Como morar na Holanda, tudo que você precisa saber para morar aqui.

Como morar na Holanda

Holanda  / 

A Holanda é parte da União Europeia, e um dos países mais atrativos para estrangeiros. Com a sua ótima localização, há várias excelentes cidades para morar na Holanda que você pode conferir.



Quero morar na Holanda!

Mas para você poder decidir se morar na Holanda é para você, é importante estar munido de várias informações sobre o país. Então, mãos à obra!

Idioma da Holanda

O idioma falado na Holanda é o holandês (ou neerlandês). É um idioma de origem germânica, e está entre o inglês e o alemão. Nem gramaticalmente são simples como a primeira, e nem tão desesperadoramente difícil como a segunda.

É preciso realmente se dedicar para a aprender a língua local, mas a vantagem é que a maioria esmagadora da população fala inglês.

Então, pelo menos pedir aquela cervejinha gelada ou perguntar aonde fica o banheiro você consegue em inglês, sem maiores perrengues. Principalmente se você estiver em uma cidade grande.

O idioma tem sotaques e dialetos próprios

Para quem quer morar na Holanda, é interessante saber que, apesar de pequenininha (o país tem menos de 400km de extensão), há vários sotaques nas diferentes regiões e 12 províncias.

Isso é agravado pelo fato do país também fazer fronteira com a Bélgica e a Alemanha, então quem mora nesses arredores acaba incorporando termos estrangeiros.

Nem os holandeses se entendem

Os moradores de algumas províncias por vezes tem dialetos próprios, com palavras e até estruturas diferentes. Às vezes nem os próprios holandeses se entendem! A dificuldade é principalmente entre os moradores das províncias de Limburg e Friesland.

É realmente fantástico (e ligeiramente hilário) constatar como mesmo em uma área bem pequena, há tantas diferenças culturais e linguísticas.

Visto para morar na Holanda, é preciso?

Se você está interessado em morar na Holanda, fique esperto que caso você não tenha passaporte europeu, é necessário um visto se quiser ficar no país.

Há vários tipos de visto, para estudar, para trabalhar , para empreender, visto de parceiro/conjugue… por isso é imprescindível definir primeiro qual o seu objetivo no país, e em seguida ver qual o visto que mais se adequa à sua situação.

Quaisquer dúvidas que você tiver devem ser tiradas diretamente com o consulado holandês, ou com o IND, o Serviço de Imigração e Naturalização Holandês.

O site deles tem muita muita informação, e com certeza é ponto de partida para quem não tem passaporte europeu. Sério, vai por mim: passa um bom tempo no site do IND e depois vem me dizer se você não está manjando muito de vários rolês burocráticos para morar na Holanda.

Custo de vida

Supermercado na Holanda
O custo de vida na Holanda não é exatamente barato, mas tudo também depende de qual cidade você vai morar e qual o seu padrão de vida. Em comparação com o Brasil, eu acho que se vive mais com menos. Mas vai da perspectiva de cada um, claro.

Veja mais sobre o custo de vida na Holanda e quanto custa estudar na Holanda.

Trabalhar na Holanda

Trabalhar na Holanda não é tão fácil, mas também não é tão difícil quanto você imagina. Há várias opções em diversas áreas, de trabalhos braçais em armazéns até aqueles em escritórios de empresas multinacionais.

O salário mínimo na Holanda para maiores de 23 anos é de €1.551,60. Claro, não dá para sustentar uma família de 5 com o salário mínimo, mas dá para levar uma vida decente se você for solteiro e não morar em Amsterdã.

E o mercado de trabalho holandês está bem melhor do que o brasileiro, com uma taxa de 4,9% de desemprego no mês de Junho de 2017. Caso seja necessário, não é tão difícil encontrar trabalhos que paguem mais do que um salário mínimo, principalmente se você tiver as qualificações necessárias.

Veja mais dicas sobre trabalho na Holanda para brasileiros.

Estudar na Holanda

Muitas pessoas escolhem morar na Holanda por conta da alta qualidade do ensino. Com muitas ofertas de cursos em inglês e a preços bem mais baratos do os Estados Unidos ou a Inglaterra, a Holanda é sempre uma ótima pedida.

Veja aqui mais informações sobre intercâmbio na Holanda e estudar na Holanda.

Morar na Holanda é para mim?

Morar fora, de uma forma geral, não é para todo mundo. Na Holanda, país com uma língua do cão mais difícil e uma relação de amor e ódio com São Pedro então… várias coisas devem ser consideradas.

Mas se você, assim como eu, se rendeu à beleza do país da tulipa e dos moinhos (e da Heineken, sempre bom lembrar :D), morar na Holanda pode ser uma boa, desde que você esteja bem informado.

Existe um perfil para morar no exterior? Veja a nossa opinião.

COMPARTILHE

Paulista de 25 anos, decidiu fazer as malas e estudar na Holanda. Atualmente faz mestrado na Universidade de Leiden e procura explorar o país nas horas vagas. Escreve no seu blog The Nerdylands tudo sobre a vida de estudante na Holanda.