Categories: Espanha

Cidadania Espanhola: saiba quem tem direito e como solicitar

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A conta Wise é até 8 vezes mais barata do que os bancos tradicionais e não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter autorização de residência na Europa.

Abrir Conta →

Será que você tem direito à cidadania espanhola? O Brasil e a Espanha são países com laços históricos profundos e não é à toa que hoje milhares de brasileiros são descendentes de espanhóis. No entanto, muitos não sabem se têm direito à cidadania espanhola ou como solicitá-la, já que são diversas as questões jurídicas relevantes e muitos detalhes que podem causar confusão.

Portanto, confira aqui tudo o que você precisa saber sobre a nacionalidade espanhola e como obtê-la, incluindo as recentes novidades que podem favorecer esse processo!

Pergunta Resposta
Como obter cidadania espanhola? Se tiver direito e cumprir os requisitos (por qualquer uma das previsões da lei) é preciso preparar a documentação exigida, fazer o pedido e pagar a taxa correspondente.
O que é necessário para tirar cidadania espanhola? Primeiramente é preciso confirmar se você tem direito. Se tiver, verifique quais são os documentos necessários conforme o seu caso. Depois de organizar a documentação, dê entrada no pedido.
Quanto custa para tirar a cidadania espanhola? Depende do caso. O pedido de cidadania por residência, por exemplo, custa 104,05€. Devem ser somados outros gastos com documentação e os exames DELE e CCSE.

Cidadania espanhola, quem tem direito?

A nacionalidade originária se transmite com a filiação e, portanto, passa de pai para filho. No entanto, a legislação espanhola admite outras hipóteses.
Podemos citar a possibilidade de obtenção de nacionalidade pelo fato de nascer na Espanha (jus solis). Isso se aplica a alguns casos específicos, como pode ocorrer com os filhos de brasileiros.
Mas, de forma resumida, vamos enumerar quem tem direito à nacionalidade:

  • Filho de espanhol emigrado;
  • Filho de espanhol que não nasceu na Espanha, desde que conserve a nacionalidade nos três anos depois da maioridade;
  • Quem esteve sob a guarda ou a tutela de um espanhol na menoridade (o prazo para solicitar é de dois anos a partir de maioridade);
  • Netos menores de idade, desde que o genitor que não tenha nascido na Espanha já tenha ou recupere a nacionalidade antes da maioridade do filho;
  • Nascidos em território espanhol se a legislação do país de nacionalidade dos pais não transmite automaticamente a cidadania para o filho (é o caso dos filhos de brasileiros nascidos na Espanha).

Outros casos possíveis

Vale lembrar que este rol não é taxativo. Ademais, em muitos outros casos, a possibilidade seria a solicitação da nacionalidade pela via da residência. O prazo necessário é de apenas um ano de residência para:

  • Quem nasceu em território espanhol e não adquiriu a nacionalidade antes;
  • Netos de espanhóis;
  • Filhos de espanhóis ou quem esteve sob a guarda e tutela de cidadão espanhol ou de instituição espanhola;
  • Viúvos ou cônjuges.

E, para qualquer brasileiro ou ibero-americano, o prazo mínimo necessário de residência é de dois anos. Mas, cada hipótese possui requisitos próprios e há demais aspectos a serem levados em conta.

Como saber se eu tenho direito?

A legislação espanhola sofreu alterações ao longo dos anos e sempre é importante analisar o caso concreto para afirmar se existe o direito à nacionalidade originária. No entanto, é importante saber as datas e o local de nascimento dos familiares a partir do espanhol emigrado e se este se naturalizou no Brasil ou não.

Então, será necessário saber quem é o espanhol que nasceu na Espanha e se ainda ostentava a nacionalidade quando seu filho nasceu no Brasil. Em caso positivo, o filho deste espanhol também nasceu espanhol. Se não foi registrado quando criança, poderá ser depois, sem limite de idade.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Mas, o filho deste último, se estiver interessado e já for maior de idade, precisará saber se na data do seu nascimento o seu genitor tinha a nacionalidade espanhola. Nesse caso, ele também nasceu espanhol. Mas, como não foi efetuado o registro no prazo, perdeu a nacionalidade.

De qualquer forma, teria direito a um registro fora de prazo, em que constará a ocorrência da perda da cidadania, para recuperá-la na Espanha. Se o ascendente do interessado recuperou a nacionalidade espanhola quando o filho já tinha mais de dezoito anos, a possibilidade que resta a este último é solicitar pela via da residência.

Conservação e perda da Nacionalidade Espanhola

A lei espanhola sobre nacionalidade faz distinção entre os nascidos ou não no território espanhol. Assim, para a obtenção da cidadania pelos descendentes, há diferentes requisitos para cada caso.

Se o filho de espanhol nasceu no exterior e depois da maioridade não se registrou como espanhol nem efetuou a conservação no prazo, perde a nacionalidade. Como vimos, os filhos daqueles espanhóis emigrados também nasceram espanhóis e podem recuperar a nacionalidade a qualquer tempo.

Já os filhos que nasceram fora da Espanha de pai ou mãe que também nasceu fora da Espanha poderá optar pela nacionalidade espanhola até os vinte anos. E precisa conservar a nacionalidade até os vinte e um anos, manifestando o interesse de seguir sendo espanhol.

A falta de conservação da nacionalidade também é motivo de perda e, no caso da segunda geração nascida no Brasil, a recuperação só é possível na Espanha.

Como conseguir cidadania espanhola?

Há maneiras diferentes de se conseguir a nacionalidade espanhola. Mas, podemos destacar algumas vias mais comuns. Já mencionamos alguns conceitos importantes, como recuperação, por exemplo. Então, vamos ver um pouco mais sobre estes procedimentos abaixo:

1. Recuperação da Nacionalidade

Como vimos, a nacionalidade espanhola é transmitida com o nascimento e muitas vezes a pessoa, se nasceu filha de espanhol, ostentou a nacionalidade mesmo sem saber. Então, todo aquele que nasce filho de espanhol, é espanhol, mesmo que não tenha sido registrado.

Mas, se o registro não for efetuado no prazo, pode ocorrer perda da nacionalidade. O mesmo ocorre com quem foi registrado quando criança, mas não conservou a nacionalidade nos três anos posteriores à maioridade. Portanto, existe uma recuperação para quem nunca foi registrado e também para quem chegou a ser registrado, mas não conservou a nacionalidade, por exemplo.

No primeiro caso tem que ser reunida toda a documentação, que abaixo elencaremos, sendo realizado agendamento prévio para apresentação perante o Consulado.

Já no segundo caso, a recuperação é na Espanha, com a certidão de nascimento constando a anotação marginal de perda, a carteira de residência, dentro outros documentos a serem apresentados perante o Registro Civil da área da residência.

2. Opção pela Nacionalidade

Essa é a possibilidade para quem esteve sob a guarda ou tutela de um espanhol (ou mesmo instituição espanhola de acolhida) durante a menoridade.

O prazo máximo para efetuar o pedido é de dois anos a partir da maioridade, devendo ser apresentada toda a documentação necessária perante o Consulado aplicável, se o interessado reside fora da Espanha.

No caso de adoções, o prazo conta a partir da constituição do vínculo. O procedimento também pode ser realizado na Espanha, aplicando-se, geralmente, para filhos menores de quem adquiriu a nacionalidade espanhola pela residência.

3. Nacionalidade Espanhola pela residência

Essa é uma via de aquisição da nacionalidade de forma derivada, sendo necessário um período de residência contínua na Espanha. Essa possibilidade se aplica a qualquer pessoa, mesmo que não tenha um ascendente espanhol. Mas, se tiver, o tempo mínimo de residência pode ser reduzido.

Então, qualquer brasileiro, mesmo sem ascendência espanhola, pode adquirir a nacionalidade por essa via, desde que sejam cumpridos os requisitos. Enquanto para um estrangeiro comum o tempo é de dez anos, para brasileiros e ibero-americanos é de apenas dois anos.

Essa redução no prazo legal para brasileiros abre muitas possibilidades. No caso de descendentes de espanhóis, o prazo pode ser ainda menor, sendo de um ano para netos, filhos maiores, cônjuges, etc.

Como pedir?

Nesse caso, o pedido é hoje feito pela internet, numa plataforma pública do Ministério da Justiça espanhol. É necessário preencher todos os dados e fazer o upload dos documentos necessários, além de pagar a taxa do pedido. Atualmente, o valor é de 104,05€ mas sofre reajuste a cada ano (até a atualização deste artigo, em novembro de 2023, o valor ainda não foi reajustado).

Depois, quando sair a resolução favorável, os originais devem ser apresentados perante o Registro Civil competente no prazo de 180 dias, para efetivação do registro do nascimento do interessado.

Para acessar a plataforma, é imprescindível ter certificado digital ou contratar o serviço de um advogado ou gestor habilitado.

4. Nacionalidade Espanhola por simples presunção (filhos de brasileiros nascidos na Espanha)

Essa hipótese se aplica aos filhos de brasileiros que nasçam na Espanha, desde que não sejam registrados antes perante o Brasil. Esse é um detalhe importante, porque a nacionalidade espanhola apenas será atribuída caso a criança não tenha outra nacionalidade.

O pedido tem de ser realizado na Espanha, não importando se os pais residam de forma regular ou não. Além disso, os responsáveis depois podem se regularizar através do filho, uma vez que passem a ser pais de um menor espanhol.
Por fim, existem casos menos frequentes de aquisição da cidadania espanhola. Podemos citar, por exemplo, a obtenção da Nacionalidade pela chamada Carta de Natureza, quando é fruto de uma concessão discricionária do Governo, sobretudo para personalidades de destaque.

Documentos necessários para a Cidadania Espanhola

Os documentos necessários dependem do tipo de procedimento e da situação. Como comentamos, há várias formas de aquisição da nacionalidade espanhola, seja pela filiação ou pela residência.
Dessa forma, listamos aqui os principais documentos que você precisará providenciar para realizar o seu procedimento, de acordo com cada caso.

Por ascendência (para quem é descendente)

No caso da nacionalidade por jus sanguinis (direito de sangue), são os seguintes:

  • Certidão de nascimento do interessado, em inteiro teor e apostilada;
  • Certidão de nascimento do genitor espanhol (atualizada);
  • Certidão Negativa de Naturalização apostilada ou Registro Nacional de Estrangeiro do genitor espanhol (em alguns casos);
  • Certidão de nascimento do genitor brasileiro, em inteiro teor e apostilada;
  • Certidão de casamento dos pais em inteiro teor e apostilada, se houver;
  • RG dos genitores e do interessado.

Quando o processo é tramitado perante algum Consulado Geral da Espanha, pode ainda ser necessário apresentar, além dos devidos formulários preenchidos, fotos 3×4 e comprovante de residência. Além disso, é preciso apresentar certidões atualizadas, emitidas nos últimos seis ou doze meses.

Lembre-se de conferir especificamente perante o Registro Civil espanhol responsável pela sua circunscrição e área de sua residência, já que por vezes há requisitos específicos dependendo do local. Com efeito, cada Consulado costuma realizar exigências específicas, de acordo com sua própria organização interna. Mas, lembre-se que a maioria atua através de agendamento prévio, sobretudo após a pandemia.

Por residência (incluindo casos de descendentes também, dentre outros)

  • Certidão de nascimento do interessado, em inteiro teor e apostilada com tradução juramentada (o tradutor precisa ser reconhecido na Espanha);
  • Certificado de Empadronamiento;
  • Fotocópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro;
  • Fotocópia completa do Passaporte;
  • Certificado DELE mínimo A2, do Instituto Cervantes;
  • Certificado CCSE (prova de Conhecimentos Constitucionais e Socioculturais da Espanha), do Instituto Cervantes;
  • Certificado de Antecedentes Criminais apostilado com tradução juramentada.

Dependendo da situação específica, pode ser importante apresentar a Certidão de Nascimento do genitor espanhol, do avô espanhol e do genitor brasileiro que não recuperou a nacionalidade. Se o interessado for casado, apresentar a Certidão de Casamento e até de Nascimento dos filhos menores também será relevante.
Ademais, a comprovação do idioma poderá ser realizada de forma distinta em algumas situações. Então, fique atento ao seu caso e às exigências específicas.

Na hora de obter as traduções juramentadas, recomendamos que conheça a Yellowling. É uma plataforma inovadora que oferece traduções feitas por profissionais certificados. O serviço é confiável, rápido e com excelente custo. Além disso, tudo é feito 100% online.

Vale lembrar que apenas as traduções feitas por tradutores reconhecidos pelo Ministério Espanhol são aceitas para nacionalidade espanhola.

Quanto custa o processo de Cidadania Espanhola?

No caso da Nacionalidade pela Residência, cujo pedido deve ser realizado na Espanha, o valor atual da taxa é de 104,05€.

Além disso, também devem ser levados em consideração do valor dos exames do Cervantes, de 134€ (custo do Certificado DELE) e 85€ (custo do Certificado CCSE), bem como das certidões brasileiras e de sua tradução juramentada.

O pedido deve ser encaminhado após a organização dos documentos e realização dos trâmites necessários, como o pagamento da taxa

Já se você reside no Brasil, os documentos deverão ser apresentados ao Registro Civil do Consulado Geral da Espanha da sua área de residência. O gasto significativo será com a produção documental, já que há uma série de certidões a serem apresentadas e, dependendo dos cartórios onde se encontram os registros, o valor pode ser elevado.

Todas as certidões devem ser em inteiro teor e apostiladas, o que encarece o processo. Mas, pela filiação, o pedido de nacionalidade e de inscrição no Registro Civil é gratuito, assim como a emissão da Certidão de Nascimento.

Quanto tempo demora para tirar a cidadania espanhola?

O tempo de espera pode variar conforme o tipo de pedido e a demanda. Em geral, os prazos médios de conclusão ficam entre 2 e 3 anos após a data do pedido.

Em algumas situações mais específicas, o pedido pode ser concluído em menos tempo, diminuindo a espera para 1 ano.

Mudanças que podem facilitar o processo para quem está no Brasil

Nos procedimentos de nacionalidade, após a concessão do pedido, resta um último trâmite. É o chamado juramento ou a chamada jura de la nacionalidad. Trata-se de um ato formal, através do qual quem recebeu a nacionalidade jura lealdade ao Rei da Espanha e declara sua obediência às leis.

Segundo a legislação anterior, este ato deveria ser realizado em um Registro Civil, na Espanha. No entanto, agora é possível realizá-lo perante o notário, em um cartório. Isso dá mais rapidez à expedição dos documentos espanhóis, o passo seguinte.

Além disso, também será possível fazer o juramento de nacionalidade espanhola nos Consulados, perante o responsável consular do Registro Civil. Viajar a Espanha para a realização deste último ato, além do alto custo, era um grande empecilho!

Isso poderá tornar o juramento muito mais fácil e rápido. Aqueles que residirem fora da Espanha no momento da resolução da nacionalidade, não precisarão mais viajar para realizar o juramento, nem precisarão continuar residindo na Espanha até o final do processo.

A nova Lei de cidadania espanhola para netos

Em outubro de 2022 foi aprovada a Lei da Memória Democrática (conhecida popularmente como a Lei de Netos), que facilita a aquisição da nacionalidade para os netos de espanhóis em alguns casos. Uma das vantagens é que o pedido pode ser feito até mesmo pelos netos que não moram na Espanha.

Em resumo, a nova lei permite que possam pedir a nacionalidade para netos as pessoas que se enquadrem em uma dessas situações:

  • Sejam filhos ou netos de espanhóis que tenham perdido ou renunciado à nacionalidade (como consequência de exílio por motivações políticas, ideológicas ou de identidade e orientação sexual, entre outras entre 1936 e 1978);
  • Sejam filhos de mulheres espanholas que perderam a nacionalidade em função de casamento com cidadão estrangeiro;
  • Sejam filhos (maiores de idade) de cidadãos espanhóis que não tenham a nacionalidade de origem reconhecida conforme as disposições da lei.

Validade da Lei

Existe um detalhe importante que é preciso ficar atento para não perder os benefícios dessas regras: a nova lei tem prazo de validade, 21 de outubro de 2024. Isso significa que todos os pedidos de nacionalidade com base nessa legislação devem ser obrigatoriamente encaminhados até essa data.

Vantagens de ter a Cidadania Espanhola na Europa

São incontáveis as vantagens de ter a cidadania espanhola e, assim, de possuir um dos passaportes mais fortes do mundo.

A livre circulação pelo Espaço Schengen, a possibilidade de residir e trabalhar em qualquer país da União Europeia e de poder viajar sem visto para muitos países, como para os Estados Unidos, são alguns dos benefícios.

Quem conhece a Espanha certamente se apaixonará pelo país, ou ao menos pela qualidade de vida e segurança que poderá usufruir sendo espanhol e, com certeza, pensará em viver definitivamente em terras hispânicas.

Com cidadania espanhola é possível morar, estudar e trabalhar na Espanha e em outros países da União Europeia

O fato de ser um país europeu com baixo custo de vida, enquanto conta com um dos mais eficientes sistemas de saúde e de educação pública, por exemplo, tornam a Espanha um dos melhores destinos da Europa e do mundo para se viver.

E, como aprendizado da pandemia, todos perceberam ainda mais como é vantajoso ter mais de uma nacionalidade. Isso, sem dúvida, traz mais liberdade e mais perspectivas na vida. Para aqueles que podem transmitir outra nacionalidade para seus descendentes, talvez essa seja uma das heranças mais significativas.

Assessoria para Cidadania Espanhola

Como vimos, são muitos os detalhes determinantes em relação à nacionalidade espanhola e ao direito de obtê-la. E as normas estão em constante evolução. Em razão de toda a complexidade do tema, várias situações diferentes podem ocorrer até dentro de uma mesma família.

Dessa forma, só é possível ter uma resposta exata após a análise do caso concreto. Mas, poucos brasileiros sabem que também podem adquirir a nacionalidade espanhola pela via da residência por um tempo reduzido em razão de um privilégio concedido aos nacionais de países ibero-americanos.

Assim, existem diferentes possibilidades e formas de obtenção da nacionalidade espanhola, cada uma com seus respectivos requisitos. Portanto, receber o apoio de um profissional que conheça profundamente o tema e que possa conduzir o seu caso faz muita diferença, garantindo que o trâmite seja correto e que o pedido seja concedido.

São constantes os indeferimentos e atrasos nos processos em virtude de desconhecimento da lei específica e do procedimento correto, o que gera gastos excessivos com tempo e documentos desperdiçados. Por isso, se preparar com antecedência e receber o suporte de um profissional habilitado pode garantir o sucesso do procedimento.

E, então, será que você tem direito à cidadania espanhola? Esperamos que o texto tenha auxiliado. Mas, se precisar de mais ajuda e quiser que seu caso seja analisado, basta entrar em contato com a Madeira da Costa. Teremos enorme prazer em atender você.

Ainda ficou com alguma dúvida? A Dra. Vivian Madeira, do escritório Madeira da Costa, fez um vídeo diretamente da Plaza de España, em Sevilha, onde ela explicou em detalhes quem pode solicitar a nacionalidade espanhola e quais são os requisitos, acompanhe!

Perguntas frequentes sobre cidadania espanhola

Veja agora as respostas para algumas das dúvidas mais comuns sobre a cidadania espanhola.

É possível conseguir cidadania espanhola para bisnetos?

Em alguns casos, sim. É importante saber que a nova lei não atende diretamente os bisnetos de espanhóis e sim filhos e netos, como explicado acima.

Por exemplo, os bisnetos de espanhóis (que são filhos de netos de espanhóis) poderão solicitar a nacionalidade para bisnetos uma vez que seus pais já tenham a nacionalidade devidamente reconhecida.

Como conseguir cidadania espanhola pelo sobrenome?

Ter um sobrenome de origem espanhola não garante o direito à cidadania. O que mais importa é se enquadrar em qualquer uma das situações citadas acima, que são as hipóteses que dão direito a fazer pedido.

Como saber se tenho descendência espanhola?

Para saber se você tem descendência espanhola é preciso conhecer a história da sua família, principalmente se você é filho, neto ou mesmo bisneto de um cidadão espanhol.

Caso você não tenha essas informações, vale procurar conversar com parentes ou buscar informações para saber mais sobre a genealogia da família.

Quanto tempo precisa morar na Espanha para ter cidadania?

Se o pedido for feito por tempo de residência, o prazo será de um ou dois anos, dependendo do seu caso, conforme explicado acima.

Se morar na Espanha é o seu sonho você precisa conhecer o nosso Ebook Como Morar na Espanha. Ele será o seu guia mais completo e aliado na hora de preparar a sua mudança: desde a tomada de decisão, como avisar os familiares, documentos a tratar no Brasil, visto ou cidadania, custo de vida, escolha da cidade, a chegada na Espanha e até a adaptação ao país! Vale a pena garantir essa tranquilidade para realizar o seu sonho da melhor maneira. E boa sorte!

Carolina Madeira da Costa

Advogada e Assessora Jurídica, com atuação no Brasil e na Espanha. Mestre em Governança e Direitos Humanos pela Universidade Autônoma de Madrid e Mestranda em Antropologia Aplicada – Globalização e Diversidade pela Universidade Castilla-La Mancha. Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes e com formação complementar em Direito Comparado pelo Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos. Possui experiência na Secretaria Geral Ibero- Americana, em Madrid, no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na Prefeitura do Rio de Janeiro e na Procuradoria da Fazenda Nacional. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade Nacional de Direito.

Recent Posts

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás

Portugal estima que não faltarão mais médicos de família a partir de 2026

Todo residente em Portugal deverá ter acesso ao médico de família a partir de 2026.…

% dias atrás

Plano de saúde na Espanha: como funciona e quando é obrigatório

Você sabe como funciona a saúde privada na Espanha? Descubra neste artigo como ter acesso…

% dias atrás

Bolsa de estudo na Itália: descubra como conquistar a sua

Saiba tudo sobre bolsa de estudo na Itália e descubra como se candidatar para estudar…

% dias atrás