Como estudar em Portugal? Quanto custa, como ter o visto e dicas.

Estudar em Portugal

Portugal  / 

Se estudar no exterior está nos seus sonhos, saiba que é possível realizá-lo. Portugal pode ser uma ótima opção para entrar na sua lista.

No país europeu é possível fazer intercâmbio durante a faculdade, cursar toda a graduação, fazer mestrado, doutorado, pós-doutorado, ou então, mestrado ou doutorado sanduíche (uma parte no Brasil e outra parte em Portugal).

Há uma grande oferta de cursos em áreas bem específicas e as universidades estão preparadas para receber os estudantes internacionais.



Como estudar em Portugal

O que é preciso para estudar em Portugal

Para estudar em Portugal durante a sua graduação é possível através do setor de Relações Internacionais da sua universidade no Brasil. Muitas instituições de ensino possuem acordos com as universidades portuguesas para o intercâmbio durante o curso (o período de estudo no exterior pode ser de 3 a 12 meses).

Já para o mestrado, doutorado ou pós-doutorado você deve se candidatar diretamente através do site da universidade em Portugal escolhida por você.

Entrada pelo ENEM

Se você pretende fazer graduação em Portugal, a boa notícia é que a sua nota do ENEM serve como entrada em uma universidade portuguesa. Por isso, é importante se dedicar a prova e tirar uma boa nota. Veja as universidades portuguesas que aceitam o ENEM.

Quanto custa estar em Portugal

Os preços das universidades em Portugal variam de acordo com a instituição, curso e modalidade. A maioria da universidades públicas possui subsídio do governo português onde aplica-se um desconto para alunos do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tome e Príncipe e Timor-Leste.

Os valores dos cursos podem variar entre € 1.037,50 a € 7.000,00 por ano de estudo. Em Portugal os pagamentos (por semestre) são chamados de propinas (dessa forma, fica mais fácil você pesquisar o curso do seu interesse).

Confira os preços para alunos estrangeiros nas principais universidades

Você pode conferir qual o custo de vida em Portugal e o salário mínimo em Portugal.

Bolsas de Estudo em Portugal

Existem diversas opções de bolsas de estudo (tanto do Brasil, quanto de Portugal). As bolsas mais conhecidas são da Fundação CAPES (Ministério da Educação no Brasil) e a FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) de Portugal. Para se candidatar é preciso acompanhar as instituições e ficar atento a abertura dos editais.

Além disso, se você é funcionário de uma universidade pública no Brasil, muitas vezes é possível conseguir uma licença para fazer um mestrado, doutorado ou pós-doutorado em Portugal recebendo salário.

Veja também, como estudar em Portugal de graça.

Visto para estudar em Portugal

Para fazer o visto de estudante é preciso ter sido aceito em uma universidade portuguesa, reunir toda a documentação e ir até o consulado de Portugal mais próximo da sua cidade ou estado.

Além da carta de aceitação da universidade é preciso ter um seguro de saúde (que pode ser o seguro gratuito PB-4), ter meios financeiros comprovados para se manter no país, carteira de vacinação internacional com todas as vacinas em dia (principalmente a antitetânica – que poderá ser exigida pela universidade), certidão negativa de antecedentes criminais, entre outros documentos.

Também já compartilhamos algumas dicas sobre o visto de estudante e como o você o pode obter.

Dicas importantes para estudar no país

Não é possível viajar como turista para Portugal e trocar o visto já no país. A solicitação de visto deve sempre ser feita no Brasil, ou você terá que voltar e pagar uma nova passagem e fazer toda a documentação necessária no Consulado de Portugal no Brasil.

Melhores Universidades de Portugal

Portugal é um país pequeno, mas mesmo assim possui universidades em todas as regiões do país. Entre as melhores universidades de Portugal, estão:

Veja também como é estudar medicina em Portugal e estudar direito em Portugal.

Ano letivo em Portugal

O início do ano letivo em Portugal acontece sempre no mês de setembro. Para estudar em Portugal é preciso se preparar com pelo menos seis meses de antecedência para dar tempo de se candidatar, reunir toda a documentação e fazer o Visto para Portugal.

Vantagens de estudar em Portugal

Entre as vantagens de se estudar em Portugal estão: a convivência com alunos de todo o mundo, a troca de experiências, descobertas de novas culturas, convívio com diferentes línguas (muitas aulas, seminários e congressos em inglês) e upgrade no seu currículo acadêmico.

Está planejando morar em Portugal e quer saber mais sobre o país Europeu? Conheça a experiência pessoal de vários brasileiros que moram em Portugal.
COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.