Outros países

Bandeira da Suécia: história, cores e significado

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Entre os símbolos de um país, a bandeira ocupa lugar de destaque por representar a identidade de uma nação. Através dela, a soberania, história e valores do país são expressados. Mas você conhece a bandeira da Suécia?
Acompanhe esse artigo e conheça tudo sobre a bandeira da Suécia.

Como é a bandeira da Suécia?

A bandeira da Suécia é composta por duas cores: azul e amarela. A cor azul recobre todo o fundo da bandeira e o amarelo preenche a cruz nórdica.
O desenho da bandeira da Suécia é uma cruz nórdica ou escandinava, e suas pontas estendem-se até os cantos da bandeira. O desenho da cruz não é centrado, fica mais perto da tralha, ou seja, onde a bandeira é prendida ao mastro.
A cruz nórdica presente na bandeira da Suécia aparece em outras bandeiras de países da Escandinávia (Finlândia, Noruega, Islândia e Dinamarca).

O que é a cruz nórdica?

A cruz nórdica ou escandinava é um padrão que está associado aos países da Escandinávia. Todos os países escandinavos utilizam esse padrão, diferenciando-se na cor e tamanho. A bandeira da Dinamarca foi a primeira a usar a cruz nórdica.
O que o Brasil pode aprender com a Suécia? Saiba aqui.

Qual o significado da cruz na bandeira da Suécia?

O principal elemento da bandeira é a cruz escandinava que representa o cristianismo.

Qual o significado das cores da bandeira da Suécia?

Embora haja várias interpretações com relação as cores da bandeira da Suécia, a mais aceita é a de que foram inspiradas pelo Brasão de Armas da Suécia de 1442.
Ainda assim encontram-se registros indicando que as cores azul e amarela estão ligadas à Suécia desde o ano de 1275, período que o rei Magnus Birgersson governou o país.
Conheça 10 curiosidades sobre a Suécia (algumas são mesmo difíceis de acreditar!).

História da bandeira da Suécia

Até meados do século 16 não há registros ou imagens da bandeira da Suécia, a existência da bandeira da Suécia nesse período, é relacionado com a mitologia.
A data exata da criação da bandeira da Suécia não é conhecida. Há informações em documentos históricos que mencionam a utilização de um pano azul com uma cruz amarela a partir do século 16.
Em 1562 foi feita uma descrição no Registro Geral, sobre uma cruz amarela formada no azul. E em 1569 através de uma ordem real, determinou-se que a cruz amarela deveria figurar em todos os símbolos suecos.
Com as campanhas de propagação do Cristianismo, aumentou-se consideravelmente o número de cristãos. Principalmente no século 16, com a Reforma Protestante, a Suécia se inclinou mais para o lado religioso.
O que fica claro na bandeira, é a predominância da religião cristã, manifestado pela presença da cruz nórdica.
Você sabe quais são as melhores cidades da Suécia para morar? Confira em nosso artigo.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

A bandeira da Suécia e sua relação com a mitologia

A Suécia, assim como os demais países nórdicos, possuem um passado rico em lendas pré-cristãs.
De acordo com a mitologia, no século 12, o rei Érico IX viu uma cruz dourada no céu, quando desembarcou na Finlândia, durante a Primeira Cruzada Sueca em 1157. Ele interpretou isso como um sinal enviado por Deus, e a partir disso adotou uma bandeira de fundo azul e com uma cruz dourada.

Bandeira de oposição

Você deve estar se perguntando porque bandeira de oposição? Por volta de 1400, o rei Karl Knutsson durante a guerra contra os dinamarqueses, puxou uma bandeira no mesmo modelo da dinamarquesa mas com suas próprias cores, azul e amarelo.
A bandeira dinamarquesa é conhecida desde o ano de 1219 e é a inspiração para as bandeiras de todos os países nórdicos.
De acordo essa teoria as cores foram trocadas e o azul da bandeira da Suécia representaria a verdade, lealdade e justiça. A cor amarela representaria a generosidade da Suécia.
Este ato de resistência é descrito por alguns historiadores como decisivo para a criação do modelo da bandeira da Suécia.
Segundo outros historiadores, a bandeira sueca era azul com uma cruz branca antes de 1420 e durante o reinado do Rei Gustav Eriksson tornou-se azul com uma cruz dourada.

Bandeira de 1844 a 1906

A bandeira que foi utilizada de 1844 a 1906 possuía o símbolo da união com a Noruega. Com a dissolução desta união, o símbolo foi retirado da bandeira.

Bandeira atual

Embora a bandeira da Suécia esteja presente há centenas de anos, o design atual foi adotado oficialmente apenas em 1906. O azul presente na bandeira ficou mais claro e foi aprovada a regulamentação do uso da bandeira.
Em 1982 foi definida a relação comprimento e largura e a forma exata da cruz escandinava.
Veja nosso guia completo para morar na Suécia.

Dia da bandeira

O dia escolhido para a celebração da bandeira é 6 de junho, porque nesta data em 1523, Gustav Eriksson subiu ao trono sueco. Antes disso, ele derrotou a Dinamarca e expulsou os dinamarqueses de Estocolmo.

Curiosidades sobre a bandeira da Suécia

Dizem que as cores da equipe argentina de futebol do Boca Juniors, azul e amarelo, foram inspiradas na bandeira sueca. Os argentinos não conseguiam definir as cores da equipe de futebol. Então foi combinado que as cores do primeiro navio que chegasse ao porto da Buenos Aires seriam escolhidas. O navio que chegou trazia uma bandeira sueca.
Gostou de saber mais sobre a bandeira da Suécia? Então veja também sobre a bandeira da Espanha.
Precisa de seguro de viagem para Suécia? Descubra neste artigo e saiba como contratar o seu.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
May Bell

May Bell é brasileira, graduada em Zootecnia, pós-graduada em Administração e Economia Rural e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Adora história mundial, literatura, mapas e museus. Depois de explorar a imensidão de seu país partiu em busca de novas aventuras. Em suas inúmeras viagens, contemplou o mundo e descobriu a magia que é conhecer e desfrutar de novas culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e nova formação em Marketing Digital.

Recent Posts

Número de crimes registrados em Portugal é o maior dos últimos 10 anos

Portugal registrou um número recorde de crimes em 2023, segundo dados da Direção-Geral de Política…

% dias atrás

Visto de estudante para Irlanda em 2024: como solicitar o seu

O visto de estudante Irlanda é um dos documentos mais procurados por quem deseja se…

% dias atrás

PB4 ou seguro de viagem? Entenda as principais diferenças

Na dúvida entre PB4 ou seguro de viagem contrate os dois. Saiba quais as diferenças,…

% dias atrás

Mercados de Pulgas em Paris: muitos tesouros e algumas surpresas

Andar pelos Mercados de Pulgas em Paris (em francês, Marché aux Puces) é uma das…

% dias atrás

Cuidados de beleza em Portugal e na Alemanha: diferença gritante

Eu sempre fui uma pessoa cheirosa, mas isso mudou depois de alguns anos em Berlim.…

% dias atrás

Maiores salários mínimos da Europa: saiba onde os salários ultrapassam 2.000€

Quais os maiores salários mínimos nos países europeus? Apesar da proximidade e do alinhamento de…

% dias atrás