Estudar em Portugal, uma experiência de vida!

Estudar em Portugal: muito além do currículo, uma experiência de vida

Portugal  / 

Se você sonha em morar fora do país, Portugal certamente é um destino que deve entrar na sua lista. O país tem excelentes universidades e um ensino de alta qualidade. Oito instituições de ensino do país estão entre as melhores universidades do mundo. A facilidade da língua e do clima também ajudam muito na adaptação.

As principais instituições de ensino estão nas cidades de Lisboa, Porto, Braga e Aveiro. Os alunos brasileiros e estrangeiros se sentem muito acolhidos nas instituições e o país está acostumado com as multiculturalidades dentro da sala de aula.

Como é Estudar em Portugal

Quem vem para Portugal, seja no intercâmbio (Erasmus), Mestrado ou Doutorado faz amigos para vida toda. Os meses ou anos vividos aqui são intensos e de muito aprendizado.

Estudar em Portugal te faz crescer e ampliar seu conhecimento de mundo. Os portugueses são muito receptivos e adoram fazer amizades com brasileiros. Em uma sala de aula é possível ter mais de dez nacionalidades diferentes e os professores são preparados para enturmar os estrangeiros. Todos os professores falam inglês e fazem questão de que os estrangeiros falem de seus países e contribuam com as aulas.

As diferenças culturais são bem visíveis dentro e fora da sala de aula, os alunos europeus de modo geral respeitam muito os professores e os tratam pelos títulos. Existem diversas palavras e expressões que não conhecemos e ter uma aula de mestrado, por exemplo, é um aprendizado enorme a cada dia. Os docentes estão sempre dispostos a ajudar os alunos que vieram de outras instituições e de outros países, e até se dispõem a dar aulas extras, caso algum aluno sinta a necessidade.

Quando você entrar na sua primeira aula portuguesa, talvez você não entenda tudo que o professor disse, mas aos poucos o sotaque e as novas palavras vão se tornando comuns aos ouvidos. Veja algumas diferenças do Português de Portugal.

As nacionalidades mais comuns em Portugal são a brasileira, a espanhola, a italiana, moçambicana, angolana e cabo-verdiana. A pluralidade cultural enriquece muitos as aulas e o crescimento pessoal e profissional é constante.

Fazer amigos e se enturmar é muito fácil, basta um sorriso e você já começará a ter amigos portugueses. Eles são muito simpáticos e adoram a cultura brasileira, conhecem todos nossos artistas e ouvem muito a nossa música. Eles estão sempre dispostos a fazer festas e encontrar a turma para se divertir nos finais de semana.

A maioria dos estudantes portugueses só começam a trabalhar depois de concluídos os estudos, então eles se dedicam muito ao curso e as amizades.

Estudar em Portugal é uma oportunidade única e de um crescimento pessoal imensurável. Se você precisa desse empurrão, não perca tempo e se jogue! Vale muito a pena viver na terrinha!

Confira algumas das universidades portuguesas que recebem estrangeiros:

Saiba também Como validar o diploma brasileiro em Portugal

COMPARTILHE

Amanda é jornalista brasileira e faz Mestrado em Ciências da Comunicação em Braga, Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.