Curiosidades sobre a Irlanda: conheça as 15 mais surpreendentes

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A conta Wise é até 8 vezes mais barata do que os bancos tradicionais e não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter autorização de residência na Europa.

Abrir Conta →

Morar em outro país significa viver os costumes de uma nova cultura e aprender com as diferenças do mundo. Por isso, é muito importante antes de escolher um novo destino para um intercâmbio ou até mesmo para ir de mala e cuia, pesquisar e se informar sobre todos os detalhes do novo país. Nesse artigo vamos apresentar 15 curiosidades sobre a Irlanda que são surpreendentes para nós brasileiros.

As principais curiosidades sobre a Irlanda que você vai gostar de saber

Os irlandeses são muito amigáveis e apesar de algumas diferenças culturais com o Brasil, acabamos nos identificando muito com eles em alguns sentidos. Porém, o país tem algumas curiosidades que são interessantes e às vezes até engraçadas para quem vem morar na Irlanda. Confira!

1. Não existem cobras na Irlanda

Ao contrário do que dizem – que o padroeiro da Irlanda St. Patrick’s foi o responsável pelo extermínio dos répteis – o fato se dá simplesmente porque o clima irlandês nunca foi favorável para as cobras se reproduzirem e continuarem no país.

2. Máquina de lavar roupas na lavanderia? Não, na cozinha!

Uma das curiosidades sobre a Irlanda é que a maior parte das casas não possui área de serviço com tanque como estamos acostumados no Brasil.
Além disso, as máquinas também são secadoras, já que o tempo é muito úmido e é impossível deixar as roupas secando no varal fora de casa, pela falta de sol e excesso de chuva.

3. Not too bad

Sabe quando cumprimentamos alguém e falamos “Oi, tudo bem”? Na Irlanda, é bem comum os irlandeses responderem “Not too bad”, que traduzindo, literalmente, significa “Não tão mal”.
E isso não quer dizer que não está tudo bem, é só o jeito deles de dizer que está tudo OK. Apesar de serem simpáticos, os irlandeses são um pouco mais fechados e, diferente dos brasileiros, demoram um pouco mais para criar laços de amizades com as pessoas que não conhecem.

4. Menino ou menina?

Entre as curiosidade da Irlanda, está a existência da tradição em que os pais não devem contar para ninguém o sexo do bebê antes de nascer. Dizem as pessoas mais velhas que isso dá azar, e em alguns casos inclusive nem os pais ficam sabendo se é menina ou menino.
Mas essa é uma tradição que já está perdendo espaço entre os pais mais jovens, que já não acreditam mais na superstição.

5. O Titanic foi construído na Irlanda do Norte

É isso mesmo, o famoso navio que afundou depois de 3 horas de navegação, foi construído pela Harland and Wolff, empresa britânica, na capital da Irlanda do Norte, Belfast. Inclusive um dos pontos turísticos mais visitados da capital é o museu do Titanic.

Saiba tudo sobre a Irlanda nesse artigo completo.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

6. Chá com leite

Os irlandeses são tomadores assíduos de chá, tanto quanto os ingleses. Faça frio ou não, é com certeza a bebida preferida. Além disso, eles tomam o chá preto (conhecido como breakfast tea ou black tea), com leite. Para eles colocar leite no chá é tão natural quanto colocar leite no café.

7. Chove dia sim, dia também

Sim, a Irlanda é um país que chove muito e venta mais ainda. Os dias são mais cinzas e o sol é um fenômeno quase que raro (inclusive, quando sai um solzinho, todo mundo corre para os parques e praças para aproveitar).

8. Bebida alcoólica depois das 10h e antes das 22h

Apesar de ser conhecido com um dos países que mais consome cerveja no mundo, uma das curiosidades sobre a Irlanda é que lá tem horário delimitado para comprar bebida alcoólica nos supermercados e conveniências.
Antes das 10 horas da manhã e depois das 22 horas, não é possível comprar nada! O único lugar onde você vai encontrar bebida alcoólica após esse horário é nos bares.

9. Internet no ônibus

Sim! Diferente do que muita gente acredita, nem todos os países da Europa possuem Internet em todos os lugares, mas Dublin, a capital da Irlanda, possui wi-fi gratuito nos ônibus, o que pode ser de grande ajuda para quem está recém chegando na cidade.

10. Irish Breakfast

Achou que só os americanos que comiam bacon e ovos fritos no café da manhã? Nada disso! Um dos pratos mais famosos da Irlanda é o café da manhã Irlandês, que para eles nada mais é do que uma forma de se recuperar da bebedeira no dia anterior.
O prato inclui: ovos fritos ou mexidos, torrada, tomate, bacon, feijão (o feijão deles é diferente, com um molho de tomate e um pouco adocicado), morcela e em alguns lugares uma tortinha de batata e até cogumelos.

11. Desculpe-me

O “sorry” é utilizado em todos os momentos, para se desculpar, pedir licença e mesmo se você fez algo que a culpa não é sua, é bem comum pedir desculpas.
Será que o Seguro Viagem para a Irlanda é obrigatório? Descubra nesse artigo.

12. Interruptor da luz fora do banheiro

Imagine a cena: você está tomando banho e, de repente, a luz apaga. Isso pode acontecer frequentemente, já que o interruptor é do lado de fora do banheiro!
Como normalmente os brasileiros dividem casa, é bem comum alguém fazer uma gracinha para sacanear quem está lá dentro ou até mesmo sem querer. Além disso, não há tomadas nos banheiros, já que a umidade é muito grande e pode ser perigoso.

13. Sacolas plásticas pagas

Cada sacola plástica custa em média 20 centavos de Euro e as maiores até 1 Euro. É bem comum a reutilização de sacolas e até mesmo o uso de sacolas ecológicas.
Isso porque o governo sancionou uma lei que proíbe a distribuição gratuita, em prol do meio ambiente. Nas lojas de roupas normalmente as sacolas são de papelão.

14. Bares fechados às 3h

Entre as curiosidades da Irlanda está o fato de que os bares fecham cedo. Diferente de nós, que costumamos ir para a festa após a meia-noite, os irlandeses começam a beber lá pelas 18h e, por isso terminam a noitada mais cedo também.

15. Inglês como primeira língua

Ao contrário do que muita gente pensa, não são todos os irlandeses que falam o Gaélico, que é uma das línguas oficiais do país, junto ao inglês. É mais provável encontrar alguém falando a língua em cidades do interior. Apesar disso, todas as placas do país estão escritas nas duas línguas. Saiba tudo sobre as principais cidades da Irlanda aqui.
Você sabe qual é a moeda da Irlanda? Euro ou Libra? Descubra neste artigo.

Júlia Paniz

Júlia é brasileira, formada em jornalismo e aos 22 anos foi para a Irlanda estudar inglês. Os 6 meses de intercâmbio transformaram-se em 3 anos. Viajou para 22 países na Europa desde que saiu do Brasil e é incentivadora do estilo de vida “pegue sua mochila e vá ver o mundo”.

Recent Posts

Abrir empresa de serviços gerais em Portugal: é um bom negócio?

Abrir uma empresa de serviços gerais em Portugal pode ser um bom negócio se houver…

% dias atrás

Portugueses trabalham mais, mas produzem menos que espanhóis

O número de horas trabalhadas por semana em Portugal é maior do que o registrado…

% dias atrás

Visto de pesquisador na França: como solicitar o seu

O visto de pesquisador na França oferece benefícios para aqueles que pretendem passar um período…

% dias atrás

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás