Nem todos os empresários brasileiros que querem investir em terras lusas sabem qual o melhor investimento a fazer ou quais são os negócios rentáveis em Portugal.

Por isso, escrevemos este artigo. Vamos explicar quais são as áreas com maior crescimento atualmente, as previsões para a economia do país, como internacionalizar um negócio brasileiro em Portugal e quais são os vistos adequados para os empreendedores.

Quais os negócios mais rentáveis em Portugal?

Para entender quais são os tipos de negócios mais rentáveis em Portugal, consultamos as informações oferecidas pela Atlantic Hub, que revelam algumas das áreas que podem ser mais promissoras para um investimento no país. São elas:

TI e informática

Já é sabido que o setor de Tecnologia da Informação (TI) e informática está em crescimento em Portugal (e no resto do mundo) há um bom tempo. Inclusive, muitos profissionais brasileiros têm vindo para o país para trabalhar nessas áreas.

Portanto, o investimento em negócios nessa área pode ser uma excelente oportunidade de negócio em Portugal.

Vale mencionar que são muitas as áreas de especialidade tecnológica que se encaixam nesse setor, sendo a Tecnologia da Informação e a consultoria duas das áreas mais rentáveis.

Marketing e comunicação

O setor que lida com marketing e comunicação, que também é relacionado à tecnologia, é outra ótima oportunidade de negócio com capacidade de rentabilidade em Portugal.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

O setor já apresentava um bom crescimento nos últimos anos, que foi ainda mais acelerado com a chegada da pandemia do coronavírus e a necessidade de criação de estratégias eficientes de comunicação digital em redes sociais e e-commerce, por exemplo.

Os trabalhos nessa área podem se relacionar à prestação de serviços de marketing e comunicação, bem como de consultoria para outras empresas.

Hotelaria e alojamento local

Os serviços de alojamento também têm sido uma excelente área de investimento, já que Portugal se tornou um país muito procurado por turistas de todo o mundo nos últimos anos.

O setor sofreu grandes perdas durante a pandemia, mas já se encontra em recuperação, e deve atingir o padrão esperado (comparativo ao ano de 2019) em 2023 ou 2024, segundo noticiou o Jornal de Negócios.

O aumento de turismo já pode ser claramente observado durante o período de férias de 2022. Em julho deste ano, por exemplo, Portugal teve um aumento de 85% no número de turistas que visitaram o país, em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Em Portugal, tanto os serviços de hotelaria, como os de alojamento local (oferecidos em plataformas como o Airbnb) podem ser oportunidades de negócios rentáveis em Portugal, especialmente considerando a melhoria esperada no setor.

Recursos humanos e serviços administrativos

Ainda no ramo da prestação de serviços, o investimento em negócios ligados à seleção de recursos humanos e demais serviços administrativos é outra boa hipótese de negócio rentável em Portugal.

Com o crescimento do número de vagas e a necessidade de fazer processos seletivos criteriosos e alinhados com as necessidades das empresas, contar com uma assessoria confiável que preste este serviço pode fazer toda a diferença para o sucesso da contratação de funcionários.

Dessa forma, o setor que inclui a prestação de serviços de recrutamento e de recursos humanos pode ser uma excelente hipótese de investimento para quem pretende abrir um negócio em Portugal.

Empreendedorismo sustentável

O empreendedorismo sustentável tem sido uma tendência mundial e, em Portugal, não é diferente, como exemplificado nesta matéria do Jornal Observador.

Já são muitas as empresas que têm despertado para a necessidade de oferecer aos clientes produtos mais sustentáveis, além de observar quais são os impactos ambientais de suas próprias atividades – o que torna este mais um setor de negócios rentáveis em Portugal.

O investimento no setor pode ser muito diverso, desde empresas de consultoria que auxiliam outras empresas a planejar e implementar estratégias mais sustentáveis, até a criação de empresas ligadas à reciclagem, à moda circular e a evitar o desperdício de alimentos.

Mercado têxtil

Segundo uma publicação da Atlantic Hub, o mercado têxtil é uma excelente oportunidade de negócio rentável em Portugal, pois o setor, apesar de tradicional, se mantém como um dos mais relevantes do país.

Existem excelentes oportunidades de investimento com um grande volume de negócios e as áreas de atuação são variadas, sendo as ligadas à sustentabilidade as tendências mais relevantes nesse momento.

Alguns exemplos são: investimento em políticas sustentáveis na criação dos produtos têxteis, reciclagem de materiais e de descartes, criação de tecidos biodegradáveis e investimento em lojas que oferecem produtos de segunda mão.

Setores com mais negócios abertos

Também avaliamos em quais setores foram abertos mais negócios até o mês de agosto de 2022, de acordo com os dados do barômetro setorial da publicação Informa.

Como você poderá ver a seguir, muitos setores (ou relacionados) também estão citados na listagem acima, o que confirma a tendência de crescimento nessas áreas.

Confira os dados de aberturas de negócios no gráfico abaixo:

Gráfico dos negócios abertos em Portugal em 2022
Dez tipos de negócios mais abertos até agosto de 2022 em Portugal. Fonte: Informa.

Pequenos negócios rentáveis em Portugal

Quem deseja empreender, mas tem um orçamento menor para investir, pode optar por uma possibilidade de pequenos negócios rentáveis em Portugal. Alguns exemplos são:

Clínicas de estética

Não tanto quanto no Brasil, mas as clínicas de estética em Portugal têm crescido bastante, e uma das coisas mais interessantes é que os homens também utilizam muito esse tipo de serviço.

Assim como acontece com os profissionais de cabelo, os esteticistas brasileiros conquistam uma boa clientela rapidamente. Como nosso povo se preocupa muito com a estética, nós temos uma expertise em tratamentos e maquinários nesse mercado.

Portanto, se está pensando em pequenos negócios rentáveis, está aí uma opção de empreendimento no país luso.

Produtos brasileiros

Não é nenhuma novidade que existem muitos brasileiros em Portugal. Por mais que nos adaptemos ao país, sentimos falta e saudade de algumas coisas que encontramos no Brasil, principalmente quando o assunto é comida.

Hoje há muitos brasileiros empreendedores que estão abrindo pequenos negócios rentáveis para atender especialmente esse nicho. Alguns exemplos são:

  • Lojas de Açaí;
  • Hamburguerias;
  • Fornecimento de alimentos congelados: coxinha, cigarrete, pão de queijo, bolo de fubá, etc;
  • Mercados especializados em produtos brasileiros;
  • Restaurantes ou apenas delivery especializados em comida brasileira.

Cabeleireiro e barbearia

Muitos profissionais brasileiros têm trabalhado nessa área e acabam construindo uma clientela super fiel para o seu próprio salão de beleza.

As barbearias, por exemplo, estão super em alta no país. Eu costumo dizer que os homens portugueses gostam de se cuidar e se preocupam com a aparência. Barba alinhada e cabelo bem cortado são duas coisas bem importantes para eles.

Pensar em montar um negócio que tenha um conceito atraente para atraí-los pode ser uma ótima ideia.

Negócios rentáveis em cidades pequenas

Para as cidades menores, os negócios mais rentáveis vão depender principalmente da região e das necessidades locais. Por isso, fazer um estudo prévio é fundamental para garantir um bom investimento nas cidades pequenas de Portugal.

Se a cidade tem um bom movimento turístico, o investimento nesse setor pode ser uma excelente ideia. Claro que também depende da análise das necessidades locais, mas existem várias possibilidades: hotéis e alojamentos locais, guias de turismo e organização de passeios, por exemplo.

Por outro lado, se a cidade não receber um bom fluxo de turistas, o mais recomendável será descobrir quais negócios podem fazer a diferença na região. Provavelmente, eles estarão ligados ao comércio da região, como mercados, cafeterias, restaurantes e lojas de roupas.

Razões para abrir um negócio em Portugal

Existem inúmeras razões que podem justificar a abertura de negócio em Portugal, além da vontade de investir no país.

O fato é que Portugal tem se mostrado um bom local para a abertura de negócios com potencial de rentabilidade, desde que o investimento seja feito com cautela e com estudos prévios para garantir sucesso.

Algumas boas razões para abrir um dos regócios rentáveis em Portugal são:

  • Incentivo do governo ao investimento através de diversas medidas de apoio;
  • Possibilidade de obtenção do visto de residência para morar em Portugal com a família (através do reagrupamento familiar);
  • Possibilidade de ampliação dos investimentos, caso já seja um empresário no Brasil;
  • Obtenção de lucro em Euro, que atualmente está muito valorizado perante o Real.

Falando especificamente sobre os apoios do Governo de Portugal, é importante destacar que foi lançado oficialmente o acordo Portugal 2030. A iniciativa beneficiará as empresas portuguesas com um investimento de 11 milhões de euros em apoios voltados ao crescimento sustentável, digitalização, capacitação administrativa e inclusão social.

Veja como funciona o financiamento para abrir empresa em Portugal.

Tem um negócio no Brasil? Você pode internacionalizar

A internacionalização é o processo de apoio e desenvolvimento de empresas brasileiras que pretendem se estabelecer em Portugal, um serviço prestado pela Atlantic Hub.

Trata-se de uma consultoria completa que analisa todos os dados necessários para verificar a viabilidade de sucesso de uma empresa brasileira no país.

Como internacionalizar a minha empresa?

A Atlantic Hub oferece aos seus clientes o serviço de internacionalização da sua empresa. Conheça as modalidades Atlantic Marketfit e Atlantic Ignition.

Atlantic Marketfit

No Atlantic Marketfit os profissionais da Atlantic Hub, que conhecem bem o mercado de Portugal, fazem um diagnóstico inicial da aderência ao mercado na área de atuação para auxiliar o empresário na decisão.

A partir dessa análise, serão explicados quais os possíveis caminhos para que o negócio possa ser internalizado e aberto no país.
Para fazer esse trabalho, os especialistas da Atlantic Hub fazem:

  • Avaliação do ecossistema;
  • Análise da concorrência;
  • Avaliação do mercado;
  • Análise do setor do negócio;
  • Análise SWOT (pontos fortes e fracos);
  • Avaliação das possibilidades de financiamento.
Análise dos dados dos negócios rentáveis em Portugal
Analisar as informações sobre a viabilidade do negócio é fundamental para ter uma internacionalização de sucesso.

Atlantic Ignition

Já no Atlantic Ignition, o objetivo é preparar a empresa brasileira para entrar no mercado português e enfrentar os desafios comuns que acontecem nesse processo, com o objetivo de diminuir as chances de falhas e de insucesso na internacionalização.

Dentre outros pontos, os especialistas ajudarão o empresário a:

  • Criar uma estratégia de desenvolvimento do negócio;
  • Ter um plano de ação e de suporte para investimentos;
  • Fazer um plano de marketing;
  • Ter uma definição do perfil dos membros que farão parte da equipe em Portugal.

Visto para abrir um negócio em Portugal

Os três vistos adequados para quem pretende abrir um negócio e empreender no país são: visto de empreendedor, Golden Visa e Startup Visa.

Visto de empreendedor

O visto de empreendedor (visto D2) foi criado para atender os imigrantes que querem empreender no país. Ele também atende aos profissionais autônomos, mas que não são o foco deste artigo.

Para poder solicitar o visto, é preciso apresentar documentos pessoais e uma documentação referente à empresa que já existe ou que pretende abrir.

Vale dizer que o visto de empreendedor, ao contrário do Golden Visa, não tem valores estipulados previamente para o investimento. O mais importante é comprovar que o negócio será relevante para a economia e a sociedade portuguesa.

Golden Visa

O Golden Visa, que é muito conhecido por ser usado para compra de imóveis de alto valor em Portugal, também oferece possibilidades de investimento em negócios rentáveis em Portugal.

As modalidades existentes para estes investimentos possuem valores mínimos entre 500 mil euros e 1,5 milhão de euros. São estas:

  • Investimento em uma sociedade comercial em Portugal (abertura ou participação): valor mínimo de 500 mil euros;
  • Investimento em fundos de capitais ou de investimentos: valor mínimo de 500 mil euros;
  • Transferência de capitais: valor mínimo de 1,5 milhão de euros.

Sem investimento com valor mínimo, existe ainda a possibilidade de que os empreendedores abram um negócio que crie, pelo menos, 10 postos de trabalho no país.

StartUP Visa

Já o StartUP Visa é destinado aos empreendedores que pretendam abrir uma empresa em Portugal com características inovadoras. É voltado às startups e ao incentivo do desenvolvimento da área de tecnologia no país.

Funciona de forma diferente dos demais vistos, sendo acompanhado pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

Os interessados em abrir uma startup em Portugal devem ter um projeto inovador em tecnologia que cumpra os requisitos exigidos, que serão avaliados pelo IAPMEI.

Se aprovado o projeto de negócio, ele será acompanhado pela incubadora escolhida no momento da inscrição, que deve ser realizada na plataforma StartUP Visa Portugal, onde também poderá encontrar mais detalhes sobre o programa.

Como identificar qual visto é mais adequado?

Como visto acima, os vistos para empreendedores em Portugal têm características distintas. Enquanto o Golden Visa é destinado aos investimentos de valores mais altos, o visto de empreendedor pode atender valores menores (embora possa também ser usado para grandes montantes).

Já o StartUP Visa é mais específico, voltado à criação de startups inovadoras criadas para atender demandas da tecnologia.

De toda forma, caso não consiga identificar qual o visto mais adequado ao seu negócio, não há problema. Nesse caso, recomendamos que entre em contato com uma assessoria especializada na emissão de vistos, para obter esclarecimentos e apoio profissional para fazer a solicitação.

Como está a economia de Portugal em 2022?

Assim como aconteceu no mundo todo, a economia de Portugal sofreu um golpe com a pandemia. Mas o país está em fase de recuperação, o que é uma boa notícia.

De acordo com a previsão da Comissão Europeia, em 2022, o produto interno bruto (PIB) deve crescer 6,5%. O dado foi revisto, e anteriormente era esperado um crescimento de 5,8% para o ano. Dessa forma, Portugal é, no momento, o país com maior projeção de crescimento entre todos os países que fazem parte da União Europeia.

Já a inflação tem sido uma preocupação no país. Segundo os dados do Banco de Portugal, em agosto a taxa ficou em 9,3%. Em janeiro, o registro foi de 3,4%, o que significa um grande crescimento durante o ano.

Dados da inflação em Portugal até agosto de 2022
Adaptação do gráfico da inflação em Portugal até agosto de 2022. Fonte: Banco de Portugal.

Por fim, em relação ao desemprego, as notícias são positivas. Em maio, foi registrado o valor mais baixo dos últimos 20 anos, com 5,7% da população sem trabalho. Em julho (dado mais recente publicado), a taxa ficou em 5,9%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Quais as previsões para a economia portuguesa em 2023?

Em relação ao PIB, a Comissão Europeia prevê um crescimento de 1,9% em 2023. Relativamente ao que se espera da inflação para o próximo ano, até o momento, a previsão da Comissão é de que atinja o patamar de 3,6%.

Já relativamente ao número de desempregados, as estimativas mais atualizadas apontam para o índice de 5,4%, segundo o Boletim Econômico do Banco Central.

É bom mencionar que todas estas previsões podem ser alteradas, já que as projeções são revistas de acordo com as mudanças da economia, como já aconteceu com os dados referentes a 2022.

Vale a pena abrir negócio em Portugal?

Se você é um empresário e deseja investir em Portugal, abrir um negócio rentável no país pode ser uma excelente escolha. Como dito ao longo deste artigo, a economia de Portugal tem apresentado bons sinais de recuperação, e as previsões para os próximos anos são animadoras.

Mas é claro, lembre-se de que é fundamental estudar o mercado do setor onde pretende se inserir, e se cercar de informação e bons profissionais que possam auxiliar você nessa avaliação.

Dessa forma, as chances de sucesso e de investir em um dos negócios rentáveis em Portugal ficam ainda maiores.
Para entender mais sobre o universo dos empreendimentos no país e o que é preciso fazer para investir por aqui, assista à nossa Live Empreender em Portugal.

E se você está mesmo planejando se mudar para Portugal, recomendamos que conheça o nosso Programa Morar em Portugal. Ele é composto por 22 videoaulas, um ebook atualizado e acesso a um grupo privado. Você receberá todas as informações necessárias para planejar e executar a mudança de forma legal e tranquila.