Euro-Brazilian Windows, bolsa de intercâmbio na Europa para brasileiros

Euro-Brazilian Windows

Bolsa de estudo  / 

Ter a oportunidade de estudar na Europa já não é um sonho tão distante quando se tem diversos projetos educacionais que proporcionam todos os anos essa experiência maravilhosa para muitos brasileiros.

Imagina alguém custeando sua passagem de ida e volta, seguro, taxas de matrícula e um pagamento mensal de 1500€ para você realizar um período de mobilidade acadêmica ou integral nas melhores universidades da Europa. Imaginou? Agora se prepare para vivenciar essa experiência.

O projeto Euro-Brazilian Windows está com o prazo aberto para bolsas de mobilidade em 8 países participantes dessa edição, com o objetivo de estreitar os laços acadêmicos entre Brasil e Europa através do ensino superior.

Estudantes de graduação, doutorado, pesquisadores em pós-doutorado e corpo administrativo estão entre os selecionados para vivenciar o mundo acadêmico através do Euro-Brazilian Windows em um destes países: Portugal, Espanha, Itália, Suécia, Alemanha, França, Letônia e Malta.

Requisitos do Euro-Brazilian Windows

  • Ter a Nacionalidade Brasileira
  • Não ter participado do Programa Erasmus Mundos
  • Ser graduado por alguma Instituição Brasileira ou estar participando de um projeto de Doutorado em alguma instituição do país.
  • Ter o conhecimento suficiente do idioma do país escolhido ou um bom nível de inglês
  • Não pode ter trabalhado, morado, estudado ou qualquer outra coisa nesse âmbito em nenhum país Europeu nos últimos 5 anos.

Se você cumpriu com as exigências acima, o próximo passo é saber se a sua faculdade configura na lista das participantes do projeto, além disso, é preciso comprovar se existe disponibilidade da bolsa para a sua área de estudo.

Feito isso, basta preencher o formulário de inscrição que estará disponível totalmente em inglês no site oficial da EBW até o dia 29 de janeiro de 2017. Aproveite que as inscrições já estão abertas.

É importante ter em conta que cada universidade terá autonomia para exigir outros critérios de acesso. Porém, como normal geral, você deverá reunir todos os documentos solicitados, apresentar uma proposta de educação ou formação devidamente estruturado e ter certeza de que é viável, uma carta de motivação e escolher no máximos 3 universidade.

Documento de Identidade, Passaporte, Histórico Escolar, Uma declaração de apoio da sua universidade, Certificado de Competência Linguística, entre outras coisas, são imprescindíveis.

A duração da mobilidade será de 6 meses, e cursos da área de Engenharia, Tecnologia, Música, Artes e Dança fazem parte das vagas ofertadas para essa edição.

Universidades Participantes do Euro-Brazilian Windows

  • Universidade Politécnica de Valencia – Espanha
  • Université Lille – França
  • Università degli studi di Roma “ La Sapienza” – Itália
  • Universidade do Porto – Portugal
  • Uppsala University – Suécia
  • Technische Universität Dresden – Alemanha
  • Università Malta – Malta
  • Université de Rouen – França
  • Riga Techinical University – Letônia
  • Universidade de Tras-dos-Montes e Alto Douro – Portugal

Vale lembrar que os estudos realizados no exterior serão totalmente admitidos academicamente, desde que os alunos tenham sido aprovados nas disciplinas cursadas, claro. Ao terminar o programa de mobilidade será emitido um histórico com as notas alcançadas, matérias cursadas, entre outras informações como em qualquer outra universidade brasileira.

O processo de seleção estará baseado de acordo com o número de bolsas para cada área e das pontuações que cada candidato for adquirindo nas avaliações de mérito acadêmico, motivação, projeto de Pesquisa e competência Linguística.

A lista com os nomes dos selecionados será divulgada na pagina oficial do EBW. Não perca a oportunidade de dar um upgrade no seu curriculum e desfrutar de uma experiência incrível.

COMPARTILHE

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.