Categories: Espanha

Capital da Espanha: conheça mais sobre a incrível Madrid

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

A maior metrópole espanhola e uma das mais importantes do mundo, Madrid, destaca-se pelas suas atrações, infraestrutura e influência cultural e histórica no país. Saiba agora nesse artigo, tudo sobre a capital da Espanha.

Qual é a capital da Espanha?

Localizada no centro do país, a capital da Espanha é também a maior cidade espanhola. Com mais de três milhões de habitantes, Madrid é uma cidade grande e completa em vários aspectos, não só estruturalmente, mas também comercialmente e financeiramente. Possuindo um dos maiores PIB da União Europeia, o centro econômico da Espanha, também é referência quando se trata de cultura.

História da Capital da Espanha: conheça Madrid

Os primeiros registros da capital da Espanha são do século IX, quando emir Muhammed I constrói Mayrit, uma espécie de fortificação/ fortaleza, onde hoje está localizado o Palácio Real de Madrid. Em 1085, Afonso VI de Leão conquistou a região, só apenas em 1561 é que a cidade espanhola começa a ganhar destaque.
Em 1561, Felipe II transferiu a corte para Madrid, e com isso a cidade tornou-se uma grande referência cultural e histórica na época, com a arte ganhando grande evidência. A partir de 1701, a dinastia Bourbon começa a realizar mudanças urbanísticas em Madrid e a cidade começa a adquirir notáveis características.

Palácio Real de Madrid

Muitos anos depois, em 1936, Madrid volta a estar em ênfase, mas dessa vez é devido às consequências da Guerra Civil Espanhola, onde a cidade sofreu muito devido aos intensos bombardeios aéreos. Infelizmente, anos mais tarde também ocorreram alguns ataques terroristas na cidade. Em 2004 e 2006, sendo o primeiro em Comboios de Madrid e o segundo no aeroporto Barajas.
Atualmente a capital da Espanha é uma grande referência comercial, educacional e de tecnologia.
Quer saber mais sobre a história do país? Leia nosso artigo com tudo sobre a Espanha.

Qual foi a primeira capital da Espanha?

A primeira capital da Espanha foi Toledo. Toledo é uma cidade encantadora e está localizada a aproximadamente 70 km de Madrid. Com mais de 80 mil habitantes e tendo o Rio Tejo como destaque, a região com aspecto medieval convida os turistas a conhecer uma Espanha diferente.
Não deixe de visitar na cidade: Catedral de Toledo, Alcázar de Toledo, Igreja de São Tomé, Museu de Santa Cruz, Plaza del Ayuntamento, Puerta de Bisagra e muitos outros pontos turísticos.
Conheça as cidades perto de Madrid para morar e visitar.

Dados da capital da Espanha

Veja agora alguns dados sobre a capital da Espanha, Madrid.
1. A cidade Madrid possui mais de três milhões de habitantes. Em 2018, a população era de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes;
2. A capital da Espanha é uma das 20 cidades com maior quantidade de habitantes da Europa;
3. Em Madrid, o verão é seco podendo a temperatura estar por volta dos 30ºC. O inverno é certamente frio, mas não é tão comum nevar;
4. A densidade demográfica é de aproximadamente cinco mil habitantes por km²;
5. Madrid é dividida em 21 distritos municipais;
6. Devido ao seu elevado PIB, Madrid é uma das cidades mais ricas da Europa.
Pensando em morar na Espanha? Saiba o que é preciso.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Relação entre Madrid e Barcelona

Madrid e Barcelona são as principais cidades da Espanha e possuem muitas particularidades. Apesar de serem cidades completas, com muitas atividades culturais, gastronômicas e históricas, suas diferenças são evidentes e determinantes para o turista escolher qual a sua preferida.
Podemos ver uma das relações entre Madrid e Barcelona, através de uma perspectiva política envolvendo a Catalunha, relacionada com os grandes clubes de futebol da Espanha: Real Madrid e Barcelona.
Segundo matéria publicada em outubro de 2017 pelo Jornal Nexo, através da perspectiva dos rivais, o clube Real Madrid passou a ter sua imagem associada com o governo central espanhol, mesmo após a queda da ditadura franquista. Já o clube Barcelona, é como se fosse uma representação catalã, assim como seu estádio Camp Nou, um lugar de atuação pró-Catalunha.
Entenda tudo sobre a Catalunha lendo nosso artigo.

O que ver em Madrid

Saiba agora quais os pontos turísticos imperdíveis para visitar na Capital da Espanha:
1. Palácio Real de Madrid;
2. Plaza Mayor;
3. Gran Via;
4. Estádio do Real Madrid;
5. Museu do Prado;
6. Las Ventas;
7. Palácio de Cibeles;
8. Museu Rainha Sofia;
9. Praça de Espanha.

Veja como é a questão de empregos em Madrid para brasileiros.

Vale a pena conhecer a Capital da Espanha?

Sim, absolutamente! Madrid é um dos lugares mais incríveis da Europa. Além de ser uma região divertida, com muitos passeios legais para aproveitar, é uma cidade que possui um bom sistema de transportes, um ótimo sistema educacional e uma riqueza cultural muito vasta.
Conhecer Madrid é com certeza se apaixonar pela Espanha e por toda a sua história. É realmente incrível poder entender as razões que levam a cidade a ser a capital de um dos principais países do mundo. Se assim como eu, você também se encantou por Madrid, não deixe de ver nosso artigo sobre como morar em Madrid. Confira também quais são as 7 melhores cidades da Espanha para viver.
A capital espanhola é ou não é maravilhosa? Se você já também se apaixonou por ela e pensa em viver na cidade, recomendamos o nosso ebook Como morar na Espanha. É um guia completo com quase 300 páginas que vai te acompanhar em todo planejamento na jornada de mudança, desde a documentação no Brasil, custo de vida, aluguel de casa, entre tantos outros pontos super importantes.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Yara Reis

Yara é farmacêutica e pós-graduanda em metodologias ativas para a educação. Totalmente apaixonada por viagens e conhecer novas culturas, ama compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita. Realizou um grande sonho fazendo intercâmbio na Califórnia em 2016, e mobilidade acadêmica em Coimbra no ano seguinte. Paulista que se encantou pelo Porto, mas é louca por Londres, não consegue decidir qual é sua cidade preferida. Adora fazer um mochilão e acredita que conhecer grande parte do mundo é possível. Sempre que tem a chance dá dicas de gastronomia, pontos turísticos e cidades diferentes. Seu amor pela Europa começou há 3 anos e desde então morou em Portugal e viajou pela Espanha, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Itália.

Recent Posts

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás

Custo de vida na França: gastos para viver no país em 2024

Morar na França é, inegavelmente, o sonho de muitas pessoas. De fato, são muitos os…

% dias atrás