Perfil para morar no exterior, será que existe um perfil ideal?

Perfil para morar no exterior

Europa  / 

O sonho de morar no exterior é comum a muitas pessoas. Seja na época do ensino médio – com a vontade de fazer um intercâmbio, seja a vontade de fazer um cursos de idiomas no exterior, trabalhar ou continuar os estudos fora do país.

Sonhar é livre, de graça e podemos criar metas e planos novos todos os dias. Porém, nem todo mundo têm condições emocionais de morar no exterior e hoje vamos te contar o porquê.



Existe um perfil para morar no exterior ideal?

As pessoas que tem o perfil para morar no exterior são aquelas independentes, desapegadas, que tem coragem de arriscar. Aí você pode me responder: sou eu!

Mas será mesmo? Você já viajou sozinho? Já andou de avião? Já fez uma viagem para o exterior? Mora sozinho? Se você respondeu não para as quatro respostas talvez seja hora de fazer algo novo.

Morar no exterior

Morar no exterior é simplesmente largar tudo para trás, deixar amigos, pais, irmãos, família, trabalho para começar uma nova vida em uma cultura totalmente diferente da sua.

Por isso é preciso mais do que coragem e vontade. Você precisa ter estrutura emocional (além da financeira) para aguentar todas as adversidades que encontrará pela frente.

Saiba também o que ninguém fala a você sobre morar fora.

Se você nunca viajou sozinho e ainda mora com seus pais, precisa aprender a se virar sozinho primeiro, saber pagar contas, fazer documentos, burocracias, lavar roupa, fazer mercado, lavar a louça, limpar a casa e etc. Sim! Você precisa fazer tudo isso, ou pelo menos ter a vontade de aprender! Agora, se você já consegue fazer tudo isso sozinho, vem o segundo passo.

Prepare-se para se desapegar de quem ficou

Desapegue para morar fora

Você consegue ficar longe dos seus pais ou familiares por mais de uma semana? Você precisa dos conselhos deles para todas as decisões que faz na sua vida? Para morar no exterior é preciso estar preparado para agir e tomar decisões por você mesmo.

É necessário conseguir desapegar de quem ficou (por mais que isso doa), conseguir pensar e planejar suas metas e sonhos sozinho e traçar um objetivo para alcançá-lo.

Veja a nossa opinião sincera das vantagens e desvantagens de morar fora.

A adaptação ao exterior pode machucar você

Quem nunca morou sozinho, viajou ou ficou longe da família poderá ter mais dificuldades de adaptação no exterior e isso pode machucar e fazer você sofrer muito.

Além de estar a milhares de quilômetros de quem amamos, ainda precisamos conviver com o novo, com uma nova cultura, um novo trânsito, um novo transporte, uma nova comida, fazer amizades, conseguir se manter financeiramente.

É muita coisa de uma vez só, por isso, precisamos ser fortes para não deixar a peteca cair.

Nunca viajei para o exterior, mas quero morar fora

O primeiro passo para se dar bem no exterior é ter experiência de vida – ou muita coragem. O ideal é já ter feito uma viagem internacional alguma vez na sua vida.

Isso te dará mais segurança para passar na imigração, falar outro idioma, saber se virar em outro país, conseguir se encontrar no mapa ou GPS, pedir uma comida no restaurante e etc.

Não tenho o perfil para morar no exterior: o que fazer?

Se você é muito dependente de seus familiares, ainda não sabe cuidar da casa, pagar contas, nunca viajou para o exterior e não tem passaporte, o primeiro passo é resolver tudo isso.

Para ter um perfil para morar no exterior e lidar com os desafios você precisa ser independente. Planeje sua mudança de país com mais tempo, faça o seu passaporte e realize uma viagem internacional primeiro.

Pode ser para qualquer destino, coma a comida tradicional do lugar, se vire sozinho, ande a pé, de ônibus, trem, metrô, converse com as pessoas locais, pratique outros idiomas, faça amigos. Isso te abrirá a cabeça e você terá outra visão de mundo.

Confira algumas dicas que vão ajudar você a encontrar passagens aéreas baratas.

Corra atrás dos seus sonhos

Após tudo isso, sente e planeje suas metas e sonhos: eu ainda quero morar no exterior? Eu conseguirei aguentar tudo sozinho?

Se você passar por tudo isso e ainda ter certeza que quer morar fora, pode ter certeza que você conseguirá, tudo depende de você mesmo! Vá em frente e corra atrás dos seus sonhos!

Não deixe de ler o nosso guia sobre como morar fora do Brasil, que vai ajudar você a dar os primeiros passos nessa nova etapa da sua vida.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.