Categories: Inglaterra

Melhores cidades para morar na Inglaterra: saiba escolher a ideal

Escolher o local ideal na Inglaterra para visitar, morar ou fazer intercâmbio pode ser difícil quando você considera que quase todo o país tem excelentes alternativas para estrangeiros. Para ajudar, neste artigo apresentamos as melhores cidades para morar na Inglaterra de acordo com diversos critérios como custo e qualidade de vida. Confira.

Melhores cidades para morar na Inglaterra

Para quem procura um lugar para morar na Inglaterra, há muitas opções disponíveis, desde lugares que oferecem um estilo de vida mais tranquilo, longe da agitação das cidades mais populosas, até grandes centros como Londres.

A escolha, claro, vai depender do seu gosto pessoal e também do orçamento mensal. Isso porque, as cidades maiores possuem custos de vida mais altos, especialmente se você morar no centro.

Cidades menores, por outro lado, são mais econômicas e certamente oferecem um estilo de vida mais calmo, ideal para morar na Inglaterra com filhos. Para ajudar, separamos abaixo as melhores cidades da Inglaterra para morar. Vamos ver?

1. Londres

É claro que a capital da Inglaterra não poderia faltar em nossa lista. Apesar de o custo de vida em Londres ser muito mais caro, a cidade é o maior centro comercial do país. Com quase nove milhões de habitantes, é considerada uma das cidades financeiras mais importantes.

Para quem não gosta de ficar em casa, não faltam opções de passeios em locais históricos de grande importância como a Torre de Londres, a Tower Bridge e o Palácio de Westminster. Tudo isso sem contar as universidades, catedrais, monumentos, jardins, pubs e as boutiques de compras. Londres realmente não para.

E diferente do que muitos pensam, Londres não é a cidade mais chuvosa da Inglaterra. Aliás, o clima é mais quente do que na região norte do país, por exemplo. Além disso, o verão costuma ser bastante agradável, na maior parte do tempo, e ter dias longos, com o nascer do sol antes das 5 da manhã e o pôr-do-sol quase 10 horas da noite.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Londres é considerado por muitos a melhor cidade da Inglaterra

Quanto custa morar em Londres?

O custo de morar em Londres varia bastante dependendo do seu estilo de vida. Mas a estimativa do Numbeo é que uma pessoa solteira gasta cerca de £ 1.074,10 por mês na capital britânica, sem o aluguel.

Para que você tenha uma noção mais clara do custo de vida, apresentamos abaixo as principais despesas mensais de uma pessoa que mora em um apartamento de um quarto no centro de Londres:

Despesa Custo
Aluguel (apartamento de um quarto no centro da cidade) £ 2.071,52
Contas de casa (energia, aquecimento, água e lixo) £318,41
Internet £32,15
Alimentação £200
Passe único £3
Passe mensal £173
Táxi (partida + 1km) £5,80

Vantagens e desvantagens de morar em Londres

Londres é uma cidade vibrante e empolgante e, para estrangeiros que desejam começar uma nova vida no exterior, ela tem muito a oferecer. Desde sua rica história e cultura diversificada até sua economia em expansão e excelente qualidade de vida.

No entanto, viver em Londres também traz alguns desafios. Apresentamos abaixo as vantagens e desvantagens de morar na capital britânica:

Vantagens
  • Diversidade cultural;
  • Grandes oportunidades de trabalho;
  • Várias atrações turísticas;
  • Boa qualidade de vida;
  • Excelentes instituições de ensino.
Desvantagens
  • Alto custo de vida;
  • Clima imprevisível;
  • Transporte público lotado e movimentado.

2. Bristol

Bristol é uma charmosa cidade no sudoeste inglês que faz fronteira com o País de Gales. Ela possui antigas tradições marítimas e é hoje um dos centros mais importantes e interessantes da Grã-Bretanha. São quase 500 mil habitantes com a economia em torno da cultura e criatividade, com muitas agências de comunicação e design.

O centro da cidade é repleto de lojas de cafés, bares e restaurantes. Embora o clima seja imprevisível, o verão é bastante agradável, com temperaturas até 26ºC e o inverno é rigoroso, como no resto do país.

É preciso gostar do frio para se adaptar a Bristol, na Inglaterra

Quanto custa morar em Bristol?

Bristol tem um custo de vida mais acessível em comparação com outras cidades da Inglaterra, como Londres. O estimado é que uma pessoa solteira gasta cerca de £792 por mês sem aluguel.

Os preços de moradia e aluguel em Bristol não são altíssimos, e as despesas diárias, como alimentação e transporte público, são semelhantes a outras cidades de tamanho semelhante. Confira a tabela abaixo:

Despesa Custo
Aluguel (apartamento de um quarto no centro da cidade) £ 1.185,56
Contas de casa (energia, aquecimento, água e lixo) £238,47
Internet £33,45
Alimentação £200
Passe único £2,25
Passe mensal £84,40
Táxi (partida + 1km) £3,93

Vantagens e desvantagens de morar em Bristol

Bristol é uma das melhores cidades para morar na Inglaterra. Além de uma ampla diversidade de imóveis, serviços, cultura e esportes, aqui você encontra algumas das universidades mais renomadas do país.

Mas antes de decidir morar em Bristol, você precisa conhecer todas as vantagens e desvantagens que a cidade oferece. Confira:

Vantagens
  • Boa qualidade de vida;
  • Ampla variedade de atividades de lazer;
  • Segurança;
  • Muitas oportunidades de emprego;
  • Acesso a instituições de ensino de qualidade.
Desvantagens
  • Custo de vida elevado;
  • Clima imprevisível e chuvoso;
  • Trânsito intenso e caótico;
  • Transporte público caro.

3. Birmingham

Birmingham é outra cidade grande com mais de 1 milhão de habitantes. Este centro diversificado e inspirador está localizado nas chamadas Midlands, ou seja, no centro do país e por isso está entre as melhores cidades da Inglaterra para morar porque ela é facilmente acessível para a maioria dos outros locais do Reino Unido.

Ela também é considerada uma das cidades com mais jovens da Europa e tem como principal destaque o seu centro comercial e riqueza sociocultural. Além disso, tem grande tradição no artesanato e na indústria.

O verão em Birmingham é agradável, mas o inverno costuma ser bastante frio. Ao longo do ano, a temperatura varia de 1 °C a 21 °C.

Birmingham é uma das cidades mais desenvolvidas da Inglaterra, na imagem veja o  downtown.

Quanto custa morar em Birmingham?

Embora tenha uma economia urbana próspera e muitas oportunidades de emprego, Birmingham não tem um custo de vida muito elevado, sendo um grande atrativo para brasileiros que decidem morar na Inglaterra.

A estimativa é que uma pessoa solteira gaste em média £699,20 por mês sem aluguel. Apresentamos mais detalhes sobre os principais custos de morar em Birmingham na tabela abaixo:

Despesa Custo
Aluguel (apartamento de um quarto no centro da cidade) £887,14
Contas de casa (energia, aquecimento, água e lixo) £213,66
Internet £26,58
Alimentação £200
Passe único £2,40
Passe mensal £55
Táxi (partida + 1km) £6,12

Vantagens e desvantagens de morar em Birmingham

Classificada como uma das melhores cidades para morar na Inglaterra, Birmingham tem excelentes oportunidades de emprego e baixo custo de vida, mas também apresenta desvantagens que você precisa conhecer antes de decidir morar aqui.

Para ajudar na tomada de decisão, listamos abaixo as principais vantagens e desvantagens de Birmingham:

Vantagens
  • Baixo custo de vida;
  • Bom mercado de trabalho;
  • Diversas opções de entretenimento e vida noturna;
  • Ampla variedade de atrações turísticas;
  • Boa rede rodoviária;
  • Cidade bem conectada.
Desvantagens
  • Alta taxa de criminalidade;
  • Clima chuvoso e frio;
  • Poluição;
  • Trânsito e estacionamento caóticos.

4. Leeds

Leeds está localizada no condado de West Yorkshire, no norte da Inglaterra, tem cerca de 800 mil habitantes e é a terceira maior cidade do país. Aqui, você encontra boas oportunidades de trabalho e o segundo maior centro comercial do país, com shoppings e lojas.

Se você gosta de cultura, ópera e museus, em Leeds não vai faltar programação aos fins de semana. Isso sem contar que a cidade também é conhecida por seus clubes e vida noturna. Nela, existem pubs tradicionais, bares de coquetéis modernos, restaurantes renomados, quiosques e músicas ao vivo.

A poucos quilômetros da cidade estão locais com paisagens magníficas, ótimos para uma escapada no fim de semana. A cidade conta com um aeroporto que faz voos para todo o Reino Unido. O clima é bastante ameno, embora os invernos sejam frios.

O trânsito em Leeds é intenso, considere isso antes de escolher a cidade.

Quanto custa morar em Leeds?

Morar em Leeds é muito mais barato do que morar em grandes cidades como Londres. A despesa média de uma pessoa solteira é de aproximadamente £781,20 por mês sem o aluguel.

Mas, para que você possa entender melhor os custos de viver em uma das melhores cidades para morar na Inglaterra, trouxemos os valores das principais despesas mensais de uma pessoa em Leeds:

Despesa Custo
Aluguel (apartamento de um quarto no centro da cidade) £821,43
Contas de casa (energia, aquecimento, água e lixo) £213,66
Internet £31,31
Alimentação £200
Passe único £2
Passe mensal £75
Táxi (partida + 1km) £5,93

Vantagens e desvantagens de morar em Leeds

Leeds é, sem dúvida, um bom lugar para se viver na Inglaterra. Contudo, assim como qualquer outra cidade do país, tem desvantagens que precisam ser consideradas por quem decide se estabelecer aqui. Veja só:

Vantagens
  • Cidade multicultural;
  • Muitos espaços verdes;
  • Várias oportunidades de emprego;
  • Baixo custo de vida;
  • Grande variedade de restaurantes e cafés;
  • Bem conectada com outras cidades;
  • Acesso a instituições de ensino de renome.
Desvantagens
  • Clima imprevisível;
  • Invernos frios e longos;
  • Muito trânsito;
  • Aeroporto pequeno.

5. Manchester

Manchester, com uma população de cerca de meio milhão de habitantes, é uma cidade muito menor do que Londres e o custo de vida é consideravelmente mais baixo.

Mas Manchester não deixa de ser importante. Ela é o terceiro maior porto comercial da Inglaterra e capital da Revolução Industrial, sendo até hoje um importante polo industrial nos setores têxtil, vestuário, metalurgia, eletrotécnica, tabaco, químico-farmacêutico, petroquímico, alimentício, madeira, papel e borracha.

A cidade impressiona por sua beleza natural, nos caminhos de paralelepípedos, parques e avenidas arborizadas e nos incríveis murais que colorem e animam Manchester. É um importante centro urbano e muito rico em cultura, com uma miríade de museus, teatros e salas de música.

É importante mencionar, no entanto, que a cidade tem invernos e verões frios. De junho a setembro, as temperaturas são um pouco mais altas, os dias são mais longos e o clima é mais ameno. Por fim, como é uma cidade pequena da Inglaterra, é possível se transportar facilmente a pé ou com transporte público.

Manchester é uma das cidades mais agitadas da Inglaterra

Quanto custa morar em Manchester?

Apesar de ser uma cidade tão grande, Manchester tem um custo de vida acessível se comparada com Londres, por exemplo. A despesa média de uma pessoa solteira fica em torno de £780,90 por mês sem aluguel.

Mas como as despesas mensais variam de acordo com o estilo de vida de cada pessoa, apresentamos na tabela abaixo os valores dos principais gastos que você pode ter na cidade:

Despesa Custo
Aluguel (apartamento de um quarto no centro da cidade) £983,92
Contas de casa (energia, aquecimento, água e lixo) £228,71
Internet £28,43
Alimentação £200
Passe único £2
Passe mensal £80
Táxi (partida + 1km) £3,95

Vantagens e desvantagens de morar em Manchester

Existem tantos aspectos positivos que Manchester oferece aos seus residentes, que não é de estranhar que seja considerada uma das melhores cidades para morar na Inglaterra. Mas, como você pode perceber na lista abaixo, ela também conta com algumas desvantagens:

Vantagens
  • Grande variedade de opções de emprego;
  • Excelente rede de transporte público;
  • Culturalmente diversa;
  • Vida noturna agitada;
  • Instituições de ensino de qualidade;
  • Custo de vida acessível.
Desvantagens
  • Longas listas de espera no NHS;
  • Clima imprevisível e chuvoso;
  • Salários mais baixos.

Qual cidade da Inglaterra tem melhor qualidade de vida?

Muitos brasileiros que desejam morar na Inglaterra estão em busca de uma melhor qualidade de vida. Ou seja, buscam por uma educação, saúde e segurança melhores que o Brasil.

Para fazer a análise das melhores cidades da Inglaterra no quesito qualidade de vida, usamos os dados do site Numbeo. Assim, consideramos Birmingham a cidade com melhor qualidade de vida na Inglaterra. Os níveis são considerados bastante elevados, no site é 151,6 (de um total de 200).

A maioria das cidades inglesas oferecem uma excelente qualidade de vida aos seus moradores. Crédito: Andrea Côrtes

Outras cidades

Outras cidades na Inglaterra com boa qualidade de vida de acordo com os dados do site Numbeo são:

  • Manchester: a cidade apresenta elevados índices de poder de compra e cuidados com saúde. Enquanto a segurança, custo de vida, poluição e tempo no trânsito são classificados como moderados. Pontuação – 149,8;
  • Londres: possui índices moderados de poder de compra, segurança e poluição. Por outro lado, apresenta elevada classificação nos quesitos cuidados de saúde e clima. Pontuação – 127.

Melhor cidade da Inglaterra para intercâmbio

Quem quer fazer intercâmbio também procura a melhor cidade da Inglaterra para estudar. É claro que o intercâmbio em Londres chama atenção e é a primeira opção de muitas pessoas por conta da vida agitada e boas oportunidades.

Por outro lado, o custo de vida na cidade é muito caro. Sendo assim, aqui, queremos ir além do óbvio. Para ajudar, veja o top 5 das melhores cidades da Inglaterra para intercâmbio.

1. Cambridge

É claro que Cambridge deve estar no topo da nossa lista. A famosa cidade universitária fica apenas a 80 km ao norte de Londres.

O centro da cidade está organizado em torno da área onde se situam os grandes colégios históricos e não perdeu o encanto aristocrático que sempre teve desde a fundação da Universidade de Cambridge (século XIII), listada como uma das 5 melhores universidades da Europa e do mundo.

São 31 faculdades na cidade e é ideal para quem quer fazer intercâmbio.

2. Oxford

Outra cidade universitária que não poderia faltar entre as melhores cidades da Inglaterra para intercâmbio é Oxford. Lá está a Universidade de Oxford, a primeira do país, fundada ainda neste século XIII e uma das mais prestigiadas do mundo.

Além da famosa universidade, a cidade conta com diversas faculdades, institutos superiores e de pesquisa, museus, bibliotecas (incluindo a Biblioteca Bodleian, fundada em 1602) e teatros. A universidade está equipada com um vasto complexo de laboratórios, museus, bibliotecas, entre outros. Ou seja, é o lugar ideal para quem quer aprimorar os estudos em um intercâmbio.

3. Liverpool

Já pensou em fazer o seu intercâmbio no mesmo lugar em que John, Paul, George e Ringo nasceram? A terra dos Beatles é conhecida como uma das melhores para se estudar e fazer um intercâmbio.

Liverpool fica perto de Londres, apenas 2 horas de trem, e tem um custo de vida muito mais baixo do que na capital, além de muitas escolas e universidades com programas especiais para intercambistas. Também tem uma vida noturna bastante agitada e muitas opções de lazer.

4. Brighton

Brighton é outra cidade perto de Londres com um custo de vida mais baixo. A apenas 90 quilômetros de distância da capital, a cidade é conhecida como Londres à beira-mar e é ideal para quem não abre mão de uma praia. É claro, que não são tão quentes quanto as praias brasileiras, mas com certeza é um atrativo.

Além de duas universidades e uma faculdade de medicina, a cidade tem uma vida cultural e noturna agitada e atrai muitos jovens. Também, em julho ou agosto, acontece a maior parada do orgulho LGBT do mundo.

5. Manchester

Quem quer viver um intercâmbio em uma cidade grande, sem precisar arcar com os custos da cara Londres, pode ter em Manchester uma excelente opção. Ela é moderna, dinâmica, possui uma rede de transporte muito eficiente e até um serviço de ônibus gratuito.

A cidade tem cerca de 500 mil habitantes e é um grande centro econômico da Inglaterra, ou seja, é ótimo se você pretende estudar e trabalhar na Inglaterra.

Qual a melhor cidade da Inglaterra para aprender inglês?

Consideramos que Cambridge é a melhor cidade da Inglaterra para aprender inglês.

A cidade universitária tem algumas das melhores escolas de idioma do mundo. Também, lá eles praticam o inglês sem variações ou sotaques, um inglês verdadeiramente puro. Além disso, como reúne estudantes de vários países, é perfeito para um intercâmbio cultural.

A cidade é o berço de estudiosos como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking. Além disso, com apenas 100 mil habitantes, você pode andar facilmente a pé, já é uma grande economia de transporte, não é mesmo?

Apenas a 65 quilômetros de Londres, cerca de 1h30, tem um custo de vida muito mais baixo do que na capital. Ou seja, se você quiser conhecer Londres, basta uma curta viagem.

Outras cidades para estudar inglês

No entanto, Cambridge não é a única cidade boa para quem quer estudar inglês, veja outras alternativas:

  • Londres: apesar do custo de vida, Londres sempre tem o seu charme. A capital é muito rica em cultura, oportunidades de emprego, escolas de idiomas e é bastante atrativa para turistas. Também é o melhor lugar para aprender inglês voltado para negócios;
  • Bristol: é um tesouro escondido, perto de Londres, é considerada uma das cidades culturalmente mais importantes do sul da Inglaterra. Também tem teatros, cervejarias e festivais de música. Além de ter um custo de vida melhor do que a capital;
  • Brighton: a cidade fica perto de Londres, ao sul, no Canal da Mancha, e tem um custo de vida muito mais baixo. Além disso, a vida social na cidade é muito agitada. Também, as escolas de inglês tem o ensino do mais alto nível.

Melhor cidade para morar com crianças na Inglaterra

Na nossa opinião, Oxford é a melhor cidade para morar com crianças na Inglaterra. Apesar de ser famosa por ser a casa da Universidade de Oxford, há muito mais do que isso para quem decide viver aqui com a família.

A cidade de Oxford é atraente, tranquila e segura. Nela, você encontrará muitas opções de moradia adequadas, e sua proximidade de Londres é ideal para deslocamentos diários ou para passeios em família.

Há também muitos parques encantadores para desfrutar nas proximidades, incluindo sete grandes parques na própria Oxford. Além disso, a cidade conta com excelentes escolas públicas e privadas, incluindo instituições de ensino de alto escalão como:

  • St Andrew’s C of E;
  • Beckley C of E;
  • Matthew Arnold School;
  • Cherwell School.

Outras cidades para morar com crianças

E, para quem está buscando as melhores cidades para morar na Inglaterra com a família, aqui estão outras opções a serem consideradas:

  • Bristol: é uma cidade vibrante com uma boa economia e uma impressionante diversidade cultural e artística. Aqui, você encontra muito espaço verde e atrações populares como o Bristol Zoo Gardens e o SS Great Britain. A cidade também fica perto da costa, facilitando passeios de um dia à beira-mar;
  • Liverpool: é uma opção fantástica para famílias que se mudam para a Inglaterra. O custo de vida é baixo, as oportunidades de emprego são boas e você encontrará belas paisagens e praias próximas à cidade;
  • Brighton: a cidade tem tudo o que uma família poderia desejar. Não só há muito o que fazer na cidade em si, incluindo a praia e o píer, mas você também tem o impressionante South Downs National Park bem ao lado.

Quais as melhores cidades da Inglaterra para visitar?

Londres, Bristol, Bath, Dorset e York estão entre algumas das melhores cidades para visitar na Inglaterra. Falamos abaixo sobre cada uma delas para que você entenda o porquê delas estarem sempre nos roteiros de quem planeja viajar para a Inglaterra:

Londres

Como sempre, Londres faz parte da nossa lista. Afinal, a capital é a principal cidade do país e uma das mais visitadas. E motivos não faltam: são muitos pontos turísticos como o Palácio de Buckingham, a cerimônia da troca da Guarda de Sua Majestade, o Big Ben, a Casa do Parlamento e a Catedral de São Paulo em Londres.

Com diversas atrações culturais e históricas, Londres é uma das melhores cidades para visitar. Crédito: Andrea Côrtes

Isso sem contar que Londres é uma das principais cidades artísticas do mundo. São muitas galerias de artes, visitadas por milhões de pessoas todos os anos. Londres é a mistura perfeita de uma cidade que reúne cultura, história e modernidade em um único lugar.

Bristol

Também já falamos bastante de Bristol aqui, mas a cidade não poderia ficar de fora. Ela é conhecida por sua arte de rua e lar de Banksy, o seu grande expoente. Isso sem contar que é um dos lugares mais bonitos da Inglaterra, tem um clima ameno, atividade cultural dinâmica, muita história e cultura. São muitas coisas para fazer, os festivais acontecem o ano todo, além de muitas opções de restaurantes e estadia.

Bath

Um dos melhores lugares para se visitar na Inglaterra é Bath. Além de ser uma das cidades inglesas mais bonitas, há muita coisa para se fazer. Existem muitos spas locais, água quente e hidromassagem. Para se ter ideia, ela é considerada Patrimônio da Humanidade por conta do seu templo romano em homenagem à Deusa Minerva, hoje chamado Museu dos Banhos Romanos.

Se você ama literatura inglesa, esse é o lugar certo. A cidade e os salões de baile de estilo georgiano foram cenário dos livros Persuasão e Northanger Abbey da famosa escritora Jane Austen. Além disso, você pode ver o Jane Austen Centre e os Bath Assembly Rooms, são realmente muito interessantes.

Dorset

Se você está em busca de belas paisagens e aventuras ao ar livre, você deve ir a Dorset, um dos melhores lugares para se visitar na Inglaterra. O pequeno condado é lindo e conta com pontos turísticos incríveis. Podemos destacar a famosa Costa Jurássica, que vai de East Devon a Old Harry Rocks, perto de Swanage, que foram formados há milhões de anos, durante o período Triássico.

Outra paisagem de tirar o fôlego é o Durdle Door, um penhasco em arco em uma das praias mais bonitas de Dorset. Uma opção de passeio incrível é a vila de Tyneham, abandonada durante a Segunda Guerra Mundial.

York

A “velha” York não é tão conhecida como a sua filha norte-americana, mas a cidade vale a pena ser visitada. Ela é a capital do famoso Yorkshire Pudding, uma das comidas típicas da Inglaterra e é realmente fantástico. A cidade tem um ar Viking e um aspecto fascinante de uma cidade medieval, perfeita para passear. Impossível não ver a Catedral Gótica: afinal, é a maior da Inglaterra.

Você também tem que ir para The Shambles cheia de ruas de paralelepípedos, cafés e restaurantes, que também inspirou o Beco Diagonal de Harry Potter!

Como escolher a melhor cidade para morar na Inglaterra?

Para escolher a melhor cidade para morar na Inglaterra, considere aspectos como qualidade e custo de vida, mercado de trabalho, locomoção, diversidade de escolas e universidades, e localização. Veja só:

Regiões da Inglaterra

A Inglaterra é dividida em 9 regiões, subdivididas em vários condados, baseadas em divisões geográficas. Cada uma possui características culturais, econômicas e históricas próprias que vale a pena considerar na hora de escolher a melhor cidade para morar no país. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas a seguir:

  • Greater London (Grande Londres): representa a maior área urbana da Inglaterra com mais de 8 milhões de habitantes. Essa região abrange a capital da Inglaterra e do Reino Unido e é um importante centro comercial, financeiro, político e cultural do país;
  • South East (Sudeste): composta por 9 condados e com cerca de 9 milhões de pessoas, essa é uma das maiores regiões da Inglaterra. Entre as suas cidades ilustres, estão Brighton, uma cidade litorânea, e Oxford, com sua famosa universidade e história;
  • South West (Sudoeste): região rica em história e cultura, a South West tem uma área de 24 mil km² e 6 condados. Bristol é a principal cidade da região com seu porto marítimo. Nessa região também fica Bath e as colinas de Cotswold;
  • Yorkshire and the Humber (Yorkshire e Humber): é a maior região da Inglaterra em área e sua principal cidade é Leeds. Abrange os condados de Yorkshire e uma parte de Lincolnshire. Tem paisagens naturais belíssimas;
  • North East (Nordeste): região localizada ao norte do país, próximo da fronteira com a Escócia. A maior cidade é Newcastle upon Tyne, famosa pela sua cultura urbana, mas na região é possível encontrar castelos medievais, muralhas e catedrais históricos;
  • North West (Noroeste): é a terceira região mais populosa do país. É famosa por suas belas paisagens naturais como o Lake District e cidades industriais como Liverpool, Chester e Manchester;
  • East Midlands (Midlands do Leste): região inglesa composta por 6 condados historicamente ligados à mineração e à Revolução Industrial. Nottingham é a maior cidade da East Midlands, famosa pela lenda de Robin Hood. A região também tem atrações naturais imperdíveis;
  • West Midlands (Midlands do Oeste): composta por 6 condados e 1 área metropolitana é uma das principais regiões da Inglaterra. A maior cidade é Birmingham, um importante centro financeiro e comercial, mas também abriga cidades históricas como Stratford-upon-Avon, terra natal de Shakespeare;
  • East of England (Leste da Inglaterra): famosa pelas suas áreas litorâneas e paisagens rurais, a região abrange 6 condados diferentes. Nela, está localizada a cidade de Cambridge e Colchester, a cidade mais antiga da Inglaterra.

IDH (Qualidade de vida)

A Inglaterra é um país com boa qualidade de vida. Em 2020, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) era de 0,940, uma nota bastante alta, pois se aproxima de 1. Isso indica que o país oferece ótimas condições de segurança, educação, emprego e qualidade de vida para os seus habitantes.

Apesar disso, é importante lembrar que esse valor oscila entre as cidades inglesas. Portanto, vale a pena pesquisar sobre o IDH da cidade onde você deseja morar para ter uma ideia de como será a sua qualidade de vida. Embora existam poucos dados recentes, Londres, Reading, Oxford e Bristol são citadas como cidades com melhor qualidade de vida no país.

Custo de vida

O custo de vida na Inglaterra costuma ser um dos fatores decisivos para a maioria das pessoas que procuram uma cidade para morar no país. Normalmente, as áreas afastadas de Londres são as mais acessíveis para quem tem um orçamento mais restrito.

É claro que isso não significa que elas não ofereçam uma boa qualidade de vida para seus habitantes. Como vimos acima, cidades como Bristol, Birmingham, Leeds e Manchester são menores que a capital britânica e possuem uma excelente infraestrutura, boas condições de emprego e locomoção.

Mercado de trabalho

A menos que você seja aposentado, é claro que vai querer ter certeza de que a cidade para a qual planeja se mudar oferece muitas oportunidades de emprego, não é mesmo?

Muitas pessoas optam por viver fora das grandes cidades, mas depois se deslocam para a cidade para trabalhar na Inglaterra. Se você prefere não fazer um trajeto longo e movimentado todos os dias, é ainda mais importante garantir que existem empregos suficientes onde planeja se mudar.

Para isso, acesse sites especializados e pesquise sobre vagas de emprego em agências de recrutamento. Essa simples prática permite que você tenha uma noção de como é o mercado de trabalho na cidade e se ele oferece boas oportunidades para a sua área de atuação.

Escolas e universidades

A Inglaterra é um país famoso pelas suas universidades renomadas, ensino de qualidade e oportunidades para estudantes internacionais. Se você planeja estudar no país, vale a pena morar em cidades inglesas com boas instituições de ensino, vida estudantil agitada e boa infraestrutura.

Londres, Manchester e Cambridge são alguns exemplos de cidades ideais para estudantes. Essas duas últimas, em especial, abrigam universidades tradicionais e oferecem um custo de vida mais acessível e vida noturna agitada para estudantes. Embora Londres conte com mais de 40 universidades, ela é uma das cidades mais caras da Europa, o que pode ser um empecilho para o orçamento de vários estudantes.

Locomoção

É importante certificar-se de que o local escolhido para morar na Inglaterra tem uma boa infraestrutura para garantir que seja fácil se locomover tanto dentro como fora da cidade. Algumas áreas mais remotas, embora bonitas e tranquilas, podem não oferecer esse tipo de vantagem aos seus habitantes.

Por outro lado, áreas mais urbanizadas podem ter congestionamentos intensos, dificultando a locomoção. Assim, você deve avaliar com cuidado a qualidade o transporte público e que ele permite o fácil acesso a locais essenciais da vida cotidiana como:

  • Consultórios médicos;
  • Hospitais;
  • Escolas;
  • Lojas;
  • Restaurantes, entre outros.

Na dúvida de qual cidade inglesa é a ideal para o seu perfil? Confira a live que o Euro Dicas preparou sobre Como escolher o país e a cidade da Europa. Na live foram abordados pontos fundamentais, como a facilidade de obtenção de visto e a consideração do custo de vida na hora de escolher o destino (e muito mais!). Vale a pena conferir.

Precisa de visto para morar nas melhores cidades da Inglaterra?

Sim. Todos os brasileiros, mesmo aqueles com cidadania europeia, que planejam morar nas melhores cidades da Inglaterra por mais de seis meses precisam solicitar um visto. O tipo de autorização varia de acordo com o perfil e objetivos do requerente e podem ser:

  • Visto de estudante;
  • Visto de trabalho temporário;
  • Visto de trabalho de longa duração;
  • Visto de cônjuge;
  • Visto de família.

É importante lembrar que cada visto para Inglaterra possui seus próprios requisitos, tempo de permanência e custos. Por isso, é essencial se informar bem sobre eles antes de aplicar.

Vale a pena morar nas melhores cidades da Inglaterra?

Sim! As razões pelas quais vale a pena morar nas melhores cidades da Inglaterra são muitas. Além de possuírem uma cultura fascinante, instituições de ensino reconhecidas a nível mundial, elas oferecem a qualidade de vida que permitirá que você se desenvolva pessoal e profissionalmente.

Para quem não sabe ou não domina o idioma, mudar-se para uma das melhores cidades da Inglaterra é uma das melhores maneiras de aprender inglês. Afinal, você estará completamente cercado de nativos, acelerando o seu aprendizado.

Caso você queira mudar para Inglaterra, mas ainda tem dúvidas sobre como começar o seu planejamento, recomendamos o nosso ebook Como morar na Inglaterra, que reúne todas as informações atualizadas que você precisa saber para organizar e fazer a sua mudança, com tranquilidade e segurança.

O ebook foi produzido pela equipe do Euro Dicas. Com certeza será um grande aliado durante todo o processo. Boa mudança!

Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás

Portugal estima que não faltarão mais médicos de família a partir de 2026

Todo residente em Portugal deverá ter acesso ao médico de família a partir de 2026.…

% dias atrás

Plano de saúde na Espanha: como funciona e quando é obrigatório

Você sabe como funciona a saúde privada na Espanha? Descubra neste artigo como ter acesso…

% dias atrás

Bolsa de estudo na Itália: descubra como conquistar a sua

Saiba tudo sobre bolsa de estudo na Itália e descubra como se candidatar para estudar…

% dias atrás