Categories: Curso de Idiomas

Como aprender sueco, veja o passo a passo

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Deixa eu adivinhar: você já ouviu falar que na Suécia todo mundo fala inglês super bem, certo? Bom, a maioria dos suecos realmente fala inglês (em diferentes níveis de fluência, claro), então se você vier para a Suécia para fazer turismo você pode ficar tranquilo porque muito provavelmente você não terá problemas na hora de se comunicar com as pessoas.
Mas a coisa muda totalmente de figura se você estiver vindo morar na Suécia. Falar inglês na Suécia não é diferencial e muitas vezes não é suficiente para quem resolve morar aqui, e por isso hoje eu vou te dar algumas dicas sobre como aprender sueco (e você já poderá começar a estudar antes mesmo de por os pés aqui na terra dos vikings)!
Também já compartilhamos um guia detalhado sobre como morar na Suécia.

Como aprender sueco

Conhecendo a língua sueca

Saber algumas curiosidades sobre o idioma que estudamos não dói e pode inclusive nos ajudar na hora de aprendizado. Por isso aqui estão algumas curiosidades sobre a história da língua oficial da Suécia:

  • Sueco só se tornou a língua oficial da Suécia em 2009;
  • Sueco é falado por cerca de 10 milhões de pessoas, não só na Suécia como em partes da Finlândia (principalmente na região costeira e em uma ilha chamada Åland;
  • Sueco é bem parecido com alguns outros idiomas nórdicos, como o norueguês e o dinamarquês e dependendo do sotaque das regiões envolvidas, muitas vezes esses idiomas podem ser mutualmente inteligíveis (vale lembrar que isso não acontece sempre, ok?;
  • O alfabeto da língua sueca é composto por 29 letras, sendo que algumas não existem no alfabeto da língua portuguesa, como por exemplo no caso das letras å, ä e ö (sim, essas são letras, e não versões acentuadas das letras a e o;
  • Sueco é um idioma que pertence à família de línguas germânicas, e por isso é parente de idiomas como a língua inglesa e a língua alemã.

Como aprender sueco na Suécia


Se você quiser vir para a Suécia só para aprender sueco, você pode procurar diferentes escolas para aprender o idioma.
Geralmente quem não tem visto de moradia tem que fazer cursos em escolas particulares ou então em cursinhos instituições que não visam lucro, como por exemplo a Cruz Vermelha (Röda Korset, em sueco).
Saiba também qual é a melhor maneira de aprender espanhol.

Aprender sueco não dá direito a moradia ou residência

Ah, uma coisa muito importante: cursos de idiomas não dão direito a visto de moradia aqui na Suécia, ok? Veja quais são os tipos de visto para a Suécia que você pode solicitar.

Curso de sueco básico

Se você vai se mudar de vez para a Suécia você poderá se matricular em um curso de sueco básico chamado SFI (svenska för invandrare, ou sueco para imigrantes), e você pode fazer esse curso de graça em escolas do governo ou então pagar por ele em escolas particulares.

Como é o curso do governo?

Eu fiz o curso do governo e não tenho nada do que reclamar porque aprendi muita coisa (e é claro que boa parte do meu aprendizado foi porque eu me esforcei muito na hora de estudar, assim como em qualquer curso de idioma).
Conheça também o sistema de saúde na Suécia e saiba se é gratuito ou pago.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

A organização do curso e regras mudam de escola para escola

Caso você queira fazer o curso em escolas do governo, saiba que as regras mudam de cidade para cidade e até de escola para escola, já que muitas cidades tem várias escolas onde você pode fazer esse curso.

O que é preciso para aprender sueco com o curso de sueco SFI

As regras de matrícula dos cursos do SFI variam. Em algumas cidades e escolas você já tem que ter o número do seu “cpf sueco” (personnummer) em mãos para poder se matricular.
Se você gostaria de morar na Suécia, é importante conhecer o custo de vida na Suécia.

Pergunte na escola se precisa esperar pelo “cpf sueco”

Porém já em outros lugares você pode matricular já a partir do momento em que dá entrada no pedido do tal número (ou seja, nesses casos você já pode ir estudando enquanto espera o seu “cpf sueco” sair).

Não espere sair do curso falando sueco fluentemente

É importante lembrar que o SFI é um curso de sueco básico, então não se preocupe se você concluir o curso sem saber falar sueco fluentemente, ok?

Como encontrar escolas

Dica para encontrar escolas que ensinam sueco em qualquer cidade da Suécia: faça uma pesquisa no Google com os seguintes termos.

  • “learn Swedish in AAAA*” (aprender sueco em AAAA*)
  • “lär dig svenska i AAAA*” (aprender sueco em AAAA*)
  • “Swedish courses in AAAA*” (cursos de sueco em AAAA*)
  • “kurser i svenska i AAAA*” (cursos de sueco em AAAA*)
  • “SFI/SAS/Yrkessvenska in AAAA*” (SFI/SAS/Yrkessvenska em AAAA*)
  • “SFI/SAS/Yrkessvenska i AAAA*)” (SFI/SAS/Yrkessvenska em AAAA*)

*Claro que você deverá substituir AAAA pelo nome da cidade de seu interesse.

Como continuar estudando sueco depois do SFI

Uma vez que você concluiu o curso de sueco básico para imigrantes, o SFI, você poderá continuar estudando o idioma em cursos como o SAS (svenska som andraspråk).
Assim como o SFI, a forma com que o SAS funciona pode variar um pouco de escola para escola e de cidade para cidade, mas geralmente o curso é dividido da seguinte forma SAS Grund (uma espécie de introdução e ponte entre o SFI e o SAS), SAS 1, SAS 2 e SAS 3.
Veja como estudar na Suécia de graça.

Quando é necessário o nível mais avançado?

Caso o seu plano de vida na Suécia inclua um curso superior em alguma Universidade (em sueco), você provavelmente vai ter que estudar até o SAS 3, que é o nível mais avançado do SAS.

Matricular no SAS

Para se matricular no SAS você deve procurar a secretaria ou a recepção da escola onde você irá estudar e se informar sobre a documentação necessária.

Documentos necessários para a matrícula

Não tenho como dizer quais documentos você irá precisar porque as regras não são sempre as mesmas, ok?
Dica: você pode usar os termos que eu escrever alí em cima para fazer uma pesquisa no Google e achar as escolas que tenham o SAS na cidade onde você mora ou irá morar.

Curso de sueco voltados para áreas específicas

Se você quer aprender sueco com foco em uma área ou profissão específica você pode procurar os cursos de sueco chamado Yrkessvenska.
A agência de empregos da Suécia (o Arbetsförmedlingen) oferece esse curso gratuitamente em muitas localidades, então use os termos que eu indiquei ali em cima para procurar por esse tipo de curso na cidade de sua preferência.

Korta Vägen, curso de sueco mais rápido e adaptado às suas necessidades

Uma outra possibilidade de aprender sueco de forma voltada para áreas e profissões específicas é o Korta Vägen (algo como “caminho curto” em português).
O curso Korta Vägen é voltado para pessoas que já tem uma formação adacêmica e que querem trabalhar dentro da sua área de formação aqui na Suécia.

Você terá a formação e orientação necessária para trabalhar

O site da agência de empregos da Suécia diz que “Durante o curso você terá sua formação validada na Suécia e descobrirá se você precisará fazer algum curso complementar antes de poder trabalhar. Você também será orientado sobre a sua profissão e sobre a sua formação dentro do mercado de trabalho sueco. No Korta Vägen você também poderá aprender sueco de forma mais rápida (em comparação com outros tipos de curso) e você também poderá receber treinamentos específicos para a sua profissão.

Existem cursos de sueco específicas

Além disso, é possível encontrar cursos de sueco voltados para áreas específicas, os chamados cursos de Svenska för yrkesutbildade (Sfx).

Como aprender sueco antes de chegar na Suécia

Sueco não é um idioma muito procurado por brasileiros, e por isso a disponibilidade de materiais voltadas para esse público é muito pequena.
Quem sabe inglês, espanhol ou alguns outros idiomas pode ter uma grande vantagem na hora de conseguir materiais para estudar.

Aulas de Sueco no Brasil, existe?

Se você quer fazer aulas de sueco no Brasil você irá perceber que pouquíssimas escolas e outros tipos de instituições oferecem o serviço.
Claro que você também pode procurar professores particulares, mas caso queira estudar sueco sozinho (seja na Suécia, no Brasil ou em qualquer outro país), aqui está uma lista de sites que poderão te ajudar.

Sites variados para aprender sueco

Site de jornais suecos

Sites de rádios da Suécia

Dicionários online

Se você gostou desse texto também acredito que você também vai gostar de assistir esses vídeos – Na Suécia todo mundo fala inglês? e uma playlist com vídeos para aprender sueco.
Veja quais são os países que falam inglês na Europa e que é possível viver sem saber o idioma local inicialmente.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Taís Fernandes

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 9 anos.

Recent Posts

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás

Custo de vida na França: gastos para viver no país em 2024

Morar na França é, inegavelmente, o sonho de muitas pessoas. De fato, são muitos os…

% dias atrás