no Porto e no norte do país é onde se come melhor.
comidas tipicas de portugal francesinha
Todos os brasileiros que experimentam amam o sabor do prato que é feito com pão, bife, linguiça, bacon, queijo, presunto, ovo e um delicioso molho com vinho do Porto, tomate e pimenta pipi-piri. São servidas com batatas fritas.
Cursos de gastronomia em Portugal: veja onde estudar culinária no país.

5. Cozido à portuguesa

Uma mistura para fortes: leva feijão, batata, couve, nabo, cenoura, carne de porco, boi e frango, além de chouriço e morcela. Um prato super tradicional de Portugal.
Comer no Porto e Lisboa: veja os restaurantes que você não pode perder.

6. Arroz de tomate

O arroz de tomate é mais uma comida típica de Portugal, trata-se de um arroz com molho de tomate e é servido como acompanhamento para carnes e peixes.

7. Arroz de feijão

O arroz de feijão é o arroz já misturado com o feijão e é servido como acompanhamento de carnes e peixes.

8. Arroz de pato

O arroz de pato é quase um risoto, feito com carne de pato que vai ao forno e é servido com chouriços por cima, mais uma delícia da culinária portuguesa.
Conheça também as bebidas típicas de Portugal que você precisa provar.
comidas tipicas de portugal arroz de pato
Você conhece as comidas típicas da Alemanha? Veja aqui.

9. Queijo Serra da Estrela

O Queijo Serra da Estrela é uma das comidas típicas de Portugal mais importantes. Com uma casquinha por fora e cremoso por dentro, é o mais antigo queijo do país. É considerado também uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Confira 10 coisas que você precisa saber antes de ir a um restaurante em Portugal.

queijo

10. Queijo de Azeitão

Esse queijo é tradicional da região de Azeitão, no distrito de Setúbal (no sul do país). É um queijo com denominação de origem protegida e feito com leite de ovelha.
Veja as 20 coisas que todo brasileiro pensa quando chega em Portugal.

11. Broa

A broa é uma comida típica de Portugal, trata-se de um pão de milho e centeio. Normalmente é servido como entrada das refeições ou então pode ir ralado em cima de peixes como o bacalhau.

12. Pastel de Nata

O pastel de nata, ou simplesmente nata, é conhecido no Brasil como Pastel de Belém. Mas em Portugal, o único Pastel de Belém fica em Lisboa, na região de Belém.
Foi lá que nasceu esse doce português e até hoje turistas de todo o mundo fazem filas para experimentar essa relíquia da culinária portuguesa.
nata
Veja também quais são os melhores doces portugueses e saiba tudo sobre Portugal.
Que tal fazer uma experiência gastronômica em Lisboa degustando pratos de comidas típicas de Portugal enquanto aprende tudo sobre a história de cada um? Parece uma ótima ideia, não é? Garanta aqui o seu tour pela culinária portuguesa.
Ficou com vontade de morar em Portugal e degustar todas essas delícias sempre que quiser? Preparamos um produto super especial. O Programa Morar em Portugal apresenta todas as informações necessárias em 22 aulas em vídeo, desde o planejamento até o período de adaptação da sua família. Vale a pena!