Clima na Itália: tudo o que precisa saber sobre as variações no país

A Itália é um dos países mais belos da Europa, além da maravilhosa culinária, o país reserva também muitas surpresas quando o assunto envolve clima e temperatura. Neste artigo, vamos explorar o clima na Itália que pode ser considerado variável entre uma região e outra, muito em função de sua geografia diversa.

Clima na Itália: frio e calor em diferentes partes do país ao mesmo tempo

Localizada em uma península, a Itália encontra-se cercada pelo mar, o que garante a ela um clima mediterrâneo em diversas partes do país. O terreno geográfico é bastante diversificado, basta viajar de norte a sul para encontrar praias paradisíacas, montanhas e Alpes incríveis a poucas horas de distância um do outro, e com um clima bem diferente também.
Em um mesmo período, é possível ter um clima quente nas cidades litorâneas com bastante sol e pouca roupa, e ao mesmo tempo frio nos Alpes e montanhas, com muito agasalho, gorro e luvas.
Apesar das estações do ano na Europa serem bem delimitadas (primavera, verão, outono e inverno), o clima na Itália se revela uma caixinha de surpresas em função dos seus vários microclimas.

A Itália e seus microclimas

Em Roma, o clima será provavelmente o oposto de Milão, que será diferente de Veneza e assim por diante. Mesmo no verão, pode chover na região norte (Turim, Verona e Milão) e simultaneamente fazer sol em Florença, a título de exemplo.
O norte da Itália, no entanto, durante o inverno possui temperaturas muito baixas sendo comum nevar nessa região, sobretudo em cidades como: Bolonha, Milão e Turim.
Janeiro é o mês mais frio, e os termômetros variam muito de uma cidade para a outra.
Em determinados dias de dezembro e janeiro, pode ocorrer neve em Milão com temperaturas abaixo de zero;  em cidades como Nápoles e Palermo um pouco acima de 10°C, ou mesmo Turim abaixo de zero e Roma um pouco mais de cinco graus.
Em linhas gerais, podemos notar que o clima na Itália é versátil, indo ao extremo, desde um verão bastante quente, a um inverno severo.
Isso requer levar todos os tipos de roupa na mala em uma viagem de férias para o país.
Viagem pela Itália: como organizar o roteiro, documentos e vistos.

As estações do ano na Itália

Primavera

A melhor época do ano para visitar o país com certeza é na primavera, quando o clima na Itália está mais agradável.
A razão disso, se deve ao fato desses meses estarem entre as 2 estações mais intensas do ano, quando o calor e frio atingem seu ápice. Nesse período, as temperaturas não ultrapassam os 28°C, e a mínima 10°C (um pouco frio para o padrão brasileiro).
A primavera no país é ensolarada, com temperaturas agradáveis, ruas floridas e dias longos, possibilitando curtir bastante a cidade.
Nessa estação, as cidades mais interessantes para se visitar são: Florença, Veneza e Roma. A vida social nesses lugares se torna mais agitada, com atividades ao ar livre.
Meses: março, abril e maio.

Verão

A época preferida dos turistas, revela a chegada da alta temporada quando a paisagem se transforma, com praias fervilhando de banhistas sob o sol escaldante europeu.
No verão italiano, a temperatura pode chegar em torno de 35°C (algo normal para os brasileiros, acostumados a temperaturas que podem alcançar 40°C facilmente).
Importante também considerar que as temperaturas podem variar bastante entre um ano e outro, ou seja, o calor abafado que ocorreu no ano anterior, pode não ser da mesma forma no ano seguinte.
Contudo, tenha em mente que por ser alta temporada os preços de modo geral não serão muito convidativos, porém haverá muito mais opções de passeios/tours.
Meses: junho, julho e agosto.
Saiba também como é o clima em Portugal e na Espanha.

Outono

O outono na Itália é um período de transição, sucessivamente os dias vão se tornando mais curtos e a temperatura vai caindo gradualmente.
Apesar disso, até outubro o clima ainda está agradável, mas a chegada de novembro anuncia também uma mudança perceptível na temperatura e chegada da chuva.
Meses: setembro, outubro e novembro.

Inverno

O inverno não é a estação preferida dos viajantes, mas aqueles que não se importam com as baixas temperaturas, terão a chance de ver nevoeiros, geadas e até mesmo neve.
Nessa estação, o clima na Itália (principalmente no norte) se torna rigoroso, com temperaturas oscilando entre 2°C a -14°C (dependendo da região). Com os rios congelados, os passeios de barco ficam restritos, resta a ideia de esquiar como sendo a melhor opção.
Para quem nunca viu neve é um momento único, porém a partir do terceiro dia isso pode ser entediante. Nessa época, os dias são mais curtos, a noite pode chegar por volta das 17h00 e costuma chover.
Se o inverno for a sua estação favorita, saiba que cidades como Turim, Bolonha e Milão são bons destinos.
Meses: dezembro, janeiro e fevereiro.

Inverno na Europa: saiba como lidar com o frio europeu.

Clima na Itália por todo o território

O território italiano é estreito e longo, além de estar cercado pelo mar, na região dos Alpes (norte), o clima é frio temperado (isso significa gélido no inverno), podendo inclusive nevar em algumas ocasiões, conforme já mencionamos.
Já no verão, predomina o calor, podendo ocorrer chuvas com frequência, entretanto, ao longo da costa os verões são secos e quentes, assim como no sul do país.
Em locais como a Sicília e Sardenha, o clima é considerado subtropical.
Essas variações climáticas entre uma região e outra acontece devido ao formato e posição do país.
Conheça o mapa da Itália e veja onde fica cada uma das regiões mencionadas acima.

Clima na Itália mês a mês

  • Dezembro/janeiro: frio na região norte, sendo um período bastante úmido, se ainda assim quiser passar férias no país, só restará visitar locais cobertos como: palácios, museus, restaurantes e também a possibilidade de esquiar. Na região sul, clima bem mais ameno;
  • Fevereiro: ainda frio, porém um pouco menos se compararmos com o mês anterior, mesmo assim, lazer só indoor (interior de um ambiente);
  • Março: o inverno chegando ao fim, mas ainda um pouco frio;
  • Abril: o início de uma estação ideal para visitar o país;
  • Maio/junho: excelente período para conhecer a Itália, em qualquer parte do país;
  • Julho: excelente momento também para visitar a Itália, mesmo que nas cidades menores situadas no centro-sul, a temperatura seja um pouco sufocante;
  • Agosto: ápice da alta temporada, quando uma multidão de turistas invadem o país, em todas as regiões;
  • Setembro: excelente época em qualquer parte do país.
  • Outubro: ocorre uma queda na temperatura, iniciando uma temporada chuvosa em toda a Itália;
  • Novembro: menos frio do que em janeiro, e com limitações sobretudo quando o assunto é lazer.

Veja quais são as 10 melhores cidades da Itália para morar.

Quando visitar a Itália

Devido a essa variedade climática, podemos dizer que em qualquer mês do ano pode ser um bom período para visitar a Itália, desde que o viajante leve em consideração quais são seus interesses e prioridades.
Para quem curte praia, os meses de alta temporada são uma ótima opção, contudo, se a preferência for pelo frio, o clima de montanha dos alpes é a melhor alternativa, principalmente nos meses de dezembro a março.
Na região sul da Itália, mesmo no inverno, a temperatura é suave, sendo um bom momento para viajar quando os preços estão bem mais em conta do que na alta temporada.
Mas se o interesse for pelas cidades que respiram arte, os meses ideais são: março, abril, maio e junho, assim como setembro e outubro também.
Muitos viajantes optam por visitar um país de forma mais completa, alugando um automóvel e viajando por conta própria de norte a sul (roadtrip), tendo em vista que alguns países da Europa são relativamente pequenos (em extensão).
Neste caso específico, a melhor época para conhecer a Itália seria entre os meses de abril, maio e junho, quando o clima está mais ameno em grande parte do país, e os dias são mais longos também.
Dica: a Itália está localizada no hemisfério norte, por isso as estações do ano são opostas em comparação às do Brasil.

Clima na Itália nas principais cidades

Roma

Recebe um grande número de turistas, e nos meses de verão a cidade se torna bastante quente.
Melhor estação: primavera e outono;
Temperatura média: (10°C/19°C) e (3°C/18°C), respectivamente.
Saiba tudo sobre visitar Roma aqui.

Florença

A região da Toscana é bastante visitada e vale a pena conhecer esse paraíso, porém, assim como em Roma, o verão é muito quente e o inverno muito frio.
Melhor estação: primavera e outono;
Temperatura média: (8°C/19°C) e (10°C/21°C) respectivamente.
Vai visitar Florença? Conheça nosso guia de visita à cidade.

Veneza

A cidade dispensa comentários, predominando um clima úmido, sendo o verão menos quente do que em Roma, por exemplo;
O inverno é rigoroso, com temperaturas abaixo de zero, alguns canais inclusive ficam congelados.
Melhor estação: primavera e outono;
Temperatura média: (10°C/17°C) e (11°C/19°C) respectivamente.
Para visitar Veneza, veja aqui as melhores dicas.

Clima na Itália: terremotos e vulcões

Desde 1905, já ocorreram 10 abalos sísmicos na Itália, sendo o último em 2012 na zona de Pianura Padana, que vitimou 7 pessoas. Entretanto, os terremotos fazem parte das características do território italiano, e estão relacionados aos vulcões.
No que se refere a eles, a Itália possui uma grande quantidade de vulcões, sendo o mais conhecido dentre todos o vulcão intitulado Etna.
Considerado o maior e mais ativo vulcão da Europa, o Etna está repleto de achados arqueológicos, localizado na bela Sicília (ilha), ele tem uma elevação perto de 3.500 metros, apesar que isso pode ser variável de acordo com a última erupção.
De todo modo, os visitantes não precisam se preocupar quanto a isso, pois as erupções mais trágicas e de grandes proporções ocorreram pela última vez em 1928.
Se você vai visitar a Itália, já deve ter comprado o seu seguro viagem, certo? Ainda não? Então acesse o site Seguros Promo e veja os preços dos principais planos desse seguro obrigatório com os melhores preços.
Confira tudo sobre a Itália e veja como morar no país.

André Aram

Jornalista/redator, tem passagens pela África, América do Norte/Sul e diversos países da Europa. Além do Euro Dicas, tem colaborado também com outros sites e portais como o UOL. É também consultor de viagem para destinos na África e Europa e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul.

Recent Posts

Abrir empresa de serviços gerais em Portugal: é um bom negócio?

Abrir uma empresa de serviços gerais em Portugal pode ser um bom negócio se houver…

% dias atrás

Portugueses trabalham mais, mas produzem menos que espanhóis

O número de horas trabalhadas por semana em Portugal é maior do que o registrado…

% dias atrás

Visto de pesquisador na França: como solicitar o seu

O visto de pesquisador na França oferece benefícios para aqueles que pretendem passar um período…

% dias atrás

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás