Categories: Europa

Como morar fora do Brasil: do planejamento até a mudança

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A conta Wise é até 8 vezes mais barata do que os bancos tradicionais e não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter autorização de residência na Europa.

Abrir Conta →

Se você acompanha o nosso site, ou até mesmo se chegou aqui através de uma busca no Google, é por que alguma vez já passou pela sua cabeça a possibilidade de morar fora do Brasil. A questão é que entre pensar e colocar o plano em prática, existem centenas de coisas que temos que fazer, e a maioria das pessoas desiste no meio do caminho. Queria compartilhar com vocês a minha experiência de como morar fora do Brasil, passo a passo.

A decisão de morar fora do Brasil

A decisão de morar fora do Brasil é mais fácil para uns do que para outros. Algumas pessoas sempre sonharam em conhecer o mundo, enquanto outras acabam decidindo se mudar para buscar uma vida melhor e mais segurança, principalmente no velho continente.

Se hoje você tem vontade de morar fora, mas ainda não está 100% certo disso, tome um tempo para amadurecer esta decisão. Mudar de país não é como mudar d e cidade, esta decisão envolve custos com passagens aéreas e muitas vezes custos elevados e um pouco demorados com um processo de visto.

Apesar de não ser fácil para todos, uma vez que a decisão é certa, algumas medidas precisam ser tomadas. Tanto de preparação, como de precaução para evitar problemas tanto lá fora como no Brasil.

Aqui é onde tudo começa e precisamos ter tudo absolutamente claro para ter a certeza que vamos tomar a decisão correta.

Você deve primeiro se fazer algumas perguntas que vão te ajudar a definir se morar fora do Brasil é uma boa opção para você, porque não é todo mundo que pode ou consegue sair do país definitivamente.

  • Por que você quer morar fora? Eleja o principal fator;
  • Você é muito apegado a família? Consegue ficar meses (ou até anos) sem os ver?
  • Se pretende trazer outras pessoas (cônjuge e filhos, por exemplo), eles estão de acordo com a decisão?
  • Indo embora, o que tem a perder? Deixa para trás bom emprego? Boas oportunidade?
  • Se der errado, tem casa própria ou de familiar para voltar?

Essas são apenas algumas das perguntas que você deve se fazer antes de seguir em frente. O maior erro é que as pessoas sempre pensam como vai ser se der certo, mas nunca no que farão se não der certo. Não seja pessimista, mas realista, para estar preparado para qualquer situação.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

A escolha do país

Coisas que deve considerar para escolher o país: em primeiro lugar, a sua real chance de morar lá. Dê preferência aos países mais fáceis de imigrar, que tem leis mais acessíveis para visto e imigração.

Considere também o clima, a cultura, a aceitação de imigrantes no país, situação econômica, qualidade de vida e taxa de desemprego.

Após escolher o país, você precisa saber qual o tipo de visto você vai se aplicar. Os mais comuns são: visto de trabalho, de estudo, de empreendedor e o visto para quem vive de rendimentos (existem centenas de outros, mas são específicos a algumas pessoas).

A solicitação de visto é um passo fundamental sobre como morar fora do Brasil.

É importante escolher o visto correto para o que você quer, caso contrário, aumentam as chances de ter o visto negado.

Definição de data

Com o propósito da mudança e o visto escolhido, é hora de definir uma data para a mudança. Eu sei que muitas vezes queremos “mudar agora”, mas é um processo longo para que dê tudo certo e essa data não vai ser você que vai definir e sim a junção de vários fatores.

Por isso é importante ter em mente qual é a data que você deseja mudar. É daqui 1 ano, 2 anos, 3 meses?

Quanto mais tempo você tiver para organizar a sua mudança, maiores são as chances de você ter um planejamento mais redondinho, tanto em termos de gastos, como em termos da sua organização pessoal e  profissional.

Por exemplo: se para tirar o seu visto demora 3 meses, você não consegue se mudar antes disso. Logo em seguida vamos calcular quanto vai custar essa mudança, e o tempo que você demora para ter esse dinheiro (se não tem guardado) também vai influenciar na sua data de partida.

Planejamento de como morar fora do Brasil

Se depois de pensar em todas essas respostas, continua com a ideia de mudar, então devemos passar para o próximo passo: o planejamento de como morar fora do Brasil. Mas antes, recomendo assistir a nossa live onde a equipe do Euro Dicas conversou com especialistas no tema que deram dicas valiosas para ajudar no seu planejamento de mudança. Confere aí!

O primeiro passo (e mais complicado na minha opinião) é escolher o país que você vai morar, pois isso vai influenciar todo o planejamento para ir embora do Brasil e toda a sua vida daqui para frente.

Planejamento financeiro

É preciso entender e aceitar que você vai ter alguns custos para morar fora do Brasil. Então você precisa calcular quanto essa mudança vai custar, para se preparar financeiramente e saber quando consegue viajar.
Por isso, é importante levar em consideração os seguintes gastos:

Passagens aéreas

A guerra da Ucrânia fez com que o preço das passagens aéreas aumentasse bastante. Para aproveitar os melhores preços e promoções é interessante verificar alguns sites constantemente, como o Passagens Promo, por exemplo.

Vistos e Documentos

Se você tem um passaporte europeu, não precisará gastar com visto para morar na maioria dos países da Europa.

Agora, se você não tem, você precisará ter alguns documentos para pedir o seu visto, como oferta de trabalho, carta de aceite de uma universidade ou a sua certidão de casamento para comprovar que está em uma união estável com um cidadão europeu.

Lembre-se de observar bem as leis do país que pretende viver e esteja preparado para responder às perguntas mais comuns feitas na imigração.

Taxa de saúde pública

No caso da morar na Inglaterra, por exemplo, pessoas que vão viver no país por mais de seis meses, precisam pagar uma taxa anual para usar os serviços do Sistema Público de saúde, o NHS.

O valor a ser pago depende do tempo que você vai ficar e do seu tipo de visto para Inglaterra. Para calcular quanto você gastará, você pode acessar a própria calculadora do sistema do Governo Britânico.

Em 2022, para um adulto de mais 18 anos, a taxa anual pode chegar a £940. Não é muito barato, mas pelo menos você tem a segurança de que se precisa ficar internado, vai ser bem atendido e não vai precisar tirar nenhum centavo a mais do seu bolso.

Aluguel

Antes de assinar um contrato de longa duração, eu acredito que é muito interessante reservar um local para ficar seja em um hotel, um hostel, ou até mesmo um Airbnb por pelo menos uma semana, ou até mesmo um mês.

Desta maneira você vai poder visitar pessoalmente as casas nos bairros que mais gostou de conhecer e ver como é a vizinhança, antes de já desembolsar uns meses de aluguel de adiantamento.

Caução

Em muitos países da Europa é comum que se peça pelo menos 3 meses de aluguel de antecedência como uma espécie de caução. Então, pesquisar a média dos aluguéis do país novo onde você vai morar e quanto é cobrado de caução também precisa entrar no seu planejamento de como morar fora do Brasil.

Comida

A alimentação é um item que impacta bastante no seu planejamento financeiro para morar no exterior. Então, além de orçar os gastos que você terá com comida, é interessante pensar em quanto você gastaria comprando panelas, pratos, talheres e outros utensílios necessários para cozinhar em casa.

Transferência financeira

Quando a gente sai do Brasil, precisa trocar a moeda, não importa se vai ser euro, libra ou até mesmo dólar.

A melhor opção neste caso é usar a Wise. Ela é uma solução completa de envio e recebimento de dinheiro que te permite fazer remessa internacional entre 4h a 4 dias. Geralmente o dinheiro cai muito rápido e no mesmo dia.

Além disso, as taxas da Wise de envio de dinheiro são as mais baixas do mercado, pode comparar!

Planejamento financeiro é essencial para quem pretende morar fora do Brasil.

Como preparar um planejamento seguro e eficiente para mudar de país? Descubra na palestra ao vivo sobre o tema no Evento Euro Dicas Experience 2023!

Planejamento emocional

O preparo emocional para mudar de país é outro ponto que precisa ser considerado sobre como morar fora do Brasil. Em filmes vemos histórias muito bonitas e até mesmo românticas de pessoas que se aventuraram pelo mundo. Porém é importante ter cuidado e consciência de que morar fora do Brasil não é um filme, mas sim a vida real.

Você terá dias bons e dias ruins por lá também. Então é de suma importância entender isso e até mesmo pensar se você não está buscando morar fora para fugir de algum problema, ou pessoa.

Considere também que o seu sistema de suporte, como amigos e família, pois isso ficará para trás e que você precisará literalmente construir uma nova vida em outro país. Então, tenha claro quais são suas metas, planos e objetivos com essa mudança. Com certeza isso vai te ajudar naqueles dias que a saudade apertar.

Saiba que sair do Brasil não é a parte mais difícil.

Preparativos para morar fora do Brasil

Agora que você tem o planejamento pronto, desde que país/cidade vai morar, até o que vai fazer com as suas coisas e de quanto dinheiro precisa para mudar, chegou a hora de colocar o plano em prática.

Com base na conta de quanto custa a mudança e no tempo que leva para tirar o seu visto, defina a data que vai mudar e compre a passagem aérea.

Comece a pesquisar onde vai viver no novo país e reserve por pelo menos um mês, uma casa de família ou Airbnb, para chegar tranquilo e ter tempo de arrumar uma casa fixa. Também listei abaixo outras coisas que você deve preparar antes da sua grande mudança.

Resolver pendências no Brasil

Decida o que vai fazer com os bens que tem e o que tem que deixar resolvido antes de embarcar. Se você tem carro, provavelmente vai ter que vender. Se tem apartamento, precisa encontrar uma imobiliária de confiança para alugar. Coisas que não tem onde deixar guardado, tente vender online ou para conhecidos.

Comunique na empresa que vai se desligar com um bom tempo de antecedência para cumprir o período da rescisão de contrato. Se tem apartamento alugado, converse com o dono e comunique a data de saída. Ligue na empresa que fornece água, luz, gás e telefone para saber como cancelar o contrato e quanto tempo de antecedência que precisa comunicar.

Se vai ter contas para pagar enquanto estiver morando fora (financiamento de apartamento, por exemplo), deixe dinheiro guardado no Brasil para os primeiros meses, até conseguir se estabelecer fora e começar a enviar dinheiro para o Brasil.

Trocar moeda e arrumar malas

Comece a acompanhar a cotação da moeda do país que vai viver e troque dinheiro todos os meses, assim você ameniza o “sobe e desce” da moeda e não deixa para última hora, que pode ser uma alta da moeda.

Quando faltar um mês para viajar, você já deve ter se livrado de tudo que não vai levar, compre malas de viagem — verifique na companhia aérea que você comprou a passagem, a política de bagagens antes de comprar e arrumar as malas — e priorize o que vai levar.

Não se esqueça de levar todos os seus documentos importantes para sua nova casa. Separe uma pasta para levar na mão tudo que vai precisar apresentar na imigração no aeroporto. Chegou a hora de morar fora do Brasil.

As passagens aéreas devem ser adquiridas após o processo de visto ser concluído.

Saiba também como comprar euro mais barato.

Idioma

Qual é o idioma do país onde você vai morar e em qual idioma você pretende trabalhar? Responder estas perguntas é fundamental para que a sua transição seja o mais leve possível.

Ter o inglês fluente para trabalhar na Europa e morar em qualquer do velho continente vai te ajudar até mesmo a pedir ajuda, caso você necessite, mesmo que acabe morando em um país cujo idioma nativo não seja a língua inglesa.

Eu mesma morei na Noruega por pouco mais de um ano e, apesar de no meu trabalho só falarmos em inglês, o idioma oficial do país é norueguês, então toda a vez que eu chegava em um supermercado, todos os produtos estavam com os nomes em noruguês.

Então, não deixe de estudar os idiomas que vão facilitar o trabalho e o seu dia a dia, pois mesmo trabalhando em português ou em outro idioma que não seja o oficial. Aprender a língua do local com certeza vai te gerar muitas oportunidades tanto de amigos, como de conexões profissionais.

Veja o texto onde conto a minha história e como tomei as decisões para morar fora do Brasil: Por que eu sai do Brasil e como vim morar em Portugal.

Chegada e adaptação no novo país

Após chegar no novo país, você terá um sorriso incontrolável no rosto. Se é a primeira vez no país, vai ficar encantado com tudo e mais alguma coisa. Mas logo de cara é bom lembrar: você veio para morar, não é um turista.

Documentação

Muitos países, mesmo após conceder o visto, exigem que os imigrantes se dirijam até um escritório deles para formalizar a chegada. Veja se é o seu caso, e trate dos documentos todos logo de cara. Se vai trabalhar é provável que precise tirar alguns documentos.

Com toda documentação em dia, é importante abrir conta no exterior. Para isso, pesquise bastante para saber qual é o mais estável para não arriscar o seu dinheiro.

Se você foi faculdade na Europa, por exemplo, daqui em diante é se dedicar aos estudos e fazer amigos locais, para se sentir integrado com a sociedade. Se você foi a trabalho, é hora de dar o seu melhor. Os três primeiros meses vão ser um bom indicativo de que consegue viver bem fora do seu país.

Adaptação ao morar fora o Brasil

Outro ponto de como morar fora do Brasil é o processo de adaptação. O importante nesse momento é se adaptar a cidade, cultura e pelo menos entender os valores do novo país.

Frequente os mesmo lugares algumas vezes para fazer os primeiros colegas, diga sim aos convites para ampliar o seu círculo de amigos, experimente as comidas locais e deixe o saudosismo de lado. Se estiver trabalhando ou estudando, é mais fácil, mas entenda que dependendo do país, os colegas de trabalho preferem não manter relações fora do trabalho, o que é muito diferente do Brasil.

Agora que você já um morador local, o sorriso incontrolável do primeiro dia já é mais contido, porque você já descobriu alguns problemas locais, sempre existe algum problema. Aí está a importância de saber o principal fator que te levou sair do país. Se você conseguiu exatamente o que queria, esses pequenos detalhes ficam para trás no dia a dia.

Então, ao chegar, busque cercar-se de pessoas que são daquele país e que moram lá a mais tempo. Se você decidir ficar só cercado de brasileiro, além de tomar mais tempo para desenvolver a língua do local, ainda pode acabar perdendo a chance de se conectar com a cultura e costumes do país.

Por isso, busque entrar em times de esportes, academia, grupos religiosos ou faça alguma aula. Quanto antes você decidir engajar em alguma atividade, mas rápida será a sua integração e adaptação.

E se eu não me adaptar?

Pode ser muito difícil se adaptar em um outro país. Acontece, e com muito mais frequência do que você imagina. Se você teve coragem de sair do país para mudar de vida, tem coragem para voltar ao Brasil e começar tudo de novo. Mais uma vez, a importância do planejamento inicial.

Morar fora do Brasil está longe de ser o luxo idealizado pelos filmes e seriados, pelo contrário, significa trabalhar mais do que antes. Ter foco para não desistir no começo, onde tudo é difícil. Mas acredite, vai valer a pena. A experiência de viver fora e realizar sonhos não tem preço.

A Laise Kasaoka, psicóloga e nossa redatora, já escreveu sobre o assunto: Não me adaptei no exterior e agora?

O que pode dar errado ao ir morar fora do Brasil?

Agora que você já sabe como morar fora do Brasil, sabe também que essa decisão nos traz muitas vantagens e desvantagens, por isso é importante também se atentar ao que pode dar errado.

Fazer amigos pode ser mais difícil

Você pode ter dificuldades na hora de fazer amigos ou até mesmo colegas de trabalho, ou de curso. Por isso, buscar amigos em outros ambientes é fundamental para que você não se sinta sozinho fora de casa.

Solidão

Estar longe de casa já é difícil para muitas pessoas. Agora estar longe, vivendo uma outra cultura e sem a possibilidade de comer um docinho que nos leva de volta para a nossa casa é muito pior.

Para enfrentar essa solidão, longe do seu grupo de apoio, nada melhor do que combinar horários para falar com aquelas pessoas que você ama e que moram longe e também buscar novas amizades que podem te dar um abraço quando você precisar.

Leia também como ficam as amizades ao mudar do Brasil.

Choque cultural

Antes de ir, tudo é festa! Mas ao chegar lá e se deparar com costumes diferentes tidos como normais pela nova cultura, pode ser bem desafiador. Você pode buscar entender o porquê as pessoas do seu novo convívio são diferentes, talvez mais frias e diretas e buscar respeitar essas diferenças.

No final do dia você vai ver que morar fora do Brasil, apesar de ser um sonho, não é tão romântico quanto parece. A vida real é um pouco mais complicada do que vemos em filmes, mas com toda a certeza do mundo, é uma experiência que eu recomendo muito!

O seu foco é morar em Portugal? Então tenho uma recomendação para você: o nosso Programa Morar em Portugal. É um guia completo com tudo o que você precisa saber para se mudar para o país: como pedir o visto, como comprar passagens aéreas, como alugar/comprar apartamento, como se adaptar ao país, como usar o transporte, etc. Vale a pena, confira!

Erick Gutierrez and Marienne Pires

Erick Gutierrez é co-fundador do Euro Dicas e da empresa Wcontent. Nasceu em São Paulo, trabalha com tecnologia desde os 16 anos e estudou Sistemas de Informação. Aos 21 decidiu morar na Europa, na pequena cidade de Limerick, interior da Irlanda. Depois mudou para o Porto (cidade pela qual é apaixonado) onde se especializou em marketing digital, casou e foi pai de uma menina maravilhosa. Dedica sua vida profissional a criar e distribuir conteúdo de qualidade para sanar as dúvidas das pessoas de maneira simples e eficaz. Também gosta de compartilhar seu conhecimento sobre o mundo digital e é aficcionado por carros.

Recent Posts

Abrir empresa de serviços gerais em Portugal: é um bom negócio?

Abrir uma empresa de serviços gerais em Portugal pode ser um bom negócio se houver…

% dias atrás

Portugueses trabalham mais, mas produzem menos que espanhóis

O número de horas trabalhadas por semana em Portugal é maior do que o registrado…

% dias atrás

Visto de pesquisador na França: como solicitar o seu

O visto de pesquisador na França oferece benefícios para aqueles que pretendem passar um período…

% dias atrás

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás