Aurora Boreal, saiba onde ver o fenômeno e a melhor época do ano!

Aurora Boreal, onde ver e melhores épocas do ano

Turismo na Europa  / 

Espetáculo terrestre. É assim que se pode definir essa maravilha, que ocorre entre setembro e outubro e, entre março e abril, mais precisamente nos países Escandinavos, próximos ao Círculo Polar Ártico, como Noruega e Suécia, além da Finlândia, Islândia, Alasca, Canadá, Groenlândia, entre outros.

Afinal, o que é a Aurora Boreal?

A Aurora Boreal é um show de luzes e cores, que propicia cenários variados, e é uma chamada irrecusável para uma viagem inesquecível. Esse fenômeno é causado pela atividade mútua entre as partículas de alta energia carregadas pelo vento solar, que colidem com o campo magnético da Terra.

Ao chegarem à atmosfera, as partículas se chocam com os átomos de oxigênio e nitrogênio, produzindo ondas de radiação, que geram as cores da aurora, que se espalham por diversas formas e tamanhos nos céus do Polo Norte. Uma Aurora Polar (Aurora Boreal) pode ser observada no final da tarde e à noite, com o céu isento de nuvens.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Aurora boreal também acontece no espaço

Entretanto, a Aurora Boreal não ocorre exclusivamente na Terra. Planetas como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus apresentam atividades similares aos vistos por aqui.

E há um fato relevante a ser comentado: no Hemisfério Sul também ocorre esse fenômeno, denominado por James Cook como Aurora Austral e, também, como forma de conhecimento, cita-se, que, Galileu Galilei batizou o acontecimento chamado de Aurora Boreal em referência à Aurora (deusa romana do amanhecer), e à Bóreas (deus grego dos ventos nortes).

Dicas para ver a Aurora Boreal

Dicas para ver a Aurora Boreal
Planejamento nunca é demais, quando se programa algo memorável. Portanto, reduza a zero todas as dúvidas possíveis sobre sua viagem e estadia.

Quem nunca assistiu a um programa de TV, que tinha como tema a Aurora Boreal? E quantos se encantaram com esse feito magnífico? Entretanto, uma coisa é ver essa maravilha pelo televisor: outra é presenciar a olhos nus um dos maiores, ou o maior, espetáculo da Terra.

Não deixe de ver como encontrar hotel barato na Europa.

O melhor lugar para ver a Aurora Boreal

Locais não faltarão para visitar, porém alguns itens devem ser levados em consideração. As viagens para lugares distantes, com frio extremo e sem infraestrutura até podem ser descartadas, priorizando cidades com climas menos agressivos, e com várias opções de hotéis, restaurantes, lojas, etc.

Em sites voltados ao assunto da Aurora Boreal, encontram-se diversas sugestões de viagem e, dentre essas, uma cidade Norueguesa, Tromso, considerada a capital mundial da Aurora Boreal, que além de ter toda a infraestrutura já citada acima, tem um clima considerado quente se comparada a outras cidades.

Tromso, na Noruega, é o melhor lugar para ver a Aurora Boreal

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Vale ressaltar também, que há épocas propícias para presenciar esse fenômeno magnífico. Em Tromso, por exemplo, entre 21 horas e 23 horas, se não estiver nublado, e estiver longe das luzes da cidade, as chances de ver a Aurora Polar aumentam consideravelmente.

Se você esta planejando ver a Aurora Boreal, veja dicas para comprar passagens aéreas baratas.

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.