Os 5 profissionais mais procurados na Itália, e onde procurar emprego.

Os profissionais mais procurados na Itália

Itália  / 

Vamos imaginar uma situação…

Finalmente você conseguiu a sua tão sonhada cidadania italiana e já está prontinho, de mala e cuia, para embarcar no primeiro avião e explorar as maravilhas da Europa!

A animação é grande com essa possibilidade: morar na Itália. Você sabe que muita coisa vai mudar em sua vida, porém uma delas não vai: a necessidade de ganhar dinheiro para sobreviver!

Brincadeiras à parte, muitos brasileiros esbarram no medo do desemprego quando começam a planejar a vida na Itália. Por três motivos básicos: um, a barreira da língua. Dois: a formação profissional. Três, o mercado de trabalho italiano – será que está aquecido? Será que é fácil conseguir emprego? Será que meu currículo será bem aceito?

Vamos desmistificar algumas questões hoje. Veremos como anda o mercado de trabalho na Itália (e em outros países no geral) e quais são as profissões em alta.

Tudo para você ficar tranquilo e mais confiante de que sua mudança será um verdadeiro sucesso e que você terá seu dinheirinho garantido no final de cada mês!

O mercado de trabalho Europeu

Vocês se lembram que, em 2007-2008, uma grave crise abalou as grandes economias do mundo inteiro? A Europa não passou incólume por ela – alguns países, inclusive, quebraram. Os efeitos na Itália também foram sentidos, e infelizmente reverberam ainda hoje por aqui. A verdade é que a economia não anda muito bem, apesar de leves aumentos no PIB nos últimos anos (menos de 1%). Mas como estão os empregos?

Em um ranking dos melhores países europeus para conseguir um emprego, contendo 16 países, a Itália aparece na 13ª posição, à frente de Portugal, Grécia e Espanha (lembrando que Portugal e Espanha costumam ser destinos favoritos dos emigrantes brasileiros, por causa da língua).

Confesso que não é a melhor das posições. O ponto positivo da economia italiana é que tem crescido – aos trancos e solavancos, como dizem no Brasil! – nos últimos anos, assim como a oferta de emprego. O ponto negativo é a altíssima taxa de desemprego entre os jovens, que ultrapassa os 40%.

Então, no geral, acredito que ninguém indicaria a Itália como o paraíso do emprego fácilatualmente…

Mas…sempre há um ‘mas‘ – em italiano, ‘peró‘!

Existem, sim, ocupações que sempre estão em alta na Itália. São profissões que os italianos, no geral, preferem não fazer, por isso a demanda é alta por profissionais gabaritados. Está enganado quem acha que estas profissões, por envolverem trabalhos mais ‘manuais‘, não podem ser sinônimo de uma vida próspera: quem se empenha e entrega serviços de alta qualidade encontrará um ambiente propício a um enorme crescimento profissional aqui na Itália! Vamos conhecer alguns desses ofícios?

Os 5 profissionais mais procurados na Itália

Esteticista

Italianas e italianos são tão vaidosos quanto os brasileiros! Adoramos produtos de beleza, tratamentos especiais e técnicas modernas para rejuvenescer. Por isso, o mercado da estética está sempre aquecido por aqui.

Dentro da categoria de ‘esteticista’ entram, também, cabeleireiros, barbeiros, maquiadores, coloristas, manicures e qualquer outro profissional que preste serviço em salões de beleza. Vagas para estas colocações sempre existem, em especial nos grandes centros urbanos.

Mecânico

Mecânico, um dos profissionais mais procurados na Itália
Em um país no qual o amor pelos automóveis ‘vem de fábrica‘ quando nascemos, mecânicos são profissionais altamente valorizados.

A dica é se especializar tanto em carros quanto em motos, pois aqui a moçada adora andar de motocas – e precisa passar constantemente na officina meccanica para consertar qualquer defeitozinho em suas lindas máquinas!

Padeiro

Já imaginou receber cerca de 3 mil euros por mês fazendo pães? Bem, pode não parecer muita coisa, mas lembre-se de que ser um panettiere não exige grandes conhecimentos técnicos ou teóricos, formação superior nem domínio completo da língua.

Ainda assim, assar pãezinhos é uma arte muito apreciada e valorizada por aqui. Quem leva talento ao forno certamente será bem recompensado!

Cozinheiro

Além dos carros e motos, todo italiano ama comer bem!

Não é à toa que o país é famoso no planeta inteiro por sua culinária. Aqui, o gosto por comer vem de berço, e adoramos nos deliciar com as mais variadas massas, assados e molhos!

A variedade e a história da cozinha italiana são grandes atrativos para cozinheiros que pretendem aprender muito e, claro, ganhar dinheiro pilotando um fogão italiano.

Marceneiro

Marceneiro, um dos profissionais mais procurados na Itália
Ser um falegname na Itália pode ser cansativo, mas pode também valer muito a pena. Trabalhadores manuais estão em eterna falta na Europa, e na Itália não é diferente.

Ademais, é difícil encontrar um marceneiro bom, que faça um trabalho rápido, habilidoso e honesto. Se você possui estas características, terá certamente emprego garantido por aqui.

Leia também “Emprego na Itália: 10 trabalhos de alta demanda” no blog do Dario, o Pesquisa Italiana.

Dicas para conseguir emprego na Itália

Muita gente sonha em ir morar na Itália já com emprego garantido. Graças à internet, esta é uma realidade alcançável, para qualquer profissão.

Existem serviços de enorme popularidade aqui na Itália que anunciam vagas de emprego em todo o país, como o Monster.it, o Cerco Lavoro e o Trovo Lavoro.

Eles normalmente permitem que o usuário cadastre suas habilidades e descubra, com poucos cliques, onde há vagas que possam recompensar os seus talentos. Conheça 4 ferramentas para encontrar trabalho na Itália.

Empenho e dedicação para trabalhar na Itália

Se você tiver garra e determinação, se esforçar para aprender italiano (nem que seja um pouquinho!), entregar trabalhos de qualidade e estiver a fim de realizar serviços mais manuais, então a Itália é, sem dúvida nenhuma uma opção interessante de viagem/mudança quando o assunto é emprego!

Talvez a economia não esteja no melhor dos momentos. Mas, se o seu sonho é vir morar por aqui, basta ter em mente como anda o mercado e adaptar-se às exigências do momento. Oportunidades sempre existem, e estamos aqui para facilitar sua jornada!

COMPARTILHE

Dario é italiano (melhor, siciliano!), adotado há 2 anos pelo quente e colorido Brasil! É fundador do Pesquisa Italiana, e com um time de 14 colaboradores ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens! Ama praia, churrasco e obviamente, pizza!