Berlim é conhecida por ser uma cidade vibrante e com muitas oportunidades para jovens criativos e inovadores, mas não é exatamente um lugar cheio de empregos bem remunerados. Por isso, viver e trabalhar na capital da Alemanha não é uma tarefa fácil, embora também não seja impossível. Quer saber como? Veja aqui algumas dicas para trabalhar em Berlim que irão te ajudar a alcançar esse objetivo.

6 dicas para trabalhar em Berlim

Berlim é a cidade das start-ups. Por lá, as equipes são geralmente internacionais – formadas por funcionários de diversas nacionalidades que são responsáveis pela atuação da empresa em diferentes países. Mas como conseguir um lugar nesse mercado sendo brasileiro?
A boa notícia é que a Alemanha precisa de trabalhadores qualificados e, em dezembro de 2018, o governo aprovou uma lei que torna mais rápido e fácil para as empresas obter vistos para pessoas de fora da União Europeia, como é o caso do Brasil.
Este é um sinal positivo e significa que as coisas devem começar a ficar mais fáceis para quem procura trabalho por lá. Enquanto isso, há algumas dicas para trabalhar em Berlim que podem fazer a diferença:

1. Dicas para trabalhar em Berlim: aprenda alemão

Não vá para Berlim achando que dá para se virar na improvisação. Se você fala inglês, aprender alemão será um grande diferencial, e se não falar inglês, as suas chances de conseguir um emprego na cidade podem ser reduzidas drasticamente.

Aplicativo para aprender alemão

No Brasil, escolas de alemão são mais caras do que as de inglês. No entanto, se o curso tradicional não couber no orçamento, a Babbel é uma alternativa. O aplicativo oferece cursos online de alemão elaborados especialmente para brasileiros e acessíveis tanto a partir do computador quanto do smartphone.
Além disso, o app é o único feito por linguistas e educadores. Por isso, não esqueça que quanto mais você aprender alemão, maiores serão suas chances de encontrar um bom emprego. Isso porque você vai se destacar dos demais estrangeiros se conseguir se comunicar com potenciais empregadores no próprio idioma deles.
“Mas o curioso é que, no fim das contas, o meu diferencial foi falar português e conhecer o mercado brasileiro”, conta Thiago Azevedo, 40 anos, CRM Manager da Babbel. “Muitas start-ups em Berlim estão tentando entrar nesse mercado. Assim, profissionais de Marketing que falam português acabam conseguindo bons empregos por aqui”.

Veja se é preciso falar alemão para morar na Alemanha.

2. Inscreva-se nas startups

As startups são uma das melhores formas de encontrar um emprego e morar em Berlim.
Como empresas mais jovens e inovadoras, elas estão mais abertas à contratação de estrangeiros do que as empresas alemãs mais tradicionais, tanto que buscam e contratam intencionalmente talentos de todo o mundo, inclusive do Brasil.
Se você desejar trabalhar em Berlim, pode ser legar consultar o Berlin Startup Jobs, um site que reúne vagas de trabalho em várias startups da capital alemã. Frequentemente surgem posições específicas para falantes de português do Brasil.
Outra opção é ficar de olho nos sites das empresas que trabalham com o mercado brasileiro.  Veja abaixo uma lista de empresas internacionais em Berlim:

3. Pesquise na internet

Uma das mais simples e importantes dicas para trabalhar em Berlim: pesquise. Muito! Use mecanismos de busca de emprego, sites e grupos em redes sociais, como o Facebook, e faça uma varredura regular de novas oportunidades.
Recomendamos procurar diariamente. Procure empresas com sede em Berlim. Assine alertas para tomar conhecimento de novas vagas que podem lhe agradar. Confira os 10 melhores sites para procurar emprego em Berlim:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

4. Siga as normas alemãs

Mais uma dica para trabalhar em Berlim é estar ciente que os costumes locais de emprego na Alemanha são bem diferentes de como funcionam no Brasil.

Currículo

Os alemães incluem informações pessoais em seus currículos que normalmente não fazemos no Brasil, como colocar uma foto com aparência profissional, data de nascimento e local de nascimento.
Algumas pessoas até especificam seu estado civil. Essas informações geralmente ficam no topo do currículo, juntamente com seu nome e endereço. Se você fala alemão, vale a pena ter um currículo em dois idiomas; mas verifique se a tradução é perfeita.
Também mantenha seu perfil no LinkedIn atualizado, preferencialmente em inglês e com o máximo de informações a respeito da sua trajetória profissional.
Confira também como alugar apartamento em Berlim, dicas e onde procurar.

Carta de apresentação

Algo muito comum em vários países europeus, a carta de apresentação (ou motivação) é indispensável para se candidatar a uma vaga de emprego em Berlim. Além disso, ela deve ser adaptada à descrição do trabalho e à própria empresa.

Dicas para trabalhar em Berlim: inscreva-se em startups

Conheça os costumes da Alemanha antes de embarcar para o país.

5. Dicas para trabalhar em Berlim: um estágio internacional pode ajudar a encontrar vagas

A AIESEC (Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales) é uma alternativa para estudantes e recém-formados. A gaúcha Thaís Brizolara, 30 anos, foi para Berlim em 2013 fazer um estágio pela associação. Na época, ela fazia pós-graduação em Marketing e trabalhava como Headcount da Dell. Durante o estágio (limitado a 12 meses), ela aproveitou para procurar outras vagas em Berlim:
“Comecei a fazer buscas no LinkedIn e em sites sobre vagas em startups. Depois de 6 meses, fui contratada pela empresa onde ainda trabalho. Hoje, sou Senior Account Manager na Glispa”. Agora que você já sabe mais sobre trabalhar em Berlim, veja o que escrevemos sobre fazer um intercâmbio.

6. Faça contatos

Berlim tem uma fantástica comunidade de brasileiros que se unem para oferecer apoio um ao outro e geralmente se ajudam a encontrar trabalho. Portanto, uma das mais importantes dicas para trabalhar em Berlim é fazer contatos.
Isso porque muitas vagas de emprego não são anunciadas publicamente e seus amigos podem alertá-lo para novas oportunidades que você nunca conheceria. Além disso, ter referências pessoais ou “indicações” lhe dará mais vantagem sobre outros candidatos. Mas como fazer contatos em Berlim?
Entrar em grupos e comunidades de brasileiros que moram na Alemanha são alguns dos métodos para conhecer pessoas na cidade.

Antes de decidir mudar para o destino, é importante entender o custo de vida em Berlim.

Dicas para trabalhar em Berlim: é preciso obter visto?

Se você não é cidadão europeu, precisará de um visto para trabalhar na Alemanha. Provavelmente, as entrevistas serão todas online e conduzidas enquanto você ainda estiver no Brasil.
Isso porque os brasileiros devem tirar o visto de trabalho na Embaixada da Alemanha no Brasil antes de viajar Os vistos para procurar vaga de emprego, trabalho altamente qualificado, para estágio e visto de férias-trabalho são os mais procurados, tal como os vistos para estudar na Alemanha.
Uma das oportunidades para trabalhar em Berlim pode ser através do “Working Holiday” (visto de férias-trabalho) para a Alemanha, que foi aprovado no Brasil em junho de 2019 e, assim, estudantes brasileiros e alemães têm permissão para tirar esse tipo de visto nos dois países.
Ele é específico para jovens entre 18 e 30 anos de idade, que podem viajar como turistas e trabalhar de forma legal no país durante um ano. Já o visto para procurar vaga de emprego é para quem possui um diploma de Ensino Superior, que poderá ficar até seis meses no país buscando uma colocação em sua área de formação.

Seguro Viagem é obrigatório para entrar em Berlim

Gostou de saber dicas para trabalhar em Berlim? É sempre indicado ir visitar a cidade antes da mudança a trabalho, para se ambientar, perceber se você se sente em casa na cidade.
Lembramos que para entrar e morar na Alemanha, é obrigatório ter um seguro viagem Europa. Faça uma cotação no site Seguros Promo e conheça as melhores opções do mercado.
Conheça a ESMT: a melhor escola de negócios de Berlim.