Quais são os negócios rentáveis em Portugal e como abrir o seu.

Negócios rentáveis em Portugal

Portugal  / 

Geralmente, quando se fala em negócios rentáveis em Portugal, o fantasma da crise financeira que iniciou nos Estados Unidos em 2008 ainda está presente.

Porém, depois de quase 10 anos desse momento complicado na economia e nos negócios em todo o mundo, o fôlego começa a voltar e dias menos nublados se anunciam.

Como está a economia em Portugal?

Mesmo que a crise mundial tenha começado em 2008, ela se abateu sobre a Europa, especialmente Portugal, apenas em 2012.

Na época, o índice de desemprego disparou, muitas empresas, comércios e serviços fecharam suas portas e muitos cidadãos portugueses tiveram que fazer suas malas e partir para outros países do mundo.

Porém, alguns anos depois e após apertar o cinto, a economia portuguesa começa a dar sinais de melhora. As grandes empresas voltaram a investir em Portugal, os comércios, indústrias e serviços parecem, pouco a pouco, de volta aos velhos e bons tempos.

Por ser um país relativamente pequeno (apenas 10 milhões de habitantes), Portugal sentiu muito rapidamente a crise, mas também muito rapidamente está saindo dela.

Taxa de crescimento do PIB de Portugal

Se você está buscando por negócios rentáveis em Portugal, a taxa de crescimento real do PIB (Produto Interno Bruto) português deve ser levado em consideração e pode lhe interessar. Veja a taxa de crescimento desde 2008 e perceba a melhora na economia portuguesa:

  • 2008: +0,20%
  • 2009: -2,98%
  • 2010: +1,90%
  • 2011: -1,83%
  • 2012: -4,03%
  • 2013: -1,13%
  • 2014: +0,89%
  • 2015: +1,6%
  • 2016: +1,43%
  • Estimativa para 2017: +1,5%

Fontes/Entidades: INE, INE | BP, PORDATA

Negócios rentáveis em Portugal com pouco investimento

Com tantas opções de negócios atualmente, o maior empecilho geralmente é o investimento inicial que não deve ser muito pesado e precisa trazer o retorno o mais rápido possível. Por isso, pensar em negócios rentáveis em Portugal que tenham pouco investimento se torna primordial. Confira cinco dicas que podem lhe ajudar:

Site de Vendas

Pesquisar sites que vendem produtos no varejo, especialmente os chineses, com preço baixo e revender pode ser uma opção de negócio rentável e com baixo investimento.

Franquias Low Cost

Algumas grandes marcas têm a opção de franquia de baixo custo. No Brasil, por exemplo, a Chocolates Brasil Cacau permite que os interessados comecem com investimento de R$ 10 mil (taxa de franquia). Em Portugal, um estudo de mercado pode abrir possibilidades e mostrar outras opções.

Recomendamos ver o site www.franchisings.pt caso tenha interesse em franquias. É possível ver as franquias por categoria, valor de investimento e etc.

Veja quais são as principais Franquias em Portugal e em quais áreas investir.

Academia Low Cost

Com cada vez mais pessoas cuidando do corpo, profissionais da área do esporte e saúde pode, com investimento relativamente baixo, abrir um estúdio de pilates, um galpão para crossfit e até uma academia com preços mais acessíveis.

Academias low cost entre os negócios rentáveis em Portugal

Vender Experiências

Já pensou abrir uma agência de experiências “exóticas“? – pois é, pensar em coisas que não se encontram facilmente no mercado e abrir uma pequena empresa com este diferencial pode ser barato e muito rentável.

Consertar Eletrônicos

Colocar capa de proteção em celulares caros, trocar telas quebradas, fazer backup e formatar computadores. Com tantos aparelhos eletrônicos em circulação, com a facilidade de se comprar peças pela internet e cobrar pelo serviço, consertar eletrônicos pode ser um dos negócios rentáveis em Portugal.

Outros negócios rentáveis em Portugal para brasileiros

O português adora um bom lugar para comer bem e jogar conversa fora. Se você está pensando em abrir um negócio em Portugal, pesquise melhor sobre a área de restaurantes, padarias e cafés.

Muitas vezes com um investimento relativamente acessível, é possível abrir um lugar que sirva boa comida com preço baixo, com o diferencial de ter iguarias brasileiras. As chances de sucesso são grandes, mas lembre-se: pesquise muito e se informe para evitar a tomada de decisões erradas.

Como um brasileiro pode empreender em Portugal

Depois de considerar a economia atual e algumas possibilidades para abrir um negócio em Portugal, o próximo passo é conseguir um visto de empreendedor para poder morar em Portugal e começar o seu negócio.

O planejamento nesse caso é fundamental, por que além de mudar de país e ter que planejar a sua vida, precisa planejar um negócio baseado em uma cultura que você não conhece, por isso as franquias oferecem menos risco para os brasileiros que querem ter um negócio rentável em Portugal.

Os portugueses costumam dar muito valor ao dinheiro e não são tão gastadores como os brasileiros. Em Portugal, um centavo faz diferença e, por isso, pensar em um negócio que tenha baixo custo de operação é fundamental.

Você não vai ver, de maneira geral, um português pagando muito caro para comer ou para adquirir algum produto. Então, a lógica do Brasil do consumismo exagerado não funciona por aqui. Você também dever ler o que escrevemos sobre os principais erros cometidos ao empreender em Portugal.

COMPARTILHE

Amanda é jornalista brasileira e faz Mestrado em Ciências da Comunicação em Braga, Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.