A Espanha é um dos principais países que vêm à mente quando o assunto é morar na Europa. Além de uma excelente gastronomia, cultura local única e atividades diversas, o país é conhecido por ser muito receptivo. Para organizar a sua ida a Espanha e decidir exatamente aonde ir, é importante conhecer as regiões da Espanha e as diferenças entre cada uma. Continue a leitura do artigo e¡a viajar!

Quais são as regiões da Espanha?

Entre montanhas, praias, metrópoles e cidades pequenas com costumes singulares, a Espanha é um país muito diverso e com opções para todos os gostos.

Das capitais mais conhecidas como Madrid, Barcelona e Valência até as cidades universitárias da Espanha como Salamanca, Granada e Santiago de Compostela, o país é dono de uma cultura vasta e muito rica que se divide entre as regiões da Espanha, conhecidas como comunidades Autônomas.

Como se dividem as regiões da Espanha?

A Espanha é composta por 17 comunidades autônomas, as quais representam a divisão territorial de primeiro nível da Espanha. São unidades de autogoverno que gozam de autonomia em relação ao governo central, ou seja, tem a sua própria constituição, governo e símbolos nacionais.

Mapa de Regiões da Espanha
A estruturação do Estado Espanhol em Comunidades Autônomas baseia-se na Constituição de 1978

Dentro de cada comunidade autônoma estão as Províncias, que por sua vez tem sua própria sede administrativa e prefeito. Por fim, estão os Municípios, que fazem parte das Províncias. Cada município tem seu respectivo prefeito e concelho municipal.

No total, nas 17 comunidades autônomas, estão 50 províncias.  Além dessa divisão territorial, existem duas cidades autônomas no norte da África, Ceuta e Melilla.

Planejar uma viagem à Espanha ou escolher uma cidade para morar é uma decisão importante, pois as opções são diversas. Conheça todas as regiões da Espanha e encante-se pelas suas particularidades:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

1. Andaluzia

Localizada no Sul da Espanha, às margens do Mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico, a comunidade de Andaluzia é uma região com clima quente e praias incríveis.

Sevilla, sua capital, mantém e valoriza patrimônios históricos como igrejas de arquitetura gótica e prédios originais de beleza única, além de ser uma das sedes de uma grande tradição espanhola: o Flamenco.

Córdoba e Granada, assim como Sevilla, são províncias repletas de história. Morar em Málaga, por sua vez, é uma excelente opção para quem gosta de cidade grande, mas também busca natureza e mar.

2. Aragão

A comunidade de Aragão, situada ao norte da Espanha, é a terra do famoso pintor Francisco Goya. Além da cena artística, Aragão surpreende com suas paisagens pastoris, vinícolas e gastronomia.

Sua capital, Zaragoza, é um patrimônio histórico monumental. Entre suas ruas estão a herança das culturas ancestrais, como a Basílica del Pilar, símbolo da cidade.

Teruel, conhecida como a cidade do amor, também faz parte dessa comunidade, assim como Huesca, a qual é casa do edifício Círculo Oscense, considerado um dos tesouros do modernismo aragonês.

3. Ilhas Baleares

Mallorca, Menorca e Ibiza, as famosas ilhas paradisíacas da Espanha, estão localizadas nas Ilhas Baleares, um arquipélago localizado no leste do Mar Mediterrâneo e ao sul de Barcelona.

Palma de Mallorca, sua capital, é um dos destinos mais buscados para o veraneio europeu, assim como as festas de Ibiza e as calas do arquipélago.

E não é à toa: além de praias espetaculares, as Ilhas Baleares oferecem trilhas, regiões de Serra, competições de ciclismo e festivais locais para os viajantes que desejam conhecer mais da história e cultura local.

4. Canárias

Famosa por suas ilhas e conhecida como o Sol da Europa por ser o lugar do país com mais horas de sol ao ano, essa região da Espanha é um arquipélago encantador que mantém temperaturas amenas durante o ano inteiro.

Localizadas no Oceano Atlântico, a oeste da costa de Marrocos, as Ilhas Canárias são donas de águas transparentes e uma gastronomia incrível.

Com atrações naturais de tirar o fôlego, suas principais cidades como Santa Cruz de Tenerife (capital das Ilhas Canárias), Fuerteventura e Lanzarote também atraem amantes do mergulho, esportes e passeios a alto mar.

5. Cantábria

Ao norte da Espanha e na costa do Mar Cantábrico está localizada a comunidade de Cantábria, um destino histórico que reúne cultura, arte e natureza em uma só região.

Cantábria faz parte da Espanha Verde, uma rota por praias selvagens, pueblos encantadores, grandes parques naturais e reservas que chegam ao Caminho de Santiago.

Pueblo em Santander, Espanha, em dia de sol
Santander é uma ótima escolha para estudantes, pois a capital oferece excelentes universidades e um menor custo de vida

Sua capital, Santander, tem o título de uma das cidades mais bonitas do mundo e representa um polo cultural da Espanha. Torrelavega, Laredo, Noja e Comillas são outras principais cidades dessa região da Espanha.

6. Castilla-La Mancha

Famosa pelo artesanato, monumentos únicos e pelo privilégio de ter sido palco das aventuras do famoso personagem literário Dom Quixote, Castilla-La Mancha tem um charme único.

Formada por cinco províncias, essa região é também conhecida como o Coração da Espanha por estar localizada no centro da península ibérica.

No interior da Espanha, Castilla-La Mancha oferece atrações como as Cidades Patrimônio Mundial, como Cuenca, e as famosas Casas Suspensas, além de grandes parques arqueológicos.

Toledo, sua capital, é conhecida como a cidade de três culturas porque cristãos, muçulmanos e judeus coexistem há séculos e deixaram a sua marca cultural na cidade, onde é possível ver catedrais góticas, mesquitas e sinagogas.

7. Castela e Leão

Castela e Leão é um dos destinos com maior diversidade natural da Europa.

Localizada no interior do noroeste da Espanha, Castela e Leão tem monumentos espetaculares, gastronomia incrível e faz parte do trajeto do Caminho de Santiago, um dos roteiros de peregrinação mais importantes do mundo.

Valladolid, uma das cidades mais famosas dessa região da Espanha, fica às margens do rio Pisuerga e preserva um complexo renascentista no seu centro histórico, além de uma intensa vida cultural devido ao seu estatuto de cidade universitária.

Salamanca, Burgos, Segovia e León são outras das suas principais cidades.

8. Catalunha

A Catalunha, situada no noroeste da Espanha, é composta por quatro províncias: Girona, Lérida, Tarragona e Barcelona. Barcelona, a capital, é um dos destinos mais buscados por turistas e brasileiros que desejam viver no exterior.

Atraídos pela cultura, estilo de vida e vida ativa da cidade, além das espetaculares obras de Gaudí, como a Sagrada Família, Barcelona é uma atração por si só para todos os gostos: em uma só zona há praia, montanha, grandes cidades e pueblos históricos.

Avenida de Barcelona, Espanha, com vista para o Arco do Triunfo, em dia de sol
Além do Castelhano, na Catalunha se fala Catalão, uma das línguas oficiais dessa região

As praias e calas da Costa Brava, a gastronomia a nível mundial e a preservação da arte e da história em espaços como conjuntos arqueológicos e as igrejas de Lleida são outros atrativos valiosos.

9. Comunidade de Madrid

A Comunidade de Madrid é nada mais, nada menos, do que a capital da Espanha. Ela está localizada no centro do país e é uma região que, diferente das demais, não está dividida em diversas províncias.

Madrid é uma grande província que compreende a cidade de Madrid, sua capital, e demais cidades que estão ao redor, como Batres, Torrelaguna e Rascafría.

Praça Puerta del Sol, em Madrid Espanha, em dia de sol
A praça Puerta del Sol, em Madrid, é um ponto de encontro na cidade

Madrid é cultura e vida nas ruas. Aberta, acolhedora e popular, a capital é sede de muitos eventos e também abriga alguns dos museus mais visitados da Espanha, como os que compõem o Triângulo da Arte: Museu Nacional do Prado, Museu Rainha Sofia e o Museu Thyen-Bornesmiza.

10. Comunidade Foral de Navarra

A Comunidade Foral de Navarra, localizada ao norte da Espanha e ao extremo oeste dos Pirineus, é conhecida como a terra da diversidade por conter diversas paisagens e culturas de diferentes povos que se mesclam em uma só região.

Um núcleo de natureza, história, contemporaneidade e arte, além de atrações de tirar o fôlego como as suas florestas mágicas.

Em Pamplona, a capital de Navarra, é possível encontrar um centro histórico de cultura viva e atividades noturnas, além de espaços naturais perfeitos para esportes, descanso e passeios por bosques mágicos.

Tudela, Valle de Egüés e Barañáin também são cidades imperdíveis nessa região da Espanha.

11. Comunidade Valenciana

A Comunidade Valenciana, cuja capital é Valência, está ao leste da Espanha e possui mais de 500 km de litoral do Mar Mediterrâneo.

Conhecida pelo clima ameno, belas praias e festas locais (como as Fallas de Valência) é também a cidade das flores devido aos seus vários parques e jardins de grande extensão, como o Jardim de Turia.

Plaza del Ayuntamento em Valencia
Valência é a terceira maior cidade da Espanha, mas, apesar disso, não tem um custo de vida tão alto quanto Madrid e Barcelona

A famosa paella Valenciana e a Orxata, bebida local, são atrações imperdíveis nesta cidade de muita vida e história.

Alzira, Oliva e Cullera, cidades próximas à capital Valência, também reúnem muitas atrações durante o ano inteiro.

12. Extremadura

Extremadura é uma das maiores regiões da Espanha, equivalente em tamanho à Bélgica.

Nessa região da Espanha, repleta de contrastes e considerada como um dos conjuntos ecológicos mais importantes do país, encontram-se montanhas e florestas entre serras e vales férteis, complexos monumentais de grande valor e, quanto à gastronomia, é onde está um dos melhores presuntos ibéricos.

Localizada no sudoeste do país, na fronteira com Portugal, a capital de Extremadura é Mérida, onde se pode visitar o famoso complexo arqueológico da cidade, sede de um importante festival de teatro anual.

Cáceres, Trujillo e Zafra são cidades vizinhas à capital que também são legados históricos e culturais.

13. Galícia

Situada ao noroeste da Espanha, a comunidade de Galícia é famosa por ser o ponto final do caminho de Santiago na sua capital, Santiago de Compostela.

Formada por quatro províncias, Galícia é composta por vales verdes e praias incríveis localizadas na sua costa, banhada pelo Mar Cantábrico e pelo Oceano Atlântico.

Entre Corunha, Ferrol, Lugo, Orense e Vigo, algumas das suas principais cidades além da capital, é possível visitar monumentos como a Torre de Hércules e as Muralhas de Lugo, além de parques naturais e igrejas históricas.

14. País Basco

O País Basco, localizado no extremo norte da Espanha, é um território com uma forte identidade cultural.

Essa comunidade autônoma conseguiu preservar muitas tradições festivas e esportivas, uma gastronomia rica e a língua mais antiga da Europa Ocidental ainda falada localmente, o Euskara.

Os famosos pintxos, aperitivos em miniatura, são originais dessa região da Espanha e representam a gastronomia local.

Rio Artibai no País Basco em dia de sol
Apesar das cidades mais conhecidas serem Bilbao e San Sebastian, essa região é também formada por charmosas vilas

Formada por três províncias, a comunidade do País Basco tem como capital Vitória-Gasteiz, uma cidade de muita riqueza natural e com uma excelente qualidade de vida.

Bilbao, um dos destinos mais buscado na Espanha, também faz parte dessa região.

15. Principado das Astúrias

Astúrias, também conhecida como o Principado das Astúrias, está situado ao norte da Espanha e tem como sua capital a cidade de Oviedo, enquanto Gijón é a cidade mais populosa.

Além do castelhano, em Astúrias também se fala Asturiano, nas regiões rurais, e Galego Asturiano no Oeste.

Seus parques naturais, santuários e praias que se fundem com vales verdes representam o encanto que é passear pelas ruas e passeios marítimos dessa região.

16. Região de Múrcia

Múrcia, região localizada no sudeste da Espanha, é uma mescla de história, patrimônio cultural, natureza, costas e praias.A sua capital é a cidade de Múrcia, a qual é de origem árabe.

Conhecida por ser uma cidade universitária, a capital é rodeada por montanhas e abriga muita história entre os seus cantos pitorescos, igrejas e o famoso Palácio Episcopal de fachada rococó.

Cartagena, Lorca e Calasparra são outras cidades da comunidade que fascinam os visitantes.

17. La Rioja

La Rioja é uma região da Espanha situada no norte da península ibérica. A comunidade é uni provincial, ou seja, La Rioja é a única província e, por vez, a sua capital é a cidade de Logroño.

Essa zona da Espanha é internacionalmente conhecida pelos seus vinhos. São mais de 500 adegas que fazem parte de um turismo encantador.

Província de La Rioja na Espanha
A produção vinícola de La Rioja está subdividida em três áreas: Rioja Alavesa, Rioja Alta e Rioja Oriental

Além disso, La Rioja está próxima ao Caminho de Santiago e é sede de patrimônios históricos. Santo Domingo de la Calzada e San Millán de la Cogolla são cidades que, assim como a capital, estão repletas de atividades e história.

Região Norte da Espanha

O norte é uma das regiões da Espanha de maior riqueza natural, cultural e gastronômica. Suas paisagens com montanhas, bosques, praias e rios oferecem uma grande variedade de atividades, além de uma vida bastante ativa.

Vigo, localizada em Galícia, por exemplo, é uma cidade que oferece todas as opções de lazer e serviços necessários como uma metrópole, porém com uma qualidade de vida maior e sua autenticidade única.

Oportunidades de trabalho

O norte da Espanha é um pouco mais industrializado que as demais regiões e tem se desenvolvido mais rapidamente.

O mercado de trabalho nessa região é dinâmico e oferece uma ampla gama de oportunidades nas principais atividades econômicas da região, as quais são a indústria, em cargos de engenharia, produção, logística e manutenção; o turismo, em cargo de hotelaria, restauração, transportes e lazer; e o setor de agricultura.

Qualidade de vida

A qualidade de vida no norte da Espanha é, no geral, muito alta. Os habitantes dessa região desfrutam de um entorno natural privilegiado, um clima ameno e uma gastronomia única.

O nível de vida é relativamente alto, com uma excelente educação e um sistema de saúde de qualidade.

Pamplona, cidade localizada na comunidade de Navarra, é considerada a cidade com maior qualidade de vida na Espanha, seguida de Logroño, Oviedo e Santander, todas na região Norte.

Custo de vida médio

Quando se trata do custo de vida na Espanha, morar no norte da Espanha tem um custo de vida mediano, um pouco superior à média nacional.

Segundo um estudo da Kelisto, os custos médios no norte da Espanha são:

Tipo de despesa Valor médio
Aluguel 700 – 1.000€ mensais
Alimentação 250 – 300€ mensais
Transporte 100 – 150€ mensais

Porém, tudo depende da cidade escolhida. San Sebastián, Santander e Bilbao são consideradas as de maior custo. Já as regiões mais afastadas do centro costumam ter um menor custo de vida na Espanha.

Costumes e hábitos locais

O estilo de vida no norte é mais tranquilo e calmo do que em outras regiões da Espanha.

Quanto aos seus costumes e hábitos locais, se destacam a forte tradição religiosa na Semana Santa e no Dia de Santiago, visto que Santiago de Compostela, um dos principais destinos de peregrinação do mundo, está nessa região.

O norte da Espanha também é rico em festas populares, como a La Tomatina, a famosa “batalha de tomates”. O folclore basco, galego e asturiano são algumas das formas de música e dança mais populares da região.

Região Centro da Espanha

O centro da Espanha é uma região de grande riqueza histórica, cultural e gastronômica. É casa da capital do país, Madrid, e oferece muitas oportunidades de estudo e trabalho.

Viver no centro da Espanha é uma experiência cosmopolita e repleta de oportunidades e diversas atividades.

Oportunidades de trabalho

Para quem busca trabalhar na Espanha, o mercado de trabalho no centro do país é grande e diverso, visto que as principais atividades econômicas são o turismo, a indústria e os serviços.

Além disso, nessa região estão situadas grandes empresas e multinacionais que geram muitas oportunidades de trabalho para diversas áreas de atuação, o que atrai imigrantes de muitos países, além da população local com alta qualificação em estudos e trabalho.

Madrid é considerada a cidade com mais oportunidades de trabalho na Espanha, seguida de Barcelona.

Qualidade de vida

A qualidade de vida no centro da Espanha é considerada alta. A região conta com um bom nível de infraestrutura, educação e saúde de qualidade, além de muitas atividades culturais e de lazer.

Madrid e demais grandes cidades oferecem, também, muitos teatros, museus e eventos gratuitos, o que amplia a qualidade de vida no quesito cultura.

Custo de vida médio

O custo de vida no centro da Espanha é consideravelmente mais alto do que nas demais regiões. Madrid, sua capital, é considerada uma das cidades com maior custo de vida de acordo com o índice do Banco de España.

A alimentação, o aluguel e o transporte são mais elevados do que o resto do país.

Tipo de despesa Valor médio
Aluguel  800 – 1.200€ mensais
Alimentação 250-300€ mensais
Transporte 100-150€ mensais

Além de levar em conta a própria economia da Espanha, o custo de vida de uma região também depende do bairro ou zona escolhida, além do estilo de vida de cada pessoa.

Costumes e hábitos locais

O centro da Espanha é uma região muito rica em festas populares. As festas de San Isidro e a festa de Corpus Christi, por exemplo, são algumas das mais famosas do país.

A tortilla, símbolo da gastronomia espanhola, faz parte do dia a dia dos locais, assim como as tapas servidas nos bares.

tortilla espanhola em madrid
A tortilla, feita com batatas e ovos, é um prato emblemático que acompanha diversas refeições espanholas

Em Castilla-La Mancha é comum que as pessoas também utilizem o castelhano Manchego, um dialeto com características próprias.

Região Sul da Espanha

O Sul da Espanha é uma região de clima quente e ensolarado, tem uma cultura vibrante e uma gastronomia deliciosa.

Oportunidades de trabalho

O mercado de trabalho no Sul da Espanha é diverso. As principais atividades econômicas da região são o turismo, a agricultura e a pesca.

O sul representa a potência agrícola da Espanha, além de ser uma das zonas mais turísticas do país e contar com um cluster aeronáutico (associação de empresas de alto nível e instituições relacionadas à área) bastante importante.

As cidades de Sevilla, Málaga e Granada, por serem cidades maiores, oferecem mais oportunidades.

Qualidade de vida

A qualidade de vida no Sul da Espanha é bastante alta devido ao clima quente e ensolarado, invernos suaves e praias locais.

A segurança, a saúde e a educação, além da oferta de cultura e lazer e cuidado com o meio ambiente são pontos que chamam a atenção nessa região.

Málaga, cidade em auge cultural, é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida de toda Espanha.

Custo de vida médio

Viver no Sul é, no geral, mais barato que a vida no Norte da Espanha, o que se percebe no menor custo de aluguel e gastos cotidianos, com exceção das cidades mais turísticas.

As principais médias de custos básicos no Sul são:

Tipo de despesa Valor médio
Aluguel 600 – 800€ mensais
Alimentação 200 – 250€ mensais
Transporte 100 – 150€ mensais

Entre as cidade de maior custo estão Sevilla, Málaga e Granada, já Córdoba e Jerez de la Frontera tem custos menores.

Costumes e hábitos locais

O Sul da Espanha é repleto de costumes e hábitos que vão desde celebrações religiosas como a quaresma até o carnaval de Andaluzia.

Essa região da Espanha é também muito conhecida por suas feiras de gastronomia, onde é possível experimentar pratos típicos locais e bebidas regionais como camarões, vinhos brancos, tinto de verano e sangría.

desfile de carnaval em Andaluzia
O Carnaval de Cádis, em Andaluzia, é um dos carnavais mais famosos e importantes da Espanha

Em Múrcia, é possível se deparar com um dialeto local com características próprias.

Qual a melhor região da Espanha para morar?

De acordo com um estudo realizado pela OCU em 2021, o qual analisou características como segurança, serviços públicos, custo de vida, mercado laboral, limpeza e cuidado com o meio ambiente, dentre as 17 regiões da Espanha as cinco melhores cidades para morar na Espanha são Vigo, Zaragoza, Bilbao, Valladolid e Córdoba.

Porém, escolher uma região para morar é uma decisão subjetiva e particular.

Além de analisar as vantagens e desvantagens de morar na Espanha, escolher a melhor região da Espanha para morar depende das preferências e estilo de vida de cada pessoa.

De forma geral, pode-se dizer que o norte de Espanha é melhor para quem procura um clima mais fresco e um estilo de vida mais tranquilo, enquanto o centro da Espanha é ideal para quem procura uma localização central e cosmopolita com acesso a uma ampla gama de oportunidades e atividades.

Por último, mas não menos importante, o sul da Espanha é uma boa opção para quem procura um clima quente e ensolarado e um estilo de vida mais descontraído.

avenida de um pueblo em granada espanha
A Espanha oferece o melhor dos dois mundos: metrópoles e cidades pequenas de interior

Fato é que todas as regiões da Espanha oferecem oportunidades diversas, boa qualidade de vida e uma infraestrutura completa.

É importante analisar as características de cada uma e decidir com base no que você busca, afinal, as melhores cidades para estudar na Espanha podem não ser as mesmas com melhores oportunidades de emprego.

Há quem prefira uma vida mais tranquila em pueblos no interior, da mesma forma que, se você gosta de cidades mais cosmopolitas e capitais, vale a pena investir em grandes centros como Barcelona e Madrid.

Agora que você já conhece mais sobre cada uma das regiões da Espanha, aproveite para continuar lendo sobre como morar na Espanha e entender como funcionam os processos de visto, moradia e tudo o que você precisa para morar nesse país incrível!

Recomendamos que você tome a sua decisão com base em muita leitura, pesquisa e análise de acordo com os seus objetivos pessoais e profissionais. O nosso Ebook “Como morar na Espanha”, por exemplo, é uma fonte confiável e atualizada com todas as leis, processos de legalização na Espanha e informações valiosas para que a sua mudança seja tranquila e segura.