Categories: Irlanda

Como trabalhar na Irlanda em 2024: confira requisitos e salários

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Pensando em como trabalhar na Irlanda? Você sabia que dentre os membros da União Europeia, o país é um dos melhores quando se trata de oportunidades de trabalho?

O recente crescimento da economia irlandesa vem gerando cada vez mais oportunidades de emprego e atraindo pessoas do mundo todo. Com uma das maiores médias salariais da Europa e excelente qualidade de vida, trabalhar na Irlanda tem se tornado o objetivo de muitos que desejam entrar no mercado internacional.

Quer saber como é trabalhar na Ilha Esmeralda? Vem comigo que eu te conto!

Perguntas Respostas
Quanto se ganha trabalhando na Irlanda? O salário mínimo é de 12,70€ por hora trabalhada em 2024.
Como ir trabalhar na Irlanda? Com cidadania europeia ou um dos vistos (Stamp 1, 2 ou 4).
Com passaporte europeu posso trabalhar na Irlanda? Claro! Você tem acesso a todas as vagas, sem limite na carga horária e mesmos direitos de um cidadão irlandês.

Como trabalhar na Irlanda legalmente?

Conseguir um emprego na Irlanda exige preparo, desde entender os tipos de vaga para as quais se candidatar, até a adequação do currículo.

Confira os primeiros passos na busca de uma oportunidade!

1. Busque sites confiáveis

Sim, parece um pouco óbvio esse primeiro passo, mas é fato que na euforia, acabamos esquecendo por onde começar.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Então, antes de mais anda, comece a pesquisar vagas no exterior em sites confiáveis. Vamos listar os melhores abaixo.

2. Decida o tipo de vaga que quer aplicar

Para refinar a busca nos sites de emprego, tenha em mente qual o tipo de vaga que você busca.

É na sua área? Se sim, você tem fluência na língua inglesa? Ou você busca por vagas informais onde o domínio do idioma não será um requisito?

3. Adeque seu currículo

Uma vez definido o tipo de vaga que você busca, é importante adequar o currículo para que ele esteja direcionado às oportunidades na área escolhida.

Afinal, se tem o objetivo de se candidatar a vagas informais para melhorar o aprendizado do idioma, não adianta colocar no currículo a sua extensa experiência na área corporativa no Brasil, por exemplo.

Tente sempre incluir experiências mais próximas do que você busca.

Existe emprego para brasileiros na Irlanda?

Sim! Claro que depende bastante do empenho na hora da procura.

É importante diversificar as formas de busca na hora de buscar emprego na Irlanda. Ou seja, se puder, vá pessoalmente aos locais. Principalmente no setor informal, a proatividade conta bastante. Se oferecer para um teste sem compromisso é uma boa dica e costuma agradar os empregadores.

Tente fugir dos centros das cidades, pois a tendência é que a concorrência seja maior.

Como conseguir um emprego na Irlanda para brasileiros?

Dependendo da área desejada, existem alguns requisitos para quem deseja saber como trabalhar na Irlanda.

Por norma, os empregos informais não possuem tantas exigências. Alguns pedem apenas um tipo de experiência na área, ainda que seja no Brasil. Já as vagas de emprego mais específicas podem ter requisitos mais rigorosos, como formação equivalente e fluência no idioma.

Em vagas de empregos informais será um diferencial ter experiência na área, mesmo não sendo na Irlanda. E, também, possuir algum curso relacionado à vaga (curso de barista, de bartender, etc.). Conhecimento básico do inglês também ajuda.

A Mari Kitada e o Lucas Bueno do canal “Nós por aí” contaram nesse vídeo quais são os trabalhos mais comuns aqui na Irlanda e salários em 2024. Dá uma olhada!

Comprovação de fluência em inglês

Para vagas específicas, em que há a necessidade de comprovar a fluência no idioma, você precisará de um certificado de proficiência em inglês.

Existem vários tipos de certificação disponíveis, mas quando a sua finalidade é voltada aos negócios, os mais comuns são:

  • TIE (Test of Interactive English);
  • TOEIC (Test of English for International Communication);
  • ETAPP (English Test for Academic and Professioanal Purposes).

Validar o diploma na Irlanda

Já para quem precisa validar diploma na Irlanda, deve procurar o QQI (Quality and Qualifications Ireland). Certifique-se de que você possui a tradução juramentada para inglês do seu diploma para conseguir dar início ao processo.

Indicamos a plataforma Yellowling para fazer a tradução juramentada do seu diploma. O serviço oferecido é totalmente online, confiável, rápido e com excelente custo-benefício.

A plataforma oferece os serviços de mais de 150 tradutores profissionais que podem atender as suas necessidades.

Melhores sites de emprego na Irlanda

Para quem quer trabalhar na Irlanda, a melhor maneira de encontrar uma vaga é por meio de sites de emprego e recrutamento. Abaixo listamos as plataformas mais conhecidas:

Se a busca for por uma vaga de emprego em uma área específica, uma boa dica é enviar o currículo diretamente no site das empresas. Ficar de olho nas oportunidades no LinkedIn é ainda mais indicado. Por isso, não esqueça que também deve estar com o perfil atualizado e em inglês, claro.

Agências de emprego

É bastante comum por aqui buscar por agências de emprego para se inserir em um mercado de trabalho. A grande maioria delas se divide pelo tipo de função que oferecem:

  • Empresas de cleaners (faxina);
  • Telemarketing;
  • Empresas que oferecem oportunidades para trabalhar em grandes eventos como shows, jogos e concertos — essas costumam solicitar mais associados, especialmente nos meses de verão e período de festas de fim de ano.

Após trabalhar em hotel e no comércio, quando eu (Fernanda), resolvi que era a hora de investir em uma carreira na Irlanda, procurei uma agência de empregos no centro de Dublin para me inserir na área de logística. Cheguei no escritório da Kaizen com currículo em mãos e apresentei na recepção. Logo fui encaminhada para uma pré-entrevista.

Meu currículo e impressões do entrevistador foram enviados para empresas com vagas abertas e no mesmo dia fui chamada para uma segunda entrevista, agora na companhia em que trabalharia. Após meio ano trabalhando, fui efetivada e troquei o contrato da agência por um contrato permanente em uma empresa de logística.

Redes sociais

Para as vagas informais, vale ficar de olho no Facebook, pois costumam surgir oportunidades com frequência em grupos voltados para a divulgação de vagas de trabalho, alguns são voltados especificamente para a comunidade de brasileiros na Irlanda.

Uma boa dica é procurar por grupos específicos na rede social como Empregos em Dublin e Empregos na Irlanda. Outras comunidades como Classificados e Brasileiros em Dublin também costumam postar vagas de empregos.

Foi por meio de um grupo de classificados do Facebook que eu (Fernanda) vi o anúncio de um menino divulgando emprego no restaurante que ele trabalhava no centro de Dublin. Conversei com ele e foi marcada uma entrevista com minha mãe, que estava procurando emprego na época. Ela foi contratada e continua trabalhando lá há mais de dois anos.

Os restaurantes e pubs na Irlanda oferecem oportunidades para imigrantes. Busque por uma vaga pessoalmente.

Você também pode usar suas redes sociais para perguntar se alguém sabe de alguma vaga de emprego. Use o story do Instagram para contar a seus amigos que está procurando trabalho. Ou poste nos grupos do Facebook perguntando se alguém sabe onde estão contratando.

Indicação também funciona

Assim como postar nas redes sociais perguntando por empresas que estejam contratando, pedir para algum amigo indicar em uma vaga de trabalho quase sempre funciona.

Os contratantes têm preferência por contratar alguém já conhecido por um funcionário, do que receber dezenas de currículos para analisar e entrevistar.

Quais os tipos de visto para trabalhar na Irlanda?

Para os brasileiros que querem saber como trabalhar na Irlanda é requisito ter um visto com permissão de trabalho. Existem três modalidades:

Tipos de visto Permissões
Stamp 1 Visto de trabalho: é necessário que o aplicante já tenha uma proposta de trabalho de uma empresa irlandesa antes de desembarcar no país
Stamp 2 Visto de estudante: o qual é o mais comum e concede permissão de estudo e trabalho aos cidadãos não-europeus
Stamp 4 Visto de trabalho e residência: é adquirido através do casamento com um cidadão europeu

O visto de trabalho na Irlanda só é exigido de quem não tem cidadania europeia. Assim, se for cidadão de um dos países que faz parte do bloco, não precisará se preocupar com o documento.

Como conseguir visto de trabalho na Irlanda?

Para conseguir um visto para trabalhar na Irlanda você precisa primeiro aplicar para um dos vistos que permitem a atividade laboral no país.

Os vistos de estudante Stamp 2 ou Stamp 1G (para alunos recém-formados em um curso de pós-graduação na Irlanda) são os mais comuns e permitem trabalhar no país ao decorrer da sua validade. Mas saiba que eles não garantem a autorização de residência no país para além dessa data.

Um dos principais requisitos para solicitar o Stamp 2, é estar matriculado em um curso de inglês na Irlanda de carga horária mínima de 15 horas semanais. Com ele, é permitido que você trabalhe 20 horas por semana e 40 horas durante as férias e períodos específicos.

Assim que formado em uma universidade na Irlanda, você deve solicitar o Stamp 1G, que pode ser válido por 1 ou 2 anos, dependendo do nível do curso que foi concluído. Esse visto dá o direito a trabalhar 40 horas semanais.

O Stamp 4 é um visto de residência que permite que o cidadão trabalhe 40 horas semanais. E o Stamp 1 pode ser solicitado ainda no Brasil. Ele só é concedido para quem já possui uma oferta de emprego formal de uma empresa. Por isso, é preciso aplicar para vagas no LinkedIn, sites de empregos e diretamente nos sites das empresas.

Tenha atenção ao currículo

A oferta de emprego na Irlanda é grande, mas para conseguir o visto de trabalho, a procura geralmente se aplica à mão de obra qualificada. Portanto, é importante ter um bom currículo e proficiência em inglês.

Para patrocinar o visto de trabalho, a empresa será responsável por arcar com certos custos e ainda por encaixar o candidato brasileiro em algumas exigências. Entre elas, é preciso certificar de que não exista, por exemplo, um irlandês ou europeu capaz de ocupar o cargo.

Como estudar e trabalhar na Irlanda?

Caso você não se enquadre nas exigências do visto de trabalho ou do visto de residência, a maneira mais simples de conseguir trabalhar na Irlanda é através do visto de estudante.

Ou seja, essa é a forma menos burocrática e é um ótimo começo para quem quer ter uma experiência de trabalho em terras irlandesas.

Carga de trabalho permitida

No visto de estudante, a imigração irlandesa exige que o estudante tenha uma frequência mínima nas aulas e limita a carga horária de trabalho em 20 horas semanais.

A única exceção para trabalho full-time, ou seja, 40 horas semanais, é na temporada do verão europeu e nas celebrações de final de ano, quando o aluno estará em período de férias.

Para quem entra com o Stamp 1 ou Stamp 4 não há restrições em relação à carga horária.

Seja como for, não deixe de respeitar as leis de trabalho do país.

Oportunidades para trabalhar na Irlanda como estudante

A maioria das pessoas que vai estudar na Irlanda quer aprender o idioma ou até mesmo aprimorar o conhecimento da língua.

Então, os trabalhos mais procurados acabam sendo os informais, pois estes costumam não exigir fluência no inglês.

Trabalhar com entregas é bastante comum entre os imigrantes brasileiros que moram na Irlanda.

Uma boa dica para quem vai focar nas vagas de empregos informais é, se possível, realizar pelo menos um curso, no Brasil ou até mesmo na Irlanda. Cursos de baristas e bartender são bons investimentos.

Alguns dos trabalhos mais comuns para estudantes são:

  • Cleaner (limpeza);
  • Barista;
  • Bartender;
  • Garçom/garçonete;
  • Assistente de cozinha;
  • Babá;
  • Entregador.

Áreas com mais oportunidades de trabalho na Irlanda

No setor informal, a área com mais oportunidades de trabalho é a área de serviços. Vagas de emprego na área da limpeza, atendimento em lojas e atendimento em restaurantes são as mais comuns e com menos exigências.

Porém, na Irlanda existem áreas de atuação com alto índice de empregabilidade que costumam exigir um nível de escolaridade alto, bem como o domínio do inglês. São elas:

  • Tecnologia da Informação;
  • Marketing Digital;
  • Idiomas;
  • Engenharia;
  • Enfermagem.

Critical Skills

Um ponto interessante é que a Irlanda possui uma lista chamada Critical Skills que reúne as profissões em que não há profissionais suficientes no país para atendê-las. Por isso, há um incentivo para a entrada de estrangeiros para as vagas serem preenchidas.

A engenheira Gabriela Pereira chegou ao país para fazer um intercâmbio de inglês. Ela acabou cursando faculdade no país e após a formatura, em posse do visto Stamp 1G, começou a procurar por uma vaga no mercado de trabalho que fornecesse visto de trabalho.

Gabriela aplicou para uma vaga de engenheira no LinkedIn e conquistou o visto de trabalho na Irlanda. Foto: Arquivo pessoal.

Após conquistar um emprego na área de logística como Team Leader por meio de indicação, Gabriela não conseguiu o visto de trabalho por conta dos requisitos da vaga de General Skills.

Era preciso que a empresa alterasse o nome da posição e cumprisse um mês de anúncio da oportunidade em sites como LinkedIn para provar que não havia irlandês ou europeu qualificado para assumir a mesma posição.

“Faltando três meses para vencer meu visto 1G, apliquei para uma vaga de Critical Skills em uma grande empresa de construção da Europa, com sede na Irlanda. Recebi a oferta de emprego, mas não podia cumprir o período de experiência de seis meses exigido pelas companhias irlandesas.

Ela conta que a empresa auxiliou nos procedimentos para que ela pudesse obter o visto:

Para me manter na vaga, a empresa diminuiu minha probation para três meses e fez toda a aplicação para o meu visto de trabalho.”

Gabriela trabalha na empresa desde 2022 e já faz planos de aplicar para o passaporte irlandês daqui a três anos.

Multinacionais na Irlanda

Ter leis fiscais que facilitam a vida das multinacionais, o inglês como língua nacional e fazer parte da União Europeia fez com que a Irlanda virasse um polo de empresas globais. Por isso, a capital, Dublin, é a casa de empresas como Google, LinkedIn, Facebook, Husbpot, Tik Tok, Yahoo e Airbnb.

Isso é ótimo para nós, brasileiros, já que a presença de multinacionais gera a necessidade das empresas de contratar pessoas bilíngues, que consigam se comunicar com mais mercados.

É aí que nós, que falamos português e inglês, podemos nos destacar e conseguir a sonhada oportunidade de trabalhar na Irlanda.

Como preparar o currículo para Irlanda?

Na Irlanda, prepare um currículo organizado e clean, ou seja, não polua seu CV com informações desnecessárias, tais quais PPSN ou foto, por exemplo. Além disso, se for aplicar para uma vaga na sua área, mas costumava trabalhar fora dela desde que chegou à Irlanda, suas experiências com serviços em geral (cleaner, garçom, camareira, entregador) não precisam estar no currículo.

Atente para algumas informações que devem estar mais à vista: os idiomas que você fala, sua nacionalidade e o tipo de visto que possui como, por exemplo, “Brazilian — Stamp 4” ou “Brazilian — Italian Citizenship”.

Adicione as suas experiências profissionais pertinentes à vaga para qual está aplicando, com uma breve listagem e descrição das suas tarefas. É aconselhável que seja um currículo curto e objetivo.

Demonstre que você é a pessoa certa para a vaga anunciada, é válido adicionar uma breve descrição sobre você, como uma carta de apresentação.

Como são as entrevistas de emprego?

O processo seletivo para vagas específicas na Irlanda pode ser bastante rigoroso, com inúmeras etapas e entrevistas até que o processo seja finalizado.

O primeiro contato é geralmente feito por telefone. O recrutador liga em um horário marcado para explicar sobre a vaga e saber mais sobre você e seu interesse na posição. É como uma triagem inicial.

No momento da entrevista presencial, se prepare estudando sobre a empresa, especialmente missão, visão e valores; notícias sobre a companhia: aquisições, prêmios, melhorias, crescimento. E principalmente, estude o método S.T.A.R. para responder às questões.

As perguntas geralmente serão no seguinte modelo: “relate um momento em que teve que lidar com um problema com um colega de trabalho”. De acordo com a sua área e a vaga para qual está aplicando, é claro. Para responder pense e responda no seguinte formato:

  • Situation (situação): descreva o acontecimento;
  • Task (tarefa): qual era a sua tarefa dentro dessa situação, o que precisava ser feito;
  • Action (ação): qual foi a ação que você tomou para resolver o problema;
  • Results (resultado): conclua sua resposta com a resolução da situação.

Tipos de contrato de trabalho na Irlanda

Diferente do Brasil, onde a carteira de trabalho é assinada quando começamos a trabalhar, na Irlanda, a lei diz que você deve obter uma “declaração escrita dos termos de emprego”, um contrato de trabalho.

É esse contrato que estabelece os direitos e responsabilidades entre você e seu empregador. Conforme a seção de emprego do site Citizen Information, se você trabalha para um empregador por um salário, você automaticamente tem um contrato de trabalho com ele.

Mas deve receber os termos básicos do seu emprego, por escrito, no prazo de até 5 dias após o início das funções.

Seja emprego qualificado ou não, antes de assinar contrato, garanta que tenha o visto adequado para poder trabalhar.

A maioria dos funcionários tem contratos de trabalho por tempo indeterminado. Isso significa que o contrato continua até que o empregador ou empregado o rescinda (mediante notificação).

Outros funcionários têm contratos por prazo determinado ou com finalidade específica, que terminam em uma data específica ou quando uma tarefa específica é concluída.

Veja abaixo os principais tipos de contrato de trabalho na Irlanda:

Full Time ou Part Time

Full Time ou Part Time são os contratos mais comuns na Irlanda. A única diferença entre eles se resume na quantidade de horas trabalhadas: empregados por tempo integral (full-time) ou meio período (part-time).

Os demais direitos e obrigações prevalecem os mesmos para ambos os contratos.

Fixed Term

O Fixed Term é um contrato com prazo determinado que termina em uma data acordada. Esse contrato pode durar vários meses ou até anos. E as pessoas empregadas com esse tipo de acordo têm os mesmos direitos que os outros trabalhadores, incluindo férias anuais, licença maternidade e recibos de vencimento.

Esse nada mais é do que os contratos temporários do Brasil: eles se aplicam a empregados contratados para concluir uma tarefa específica; ou trabalhar durante um evento, ou período específico (Natal ou meses de verão, por exemplo).

Zero Hour Contract

Como o nome sugere, o Zero Hour Contract é quando você precisa estar disponível para trabalhar, mas suas horas de trabalho não estão especificadas no seu contrato de trabalho.

Nesse caso, você não tem garantia de um determinado número de horas semanais e nem do seu salário, que dependerá da quantidade de horas trabalhadas.

Como trabalhar na Irlanda como autônomo?

Se você está pensando em iniciar um negócio na Irlanda, existem vários departamentos, agências e organizações governamentais que disponibilizam suporte para ajudá-lo no planejamento, na criação e no financiamento.

Há uma página no portal do Citizen Information toda dedicada ao trabalhador autônomo. Desde como começar um negócio, como se tornar autônomo, como contratar empregados e informações sobre financiamentos e diferença nos impostos como proprietário de uma empresa.

Comerciante individual

Se optar por se tornar um empresário individual, você trabalha por conta própria e não tem parceiro de negócios. Isso significa que você é pessoalmente responsável pelo negócio. Portanto, se o negócio falir, seus bens pessoais poderão ser usados para pagar quaisquer empréstimos aos seus credores.

Para se tornar legalmente um empresário individual, você deve se registrar como autônomo no Revenue, a Receita da Irlanda. Após se registrar, você paga imposto de renda como trabalhador autônomo, e não mais através do sistema PAYE (usado para empregados).

Nesse caso, se optar por usar um nome comercial, deverá registrá-lo no Escritório de Registro de Empresas (CRO) em um mês após a adoção do nome comercial. O seguro não é obrigatório, mas é altamente recomendado para diversas situações.

Permissão de planejamento

Você precisará dela se resolver trabalhar em casa. É uma autorização necessária se quiser alterar significativamente como usa seu terreno ou edifício. É o caso de quem planeja abrir uma creche ou uma pousada com mais de 4 quartos de hóspedes, por exemplo.

Iniciando seu próprio negócio

Para iniciar o seu próprio negócio, o tipo de estrutura jurídica que você escolhe depende do tipo de negócio que você vai dirigir, com quem fará negócios e de sua atitude em relação ao risco.

Você pode configurar seu negócio como:

  • Um comerciante individual;
  • Uma parceria;
  • Uma sociedade limitada: isso configura você e sua empresa como entidades separadas. Em geral, isto significa que se a empresa se endividar, os credores só terão direito aos bens da empresa (não aos seus bens pessoais). A empresa deverá ser registrada no Escritório de Registro de Empresas (CRO).

Autônomos Estrangeiros

Se tiver cidadania europeia ou da Suíça, não precisa de permissão para abrir uma empresa na Irlanda.

Para cidadãos não europeus ou não suíços que desejavam abrir um negócio ou investir na Irlanda, precisavam solicitar permissão no âmbito do Programa de Investidores de Imigração do Governo Irlandês. Mas conforme o site da Imigração, o programa foi encerrado para novas solicitações em 15 de fevereiro de 2024.

O Immigrant Investor Programme (IIP) foi introduzido em 2012, quando a economia irlandesa, em dificuldades, precisava de investimentos. O IIP foi encerrado após a Comissão da UE expressar preocupações sobre os programas de investimento de imigrantes em geral.

Segundo o governo irlandês, o programa cumpriu seu objetivo e, devido à mudança de circunstâncias, ele não se adequa mais às necessidades de uma economia próspera.

Salários na Irlanda

Como mencionamos anteriormente, a Ilha Esmeralda tem um dos maiores salários da Europa. O país calcula o salário por hora trabalhada e, em 2024, o salário mínimo na Irlanda passou a ser 12,70€.

Além disso, no caso do Stamp 1, existe uma determinação do governo irlandês que assegura que o trabalhador precisa receber um salário mínimo anual de 30 mil euros na categoria General Skills e 38 mil euros para Critical Skills.

Entenda como é trabalhar na Irlanda

Conseguir um emprego é o primeiro passo para morar na Irlanda. Por isso, é importante entender também a cultura de trabalho no país. Confira alguns fatos sobre como é trabalhar na Irlanda!

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Os irlandeses não são famosos por serem viciados em trabalho. Quando bate o relógio na hora de ir embora, a maioria das pessoas larga o que está fazendo e vai para casa.

As empresas irlandesas acreditam ser importante haver um balanço entre a vida pessoal e profissional. Então, aqui os setores de RH trabalham muito para criar um ambiente onde o profissional se sinta confortável na empresa e tenha equilíbrio no tempo dedicado ao trabalho e à vida pessoal.

Férias de trabalho

Diferente do Brasil, na Irlanda o Annual Leave (férias) pode ser tirado em qualquer época do ano. As férias também podem ser fracionadas. Ou seja, você não precisa tirar o mês de férias de uma única vez. É possível tirar 4 dias, por exemplo, em qualquer época do ano.

Inclusive, é bastante raro grandes empresas autorizarem mais de duas semanas de férias corridas. Claro que há exceções, especialmente com imigrantes de países distantes, como brasileiros.

Na empresa em que trabalho, eu (Fernanda) precisei de autorização da gerente responsável pela minha área e do RH geral da empresa para conseguir férias de 21 dias para ir ao Brasil.

A partir do início do ano de 2024, a companhia também não permite mais que se trabalhe remoto de outro país devido a implicações com o fisco. Prática que era bastante comum anteriormente.

Outro fato diferente do Brasil é que aqui as férias começam a valer assim que você é contratado. Ou seja, você já pode tirar férias um mês após começar a trabalhar na Irlanda.

Horário de trabalho na Irlanda

A hora de trabalho normalmente em um escritório irlandês vai de 9h até às 17h, com uma hora de almoço. Semanalmente um irlandês trabalha de 39 a 48 horas, sendo esse o limite legal no país.

Vale lembrar que todos os fatos relativos à cultura de trabalho, também vão depender muito da empresa que você for trabalhar na Irlanda, já que cultura não é regra e também cada empresa tem suas diferenças.

Por falar nisso, um fato interessante é que o país possui um movimento chamado “Four-day Week” que visa incentivar empresas a adotarem uma jornada de trabalho que dure de segunda a quinta.

É possível trabalhar na Irlanda e juntar dinheiro?

Com certeza é possível trabalhar na Irlanda e juntar dinheiro!

Conheço pessoas que passaram um tempo morando e trabalhando na Irlanda e voltaram para o Brasil com recursos suficientes para comprar a tão sonhada casa própria. Outros, juntaram dinheiro para viajar o mundo durante um ano sabático. Muitos poupam dinheiro para tirar cidadania europeia.

Mas é claro que tudo depende do seu estilo de vida. O custo de vida na Irlanda pode ser bastante alto, especialmente se você não preparar um orçamento em que controla seus gastos mensais.

Para conseguir juntar dinheiro na Irlanda é preciso ter um controle mais efetivo dos seus gastos.

O poder de compra e o salário no país são ótimos. Portanto, mesmo com uma crise imobiliária na Irlanda, em que os preços dos aluguéis não param de subir, é possível, sim, com um mínimo de controle, trabalhar na Irlanda e juntar dinheiro.

Para os mais diversos objetivos: viajar, comprar carro na Irlanda, comprar casa no país ou no Brasil, ajudar a família, investir, cursar uma pós-graduação, entre outros.

Vale a pena morar e trabalhar na Irlanda?

Se você ainda tem dúvidas, saiba que morar e trabalhar na Irlanda definitivamente vale a pena.

Com o crescimento da economia do país, surgem cada vez mais oportunidades de emprego, nos mais diversos setores. Além disso, o país tem excelente qualidade de vida e permite contato com culturas do mundo todo.

Seja na sua área ou em empregos informais, a experiência de trabalhar na Irlanda certamente é uma excelente opção para aqueles que desejam desafios e que queiram ter a experiência de trabalho em solos internacionais.

Perguntas frequentes sobre trabalhar na Irlanda

Existem alguns questionamentos que são bastante comuns entre quem quer saber como trabalhar na Irlanda. Portanto, a seguir, reunimos as perguntas mais frequentes sobre o tema para respondermos. Confira:

Posso trabalhar na Irlanda com visto de turista?

Não, não é possível trabalhar na Irlanda com visto de turista. A permissão de trabalho no país só é concedida para quem tem certos tipos de vistos, como o Stamp 1, 2 e 4.

Tem emprego na Irlanda para quem fala português?

Sim, existem empregos para quem fala português!

Como mencionamos há algumas linhas, hoje a Irlanda se tornou um país bastante atrativo para multinacionais e, justamente por isso, existe a necessidade de trabalhadores que falem outras línguas além do inglês.

Dá para trabalhar na Irlanda como intercambista?

Sim. Quem vai fazer intercâmbio na Irlanda, devidamente registrado sob o Stamp 2, pode trabalhar até 20 horas semanais e, em períodos específicos como no verão europeu, 40 horas semanais.

Se você tem interesse em fazer um intercâmbio no país, fale com a Beeducation. A empresa tem muitos anos de experiência no mercado e possui diversos planos de intercâmbio na Irlanda. A equipe da Beeducation auxilia você a fazer as melhores escolhas e cuida do planejamento da sua viagem.

Como trabalhar como Au Pair na Irlanda?

Existem duas formas de trabalhar como Au Pair na Irlanda. A primeira é buscar agências brasileiras especializadas em programas da área, como a Au Pair.com.

Outra opção é ir com visto de estudante para o país e buscar por vagas de Au Pair em sites de empregos irlandeses.

Neste caso, apesar de bastante comum entre brasileiras, é mais arriscado, pois a contratação é feita diretamente com as famílias, sem um terceiro que faça o intermédio e, caso aconteça algum imprevisto, a pessoa não terá a quem recorrer — o que não aconteceria com uma agência, por exemplo.

Como é trabalhar como Uber na Irlanda?

Para trabalhar como Uber na Irlanda é preciso, primeiramente, ter um veículo que se enquadre nos padrões exigidos pelo aplicativo — e esta é a parte mais complicada, afinal, comprar um carro não é tão barato.

Os passos após adquirir o carro são mais simples e envolvem, basicamente, se certificar que a documentação do veículo está correta e se inscrever na plataforma da Uber.

Quer saber mais sobre como é viver na Europa? O ebook O Sonho de Viver na Europa conta histórias e experiências de brasileiros que já passaram por isso. Com certeza esses relatos vão te inspirar!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Fernanda Fassina and Rafaella Paim and Jennifer Leite and Samara Meireles

Fê é gaúcha, formada em Jornalismo pela UFRGS e apaixonada por história, futebol e por viajar. Sempre teve o sonho de morar no exterior e depois da formatura fez um intercâmbio de dois meses em Dublin, onde encontrou seu lugar no mundo. Morou na Itália e mudou definitivamente pra Irlanda em 2017. Hoje, trabalha com logística e tem paixão por compartilhar as experiências no Velho Continente.

Recent Posts

Maiores salários mínimos da Europa: saiba onde os salários ultrapassam 2.000€

Quais os maiores salários mínimos nos países europeus? Apesar da proximidade e do alinhamento de…

% dias atrás

Como abrir conta na Wise? Confira o passo a passo

Saiba como abrir sua conta na Transferwise. Confira o passo a passo para abrir e…

% dias atrás

Aluguel de carro em Lisboa: quanto custa e onde alugar?

Quer saber como fazer o aluguel de carro em Lisboa? É simples e barato, mas…

% dias atrás

Cidadania alemã: saiba quem tem direito e como solicitar em 2024

Confira o passo a passo para obter a cidadania alemã por ascendência ou realizar a…

% dias atrás

Melhor seguro viagem em 2024: conheça o nosso Top 10

Vai viajar e quer garantir o melhor seguro viagem? Confira o nosso ranking onde explicamos…

% dias atrás

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Quer morar em Lisboa? Então você precisa saber o custo de vida, as vantagens e…

% dias atrás