Coisas que só quem vive em Portugal sabe

Portugal  / 

Muita gente se engana e acha que Portugal e Brasil são gêmeos idênticos, mas isso não é bem verdade.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Existem diferenças muito grandes e neste texto você vai começar a mudar a sua ideia de que Portugal e Brasil são a cara de um, o focinho de outro, especialmente na questão do idioma. Não acredita?!

Preparamos um pequeno desafio para você. Em baixo, você vai encontrar dois textos que falam sobre aspectos curiosos da vida em Portugal. Um deles está escrito em português de Portugal e outro em português do Brasil.

Será que você vai compreender os dois? No final comente o texto falando sobre as palavras e expressões que você desconhecia!

Palavras diferentes, em português de Portugal

Os mais desprevenidos podem ter algumas surpresas no dia a dia em Portugal.

Pode ser que lhe peçam um x-ato ou um agrafador no seu trabalho e que você passe a maior das vergonhas ao pedir um Durex para grudar em alguma coisa e os seus colegas se fartem de rir.

Também pode acontecer de, em uma operação STOP, um policial lhe pedir para soprar o balão e não, não vai ter festa alguma. Num outro dia qualquer, você poderá perder o autocarro e o comboio em seguida, talvez não tenha tempo sequer de ir na casa de banho para lavar os dentes.

No mercado pode ser que você precise dar uma passada no talho e um puto esbarre em você com uma T-Shirt muito gira enquanto você, como um parvo, olhava para o ecrã esperando sua senha ser chamada pelo talhante.

Como em Portugal existem pastelarias excelentes, você poderá sentar e tomar uma chávena de pingo e na saída pegar um rebuçado. Quem sabe se encante ao ver uma banda desenhada bué conhecida de algum artista local. Se estiver magoado, basta pegar um penso rápido e se o bebé chorar, um biberão deve ajudar.”

Não, você não está lendo um texto com palavras em uma língua muito estranha, é só um aperitivo do que lhe espera em Portugal.

Versão “traduzida” para português do Brasil

Pode ser que lhe peçam um estilete ou um grampeador e se for pedir Durex, peça uma fita-cola, pois Durex é marca de camisinha e os seus colegas vão rir muito de você.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Se lhe pararem em uma blitz, o policial poderá lhe pedir para soprar o bafômetro. Num outro dia qualquer, você poderá perder o ônibus e o trem em seguida, talvez não tenha tempo sequer de ir ao banheiro para escovar os dentes.

No mercado pode ser que você precise dar uma passadinha no açougue e um menino esbarre em você com uma camiseta muito legal enquanto você, como um bobo, olhava para a tela esperando sua senha ser chamada pelo açougueiro.

Como em Portugal existem padarias excelentes, você poderá sentar e tomar uma xícara de café com leite e na saída pegar umas balas e uns doces. Quem sabe se encante ao ver um desenho em quadrinhos muito conhecido de algum artista local. Se estiver com algum machucado, basta pegar o Band-aid e se o bebê chorar, uma mamadeira deve ajudar.”

Veja nosso mini-dicionário de Português de Portugal, você vai se surpreender com as diferenças.

O tempo é relativo em Portugal

A noção de tempo é muito relativa e só quem vive em Portugal entende isso. Por exemplo, se você estiver na fila do supermercado e demorar mais do que 3 minutos, alguém ficará muito irritado e começará a xingar, pois 3 minutos é muuuuuuuito tempo.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Agora, se for a sua vez no caixa e você engatar uma conversa boa com o atendente do supermercado, pode ser que vocês batam um papo maravilhoso de 5 minutos em que a raiva dos que estão na fila não seja capaz de interferir. Ou seja, o tempo na mesma fila pode ser muito relativo e só quem vive em Portugal entende isso.

Será que vale a pena morar e trabalhar em Portugal? Veja o texto que escrevemos.

Tudo é diferente, mas é tudo muito igual

Portugal e Brasil são países totalmente diferentes, mas que são muito iguais. Só quem vive em Portugal é que consegue entender o Brasil e aprende que são as nossas semelhanças que nos unem.

Há uma admiração mútua e críticas também, são países-irmãos que se amam mesmo com suas diferenças, que discutem, que vez ou outra erguem a voz, mas que no fim são da mesma família e compartilham heranças, culturas, saberes e semelhanças que unem, muito mais do que separam.

Morar é uma experiência inacreditável, mas nem sempre é fácil. Veja o que ninguém te conta sobrer morar fora.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.