Como aprender espanhol: dicas práticas e as melhores ferramentas

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

O Espanhol  é o segundo idioma mais falado do mundo e também é a língua oficial de vinte países. Em um mundo cada vez mais globalizado ter uma segunda língua é um diferencial, principalmente no mercado de trabalho. Cada vez mais brasileiros optam por aprender espanhol, e motivos para isso não faltam: facilidade de aprendizado, potencialização do curriculum e a oportunidade de se comunicar em várias partes do mundo encabeçam a lista. Veja abaixo como aprender espanhol.

Como aprender espanhol

Hoje em dia existem infinidades de sites, vídeos e aplicativos que ajudam no processo de aprendizagem do espanhol. Quem é mais tradicional também pode escolher cursos presenciais no Brasil ou no exterior, sendo esse último muito mais eficaz por vivenciar diariamente a língua espanhola.
O convívio diário com a língua, ajuda e muito no aprendizado. Porém, vale abrir um parênteses, porque é muito comum: as pessoas viajam para estudar uma língua em outro país e a primeira coisa que fazem quando chegam no destino é encontrar um brasileiro. Resultado: passam boa parte do tempo falando português e perdem uma grande oportunidade de aprender outro idioma.
Ver tutoriais, filmes e ouvir música em espanhol são itens que não podem faltar no dia a dia, principalmente se você busca agilidade e resultados mais rápidos.
Quer aprender espanhol grátis? Veja como conseguir em 10 passos neste artigo.

Ferramentas para aprender espanhol

Aplicativos e sites não faltam,  sugerimos os mais utilizados para estudar espanhol, são eles:

Duolingo

É a maneira mais fácil de começar a ter contanto com o idioma. Através dessa ferramenta você aprende de forma interativa conhecimentos básicos, intermediários e avançados. O melhor de tudo que é gratuito e é baseado em “gaming“, você aprende como se fosse um jogo.

Você prefere aprender com cursos de idiomas? Então veja como fazer um curso de espanhol grátis aqui.

Verbling

É um site especializado no ensino de idiomas, incluindo o espanhol. É possível ter aulas online através de grupos ou de forma particular com professores especializados em ensinar estrangeiros. É possível encontrar vários preços e horários, além de ter também uma plataforma gratuita para praticar com outras pessoas.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

iTalki

É uma comunidade com mais de 2 milhões de usuários onde você pode falar com nativos, você ajuda e é ajudado a aprender um novo idioma. Eles também contam com mais de mil professores dos quais você pode comprar e agendar aulas online em qualquer idioma.

 
Conheça nosso artigo completo sobre o Italki e veja nossa avaliação desse aplicativo. Veja também quais são as frases em Espanhol essenciais para quem vai à Espanha.

Preply

A Preply é uma plataforma educacional que liga professores e alunos para o aprendizado de qualquer idioma ou matéria.
Através de uma interface simples e amigável, o estudante pode localizar o professor de sua preferência levando em conta o preço da hora-aula, a avaliação, e o país de origem – essencial para aprender um idioma com falantes nativos.
Para ajudar a escolher um professor você pode assistir a vídeos de introdução dos professores e visualizar a sua agenda.

Open Language Exchange

Intercambiar idiomas é outra ferramenta útil para aprender espanhol e isso é possível através desse site, que localiza pessoas na sua cidade que estejam interessadas em fazer a troca de idiomas ou praticar.

  • Site: www.openlanguageexchange.com

Dicas para aprender espanhol sozinho

Mais importante do que escolher um site, uma app ou até uma escola de idiomas, é saber o que são peças-chave para aprender um novo idioma e quando você descobrir isso, vai aprender muito mais rápido.
Vou dar algumas dicas vão fazer você aprender com mais facilidade:
1. Repetição: quando você aprender uma palavra/frase nova, fale diversas vezes, escreva, fale sozinho e etc, vale tudo para não esquecer mais.
2. Não tenha vergonha de falar: muita gente que está aprendendo um novo idioma tem vergonha de falar errado, mas não deveria. Você já fala bem o seu idioma e não pode se comparar aos nativos de outra língua, é você que está aprendendo um novo idioma e em pouco tempo vai ser fluente em diversas línguas.
3. Escutar: é necessário escutar o idioma para aprender como “imitar” as pessoas falando. Você pode fazer isso buscando vídeos na internet, assistindo séries em língua original espanhola, escutando rádios espanholas online (você encontrará aplicativos), assistindo a televisão espanhola. Alguns programas da Televisão Espanhola, por exemplo, podem ser vistos online e grátis aqui.
4. Ampliar o vocabulário: para se comunicar são necessárias palavras e quanto mais melhor. Então, seja muito curioso e evite o google para traduzir. O ideal é ter um dicionário espanhol e quando tiver dúvidas sobre o significado da palavra, leia e entenda. É a melhor maneira para não esquecer logo depois.
5. Aprenda sobre a cultura da Espanha: uma boa maneira de aprender um idioma, neste caso, o espanhol, é se interessando pela cultura do país. Conheça seus escritores, pintores, suas histórias, sua cultura. Não precisa gastar nada, vá até uma biblioteca, pegue um livro espanhol e tente aprender e entender o máximo que você consegue.
6. Escreva: está na hora de fazer um diário para ajudar no aprendizado de espanhol. Sim, escreva. Não precisa fazer uma carta e nem encher uma folha, mas coloque no papel o máximo de informações que você conseguir. E sempre releia e vá corrigindo os seus erros de acordo com o que for aprendendo. Além de ajudar a aprender espanhol, será uma boa maneira de ver a sua evolução.
7. Uma hora por dia: lembre-se que para aprender um idioma é necessário dedicar-se. Então, determine pelo menos 1 hora por dia para estudar espanhol.
Saiba como e onde fazer curso de Espanhol e aprender o idioma com professores.

Quais são as melhores maneiras de aprender espanhol?

A melhor maneira de aprender espanhol é passando de 2 a 3 meses na Espanha. O que não quer dizer que você não consiga aprender estudando sozinho em casa ou fazendo um curso no Brasil. O importante é a dedicação para alcançar o objetivo.

O espanhol é difícil?

Para um brasileiro, o espanhol não pode ser visto como um idioma difícil de aprender. As semelhanças são muitas. Porém, devemos estar atentos, justamente porque parecido não é igual.
Agora falando da minha experiência pessoal, vivi alguns apuros com a pronúncia. Ao meu ver, algumas letras são bem “complicadinhas” de falar, se queremos “hablar muy bien”. Porém, me lembro de uma professora de italiano que tive, que dizia que cada pessoa tem mais ou menos “aptidão” para uma etapa do aprendizado de um novo idioma.
Alguns têm mais facilidade de compreensão enquanto outros  são melhores falando. Com a grande maioria de brasileiros que conheci, que vivem na Espanha, aconteceu o mesmo que comigo, primeiro a compreensão e depois a pronúncia. E nem todos tiveram problemas com algumas letrinhas como eu tive.
Resumindo: difícil não é.
Tem vontade de fazer um intercâmbio na Espanha? Saiba como aqui.

Porque os brasileiros devem aprender espanhol?

Além de ser o segundo idioma mais falado do mundo, o que já demonstra a sua importância, para um brasileiro aprender espanhol pode significar abrir portas de trabalho.
Para brasileiros que pensam viver na Espanha, mais importante ainda. Chegar no país já sabendo a língua pode ser um grande trunfo não só para se ambientar, como para conseguir trabalho e se for o caso, ter um bom resultado acadêmico.
Se você conhece alguma outra boa ferramenta para aprender idiomas, deixe um comentário.
Vai aprender espanhol na Espanha? Então você precisa de um seguro viagem, saiba como contratar o seu. Veja também esse dicionário espanhol com expressões essenciais.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Taiana Amaral

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.

Recent Posts

Cidadania alemã: saiba quem tem direito e como solicitar em 2024

Confira o passo a passo para obter a cidadania alemã por ascendência ou realizar a…

% dias atrás

Melhor seguro viagem em 2024: conheça o nosso Top 10

Vai viajar e quer garantir o melhor seguro viagem? Confira o nosso ranking onde explicamos…

% dias atrás

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Quer morar em Lisboa? Então você precisa saber o custo de vida, as vantagens e…

% dias atrás

Desafios e incertezas do novo governo de Portugal – o que se pode esperar

Após intensas semanas de negociações e expectativas, o novo governo de Portugal foi finalmente formado,…

% dias atrás

Cidadania Francesa: quem tem direito e como conseguir em 2024

Ter uma cidadania Europeia ajuda muito na hora de morar na Europa. Veja se você…

% dias atrás

Cidadania italiana: guia completo para solicitar a sua em 2024

Veja como reconhecer a sua cidadania italiana, desde saber se tem direito, recolher documentos e…

% dias atrás