Contas bancárias no exterior

Como abrir uma conta na Suécia

Aí que você finalmente conseguiu se mudar para a Suécia. Além de toda a papelada que você vai ter que encarar, existe uma que não tem muito para onde correr: abrir conta bancária.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Passo a passo para abrir conta na Suécia

Uma hora ou outra você vai ter que abrir uma conta em algum banco sueco, até porque aqui é cada vez mais frequente fazer pagamentos apenas com o cartão de crédito/débito. Confira agora as regras gerais de como abrir conta no banco aqui na Suécia!

Há muitos requerimentos para abrir conta?

Não tem muito mistério, no geral, para abrir conta na Suécia, você vai precisar de arranjar alguma documentação, como o personnummer, carteira de identidade sueca e possivelmente outro comprovante, quando solicitado.

1. Personnummer

Para começar você provavelmente vai precisar do personnummer, que é como se fosse uma espécie de “CPF sueco“. Não é possível fazer quase nada na Suécia sem ele, e a maioria dos bancos suecos vai exigir que você tenha esse número para poder abrir uma conta na Suécia.

2. Carteira de identidade sueca

Você também vai precisar de uma carteira de identidade sueca, sendo que alguns bancos podem aceitar o seu passaporte como forma de comprovar a sua identidade.

Claro que na Suécia existem vários bancos (vou deixar uma lista no final do post), e por isso pode ser que as regras e os documentos exigidos mudem de um para o outro, assim como de uma agência para a outra, ok?

Documentos extra para abrir conta

Tendo o seu personnummer e a sua identidade na mão você provavelmente já deve poderá abrir uma conta na Suécia, porém em alguns casos alguns bancos podem pedir documentos como comprovante de renda, contrato de trabalho, carta do departamento de imigração, o que comprove que você tem algum visto para a Suécia ou até uma entrevista.

O tempo de espera para abrir uma conta na Suécia, geralmente não é muito longo, mas tudo vai depender de cada banco e de cada caso/situação.

Abrir conta na Suécia sem o “CPF Sueco”

Se por algum motivo você não tem o seu personnummer, alguns bancos irão aceitar abrir uma conta para você em determinados casos, principalmente se você vier para cá como estudante internacional ou se tiver o samordningsnummer (uma espécie de personnummer, só que para pessoas que não estão registradas como residentes no país. Ainda vou escrever mais sobre ele).

Se você está pensando em morar no país nórdico, também pode ser útil conhecer o custo de vida na Suécia.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Estudantes precisam levar comprovante da universidade

Ah, se você vier como estudante internacional você provavelmente terá que mostrar a carta que você recebeu da universidade quando foi aceito(a), assim como mostrar todos os documentos que você tiver em relação a isso.

Procure o international office na sua universidade

Não tem mistério então não precisa ter medo, ok? Procure o “international office” da sua universidade que eles que ajudarão.

Os diferentes tipos de conta bancária na Suécia

Claro que nem todas as contas são iguais aqui na Suécia. As taxas variam de acordo com o tipo de conta, assim como o que é possível fazer com cada tipo de conta.

Certifique-se sobre os serviços da conta bancária

Pode ser que você não tenha acesso a todos os serviços por pelo menos algum tempo, então antes de fechar negócio, tenha certeza sobre o que a sua conta te permitirá fazer.

Não se preocupe se não falar sueco

Se você não fala sueco não tem problema, é só perguntar em inglês. Mas não assine nada que você não tenha certeza!

Facilidades de ter uma conta na Suécia

Ter uma conta no banco por aqui pode te ajudar muito mais do que só conseguir movimentar o seu dinheiro com o seu cartão de crédito/débito, e algumas das facilidades mais populares são o BankID/Mobile BankID e o Swish.

Você também pode conferir se existe e qual é o salário mínimo na Suécia.

BankID

O BankID é uma espécie de “carteira de identidade online” que você baixa no seu computador (de graça) para poder, por exemplo, comprovar a sua identidade em determinados sites, assinar documentos eletronicamente, pagar faturas e muito mais.

Mobile BankID

Já o Mobile BankID é a versão do BankID para celular (que nem sempre é de graça).

Swish

Mobile banking na Suécia
O Swish também é um aplicativo muito popular onde você pode transferir (e receber) dinheiro sem pagar nenhuma taxa para qualquer pessoa, de qualquer banco sueco.

Ah, para usar o Swish você precisa ter o BankID ou o Mobile BankID (e é assim que mesmo se você perder o seu celular não vai ter como alguém roubar todo o dinheiro da sua conta através de uma transferência).

Você pode fazer tudo pela internet

Além disso, dependendo do seu tipo de conta você poderá fazer tudo pela internet (computador, tablet ou celular): pagar contas, fazer transferências e muito mais.

Se o serviço for liberado você terá acesso a ele através do BankID ou de um pequeno dispositivo chamado säkerhetsdosa, que nada mais é do que um pequeno aparelho que gera diferentes códigos que você vai usar para movimentar a sua conta através da internet.

Sacar dinheiro na Suécia

Sacar dinheiro é uma coisa que a maioria das pessoas que mora na Suécia não têm o costume de fazer já que aqui quase sempre se usa o cartão de crédito ou débito para pagar qualquer compra, por menor que seja o valor.

Encontre um “ATM” para sacar dinheiro

Mas se por algum motivo você precisar de dinheiro vivo (aconselho ter sempre algum dinheiro em espécie no bolso), é só procurar um ATM, que são caixas eletrónicos que ficam espalhados pelas cidades.

Os bancos da Suécia não trabalham com dinheiro

Você não leu errado: muitos bancos na Suécia não trabalham com dinheiro vivo. Nas agências é possível resolver qualquer coisa (inclusive fazer depósitos), mas saques geralmente só podem ser feitos nas ATM que eu te falei ali em cima.

É uma medida de segurança

Isso é uma ótima medida de segurança, então, aqui não é muito comum ver aqueles carros-forte que entregam os malotes de dinheiro o tempo todo, sabe?

Enviar dinheiro do Brasil para Suécia

Se você pensa em transferir o dinheiro que você tem em uma conta no Brasil para uma conta aqui na Suécia, saiba que você provavelmente terá que pagar impostos (muitas vezes super altos), a não ser que o dinheiro seja fruto de uma herança (e você vai terá que provar isso através de uma declaração do seu banco no Brasil ou algo similar).

Muitos brasileiros estão usando a TransferWise para enviar dinheiro para o exterior. Conheça a TransferWise e veja como funciona.

Limite de dinheiro que você pode levar para a Suécia

Agora, se você vai trazer dinheiro em espécie para depositar na sua conta quando você chegar aqui na Suécia, saiba que existe um limite diário para depósitos de 10.000 coroas suecas, e além disso você vai terá que comprovar a origem do dinheiro.

Aconselho trazer o comprovante de saque ou uma declaração, o do seu banco brasileiro (muitos bancos suecos aceitam documentos em português mesmo).

Conheça a coroa sueca, a moeda da Suécia.

Como escolher um banco na Suécia

Bancos da Suécia
Boa pergunta. Eu fiz uma pesquisa rápida com alguns brasileiros que moram aqui na Suécia e muitos disseram que escolheram um certo banco porque eles conhecem alguém que já tinha conta no tal banco, mas já adianto que a diferença entre um banco e outro não costuma ser tão grande.

Conheça cada banco

Sendo assim, aconselho que você entre no sites dos bancos e marque um horário para conversar pessoalmente com os que mais te interessarem.

Bancos normais:

Bancos de redes de supermercados (costumam ser mais flexíveis na hora de abrir conta na Suécia mas geralmente tem serviços mais limitados):

Dica final para abrir conta na Suécia

Se você não conseguir abrir conta na Suécia em um certo banco, tente nos outros, ou até mesmo em outras agências do mesmo banco onde você tentou. Como eu falei ali em cima: as regras mudam, então não desista caso não de certo de primeira, ok?

Você tem conta em algum banco sueco? Que tal contar sua experiência nos comentários?

*Tanto a Euro Dicas quanto a autora desde texto não se responsabilizam pelos serviços prestados pelos bancos mencionados. Não abra conta sem ter certeza que você entende todos os termos do contrato que você for assinar.

Veja também o nosso guia para abrir uma conta no exterior.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Taís Fernandes

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.

Artigos Relacionados

Fechar