Como estudar em Portugal de graça através de bolsas e intercâmbios.

Como estudar em Portugal de graça

Portugal  / 

Escolher um país de língua portuguesa para estudar fora pode ser uma tarefa árdua. Apenas 10 países no mundo têm a língua portuguesa como idioma oficial.

Seja para fazer um intercâmbio, graduação, mestrado ou doutorado, Portugal é um dos países mais cotados para os alunos que desejam estudar no exterior.

A qualidade do ensino, as aulas em português e o custo acessível das universidades são os fatores que mais se sobressaem na hora da escolha. Confira abaixo como estudar em Portugal de graça:



Intercâmbio em Portugal

O Programa Erasmus (link em inglês) é nome do intercâmbio do continente europeu.

No Brasil, centenas de instituições de ensino e universidades possuem parcerias com universidades de Portugal e acordos para que os alunos brasileiros possam estudar por um ou dois semestres no país português.

Além de ter uma experiência de estudo no exterior, o aluno aprovado para o Programa Erasmus não precisa pagar as mensalidades em Portugal, nem no Brasil, durante o período do intercâmbio.

E os valores das mensalidades podem ser usados para se manter na Europa durante esse período, para pagar gastos com moradia, alimentação e transporte.

Como estudar de graça em Portugal

Para conseguir estudar de graça em Portugal – não sendo para intercâmbio – é preciso concorrer a bolsas de estudo. As bolsas podem ser financiadas por fundações e instituições tanto brasileiras, quanto portuguesas.

No Brasil, a bolsa mais popular é da Fundação CAPES, do Ministério da Educação. Há opções de bolsas para Doutorado, Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), Pesquisa pós-doutoral, Estágio sênior, Apoio a Eventos no Exterior (AEX), Programa de Áreas Estratégicas e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

Os valores da bolsa da CAPES para Doutorado, por exemplo, é de € 1.300,00 mensais. Confira todos os valores das bolsas CAPES para estudar no exterior.

Já em Portugal, a FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) é uma das principais fundações que oferecem bolsas de estudo e pesquisa no país português.

Todos os anos são realizados concursos para o envio de projetos para serem selecionados. O aprovados para Doutorado, por exemplo, recebem € 980,00 mensais. As bolsas de estudo podem ser nacionais (para portugueses, pessoas com cidadania portuguesa, ou brasileiros com Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres), ou bolsas mistas (para portugueses e também estrangeiros).

Além da CAPES e da FCT, outros Institutos e Fundações oferecem bolsas de estudo em Portugal, são elas:

Veja aqui tudo sobre bolsas de estudos em Portugal, desde como procurar até o processo de candidaturas para estudar em Portugal de graça.

Quais as vantagens de estudar em Portugal

As vantagens de estudar em Portugal de graça – ou pagando – são muitas, por isso elencamos algumas para te ajudar nessa decisão:

  1. Amadurecimento: seja por seis meses, um ou dois anos, sua cabeça mudará. Você irá crescer e amadurecer muito rápido, não importa quantos anos você tenha, você mudará sua visão de mundo;
  2. Contato com pessoas de todo o mundo: você aprenderá a conviver com culturas diferentes e irá conhecer gente de todo o mundo. Você passará a comer todo o tipo de comida e ficará mais sociável;
  3. Curriculum vitae mais competitivo: quando voltar para o Brasil, terá aprendido muita coisa e seu curriculum vitae será um diferencial competitivo;
  4. Experiência de vida: você terá histórias para contar, aprenderá coisas novas, terá acesso a professores com visões de mundo diferentes, a livros que nunca leu, conhecerá museus e lugares que pareciam impossível e que agora estão ao seu alcance.

Melhores universidades de Portugal

Todos os anos, diversas universidades portuguesas são escolhidas entre as melhores do mundo. De acordo com a revista britânica Times Higher Education, o Instituto Super Técnico de Lisboa é a melhor instituição de ensino de Portugal. Confira abaixo a lista com as melhores universidades de Portugal:

  • Instituto Superior Técnico
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade de Coimbra
  • Universidade Nova de Lisboa
  • Universidade do Porto
  • Universidade de Lisboa
  • Universidade do Minho

Veja também quais são as Universidades de Portugal que aceitam a nota do Enem como critério de admissão. Aproveite, estudar em Portugal de graça é uma oportunidade única que vai te fazer crescer pessoalmente e enriquecer seu currículo.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.