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AirHelp é de confiança? Veja como garantir sua indenização

Voo atrasado ou cancelado?

Tenha o seu caso analisado gratuitamente e receba até R$10.000 de indenização através da AirHelp. Caso você não tenha direito à indenização, não paga nada. O serviço é prático, rápido e seguro. Confira!

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Só no Brasil, cerca de 35,2 mil passageiros foram afetados por cancelamentos de voos no período do carnaval de 2024, parcela que representa 1 a cada 20 passageiros que tem direito à indenização pelos transtornos causados. No entanto, muitas vezes, os viajantes nem conhecem seus direitos. Por isso, existem empresas que ajudam essas pessoas, como a AirHelp.

A empresa atua no auxílio a passageiros para resolver questões como cancelamento e atraso de voo para garantir ao cliente o pagamento das devidas indenizações. Neste artigo, explicamos como funciona a AirHelp, se a empresa é confiável, quanto custa o serviço e como solicitar a sua indenização. Vamos lá?

Perguntas Respostas
Quanto a AirHelp cobra? Taxa de 35% do valor da indenização.
O que é o formulário de atribuição AirHelp? Documento onde o cliente autoriza a AirHelp a negociar com a companhia aérea em seu nome.
Quanto tempo demora o processo da AirHelp? Depende do processo, mas o tempo médio quando a companhia aérea não colabora é entre 6 meses e 1 ano.

O que é a AirHelp?

A AirHelp é uma startup que auxilia passageiros a buscarem os seus direitos junto às companhias aéreas, funcionando como uma intermediadora para buscar resolver possíveis conflitos de forma simples.

Membro da Associação dos Defensores dos Direitos dos Passageiros (Association of Passenger Rights Advocates – APRA), tem como missão principal promover e proteger os direitos dos passageiros aéreos.

Ela atua nos principais países e cidades do mundo e conta com uma equipe de advogados especialistas em direitos dos passageiros aéreos.

Como funciona a AirHelp?

Como mencionado anteriormente, a AirHelp é uma intermediadora entre os passageiros e companhias aéreas. Quando o passageiro tem qualquer problema, a startup trabalha para que todos os seus direitos sejam concedidos. Assim, atua em situações de atraso e cancelamento de voo, perda de conexão, atraso ou overbooking e greve de companhias aéreas.

Um detalhe importante é que a empresa só cobra pelos serviços caso o passageiro ganhe a causa. Caso o passageiro não tenha direito ou não ganhe, não pagará nada pelo serviço. Dessa forma, sempre que o passageiro tiver que receber alguma indenização, a empresa realiza o processo junto às companhias aéreas de acordo com a legislação vigente, como:

Além de defender seus direitos junto às companhias aéreas, a empresa faz campanhas para que governos nacionais introduzam direitos justos de viagem em todo o mundo.

Passo a passo para acionar a AirHelp

Veja o passo a passo completo para acionar o AirHelp e confira como o processo é simples:

  1. Entre no site da AirHelp;
  2. Indique o aeroporto de origem e destino da sua viagem. Vá em “Verificar indenização”;
  3. Informe se houve ou não conexões de voo;
  4. Coloque a data do voo;
  5. Indique qual foi o problema e outros dados solicitados;
  6. Informe o seu e-mail e outros dados pessoais como nome, sobrenome, residência, passaporte, entre outros;
  7. Leia e aceite os Termos e Condições e Declaração de Privacidade. Se aceitar, clique em continuar para ver os resultados do seu pedido de compensação;
  8. Logo a plataforma já vai dizer se você pode ou não ter direito a uma indenização e uma previsão de valor;
  9. Finalize a solicitação e aguarde um e-mail da Equipe da AirHelp.

Se a sua indenização for paga, você receberá o valor através de transferência bancária.

AirHelp Plus

A AirHelp Plus é um serviço da empresa para que o cliente tenha acesso a todos os produtos. Ele é pré-pago e o cliente tem direito a um ano de acesso.

Ao assinar o AirHelp Plus, o passageiro tem direito a reivindicar alguns direitos após ter problemas como indenizações por atraso e cancelamento, além de despesas extras e problemas com a bagagem. Os assinantes também ganham desconto no chip internacional – modelo eSIM da Airalo.

Sem contar que todas as taxas normais da AirHelp são dispensadas para clientes do AirHelp Plus. Ainda, o cliente tem acesso a um atendimento especializado e exclusivo.

Há duas opções de planos: Essential e Complete. Ambos oferecem as facilidades que mencionamos. Com o plano Complete, o passageiro tem direito a acessar salas de espera do aeroporto quando os voos forem cancelados na última hora ou estiverem atrasados.

AirPayout

Os planos Essencial e Complete oferecem a cobertura AirPayout, que oferece o envio imediato de 100€ para a sua conta em caso de problemas relacionados ao voo.

O envio do dinheiro segue as seguintes condições:

  • Voo atrasado em tempo igual ou superior a 3 horas;
  • Voo cancelado até 28 dias antes da partida;
  • Voo desviado.

AirLuggage

Um dos diferenciais do plano Complete é a cobertura AirLuggage que oferece o envio imediato de 150€ para a sua conta em caso de atraso de mala ou extravio de bagagem (até duas malas despachadas por passageiro).

Essas coberturas também costumam estar inclusas no seguro viagem Europa, mas geralmente funcionam como reembolso. Receber um dinheiro imediatamente em conta pela AirHelp Plus é de grande serventia!

Para poder receber o dinheiro, você precisa ter em mãos o número do Relatório de Irregularidade de Propriedade (PIR) do balcão de bagagens perdidas – a solicitação deve ser feita junto à companhia aérea.

Quanto custa o Airhelp plus?

O plano Essential custa R$ 129,00 por ano e o plano Complete custa R$ 259,00 por ano. Confira os detalhes de cada plano AirHelp Plus.

Plano Essential Complete
Até R$ 10 mil de indenização em problemas relacionados com atraso e cancelamento Sim Sim
Até R$ 35 mil para despesas extras Sim Sim
Até R$ 8 mil por problemas com bagagem Sim Sim
Suporte de especialistas 24 horas nos 7 dias da semana Sim Sim
Seguro AirPayout Para 3 viagens Para 7 viagens
Desconto no eSIM Airalo 10% de desconto 20% de desconto
Acesso a lounges nos aeroportos durante os problemas com os voos Não Sim
Seguro AirLuggage Não Sim
Valor anual R$ 129,00 R$ 259,00

Desconto na Airhelp Plus

Buscamos as melhores promoções da Airhelp Plus para os nossos leitores, veja os cupons em vigor na data da publicação deste artigo:

  • Utilize o cupom exclusivo EUDCS7 e ganhe 7% de desconto na sua subscrição. O cupom é válido de 15 de abril a 15 de junho de 2024.
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Aproveite!

AirHelp é de confiança?

Sim.

A AirHelp atua no mercado desde 2013 e é membro da Associação dos Defensores dos Direitos dos Passageiros (Association of Passenger Rights Advocates – APRA). Para ajudar a confirmar a confiabilidade, veja uma análise que fizemos da presença online da empresa.

AirHelp no Reclame Aqui

No Reclame Aqui, considerando os últimos meses anteriores ao dia 16 de março de 2024, a reputação da AirHelp é considerada ótima, com nota de 8.2.

O índice de solução da AirHelp e o bom atendimento com o cliente confirmam a sua confiabilidade.

A empresa responde a todas as queixas em média em apenas 2 dias e 10 horas. Além disso, dentro do período analisado, recebeu 51 queixas e respondeu a todas elas com um índice de solução de 85,7%. Ademais, 76,2% dos clientes voltariam a fazer negócios com a AirHelp após a solução do problema.

AirHelp no Trustpilot

No Trustpilot, a empresa também é bem avaliada, com nota 4,6 em 5.

Com mais de 175 mil avaliações e 82% delas apontando 5 estrelas, a AirHelp se mostra confiável.

Em março de 2024, a empresa registrava mais de 175 mil avaliações, sendo que 82% das pessoas a classificam como excelente e 12% como muito bom. Ainda, apenas 1% das avaliações consideram a empresa ruim e outros 3% como muito ruim. Dados mostram que a maioria dos clientes estão satisfeitos com a AirHelp.

Veja essa opinião recente, de março de 2024:

AirHelp conta com muitos elogios e se preocupa em deixar seus clientes satisfeitos.

Minha experiência pessoal com a AirHelp

Eu (Lívia), testei a AirHelp quando tive meu voo de Paris para Nova Deli (Índia) cancelado em outubro de 2023 por problemas técnicos na aeronave.

Logo que o voo foi cancelado, solicitei um documento formalizado à companhia aérea para guardar como comprovação — não só para pedir indenização na AirHelp, mas também para acionar o seguro viagem para solicitar reembolso dos gastos que tive com alimentação e hospedagem em Paris até o novo embarque.

Uma semana após o ocorrido, entrei na plataforma para verificar a compensação. Inicialmente, achei que não seria possível, por se tratar de uma companhia aérea indiana (país no qual a AirHelp não indica trabalhar na legislação vigente), mas me surpreendi e vi que tinha direito a compensação. Afinal, por mais que a companhia aérea fosse indiana, o cancelamento ocorreu em território europeu onde a plataforma atua.

Foi, então, que preenchi todo o formulário explicando o motivo do cancelamento, anexei os documentos (passaporte, bilhete da passagem aérea e o documento de justificativa da Air India) e aguardei.

A parte mais difícil, foi exigir que a Air India nos desse uma explicação. Foi preciso muito paciência. Foto: Lívia Tostes

Passados 2 meses recebi um e-mail dizendo que a compensação não seria possível, pois a Air India havia alegado que me pagou uma indenização – o que era uma mentira. Voltei a entrar em contato com a AirHelp explicando que não havia recebido nenhuma indenização até o momento, pelo contrário, a companhia aérea sequer me ofereceu hospedagem e tive que arcar com os custos do meu bolso.

A plataforma prontamente me respondeu, dizendo que continuaria tentando reivindicar meus direitos. Passados mais 2 meses (4 meses no total), tive um parecer positivo. No dia 1 de março de 2024, recebi um e-mail da AirHelp logo pela manhã:

“Olá, Livia! Acabamos de receber uma notícia muito aguardada – a Air India concordou em indenizar você pelo seu voo para New Delhi. Você está cada vez mais perto de receber o seu dinheiro – agora só falta a companhia aérea realizar a transferência. Isso pode demorar até dois meses – avisaremos assim que estivermos com o montante.”

Segui os passos enviados. Entrei na plataforma e cadastrei os meus dados bancários para receber a indenização. Quando foi no finalzinho da tarde, recebi outro e-mail dizendo que a indenização estava liberada e logo recebi meus 390€ em conta. O valor total da indenização foi de 600€, mas tem a taxa de 35% no caso de sucesso do processo.

Fiquei feliz e agora, recomendo a AirHelp para todo mundo!

Em que situações posso acionar a AirHelp?

A AirHelp atua em diversas situações como:

É importante ressaltar que a empresa atua conforme a legislação vigente no país ou região onde o problema ocorreu. A startup analisa se os direitos do passageiro foram atendidos e se a companhia aérea deu o devido suporte.

Além disso, há casos bastante específicos que não estão na relação acima. Por isso, sempre que o passageiro tiver dúvidas se tem ou não algum direito, deve entrar em contato com o time da AirHelp para a situação ser devidamente analisada.

Como fazer valer os meus direitos?

Em uma viagem de avião, muitas vezes o viajante passa por diversos transtornos e não entende quais são seus direitos. É neste momento que pode acionar a AirHelp.

Para fazer valer os seus direitos, tenha sempre em mãos os documentos que comprovem o transtorno, como comprovantes de gastos extras e de passagens. Além disso, quando a companhia aérea oferecer uma solução imediata, verifique se a proposta satisfaz suas necessidades e está de acordo com a legislação aplicável.

Para isso, a AirHelp conta com uma rede especializada para amparar o viajante nesse momento. Mesmo se você tiver alguma dúvida se tem ou não direito a uma indenização, pode acionar a AirHelp para esclarecer os detalhes.

Quais os documentos necessários?

Para verificar se tem direito a receber uma indenização, você não precisa apresentar nenhum documento inicialmente. Contudo, se verificado que tem direito, você vai precisar apresentar os documentos que comprovem que você teve um problema relacionado com o seu voo.

Nesse caso, ao fazer a solicitação da sua indenização, você vai precisar apresentar:

  • Passaporte;
  • Passagem aérea do voo que deu problema, bem como o bilhete de reserva (aquele apresentado antes do check-in que consta o código da reserva);
  • Razão pelo qual o voo foi atrasado ou cancelado – peça detalhes da companhia aérea. Minha dica é exigir da companhia aérea um documento impresso com a justificativa da mesma. Eu fiz isso com a Air India e segundo a AirHelp, saber o motivo do atraso pode ajudar no processo;
  • Recibos de gastos relativos ao atraso ou cancelamento (transporte, alimentação, hotel).

Além dos documentos, a AirHelp aconselha a tomar nota dos horários:

  • Horário do embarque após o atraso; ou
  • Horário em que foi comunicado sobre o cancelamento; e
  • Dia e horário que ocorreu o novo embarque após ter o voo cancelado; e
  • Horário que chegou no seu destino.

No caso de assinar o AirHelp Plus e acionar indenização por perda de bagagem, você deve apresentar o número do Relatório de Irregularidade de Bagagem (PIR) do balcão de bagagem perdida. No caso de atraso de mala, busque a justificativa da companhia aérea e exija um documento comprobatório para ajudar no processo.

A AirHelp cobra uma taxa de serviço?

Sim, a taxa de serviço da AirHelp varia conforme a reivindicação e o serviço prestado. Essa taxa é de 35% da indenização recebida.

A AirHelp oferece alguns serviços gratuitos como a prestação do serviço de elegibilidade, serviço de informações e serviços de resolução de conflitos que não obtêm sucesso.

A AirHelp não cobra nada para iniciar o processo, mas em caso de sucesso, há o pagamento sobre o valor indenizado.

No entanto, caso o conflito seja resolvido e o passageiro receba a indenização, a AirHelp cobra uma taxa de 35% do valor recebido. Essa taxa já é descontada antes de o dinheiro ser enviado para o cliente. Ou seja, você só paga a taxa se realmente for receber a compensação.

Vale lembrar que passageiros que optam pelo AirHelp Plus não pagam essa taxa caso precisem acionar a empresa. Isso porque, eles já pagam o plano pré-pago.

Quanto vou receber de indenização?

O valor da indenização irá depender do tipo de ocorrência. Segundo o site da AirHelp, cada passageiro pode receber até R$ 10 mil para voos no Brasil. Algumas indenizações são:

  • Atraso de voo: até R$ 10mil por pessoa;
  • Cancelamento de voo: até R$ 10 mil por pessoa;
  • Perda do voo de conexão: até R$ 10 mil por pessoa;
  • Embarque negado em voo internacional: R$ 2.600 por pessoa;
  • Embarque negado em voo nacional: aproximadamente R$ 1.600 por pessoa.

Já em voos na União Europeia as indenizações podem ser:

  • Atraso de voo: até 600€;
  • Cancelamento de voo: até 600€;
  • Embarque negado: até 600€.

É importante lembrar que o valor recebido diretamente na sua conta bancária já estará com a taxa da AirHelp descontada. Isso porque, a companhia aérea pagará a indenização para a plataforma.

Exemplo prático

Você tem direito a receber R$ 5.000. Esse será o valor que a companhia irá pagar para a AirHelp. Então, após o desconto de 35%, você receberá na sua conta bancária R$ 3.250.

No meu caso (Lívia), recebi a indenização de 600€ do voo cancelado em Paris, mas em conta, recebi 390€.

A AirHelp garante que o passageiro sempre obterá o montante correto de compensação. A empresa não reduz o valor da indenização devido a possíveis custos cambiais e taxas bancárias associadas ao recebimento dos valores.

Quanto tempo demora para receber indenização?

Não existe um tempo específico para receber a indenização porque todo o processo depende de uma série de fatores que não dependem da AirHelp como:

  • Tipo de compensação;
  • Documentação disponível;
  • Tempo que a companhia aérea leva para responder à solicitação;
  • Regulamento aplicável, a depender do país;
  • Se é preciso alguma medida judicial — nesses casos, o tempo será maior;
  • Demora para o julgamento.

Segundo o site da AirHelp, o tempo médio para o cliente receber a indenização varia entre três e quatro meses na União Europeia e entre 6 meses e 1 ano no Brasil. Eu (Lívia), dei entrada no meu processo em outubro de 2023 e recebi a indenização em março de 2024.

É importante lembrar que você pode acompanhar o processo no painel de controle da AirHelp. Ainda, a empresa envia e-mails com atualizações sempre que há algo de novo em seu processo.

Vale a pena usar a AirHelp?

Sim, vale a pena.

A AirHelp é uma empresa séria, que trabalha na defesa dos direitos do consumidor e tem uma taxa de aprovação de indenização elevada. Por isso, recomendamos essa marca aos nossos leitores.

O Erick já conseguiu indenização com a AirHelp

Assim como eu (Lívia), o Erick Gutierrez, fundador do Euro Dicas, também já conseguiu uma indenização por atraso de um voo para a Europa através da AirHelp. No vídeo abaixo ele explica como:

Perguntas frequentes

Ainda tem alguma dúvida com relação a AirHelp? Reunimos as principais e respondemos aqui!

Como desistir de um contrato com a AirHelp?

Após enviar uma reivindicação, o cliente tem até 14 dias para cancelar o processo pelo chat no site ou por meio de um formulário de contato sem a necessidade de explicar os motivos. Porém, após esse período, o cancelamento não é mais possível ou se a AirHelp tiver informado que a companhia aérea concordou em realizar o pagamento.

Como verificar o andamento do processo AirHelp?

Você receberá um e-mail a cada etapa do processo. Também pode verificar o andamento no seu painel de controle, basta ir em “Reclamações e voos”.

Como receber compensação pelo AirHelp via conta bancária?

Ao acessar o seu painel de controle na AirHelp, você pode selecionar o método de pagamento via conta bancária. Esse processo é feito via parceiro da AirHelp e você não paga nada a mais por isso.

Como entrar em contato com a AirHelp

Para entrar em contato com a AirHelp, você poderá acessar a página de ajuda da empresa. Além disso, é preciso estar logado na plataforma para solicitar atendimento, ou seja, a empresa só recebe mensagens de quem já é registrado no site.

Qual é a comissão da AirHelp?

A comissão varia de:

  • 0% caso você não tenha direito a indenização, a AirHelp não cobra nada. Caso seja assinante do AirHelp Plus e conseguir a indenização, você não precisa pagar a comissão, pois ela já está embutida na assinatura do plano;
  • 35% de comissão sobre a sua indenização, para casos tratados pela legislação brasileira;
  • 35% a 50% caso seu processo necessite de assistência jurídica para ser concluído e aprovado na União Europeia.

Alternativas à AirHelp

Existem diversas empresas que realizam serviços semelhantes à AirHelp. No Brasil, temos duas empresas que atuam nesse ramo e também são de confiança: a Resolvvi e a Liberfly. Visite também esses dois sites para entender qual delas é a ideal para você.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

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  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

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Lívia Tostes and Andrea Côrtes and Carolina Sanches

Lívia Tostes é natural de Minas Gerais, produtora de eventos e jornalista. Tem sede de aprendizado e por esse motivo mudou-se para Portugal para fazer Mestrado em Ciências da Comunicação. Hoje, está sempre a postos para ajudar outros brasileiros que compartilham do desejo de emigrar e viajar para a Europa.

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