Casa de câmbio, ainda vale a pena? Veja vantagens e desvantagens

Comprar euro em casa de câmbio

Câmbio de moedas  / 

Ainda que exista uma infinidade de opções no momento em que se pretende comprar, enviar ou receber moeda estrangeira do Brasil para qualquer país do mundo, muita gente ainda prefere ir a uma casa de câmbio.

Se você tem interesse em viajar para algum país da zona do Euro, surge a pergunta: vale a pena comprar euro em casa de câmbio?



Comprar euro em casa de câmbio?

Atualmente, com o avanço da tecnologia e acesso mais amplo a internet, enviar dinheiro para o exterior, que antes era entendido como um problemão, está mais fácil, rápido e seguro.

Já falamos, por exemplo, de como você pode enviar dinheiro para fora através de serviços como TransferWise e remessa online.

Porém, formas novas jamais irão se sobrepor totalmente a maneiras mais tradicionais e, muitas pessoas, preferem ir a uma casa de câmbio no momento de comprar ou transferir moedas.

Maneiras mais seguras

O fato de utilizar um serviço online, por exemplo, pode facilitar as coisas e deixar a operação mais segura. Quando você vai a uma casa de câmbio para comprar euro, é preciso ter muita atenção, principalmente por conta de assaltos e roubos.

Num país como o Brasil que sofre com problemas crônicos de segurança pública, entrar e sair de estabelecimentos comerciais portando dinheiro pode ser muito arriscado.

Sabemos que é difícil confiar seu dinheiro num serviço online, por isso também já escrevemos sobre como é a segurança de serviços como o TransferWise.

Cartão viagem

Quando vamos fazer uma viagem internacional, muitas dúvidas surgem. Uma delas é a necessidade de se ter dinheiro vivo, em notas menores, para gastos corriqueiros.

Pegar um táxi, tomar um sorvete ou até mesmo comprar uma garrafa de água podem causar dor de cabeça quando não temos dinheiro vivo, mas para isso já existem os cartões de viagem.

Sim, eles podem ser carregados com dinheiro no seu país de origem e, já no seu destino, é possível realizar saques em caixas automáticos. Talvez essa, para os mais preocupados em andar com dinheiro, seja a forma mais segura de andar com dinheiro sem medo ou receio de roubo.

Quais as formas mais baratas?

Vale a pena comprar euro em casa de câmbio, mas depende da casa de câmbio. Em empresas maiores, por vezes, é possível encontrar uma conversão melhor do que em bancos, por exemplo.

Veja nossas dicas para como comprar euro mais barato.

O banco pode ser opção

Porém, na maioria das vezes, por conta da pequena diferença, só compensa comprar euro em casa de câmbio se o montante for elevado, o que possibilita uma negociação diferenciada. No caso de baixos valores, muitas vezes o seu próprio banco pode resolver a situação e poupar trabalho e idas e vindas.

Corra para o futuro

Não que as casas de câmbio sejam coisa do passado, mas elas parecem estar com os dias contados. Com sites e aplicativos que conseguiram descomplicar o processo de envio, recebimento e levantamento de dinheiro no Brasil ou no exterior, é fato que a tendência é que eles ultrapassem as casas de câmbio num futuro próximo.

Porém, no caso do site Remessa Online, ele é resultado da evolução de uma empresa de câmbio, ou seja, os mais atentos já perceberam que o caminho da modernidade parece sem volta.

Maneiras de comprar euro

É possível comprar euro sem precisar ir a uma casa de câmbio, portanto se vale a pena ou não vai depender de cada caso. Como já referido, se o montante for alto e a empresa tiver lastro para negociar, com certeza uma casa de câmbio pode ser uma opção melhor do que um banco.

Faça contas e veja a reputação da casa de câmbio

O negócio é fazer contas, pesquisar, entrar em contato, verificar a cotação diária, se existe a possibilidade de congelar o câmbio com o início da negociação entre outras opções.

Para saber se vale a pena comprar euro em casa de câmbio, uma dica importante é pesquisar sobre a reputação dessa casa de câmbio, sua seriedade, experiência, pois assim as chances de algo de ruim acontecer diminuem.

Não deixe de ler o nosso guia de como enviar dinheiro para o exterior.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.