A crise na Espanha chegou ao fim? Veja como está a economia do país.

A crise na Espanha acabou?

Espanha  / 

Durante largos dez anos a Espanha se viu afundada em uma crise econômica que afetou as principais bases econômicas do país: o trabalho.



A crise na Espanha afetou muito a economia espanhola

Durante a crise na Espanha, os índices de desemprego se tornaram alarmantes, a quebra de empresas virou rotina, estrangeiros retornaram ao seu país e muitos espanhóis tiveram que ir buscar sustento em outras nações do bloco europeu.

O corte de gastos públicos e a instabilidade laboral passaram a fazer parte da vida de milhões de espanhóis e estrangeiros residentes no país. A economia tinha subido em uma montanha russa assustadora: ora subia e ora baixava a toda velocidade.

A crise na Espanha terminou?

Infelizmente a Espanha ainda está em recessão econômica, mas não como nos anos anteriores. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a previsão de crescimento da economia espanhola para 2017 será de 3,1%, demonstrando que a recuperação do país é real.

Dados estatísticos comprovam que a Espanha finalmente já apresenta números econômicos positivos, algo que não acontecia desde 2008, e isso significa que por fim o país cresceu, alcançando níveis prévio a chegada da crise na Espanha.

Confira mais dicas sobre a economia da Espanha.

Investimentos, turismo e exportações

Turismo na Espanha
Os investimentos realizados no país e as exportações tem sido o combustível para o crescimento do país. Assim como o turismo, que dia após dia, deixa milhões de euros na Espanha, movimentando a economia de várias cidades espanholas.

Afirmar que a crise acabou seria dar um passo em falso, já que muita coisa ainda precisa ser feita, principalmente, no setor laboral.

Tem emprego na Espanha?

Essa é a ferida aberta deixada pelos dez anos de crise econômica na Espanha: o desemprego.

Quem mora na Espanha sente na pele as dificuldades em conseguir um trabalho com um contrato indefinido, ou seja, estável.

Veja como procurar emprego na Espanha.

Você pode ficar desempregado do dia para a noite

Muitas empresas apresentam uma rotatividade de colaboradores muito grande, em decorrência dos contratos de trabalho existentes no país. O que gera uma grande frustração entre a população, já que você pode ficar desempregado do dia para a noite.

Instabilidade é o sobrenome do cenário atual da Espanha, em praticamente, todos os setores.

O poder de compra volta a respirar

O tímido crescimento econômico na Espanha é nítido entre a população, pois o aquecimento do poder de compra voltou. Os shoppings e hotéis do país estão mais movimentados, e por espanhóis e residentes no país.

Os preços se mantiveram acessíveis, no setor de alimentação e têxtil, mas elevados na aquisição de residência própria.

Confira também qual é o custo de vida na Espanha.

Vale a pena ir para a Espanha?

Essa é a pergunta feita por milhares de brasileiros que são apaixonados pela Espanha e desejam passar uma temporada no país ou recomeçar a vida.

Primeiramente, essa é uma decisão totalmente pessoal e vai depender de muitos fatores, se sua chegada no país será fácil ou complicada.

Como explicado anteriormente, a crise na Espanha continua e a esperança por dias melhores também, e parece que por fim, eles estão chegando.

Se a Espanha é o país em que você gostaria de viver, aproveite e confira algumas dicas sobre como morar na Espanha.

COMPARTILHE

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.