Saiba quais são os primeiros passos para Morar na Holanda

Morar na Holanda, primeiros passos

Holanda  / 

Se você está planejando mudar de país é hora de pesquisar muito e conhecer algumas maneiras de como morar na Holanda.

Se você está planejando mudar de país é hora de pesquisar muito e conhecer as formas de morar na Holanda. A nação europeia é belíssima e possui um alto índice de desenvolvimento humano. O primeiro passo é verificar seu holandês! Para morar no país de forma legalizada é necessário que você fale holandês pelo menos de forma intermediária. Dessa maneira sua adaptação será mais tranquila e a aceitação do seu pedido de visto mais fácil. A Holanda possui um sistema bem rígido em relação aos vistos, então é preciso ler muito e analisar todos os detalhes antes de ir ao Consulado.

Veja como morar fora do Brasil, do planejamento até a mudança

Tipos de visto para Morar na Holanda

Se você pretende ficar na Holanda mais de 90 dias e não é cidadão europeu, é necessário ir ao Consulado da Holanda ainda no Brasil solicitar o visto. O visto se chama MVV – (Machtiging Voorlopig Verblijf), em português “autorização para estadia temporária”. Se você já tiver um familiar responsável na Holanda, é possível fazer a solicitação por lá.

Existem quatro tipos de visto disponíveis: o MVV Estudo, o MVV Família, o MVV Programas de intercâmbio e o MVV Trabalho. Cada tipo de visto possui uma lista de documentos necessários. Confira aqui no site do Consulado da Holanda.

Antes de comprar a passagem é preciso esperar o seu visto ser aprovado. O processo pode levar até 10 dias úteis após sua entrevista.

Passo a passo:

  1. É preciso fazer um exame de integração civil. Trata-se de um teste dos seus conhecimentos sobre o país, fala e escrita do holandês. Para obter sucesso no exame, é preciso se preparar. Confira aqui todos os detalhes do exame.
  2. Agendar uma entrevista no Consulado da Holanda (Países Baixos) no Brasil.
  3. Apresentar todos os documentos solicitados.
  4. Seu pedido será analisado e sua identidade será verificada através de dados biométricos.

Para morar na Holanda, você precisará ter um propósito. Você pode enviar seu currículo para as empresas holandesas ainda do Brasil, se inscrever em cursos de pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado, ou ainda fazer programas de intercâmbio durante a graduação. Há diversos cursos com aulas em inglês. Para permanecer no país é preciso comprovar seus meios de subsistência, assim como em toda a Europa.

Pode até parecer complicado a primeira vista, mas é possível sim! Basta ter foco, e correr atrás dos seus sonhos! Morar na Holanda pode ser a experiência mais incrível da sua vida.

Holanda: onde fica, língua, capital e curiosidades

COMPARTILHE

Amanda é jornalista brasileira e faz Mestrado em Ciências da Comunicação em Braga, Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.