Se você é um turista que adora explorar não só a cidade onde se hospeda, mas também todo o espaço ao redor, imagino que esteja nos seus planos alugar um carro para percorrer grandes distâncias com maior liberdade. O alugar um carro em Lisboa é uma boa ideia para descobrir outros recantos do país. Outra vantagem de alugar um carro é poder se hospedar nos arredores de Lisboa, que possui custos bem menos elevados do que a região central. Preparamos esse artigo para te dar algumas orientações gerais sobre alugar um carro na capital portuguesa.

Como alugar um carro em Lisboa?

Existe uma série de locadoras de veículos na capital portuguesa com uma frota bastante variada. Você pode alugar um carro citadino tradicional ou pode investir em um veículo maior, caso o grupo que esteja viajando seja mais numeroso ou sinta que poderá existir a necessidade de carregar objetos grandes ou muitas malas.

Existem duas formas de alugar um carro em Lisboa. A primeira delas é usando sites de comparadores de aluguel de carros que pesquisam e listam as ofertas de várias locadoras. Além de ter acesso às locadoras e valores, você pode filtrar também pelo modelo escolhido.  A pesquisa é sempre personalizada, você deve incluir o local de retirada e devolução do veículo e também a data e hora da retirada e da devolução. O site irá apresentar então o que há disponível no mercado a partir da sua necessidade.

Outra opção é fazer contato direto com as locadoras de veículos. Por se tratar de uma capital europeia, Lisboa reúne as principais empresas locadoras de carros como a Europcar, a Avis e a Hertz. Essas empresas grandes têm lojas no Aeroporto de Lisboa, o que é um enorme facilitador já que você pode sair do avião e entrar direto no carro que vai utilizar.

Recomendamos sempre que faça a reserva com antecedência para garantir que terá um veículo que escolheu a sua espera na hora que desejar.

Onde alugar carro em Lisboa?

Se você gostar de utilizar comparadores temos duas recomendações preciosas para te dar. A primeira delas é o Mobility e o segundo é o Rent Cars. Em ambas as plataformas irão encontrar as seguradoras com maior presença no país e irão verificar a enorme variedade de carros disponíveis.

A Mobility, que existe desde 2000, tem a facilidade do cliente falar com um dos consultores por Whatsapp, o que é sempre uma tranquilidade caso queira tirar alguma dúvida. Também é possível encontrar uma frota bastante diversificada, desde carros de luxo, com motorista, até motos e motorhome.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Existem também outros comparadores disponíveis e bastante utilizados por aqui como o Rental Cars e a Easy Car. Além desses comparadores especializados em locação de veículos, existem os comparadores de viagem que oferecem igualmente esse serviço além dos serviços tradicionais de comparação de voos e alojamento. É o caso do Momondo, do Kayak e do Skyscanner.

avenida da liberdade alugar carro lisboa

Melhores locadoras para aluguel de carro em Lisboa

Encontrar uma locadora para alugar carro em Lisboa não é uma tarefa difícil. De toda forma, para evitar surpresas desnecessárias, separamos as quatro empresas mais conhecidas por aqui para começar a sua pesquisa.

Europcar

Europcar é uma empresa presente não só em Portugal como em outros países. A rede, enorme, disponibiliza carros convencionais, comerciais e de luxo. Há a facilidade de devolver o veículo na mesma estação onde retirou ou em algum outro ponto. Existe também a possibilidade de alugar um veículo elétrico ou contratar planos personalizados para longo prazo (de 1 a 24 meses), são os chamados Long Term Solutions.

Hertz

Assim como a Europcar, a Hertz também é uma empresa internacional com forte presença em Portugal. A rede também conta com a facilidade de recolha do veículo no próprio aeroporto. Além da estação do aeroporto, a Hertz possui uma loja no centro de Lisboa, situada na Rua Castilho.

Avis

A Avis é uma rede tradicional que abriu a sua primeira loja em 1946 nos Estados Unidos e atualmente possui presença em cerca de 165 países. A locadora possui mais de 5 mil estações e veículos muito variados desde superminis a supervans. A empresa também aluga vans para transporte de objetos maiores ou equipamentos esportivos.

Em Lisboa, a Avis possui cinco lojas à disposição dos clientes: no aeroporto, na Estação do Oriente, no Centro da cidade, em Pior Velho e no Hotel Mundial.

Sixt

Uma outra locadora famosa por aqui é a Sixt, uma companhia alemã que tem a vantagem de não ter limites de quilômetros e ser mais especializada – ela é a empresa com maior parcela de carros premium na sua frota. Em Lisboa há cinco estações disponíveis: aeroporto, Lisboa Norte, Lisboa Centro, Avenida da Liberdade e Olivais.

Quanto custa o aluguel de carro em Lisboa?

Realizamos uma cotação no Mobility para ter uma ideia de custos. Para a simulação imaginamos uma viagem para Lisboa entre 1 e 10 de novembro de 2021. A cotação foi realizada no dia 27 de outubro às 14:28.

Um Citroen C1 ou similar alugado na Budget custará, durante dez dias, o valor total de 194,23 dólares. Outro carro econômico, o Fiat 500 ou similar alugado na Avis custará 203,30 dólares.

Se quiser investir em um carro a diesel, cujo consumo é mais barato, a Sixt tem um E.G. Smart for Two por 220,70 dólares.

Caso tenha preferência por um SUV, também na Sixt poderá alugar um Nissan Qashqai, um Audi Q2 ou similar para o mesmo período no valor de 426,85 dólares. Outro SUV, na Europcar, um Peugeot 3008 a diesel ou similar custará 486,24 dólares.

Se desejar escolher um carro de luxo poderá contratar um Volvo V60 ou similar na Avis por 700,34 dólares. Ainda no campo dos carros de luxo, na Hertz é possível alugar um Mercedes Vito ou similar por 1.026,97 dólares.

Mobility: descubra se é seguro alugar carro pela plataforma.

Outros custos no aluguel do carro

Na hora de alugar um veículo, você não deve pensar apenas nos custos da locadora. Andar com um carro em Portugal pode ser caro, separamos aqui as principais despesas que podem surgir no meio do caminho para se organizar financeiramente.

Portagem (pedágio)

Em muitas regiões da grande Lisboa e do país você irá passar por pedágios, chamados por aqui de portagem. Ele pode custar apenas alguns cêntimos ou alcançar alguns dígitos de euros, tudo irá depender da distância que percorrer e das estradas que escolher utilizar. Em geral, os GPS costumam dar alternativas de rotas e dos seus respectivos custos de pedágio.

Dirigir em Portugal não é assim tão complicado e um bom GPS facilmente te orientará e te ajudará a poupar alguns euros de pedágio.

Uma aquisição que pode ser interessante é alugar um veículo com Via Verde. O dispositivo que é colado no vidro da frente do carro permite que você não pare no pedágio – ele irá registrar o que tem que pagar e você pagará de uma só vez quando for entregar o carro.

Combustível

Em geral, as companhias que alugam veículos adotam a política do tanque cheio, isso é, o cliente leva o carro com o tanque cheio e deve devolvê-lo nas mesmas condições. Atenção que em Portugal o custo do combustível costuma ser bastante elevado. Se for viajar para a Espanha, por exemplo, a nossa recomendação é tentar abastecer majoritariamente por lá já que os custos são bem menores.

Uma dica básica, porém importante: antes de abastecer, confira se o carro é a gasolina ou gasóleo (diesel). Fazer uma confusão e abastecer com um tipo de combustível enquanto o veículo exige outro pode render uma grande dor de cabeça!

Seguro

Geralmente, ao alugar um veículo o valor cobrado contemplará o aluguel em si e o respectivo seguro.

De toda forma, há locadoras que apresentam para o cliente o valor só do aluguel, sem incluir o seguro. Nossa dica é perguntar sempre se o valor do aluguel inclui o seguro e, se não incluir, perguntar logo qual é esse custo adicional.

É possível também que o valor do seguro seja mais elevado se o motorista tiver menos de 25 anos – o que teoricamente implica maior risco. Por isso, a nossa indicação é questionar sempre o valor da locação e as condições do seguro.

Vistoria

Quando for alugar um carro, recomendamos que faça uma vistoria e tire fotos das marcas que o veículo tiver. Geralmente esse “tour” é acompanhado pelo funcionário da locadora.

Por mais que ache uma perda de tempo na hora, vale mesmo a pena ser minucioso e gastar alguns minutos registrando o estado em que o carro está. Isso porque, na hora da devolução, pode ser que surja algum arranhão ou alguma mossa que seja atribuída a você quando, na verdade, já estava no veículo.

Para não acabar pagando por despesas surpresas e injustas, vale a pena ficar de olho nessa vistoria inicial e registrar.

Multas

Especialmente em Lisboa há muitos radares de velocidade e de controle de avanço do sinal. Estacionar em lugares onde há parquímetro e não pagar também pode gerar multa e eventualmente uma enorme dor de cabeça porque há grandes chances do veículo ser rebocado.

Outro ponto importante é observar a sinalização de trânsito em Portugal, que pode ser diferente da sua cidade natal e o descumprimento acarretará punições. Fique de olho nas regras de trânsito e seja especialmente cauteloso para não contrair uma multa enquanto dirige por aqui.

Devolução do veículo em um posto diferente do da retirada

Algumas locadoras oferecem a possibilidade de devolver o veículo em uma loja diferente de onde ele foi retirado. Esse pode ser um verdadeiro facilitador já que você pode buscar o carro em Lisboa e entregar no Porto, por exemplo.

Fique apenas atento se não há uma cobrança extra por esse serviço de entrega em uma loja distinta, especialmente se for a muitos quilômetros de distância.

GPS, cadeirinha

As locadoras frequentemente oferecem produtos adicionais como o aluguel de GPS e cadeirinha para crianças. Se desejar contratar algum desses serviços adicionais, deve investigar o preço nas locadoras já que algumas podem ter taxas mais elevadas do que outras.

ponte alugar carro em lisboa

Dicas para alugar carro barato em Lisboa

Na hora de alugar um carro em Lisboa a dica mais preciosa que temos para te dar é uma só: pesquisar. Seja através dos comparadores, seja diretamente com as locadoras, quanto mais pesquisar melhor será a experiência.

É importante também começar a pesquisa – e fechar o negócio – com antecedência. Especialmente em períodos de pico, como o verão, os carros mais acessíveis são rapidamente alugados e, se não tiver feito uma reserva, pode ser que sobre para você um veículo mais caro que não necessariamente representa uma grande vantagem para o uso que irá dar.

Por isso, quando souber o carro que deseja alugar e o período da viagem deve começar logo as buscas e, assim que encontrar uma boa oferta, se preocupe em reservar logo o veículo.

Compensa alugar carro em Lisboa?

Essa pergunta não tem uma resposta simples, depende muito do seu perfil de visitante.

Se você pretende se hospedar no centro de Lisboa e passear só pela capital provavelmente não valerá a pena alugar um carro. O sistema de transporte público em Portugal é super eficiente e você consegue se deslocar pelos principais pontos da cidade com facilidade usando apenas o metrô ou o ônibus (autocarro).

Se for passear nas horas de pico e não quiser correr o risco de enfrentar o transporte público em Lisboa cheio, pode também contar com os táxis e carros de aplicativo (principalmente o Uber e o Bolt).

Em geral, não é preciso esperar quase nada, há sempre carros disponíveis e, para curtas distâncias, as viagens não são propriamente caras.

Estacionamento em Lisboa

Além do mais, ter um carro alugado no centro de Lisboa pode se revelar uma verdadeira dor de cabeça em termos de custo e logística porque em muitas regiões não há mesmo estacionamento disponível.

Há partes da cidade onde existem poucas vagas, muitas delas reservadas para os moradores, que possuem um dístico de residente colado no carro. Especialmente na zona histórica, onde os prédios antigos não têm garagem, é frequente gastar muito tempo à procura de vaga.

Isso sem contar que o estacionamento na rua – se não for residente – é pago através de parquímetros. As regiões da cidade estão divididas por cores. Para ter uma ideia, a tarifa verde (a mais barata) custa 0,80€ a hora enquanto a tarifa preta (a mais cara) custa 3,00€ a hora.

As tarifas intermediárias são a amarela (1,20€ a hora), a vermelha (1,60€ a hora) e a castanha (2,00€ a hora). Esse alto custo de estacionamento influencia inclusive o custo de vida de quem vive em Lisboa.

Por isso, se a sua ideia é ficar dentro da cidade, não parece valer a pena alugar um carro. Mas se o seu desejo for explorar muito os arredores (como Sintra, Cascais, Oeiras), pode ser interessante fechar um carro.

Como as distâncias em Portugal são relativamente curtas, você pode aproveitar o carro para fazer um passeio pelas lindas praias do Algarve ou até mesmo pela região do Douro, onde dá para desfrutar de belos passeios nas vinícolas. Em resumo: se o seu objetivo for explorar para além da capital, alugar um carro em Portugal pode valer muito a pena.