Como é Morar em Lisboa, saiba as vantagens de desvantagens da cidade

Como é morar em Lisboa

Portugal  / 

Amália Rodrigues, a maior cantora de fado da história de Portugal e uma das mais brilhantes do século XX, certa vez escreveu uma canção intitulada “Cheira a Lisboa” e no refrão diz: “Cheira bem, cheira a Lisboa”.

A bela música consegue, de alguma forma, traduzir o sentimento de quem visita a capital portuguesa e se perde em sua belas ruas e bairros.

Vantagens e desvantagens de Morar em Lisboa

Morar em Lisboa pode ser muito vantajoso para quem está buscando oportunidades de trabalho, pois sendo a capital de Portugal, é uma cidade onde muitas grandes empresas nacionais e multinacionais mantém seus escritórios e fábricas.

Além disso, por ser uma cidade com uma vida noturna muito ativa e agitada, é um berço para artistas e pessoas ligadas ao mundo das artes.

Sem falar da qualidade de vida, excelente sistema de transporte integrado (metrô, trem e ônibus) e grande segurança. Sim, Lisboa é uma cidade grande, porém muito segura e tranquila se comparada a outras capitais européias.

Claro que existem desvantagens em se morar em Lisboa porque, por ser uma cidade grande, tem seus problemas. O trânsito carregado, principalmente em horários de pico, trava a cidade. Como Lisboa se tornou um destino turístico de destaque na Europa, o valor dos imóveis nos bairros mais centrais da cidade, tanto para compra como para alugar, estão nas alturas.

Isso é uma grande desvantagem de se morar em Lisboa, pois talvez você precise viver muito longe e despender de muito tempo para ir ao trabalho, por exemplo.

Custo de vida em Lisboa

A capital Lisboa tem, em relação a outras cidades de Portugal, um custo de vida mais elevado. O maior custo é de aluguel, por exemplo: um apartamento de dois quartos, em regiões centrais, pode ter o aluguel inicial de 1.000€ mensais (sem mobília).

Os valores dos produtos nos supermercados não são elevados e se comparam com o resto do país, mas um jantar para um casal em um bom restaurante tem uma média de 50€, valor superior a outras cidades portuguesas.

Com o aluguel na periferia sendo mais barato, você terá um custo extra com os transportes, já que se trabalhar no centro dependerá deles para ir e voltar.

Veja nosso guia do custo de vida em Portugal.

Melhores bairros para morar em Lisboa

Os melhores bairros para se morar em Lisboa vão depender do que você busca. Se você curte a noite, a Baixa pode ser o lugar mais indicado para se viver.

Porém outros bairros podem proporcionar uma excelente qualidade de vida, como o Belém. Se você procura por modernidade, o Parque das Nações pode ser o mais indicado, pois é o “mais novo” da cidade.

Parque das Nações, em Lisboa

Clima e Temperatura de Lisboa

Lisboa tem um clima mediterrânico e é considerada uma das capitais europeias mais amenas neste sentido. A temperatura média anual é de 17ºC, mas no inverno chega próximo de 0ºC nos dias mais frios e no alto do verão pode ter picos de calor que chegam facilmente aos 35ºC.

As chuvas caem com vontade de outubro a fevereiro, tendo a capital portuguesa nos outros meses dias mais secos e com boas temperaturas.

Conheça as 5 melhores cidades de Portugal para morar

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.