Chiado em Lisboa: história e melhores espaços

Chiado em Lisboa: história e melhores espaços

Portugal  / 

Ir até Lisboa e não conhecer o Chiado é como diz a canção “Te Ver”, de Samuel Rosa (Skank): “É como não sentir calor em Cuiabá, ou como no Arpoador não ver o mar”. O bairro Chiado em Lisboa é um dos mais simbólicos, tradicionais e representativos de Lisboa, capital de Portugal e é destino obrigatório de quem visita uma das cidades mais belas e cosmopolitas da Europa.

Chiado em Lisboa: no coração da cidade

O Chiado em Lisboa fica no centro da cidade e é conhecido também como a baixa Chiado, ou seja, o centrão antigo da capital de todos os portugueses.

Ele fica entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina e tem uma vida noturna cultural e artística pulsante. Mesmo que você não queira, no Chiado em Lisboa você se depara com inúmeros teatros, museus, bares e restaurantes.

Confira as nossas dicas do que fazer de graça em Lisboa.

História do Chiado em Lisboa

O bairro já viveu diversas “idas e vindas”, mas o Chiado em Lisboa tem uma história muito interessante. Com construções seculares, o Chiado sempre foi o point de Lisboa e por suas estreitas ruas era comum esbarrar em artistas, escritores e pessoas influentes.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.


Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26 »

Porém, na década de 1980, o Chiado foi “esquecido” pelos lisboetas e se tornou um local decadente, muito também por conta da construção e inauguração do Amoreiras Shopping Center.

Mas foi na madrugada do dia 25 de Agosto de 1988 que o destino do Chiado em Lisboa parecia selado. Um incêndio de grandes proporções queimou quase 20 edifícios e, por conta das ruas estreitas, os caminhões dos bombeiros não chegaram.

A reconstrução dos prédios durou a década de 1990 toda e, somente depois de 2000, foi que o Chiado em Lisboa voltou a ser um importante centro comercial e teve suas ruas tomadas por turistas e lisboetas.

Conheça também quais são os bairros de Lisboa.

Melhores restaurantes

 

Se você quer comer bem, no Chiado em Lisboa opções não faltam. No bairro você encontra desde bistrôs, até tabernas e restaurantes renomados e deliciosos. Vamos listar para você os melhores restaurantes do Chiado em Lisboa, confira:

10) Bairro do Avillez

O restaurante é do conceituado e renomado (com estrelas Michelin) chef português José Avillez. Muito bem recomendado, o espaço reúne diferentes opções e é, sem dúvida, uma boa pedida quando você for ao Chiado em Lisboa. Conheça o Bairro do Avillez>>

9) Boa-Bao

O Boa-Bao pode ser uma opção caso você queira desfrutar de boa comida asiática. Com uma decoração de bom gosto, no restaurante você tem a oportunidade de fazer uma viagem pela Ásia mesmo estando no coração de Lisboa. Conheça o Boa-Bao>>

8) Sacramento do Chiado

Servindo comida típica portuguesa e outras iguarias, o Sacramento do Chiado é muito bem recomendado no TripAdvisor e pode ser uma excelente ideia para um jantar romântico, a dois e a luz de velas. Conheça o Sacramento do Chiado>>

7) The B Temple

O The B Temple é, basicamente, uma hamburgueria. Porém, com doses de batatas muito bem servidas e chips de batata doce que fazem os clientes lamber os dedos, o restaurante é um bom local para tomar umas cervejas e jogar conversa fora. Conheça o The B Temple>>

6) Palácio Chiado

Dizem por aí que a gente também come com os olhos, por isso conhecer o Palácio Chiado é, além de uma experiência gastronômica, uma viagem no tempo com uma atmosfera europeia da mais alta estirpe. Conheça o Palácio Chiado>>

Descubra o que fazer em Lisboa e quais são atrações da cidade.

5) Restaurante das Flores

Simplicidade e uma excelente comida caseira portuguesa. Se você quer se sentir como um lisboeta do dia a dia, o Restaurante das Flores é tudo isso e muito mais. Ah, e o atendimento também é uma referência. Conheça o Restaurante das Flores>>

4) Oficina do Duque

Localizado na parte alta do Chiado em Lisboa, o restaurante serve pratos bastante elaborados e possui uma excelente reputação em sites especializados. Talvez uma visita e um jantar possam comprovar as altas notas que recebe. Conheça a Oficina do Duque>>

3) Belcanto

Também do Chef Avillez, o Belcanto é considerado um dos 50 melhores restaurantes do mundo (Revista britânica Restaurant) e conta com duas estrelas Michelin. Com certeza é um local onde come-se muito bem e que vale a visita. Conheça o Belcanto>>

2) Organi Chiado

Um restaurante conceito com pratos biológicos e uma excelente variedade vegetariana. Portanto, caso você queira experimentar algo diferente do habitual, é uma boa pedida no Chiado em Lisboa. Conheça o Organi Chiado>>

1) Alma

Um dos mais bem conceituados da capital portuguesa, o Alma está no Chiado em Lisboa e também detém estrela Michelin. Se você quer deixar a sua visita inesquecível, faça uma reserva e desfrute de excelentes pratos e vinhos. Conheça o Alma>>

Melhores lojas do Chiado

O Chiado em Lisboa também conta com diversas lojas que são muito interessantes. Além das grandes marcas (Fnac, etc.), no bairro você encontra a Filatelia do Chiado, por exemplo, que é o local ideal para colecionadores.

Mas também pode ir até o Café A Brasileira e a Casa Havaneza, uma tabacaria tradicional e, de quebra, tirar uma foto ao lado do inenarrável Fernando Pessoa (em frente ao estabelecimento tem uma estátua do poeta e escritor português em bronze).

 

Veja quais são as principais lojas em Portugal.

Coisas para fazer próximo

Opções e coisas para fazer no Chiado em Lisboa não faltam. Você pode ir a um dos diversos teatros do bairro (Teatro S. Luiz, Teatro da Trindade, por exemplo) ou visitar o Teatro de São Carlos, que é o único teatro de ópera do país.

Além disso pode visitar o Museu Nacional de Arte Contemporânea (Museu do Chiado), o Largo do Carmo com suas igrejas barrocas, as ruínas do convento do Carmo, o chafariz do Carmo entre outras tantas coisas de legal para se ver e fazer.

Veja o roteiro Portugal e Espanha que preparamos para quem viaja para Europa.

Morar no Chiado

A capital de Portugal está na moda e isso significa que morar no centro da cidade tem um alto custo e os preços dos aluguéis no Chiado em Lisboa estão, em português bem claro, pela hora da morte.

Preços dos aluguéis

Os preços dos aluguéis variam muito, mas para você ter uma ideia, um apartamento de um quarto (T1) pode ter um aluguel mensal de €1.200 (mil e duzentos euros) e um de dois quartos (T2) pode passar, facilmente, dos €2.000 (dois mil euros).

Leve em conta que, além de ser um centro histórico, o Chiado em Lisboa é o coração da capital portuguesa e, por isso, morar onde tudo acontece vai ter um preço.

Se para você é extremamente importante viver em um lugar badalado, vale a pena. Porém, com certeza você encontra preços mais acessíveis em outros locais da cidade, porém não em um dos bairros mais famosos, cobiçados e antigos de Lisboa.

Se você ficou interessado no bairro, descubra como é morar em Lisboa.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.