Outros países

Comidas típicas da Holanda: conheça 10 pratos da culinária holandesa

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A conta Wise é até 8 vezes mais barata do que os bancos tradicionais e não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter autorização de residência na Europa.

Abrir Conta →

Por mais que alguém goste da Holanda (e você pode me incluir nesse grupo), precisamos ser sinceros: os holandeses estão longe de serem os grandes Masterchefs desse mundão. Apesar disso, há vários pratos e comidas típicas da Holanda que são uma delícia e valem a pena experimentar.
Para te ajudar a decidir, compilei as 10 comidas típicas da Holanda! Porque não há forma melhor de explorar um país do que… comendo, certo?

Conheça as comidas típicas da Holanda

Se você pensa em morar na Holanda ou, pelo menos passar uma temporada no país, precisa conhecer a comida típica local. Preparamos uma lista de dar água na boca, confira:

Stamppot

O Stamppot é o prato mais tradicional da culinária holandesa. Consiste basicamente de um purê de batata com vários legumes e vegetais. Os ingredientes mais comuns costumam ser espinafre, cenoura e cebola. É geralmente servido com rookworst, uma espécie de salsicha defumada.

Bitterballen

É o petisco mais típico da Holanda, quase equivalente à nossa coxinha ou pastel. Bitterballen (a palavra é o plural) são bolinhas recheadas com uma mistura incluindo carne, e são tipicamente servidas com mostarda.

Eu já ouvi gente dizendo que é como se fosse bolinha recheada de caldo Knorr. E achei a descrição apropriada. Mas é uma delícia, juro. Só tome cuidado porque o recheio é bem quente.
Também já compartilhamos dicas sobre tudo o que você precisa saber sobre a Holanda.

Batata Frita

A batata frita é paixão nacional. Praticamente qualquer prato que você pedir em algum restaurante virá acompanhado de uma porção de fritas. Também é possível comprar cones de batata frita e sair comendo enquanto se anda pelas ruas da capital da Holanda.

Na Holanda, o acompanhamento oficial é a maionese. Peça ketchup por sua conta e risco e esteja preparado para enfrentar a reação de horror e desaprovação dos holandeses.
E, apesar do país inteiro ter uma paixão por batata frita, os holandeses ainda não chegaram a um consenso sobre como chamá-las. Batata ou fritas? Eis a questão.
Saiba qual é a língua que se fala na Holanda e se os holandeses falam inglês.

Stroopwafel

O Stroopwafel (que se pronuncia “strôpváfel”) é, com certeza, um dos itens mais famosos da culinária holandesa, e já vi várias vezes à venda mesmo no Brasil. É um biscoito recheado com uma camada de caramelo que sempre cai bem com um café.

Uma dica: coloque o stroopwafel em cima da xícara de café, para que o caramelo derreta com o calor emanado da bebida quente. De nada.
Conheça também os doces típicos da Holanda.

Sopa de ervilha

A sopa de ervilha é outro tradicional prato holandês. E em um país com as 4 estações bem definidas, as próprias refeições acabam sendo sazonais. A sopa de ervilha é tradicionalmente consumida no inverno.

Alguns holandeses que realmente fazem a sopa do zero. Já outros que simplesmente compram a versão enlatada. Vai do seu senso de aventura.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Kibbeling

O kibbeling é basicamente um bacalhau em cubos empanado e frito, servido com um molho à base de alho ou molho tartar. Se o preço do bacalhau está meio alto, outros peixes podem ser usados.

É um petisco bem saboroso e é comumente vendido em feiras. Eu particularmente adoro! É uma das minhas comidas típicas da Holanda preferida.
Você pode também conferir um guia sobre como morar na Holanda.

Haring

Um costume um tanto diferente dos holandeses é comer o arenque (haring) cru, podendo ser acompanhado de cebola e picles. Você encontra gente consumindo o arenque dessa forma nas feiras (na mesma barraca em que se compra o kibbeling) e também em feriados típicos.

Por exemplo, é tradição comer arenque cru na Libertação de Leiden (Leiden Ontzet) e no carnaval na Holanda. Confesso que não experimentei ainda, mas não sei se estou muito ansiosa pela experiência.
Saiba mais sobre a cultura holandesa.

Kroket

Outra comida típica da Holanda é o croquete de carne. Pode ser consumido sozinho ou dentro do pão, como se fosse um cachorro-quente. Inclusive, o McDonald’s na Holanda tem um lanche no menu chamado Mc Kroket.

Conheça as curiosidades sobre a bandeira holandesa.

Frikandel

O Frikandel (ou frikadel) é uma espécie de salsicha de carne. Assim como o kroket, o frikandel pode ser comido sozinho, mas também é vendido nos supermercados dentro de um pão e com molho de curry (frikandelbroodje).

As duas opções são excelentes. Os petiscos holandeses são consumidos com algum tipo de molho, geralmente com maionese ou mostarda.
Confira algumas curiosidades sobre a Holanda.

Kipsaté

Por último, mas não menos importante, vem o kipsaté. Geralmente são espetos de frango com um molho de amendoim. Eu particularmente detesto amendoim, então passo longe disso. Se você curte, vale a pena dar uma chance.

Apesar de eu considerar como um petisco, é uma das comidas típicas da Holanda mais famosa. É comumente vendido em restaurantes como uma janta completa (acompanhado de batata frita, claro).

Qual dessas comidas típicas da Holanda você gostaria de provar?

Se você está de malas prontas para saborear as comidas típicas da Holanda, saiba que o seguro viagem Europa é obrigatório. Para escolher um plano que seja ideal para a sua viagem, recomendamos o site Seguros Promo. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garante os melhores preços. Aproveite e aplique nosso cupom de desconto EURODICAS5 para ganhar 5% de desconto direto.

Paula Chinelato

Paulista de 25 anos, decidiu fazer as malas e estudar na Holanda. Atualmente faz mestrado na Universidade de Leiden e procura explorar o país nas horas vagas. Escreve no seu blog The Nerdylands tudo sobre a vida de estudante na Holanda.

Recent Posts

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás

Portugal estima que não faltarão mais médicos de família a partir de 2026

Todo residente em Portugal deverá ter acesso ao médico de família a partir de 2026.…

% dias atrás

Plano de saúde na Espanha: como funciona e quando é obrigatório

Você sabe como funciona a saúde privada na Espanha? Descubra neste artigo como ter acesso…

% dias atrás

Bolsa de estudo na Itália: descubra como conquistar a sua

Saiba tudo sobre bolsa de estudo na Itália e descubra como se candidatar para estudar…

% dias atrás