Conheça as 5 melhores cidades para morar na Holanda

As 5 melhores cidades para morar na Holanda

Holanda  / 

Quando se fala em morar na Holanda, é impossível não pensar primeiro em Amsterdã. A capital holandesa surge como a primeira opção, mas não é a única.

Quais as melhores cidades para morar na Holanda?

Se você está afim de morar na Holanda, as cidades maiores surgem como um ótimo ponto de partida. Amsterdã, Roterdã, Haia e Utrecht juntas formam a megalópole conhecida como Randstad.

Randstad é uma das maiores regiões metropolitanas da Europa, e concentram não só a maioria da população, mas de oportunidades também. Ainda está em dúvida sobre qual delas escolher? Vem comigo conferir uma por uma:



Amsterdã

Melhores cidades na Holanda

A capital da Holanda. Geralmente dispensa apresentações, pois com a sua arquitetura característica, canais, centro histórico e população jovem, não é difícil entender porque Amsterdã está sempre na lista de melhores cidades para morar na Holanda.

Muito aberta a estrangeiros e com várias oportunidades de emprego, é um bom ponto de partida (ou destino final) para quem pensa em se mudar para a Holanda.

Já escrevemos aqui quais são os primeiros passos para morar na holanda.

Haia

Apesar de Amsterdã ser a capital da Holanda, a sede do governo fica na verdade em Haia. Essa cidade que em holandês possui o nome estranhíssimo de ‘s-Gravenhage, é mais comumente conhecida como Den Haag.

Ela é sede de diversos tribunais e organizações internacionais, incluindo a Corte Internacional de Justiça da ONU, além de abrigar embaixadas de vários países. Por esses e vários motivos ela é conhecida como a sede do direito internacional e capital mundial da paz.

Melhores cidades na Holanda

Haia possui uma excelente infraestrutura, boas condições de emprego e um centro histórico com todas as lojas que você pode querer ver. Há vários museus e opções de vida cultural também. Eu sou incrivelmente suspeita para falar de Haia porque é para lá que pretendo me mudar.

Roterdã

Roterdã é a segunda maior cidade da Holanda, e é famosa por sua arquitetura arrojada. A cidade se reinventou depois de ser praticamente dizimada durante a Segunda Guerra Mundial, resultando na paisagem atual, com vários arranha-céus e ousados edifícios residenciais.

Cidades para morar na Holanda

Mas Roterdã não é somente um rostinho bonito. O seu porto é o maior da Europa e um dos mais movimentados do mundo, sendo um case de sucesso no mundo da logística.

Com a presença do porto, da universidade Erasmus e de uma população multicultural, Roterdã com certeza é uma excelente opção para qualquer pessoa que busca um ambiente extremamente dinâmico e multifacetado.

Utrecht

Utrecht tem o privilégio de estar em uma localização central, o que facilita muito a locomoção para outras cidades holandesas tanto de carro como de trem. Ela também abriga uma das melhores universidades do país, a Utrecht University.

Cidades para morar na Holanda

Utrecht era uma das mais importantes cidades medievais da Holanda, e seu centro histórico é bem charmoso. A Domtoren, Torre da Catedral de Utrecht, é a mais velha e mais alta torre da Holanda, com 112 metros de altura. Impossível perdê-la de vista, e difícil não se maravilhar com a cidade, com vários canais charmosos e arquitetura antiga.

A facilidade de locomoção é com certeza a cereja do bolo para quem quer morar em uma cidade grande e de fácil acesso para o resto da Randstad, ficando sempre nas listas de cidades para morar na Holanda.

Eindhoven

Saindo um pouco do norte da Holanda, Eindhoven fica localizada no sul do país, na província de Noord-Brabant. É a cidade sede da Phillips e da Universidade Técnica de Eindhoven (TU/e), e por isso é um grande pólo tecnológico, cheio de empresas de tecnologia e um ambiente propício para start-ups.

Para quem quer fugir da muvuca da Randstad, mas ainda estar em uma cidade grande com a tranquilidade de uma cidade pequena, Eindhoven é uma ótima pedida. Jovem, inovadora, universitária.

Fora que, além disso, de todas as cidades mencionadas, só Eindhoven comemora o carnaval, que é celebrado no sul da Holanda. É ou não é para se pensar?

Mas e aí Paula, para que cidade da Holanda eu vou?

Fazer um ranking das melhores cidades para morar na Holanda é difícil, porque tudo depende muito do seu objetivo e estilo de vida. Vários quesitos devem ser levados em consideração: oportunidades de emprego, custo de vida, lazer…

Pelo mercado de trabalho e maior facilidade de adaptação, as cidades da Randstad surgem como excelentes opções, e concentram a maioria dos expatriados.

Mas claro, é possível ter uma experiência bacana em qualquer parte da Holanda! O país é cheio de cidades lindas que estão lá só esperando para serem exploradas. E você, ficou com vontade de vir morar na Holanda?

COMPARTILHE

Paulista de 25 anos, decidiu fazer as malas e estudar na Holanda. Atualmente faz mestrado na Universidade de Leiden e procura explorar o país nas horas vagas. Escreve no seu blog The Nerdylands tudo sobre a vida de estudante na Holanda.