Categorias: Espanha

Combate ao Covid-19 na Catalunha: máscara passa a ser obrigatória na rua

A Espanha precisou dar um passo atrás no desconfinamento por conta de um novo avanço do coronavírus. E tem nova etapa no combate ao Covid-19 na Catalunha: máscara passa a ser obrigatória na rua.

No último sábado (4 de julho), cerca de 200 mil pessoas foram novamente confinadas no condado de Segriá, na cidade de Lérida. Agora, a obrigatoriedade das máscaras a partir de quinta-feira (9 de julho) se estende a toda a região da Catalunha.

Uso de máscaras se torna obrigatório mesmo em espaços abertos

Em toda a Espanha, o uso de máscaras só é exigido em ambientes onde a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas é impossível de ser mantida ou quando do uso de transporte público.

Mas, agora, na Catalunha, todo mundo deve usar. Experiência semelhante vive a região da Lombardia, na Itália, que está sob a mesma exigência do uso de máscaras até 14 de julho. A medida visa conter um novo avanço do coronavírus.

“Os dados confirmam um crescimento bastante significativo do número de casos de Covid-19”, declarou à imprensa o presidente da Catalunha, o separatista Quim Torra.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Na última semana, a região registrou mais de 4 mil novos casos coronavírus. Apenas no sábado, foram 155 novas infecções. E de quarta para quinta-feira (8 para 9 de julho), 482 novos casos, o maior registro de aumento em apenas 24 horas desde 27 de maio. Foram 212 novos casos em Barcelona e 74 em Lérida.

O número total de casos de coronavírus na região da Catalunha é de 74.367, de acordo com as autoridades locais.

Leia também: vantagens e desvantagens de viver na Espanha

Combate ao Covid-19 na Catalunha: o que muda?

Diferentemente do restante da Espanha, que já está na última fase de reabertura, a região da Catalunha precisou dar uma passo atrás com a decisão do uso de máscaras em espaços abertos.

Agora, o uso obrigatório de máscaras fora de casa é obrigatório para todos os cidadãos, adultos e crianças, assim que deixam suas casas.

Fazem parte da Catalunha:

O que acontece com quem não usar a máscara?

Adultos e crianças são obrigados a usar a máscara e a desobediência à regra pode gerar multa. O valor é de 100 euros – cerca de R$ 600.

Segundo a porta-voz do governo, Meritxell Budó, haverá isenções para atividades em que o uso de máscaras seja incompatível, como na prática de alguns esportes, sem especificar, até então, quais seriam.

Uso de máscaras obrigatório em espaços públicos e privados

A porta-voz do governo catalão, Meritxell Budó, disse que o uso de máscaras se torna obrigatório tanto em espaços públicos quanto privados. Isto mesmo quando a distância de segurança de 1,5 metros puder ser garantida.

“Independentemente das distâncias de segurança, as pessoas terão que usar uma máscara o tempo todo”, disse em coletiva à imprensa.

A aposta é que o uso obrigatório das máscaras lembrará as pessoas de que ainda não é possível baixar a guarda quanto ao coronavírus.

“Começa a haver muito mais movimentação de pessoas. Para reduzir os riscos, acho importante implementar essa medida”, concordou a ministra da Saúde Alba Vergés, em entrevista à rádio catalã Rac1.

Ela afirmou que os hábitos precisam mudar e que as pessoas precisam se acostumar a usar máscara logo ao sair de casa. “Saia de casa com a máscara. Todos devemos ter em mente que somos portadores potenciais do vírus”, disse.

Bloqueio em Segriá

No condado de Segriá, Lérida, as limitações são maiores. Os limites do condado estão bloqueados, com a passagem permitida apenas para casos essenciais.

Lá também há proibição de reuniões sociais com mais de dez pessoas e de visitas a casas de repouso de idosos.

Covid-19 na Espanha

Desde o início da pandemia na Europa, em março, a Espanha acumula 252,513 mil casos de pessoas contaminadas. As mortes somam 28,396 mil.

Comparativamente, a Itália contabiliza 242,149 mil casos e 34,914 mil mortes. Portugal, por sua vez, 45,277 mil casos, sendo 1,644 mil fatais. Os dados são da Universidade Johns Hopkins, de 9 de julho.

De acordo com um estudo do Ministério da Saúde espanhol e do Instituto de Saúde Carlos III, 5,9% dos residentes na Catalunha têm anticorpos contra o coronavírus. Na Espanha, a taxa é de 5,2%.

Em Barcelona, 7,3% da população possui anticorpos. Nas outras províncias, a taxa é menor: 2,7% em Girona, 2,9% em Lérida, e 1,5% em Tarragona.

Brasileiros impossibilitados de fazer turismo na Espanha

No dia 1 de julho, os 27 países integrantes da União Europeia mais o Reino Unido (que apesar do Brexit ainda participou da decisão) abriram fronteiras para viajantes vindos de 15 países de fora do bloco continental, após três meses de quarentena restrita apenas a voos essenciais.

No entanto, foram excluídos da lista de países autorizados a entrar na Europa aqueles em que a situação da pandemia é considerada preocupante. Em resumo, podem entrar na Europa cidadãos vindos de regiões em que as condições da pandemia estejam semelhantes ou melhores do que na Europa. Brasil e Estados Unidos estão fora da lista.

Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Cláudia Zucare

Posts recentes

Visto de trabalho para brasileiros na Irlanda: tire suas dúvidas

Você provavelmente conhece alguém que já foi morar na Irlanda. A famosa Ilha Esmeralda é…

% dias atrás

Brasileiros na Inglaterra: como é a vida dos brasileiros no país

Atraídos por diversas vantagens que o país oferece, os brasileiros na Inglaterra encontram bons salários…

% dias atrás

Cidadania portuguesa para filhos de portugueses: entenda como funciona

A Lei de Nacionalidade, n.º 37/81, de 3 de outubro, prevê que a cidadania portuguesa…

% dias atrás

Alugar apartamento na Alemanha: preços médios e dicas para alugar

Precisa alugar apartamento na Alemanha? Então confira os preços médios, a tipologia dos apartamentos, sites…

% dias atrás

Campanha Satisfação Garantida na Remessa Online: como participar

A Remessa Online é uma plataforma de envio de dinheiro para o exterior já bem…

% dias atrás

Visto de empreendedor em Portugal: como conseguir o seu

Descubra todos os detalhes sobre como conseguir o seu visto de empreendedor em Portugal e…

% dias atrás