10 motivos para você não morar fora: saiba se essa mudança é para você

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Morar fora é uma eterna aventura que começa no dia da partida e não acaba nunca mais. São tantas experiências, tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que, sinceramente, não é para qualquer um. Não que os que foram morar fora são pessoas melhores, mas pode acreditar que elas são detentoras de uma coragem e uma resiliência incomum, daquelas que não habitam qualquer ser humano. Será que essa mudança é para você? Veja 10 motivos para você não morar fora.

10 motivos para você não morar fora: se engana quem acha que é fácil

Vale lembrar que já cruzei com muita gente aqui fora que está comendo o pão que o diabo amassou. É saudade com incerteza, é angustia com ansiedade, é a necessidade de uma adaptação apressada com uma dificuldade enorme em encarar o novo.
E isso não tem relação com idade, porque muitos jovens que decidem morar fora sofrem muito e descobrem, a duras penas, que a realidade é bem diferente do sonho e é preciso ralar muito para conseguir sobreviver morando fora.
Bom, pensando nisso, fiz uma lista com 10 motivos pelos quais você não deve morar fora e, de antemão, já peço desculpas se irei lhe desanimar:

10. Família

Se você tiver um apego extremo com a sua família, suas chances de conseguir morar fora e ser feliz diminuem drasticamente. É claro que todos nós amamos os nossos familiares, porém se a sua dependência for visceral e você não imagina passar uma semana sem encontrar um parente, morar fora não é para você.
Como morar fora do Brasil: veja quais são os custos e comece o planejamento.

9. Somente pela grana

Ok, é maravilhoso receber o salário em dólares, libras ou euros, porém se a grana for o seu único e principal motivador, existem grandes chances de você fracassar morando fora. Digo isso porque ganhar dinheiro é bom e ajuda muito, mas não é possível reduzir a “loucura” de morar fora somente pelo dinheiro que você recebe. É muito mais do que isso, pode acreditar.

8. Capacidade de resolução de problemas

Morar fora é mais fácil para quem consegue resolver problemas com facilidade, pois são muitos. É necessário correr atrás dos documentos, alugar um quarto, casa ou apartamento, ficar doente e não ter para onde correr.
Quem vai morar fora e não consegue resolver os perrengues com algum sorriso no rosto acaba por perceber que a vida longe de tudo e de todos pode ser mais puxada ainda se a sua capacidade de resolução for diminuta.

Morar fora não é viver um conto de fadas: conheça os prós e contras dessa escolha.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

7. Facilidade em fazer amizade

Esqueça, nem que seja por um minuto, dos seus amigos de infância e abra o coração. Aqui do lado de fora, se você não tiver facilidade em fazer novos amigos, sua caminhada pode (e será) por uma estrada mais sinuosa. Quem consegue fazer novos amigos entende que é possível amenizar as dificuldades quando temos pessoas, mesmo que novas em nossa vida, caminhando junto com a gente.

São muitos os brasileiros voltando de Portugal? Conheça as estatísticas e motivos.

6. Adaptação

Já viu a velocidade com que um camaleão muda de cor? — pois é, se você não conseguir se adaptar na mesma velocidade dos camaleões, não vá morar fora. É tudo tão intenso e puxado que precisamos mudar de cor a todo instante morando fora, é meio que por sobrevivência, se é que você me entende.

5. Sorte

Tudo bem que acredito que a competência atrai a sorte, mas morando fora você aprende a acreditar um pouco mais na sorte e a não tratá-la de maneira tão cética.
Uns chamam de destino, eu prefiro chamar de sorte e digo isso me referindo a uma infinidade de pessoas que cruzarão o seu caminho e, por sorte ou azar, irão lhe ajudar ou atrapalhar. Prefiro que a sorte me traga pessoas queridas.
Também já compartilhamos 7 dicas para quem quer morar fora do país.

4. Felicidade

Qual a sua capacidade de ficar feliz com pouco? — não vá morar fora se somente grandes acontecimentos lhe deixam feliz. Sabe por quê?
Porque morando fora você precisa aprender a ser feliz com o documento que chegou, com a matrícula que deu certo, com a nova amizade com o vizinho e tantas pequenas coisas do dia a dia que, quando estamos na nossa zona de conforto, nos passa ao lado.

3. Frescura

Não vá morar fora se qualquer coisinha lhe ofende. Digo isso porque quando cheguei em Portugal, me surpreendi com a sinceridade das pessoas e com a facilidade que elas têm em dizer a verdade na cara.
Num primeiro momento parece bom, mas na condição de estrangeiro que já está bastante sensível com todas as mudanças que estão acontecendo, o choro as vezes surge meio que sem querer.
É preciso respirar, engolir a nova cultura e seguir em frente sem ficar ofendido, pois caso isso aconteça a sua vida por se tornar complicada morando fora.
Conheça as vantagens e desvantagens de morar em Portugal.

2. Coragem

Você busca por estabilidade ou prefere a incerteza? Você só aceita novos desafios que lhe garantem alguma coisa? Não vá morar fora se você busca por garantia e estabilidade, pois são duas coisas quase que impossíveis de encontrar morando fora.
É necessário peito de ferro e pouco medo, porque a intensidade das experiências no exterior exigem um nível de coragem absurdo.
Conheça também as vantagens e desvantagens de morar fora do Brasil.

1. Bater e asas e voar

Morar fora é cair do ninho sem saber voar direito e, por isso, é para quem aprende rápido, quem se joga de cabeça sem medo e tem a certeza de que conseguirá se manter no ar. Se você ainda não sente que tem o preparo adequado para bater asas e voar, não vá morar fora, pois pode ser que você se frustre e entre em pânico.
Mas se você leu todos os 10 motivos pelos quais você não deve morar fora, porém acredita que pode mudar e que morar fora vai lhe tornar uma pessoa diferente, se jogue. Vá adiante, enfrente seus medos, se enfrente.
Se você ficou na dúvida, veja o relato de uma brasileira que voltou de Portugal no artigo de opinião “Por que eu voltei para o Brasil“.

Morar fora vale a pena?

Morar fora é uma experiência deliciosa que nos faz crescer tudo o que não tínhamos crescido em apenas alguns meses, que oportuniza que o nosso caminho seja cruzado por pessoas maravilhosas e que nos ensinarão a rir de bobagens e dar valor a coisas pequenas e simples. Vale a pena e compensa todas as dificuldades, ah compensa!
Se está a planejar morar fora, não se esqueça de tratar do seguro de viagem! Ele irá ajudar você nos momentos mais complicados longe da sua família e do seu país. Uma das melhores opções para encontrar um bom seguro é através do site Seguros Promo, que garante os melhores preços.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Recent Posts

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás

Custo de vida na França: gastos para viver no país em 2024

Morar na França é, inegavelmente, o sonho de muitas pessoas. De fato, são muitos os…

% dias atrás

Custo de vida na Irlanda: gastos médios mensais em 2024

Um bom planejamento financeiro é o principal pilar de quem deseja mudar de país. A…

% dias atrás

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2024

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês,…

% dias atrás