Categories: Inglaterra

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para o país, seja para morar, trabalhar ou estudar. Neste artigo, compartilho com você os custos médios com alimentação, moradia, transporte e lazer, além de apresentar algumas cidades com preços mais acessíveis.

Dessa forma, você pode construir um bom planejamento financeiro e tomar as melhores decisões quando estiver na terra do Rei Charles III. Vamos lá?

Perguntas Respostas
Quanto é o custo de vida na Inglaterra? A média do custo de vida na Inglaterra para uma pessoa em Londres é de £1.087,30 por mês, sem o aluguel.
Quanto dinheiro precisa para morar na Inglaterra? A estimativa é que um casal gasta cerca de £2.897,53 para morar no centro de Londres, £1.329,71 em Leeds e £1.322,52 em Liverpool.
Qual o valor de um aluguel na Inglaterra? De acordo com dados do Numbeo, o aluguel de um apartamento com um quarto no centro de Londres é £2.189,58, em Leeds £919,17 e em Liverpool £837,50.

Qual o custo de vida na Inglaterra?

De acordo com o site Numbeo, em 2024, uma pessoa solteira gasta cerca de £1.087,30 por mês para viver na capital da Inglaterra. Isso sem contar com o aluguel e gastos extras que você pode ter no dia a dia.

Mas é claro, esse valor é apenas uma estimativa, já que o gasto mensal de uma pessoa varia conforme diversos aspectos como:

  • Estilo de vida;
  • Local onde mora;
  • Número de pessoas da família;
  • Tipo de imóvel, entre outros.

Portanto, quem planeja morar no centro de uma cidade grande como Londres com sua família, provavelmente terá que arcar com custos mais altos. Mas é possível aproveitar a boa qualidade de vida oferecida pela Inglaterra gastando pouco, basta morar em cidades distantes da capital inglesa.

Para que você possa ter uma noção mais clara da diferença de preços entre as cidades, o custo de vida sem aluguel em Leeds para uma pessoa solteira é de £784,40 e de uma família de quatro pessoas é de £2.679,70.

É importante lembrar aqui que a Inglaterra ainda passa por uma recessão econômica, mesmo com as notícias da redução alguns custos importantes, como a queda do preço da energia.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Nos últimos anos, eu (Andrea) realmente senti bastante a diferença no custo de vida: o mercado semanal ficou 2 vezes mais caro, e olhe que eu não compro carne e consumo apenas frutas da estação. O aluguel também ficou mais alto, assim como contas básicas de água, internet e telefone.

Custo de moradia na Inglaterra

A moradia é o aspecto que, sem dúvida, mais encarece o custo de vida na Inglaterra. Os aluguéis em grandes cidades como Londres costumam ser altos, principalmente se os imóveis estão localizados próximos ao centro da cidade ou em bairros nobres.

Assim, quem possui um orçamento reduzido deve optar por imóveis menores, situados em bairros distantes do centro, ou viver em cidades do interior do país, como Leeds.

Eu moro em uma cidade do interior, chamada Market Harborough, distante uma hora de trem da capital. Com o valor do meu aluguel atualmente, seria praticamente impossível achar uma casa do mesmo nível em Londres, com dois quartos, garagem e um belo jardim.

Dependendo da região em Londres, muito provavelmente eu teria que dividir apartamento com outra pessoa, ou achar algo muito longe do centro.

Ficou curioso? Confira os custos com aluguel e contas de casa:

Custos de aluguel

Como os custos de aluguel podem variar dependendo da localização e tipo de imóvel, consultamos o site Numbeo para ter uma média de preços dos aluguéis em três cidades da Inglaterra em março de 2024. Confira abaixo quais são os custos para morar em um apartamento perto e longe do centro da cidade:

Imóvel Londres Leeds Liverpool
Apartamento de 1 quarto no centro da cidade £2.189,58 £919,17 £837,50
Apartamento de 1 quarto fora do centro da cidade £1.618,98 £691,67 £585,62
Apartamento de 3 quartos no centro da cidade £4.196,05 £1.715 £1.575
Apartamento de 3 quartos fora do centro da cidade £2.810,53 £1.150 £862,50

Atenção! A cotação acima foi realizada no site Numbeo em 23 de março de 2024.

Como eu disse, eu moro em uma cidade do interior da Inglaterra, hoje com cerca de 25 mil habitantes, e o valor pago hoje pelo aluguel seria o equivalente ao aluguel de um quarto em Londres. Ou, quem sabe, poderia alugar uma casa menor e bem mais afastada do centro. Então, dependendo dos seus objetivos e necessidades, vale a pena morar em uma cidade menor porque seu dinheiro pode valer mais.

Hoje, por exemplo, eu não gasto dinheiro com transporte público, já que a cidade é pequena, e os custos das contas da casa também são menores em comparação a cidades maiores.

Valor médio das contas da casa

As contas da casa também influenciam no custo de vida na Inglaterra. No entanto, assim como o aluguel, esses gastos variam muito de uma cidade para outra e com o tipo de serviço contratado.

Para ter uma noção do valor médio das despesas com a casa, veja abaixo os preços aplicados em diferentes cidades da Inglaterra segundo uma consulta realizada no site Numbeo em março de 2024:

Despesa Londres Leeds Liverpool
Eletricidade, água, aquecimento, refrigeração e coleta de lixo £276,38 £219,92 £319
Internet £31,57 £30,62 £30,42

É importante destacar que esses valores são apenas uma referência. Os custos podem aumentar de acordo com as condições do imóvel, a época do ano e o seu estilo de vida. No inverno, por exemplo, é comum que os gastos mensais aumentem bastante devido ao uso contínuo do aquecimento. Pela minha experiência, e olha que eu não exagero no uso do central heating (aquecimento), as contas durante o inverno chegam a triplicar de valor.

Felizmente, existem diversas opções de fornecedores no país. Por conta disso, é possível fazer cotações e escolher a empresa que oferece melhor custo-benefício para diminuir os gastos mensais. A dica aqui é procurar fazer orçamentos todos os anos, caso você não tenha fechado um pacote de 18 ou 24 meses, e se conseguir, trocar sempre de fornecedor. É possível economizar bastante.

Despesas com a licença de televisão, imposto anual de cada município e a Taxa Council são outros gastos que devem ser incluídos nas contas da casa. Assim, os valores acima podem aumentar consideravelmente ao incluir essas despesas.

Quanto custa a alimentação na Inglaterra?

Os gastos com alimentação representam uma importante parcela do custo de vida na Inglaterra. Mas esse valor depende de uma série de fatores como seu estilo de vida, o local onde as compras são feitas, quantas pessoas moram com você, entre outros.

Eu sou vegetariana, então consigo gastar menos nas compras da semana, mas mesmo assim, os gastos com alimentação subiram muito nos últimos anos.

Assim, para ajudar no controle dos gastos com alimentação, trouxemos os custos médios de alguns alimentos no supermercado do país e das refeições em restaurantes na Inglaterra.

Custos de supermercado

Os custos de supermercado na Inglaterra podem ser altos. A boa notícia é que o país tem uma grande variedade de supermercados, alguns com preços bastante competitivos.

Diante disso, para você ter uma ideia do quanto poderá gastar com as compras de supermercado, elaboramos uma lista dos preços de alguns alimentos em Londres, Leeds e Liverpool. Confira:

Alimentos Londres Leeds Liverpool
1 litro de leite £ 1,30 £ 1,14 £ 1,08
500 g de pão branco fresco £ 1,50 £ 1,35 £ 1,20
1 kg de arroz branco £ 1,99 £ 1,52 £ 1,68
1 dúzia de ovos £ 3,31 £ 2,82 £ 2,92
1 kg de queijo £ 7,55 £ 6,21 £ 6,93
1 kg de filé de frango £ 7,68 £ 5,40 £ 6,38
1 kg de carne vermelha £ 12,25 £ 8,31 £ 11,32
1 kg de maçãs £ 2,45 £ 2,60 £ 2,14
1 kg de tomate £ 3,33 £ 1,80 £ 2,89
1,5 litro de água £ 1,28 £ 1,16 £ 1,20

Quem deseja enxugar os gastos com supermercados pode optar por grandes redes como Aldi e Lidl, que possuem preços acessíveis. O Lidl, por exemplo, oferece cupons de desconto todas as semanas e ajudam bastante a economizar no final do mês. Para aqueles com gosto mais refinado ou que procuram produtos brasileiros, podem fazer as compras do mês no Sainsbury ou Tesco.

Uma dica bacana? Aproveite os cupons de desconto dos supermercados, como o Lidl. Além de pagar mais barato em algun itens selecionados, você ainda junta pontos para ganhar ainda mais desconto nas próximas compras.

Custos para comer fora

É preciso ter cautela para não aumentar o custo de vida na Inglaterra quando o assunto é comer fora. Isso porque, os preços das refeições em restaurantes e pubs em grandes cidades como Londres são mais elevados do que no restante do país.

Aliás, até dentro de uma mesma cidade é possível encontrar uma grande variedade de preços em bairros diferentes. Diante disso, fizemos uma consulta no site Numbeo para saber os custos para comer fora em três cidades inglesas.

Despesa Londres Leeds Liverpool
Refeição para uma pessoa em restaurante barato £18 £15 £15
Refeição para duas pessoas em restaurante médio £80 £60 £60
Lanche no McDonalds £8 £7,80 £6,65
Garrafa de 500 ml de cerveja £6,50 £4,50 £4,80
Lata de 300 ml de Coca-Cola £1,97 £1,69 £1,49
Capuccino £3,59 £3,26 £3,16

Quanto custa o transporte na Inglaterra?

Os custos com meios de transporte ingleses são relativamente baixos, apesar dos recentes aumentos nos preços das passagens de metrô. No entanto, assim como os demais, esse gasto também pode variar dependendo da cidade, bairro e até da frequência que você utiliza o transporte público.

Em cidades como Leeds, o passe mensal custa em média £80, enquanto em Londres o preço chega a £200. Mas esse valor pode aumentar dependendo da região onde você mora e/ou trabalha na Inglaterra.

O transporte público na Inglaterra funciona bem, mas os custos variam conforme cada cidade. Foto: Andrea Côrtes

Nas cidades médias como Liverpool, o valor com transporte é um pouco mais baixo comparado com a capital inglesa. O passe mensal pode chegar a £67,80. Por isso, é importante colocar essas despesas na ponta do lápis antes de escolher o melhor local para morar na Inglaterra.

Gastos carro na Inglaterra

Os gastos com carro na Inglaterra podem ser maiores do que você imagina. Isso porque, além do preço da compra do veículo, também é necessário arcar com outros custos como:

  • Combustível;
  • Seguro do automóvel;
  • MOT (verificação anual do veículo);
  • Imposto do automóvel;
  • Manutenção;
  • Estacionamento;
  • Despesas rodoviárias, entre outros.

Para ajudar no cálculo dessas despesas, você pode usar a calculadora de custos de automóveis da Money Helper, que é um serviço de aconselhamento online aprovado pelo governo britânico. Ainda segundo a Money Helper, o custo médio de manutenção de um carro com as taxas de impostos governamentais é de £3.186 para o exterior de Londres e £3.502 para o interior de Londres.

Confira abaixo quanto custa recarregar e abastecer o veículo na Inglaterra em março de 2024:

Recarga de carro elétrico na Inglaterra

A recarga do carro eletrônico na Inglaterra pode ser feita em diversos locais: em casa, no trabalho, em locais públicos e em pontos de carregamento rápido. Os custos podem variar bastante dependendo do local de recarga e do modelo do veículo.

Confira abaixo o preço médio para recarregar um carro elétrico típico com bateria de 60 kWh e autonomia de 320 quilômetros:

  • Casa: custa cerca de £17 por carga completa;
  • Trabalho: muitos empregadores instalam pontos de carregamento no local de trabalho e normalmente oferece acesso gratuito durante todo o dia;
  • Locais públicos: o custo do carregamento público em supermercados ou parques de estacionamento varia de acordo com a rede, localização e velocidade dos carregadores. O custo médio é de cerca de £26 para uma carga completa;
  • Carregamento rápido: os pontos de carregamento rápido são normalmente encontrados em estações de serviço de autoestradas e normalmente custam cerca de £19 por uma carga de 30 minutos e cerca de 144 quilômetros.

Preço do combustível na Inglaterra

Os motoristas no Reino Unido gastam em média £1.095 por ano para abastecer um carro a gasolina e £1.284 por um carro a diesel, assumindo uma quilometragem média para cada tipo de 9.656 e 12.713 Km por ano, respectivamente.

Mas é claro, esse valor depende principalmente do número de quilômetros que você dirige e da qualidade de combustível usada no seu veículo.

Custo com educação na Inglaterra

Os custos com educação na Inglaterra podem variar dependendo do local, nível escolar, instituição e até a condição do estudante no país. Lembrando que a educação básica até o ensino fundamental é gratuita. Mas não se preocupe, explicamos com mais detalhes esses gastos nos tópicos a seguir:

Ensino básico

Na Inglaterra, todas as crianças são obrigadas a frequentar a escola dos 5 aos 16 anos e a permanecer no ensino até os 18 anos. Depois desse período, é comum que os jovens continuem seu ciclo de aprendizagem em cursos de qualificação profissional e universidades.

Em geral, os filhos de estrangeiros que moram na Inglaterra legalmente podem estudar em escolas públicas no país gratuitamente. Nesses casos, os responsáveis precisam arcar com despesas como uniformes, refeições e livros extracurriculares que não são oferecidos pelo sistema educacional.

Mas a Inglaterra também conta com escolas privadas de ensino básico. Para ingressar em uma dessas instituições, é preciso pagar uma mensalidade que varia de acordo com o tipo de escola e a cidade.

Consultamos o Numbeo para saber a média da mensalidade de uma escola internacional em três cidades da Inglaterra em 2024. O resultado foi o seguinte:

Cidade Mensalidade escolar
Londres £ 20.054,76 por ano
Leeds £ 10.000 por ano
Liverpool £ 6.213,33 por ano

Ensino superior

De acordo com o Times Higher Education, os estudantes internacionais podem esperar pagar entre £10 mil e £26 mil anualmente por cursos de graduação em universidades na Inglaterra. No entanto, as taxas dos cursos variam de acordo com o seu nível de estudo, instituição e local onde planeja estudar no país. Se você conseguir uma bolsa de estudos, maravilhoso!

Em geral, os cursos de humanas e ciências sociais tendem a custar menos, enquanto programas de graduação laboratorial e clínica são mais caros. O curso de medicina, por exemplo, pode custar até £ 67.892 por ano para estudantes estrangeiros.

Custo com saúde na Inglaterra

A Inglaterra possui um sistema de saúde gratuito e de qualidade, o National Health System (NHS). Composto por uma ampla rede de hospitais e clínicas públicas, está disponível para todos os residentes do país.

Essa característica, sem dúvida, torna o custo de vida na Inglaterra mais econômico para quem decide morar no país. Afinal, não é preciso se preocupar com o pagamento de planos de saúde e assistência médica privada, bastante cara na Europa.

Os estrangeiros que não possuem cidadania britânica também podem ter acesso ao NHS, desde que tenham residência definitiva no país. Caso contrário, será preciso pagar uma taxa anual para ser atendido pelo sistema público de saúde.

Geralmente, o pagamento da taxa do NHS é efetuado durante a solicitação do visto. Nesses casos, o valor varia de acordo com a idade do estrangeiro e tipo de visto para Inglaterra. Acompanhe abaixo quais são as tarifas cobradas em 2024:

Requisitos Taxa anual
Visto de estudante £776 por ano
Visto para menores de 18 anos £776 por ano
Demais tipos de visto £1.035 por ano

Alguns estrangeiros estão isentos do pagamento da taxa do NHS, como aqueles que estão solicitando o visto permanente, asilo ou proteção humanitária.

Além disso, quem viaja para a Inglaterra com visto de turismo não precisa pagar a tarifa e pode ter acesso a atendimento de urgência e emergência pelo sistema de saúde. Mas terão que pagar a conta do hospital se precisarem de um atendimento mais complexo.

Custos de lazer na Inglaterra

Provavelmente os custos de lazer na Inglaterra são os mais subjetivos de todos os listados acima. Afinal, esse tipo de despesa varia muito do estilo de vida de cada pessoa, das suas prioridades e das atividades de lazer que prefere.

Quem gosta de ter uma vida social ativa e deseja explorar todas as atrações que a Inglaterra pode oferecer, terá um gasto maior com lazer. Dessa forma, para você poder se planejar melhor, elaboramos uma lista com os preços de algumas atividades em três cidades inglesas.

Despesa Londres Leeds Liverpool
2 ingressos para o cinema £ 27 £ 14 £ 15
2 ingressos para o teatro (melhores lugares) £ 310 £ 85 £ 80
Jantar para dois em um restaurante italiano na área nobre da cidade £ 76 £ 48 £ 45
1 drink em restaurante no centro £ 13 £ 9 £ 9
1 cerveja de 500 ml no pub £ 7 £ 4,58 £ 4,30

Resumo do custo de vida na Inglaterra

Após detalhar as principais despesas do custo de vida na Inglaterra, elaboramos um resumo com os gastos médios de um casal sem filhos que mora nas cidades de Londres, Leeds e Liverpool.

É importante frisar que os orçamentos referentes à alimentação e lazer não foram incluídos, pois variam de acordo com o estilo de vida de cada pessoa. Confira:

Despesa Londres Leeds Liverpool
Apartamento de 1 quarto no centro da cidade £ 2.189,58 £ 919,17 £ 837,50
Eletricidade, água, aquecimento, refrigeração e coleta de lixo £ 276,38 £ 219,92 £ 319
Internet £ 31,57 £ 30,62 £ 30,42
Transporte (passe mensal metropolitano) £ 400 £ 160 £ 135,60
Total para um casal £ 2.897,53 £ 1.329,71 £ 1.322,52

Conforme mencionamos anteriormente, o custo de vida em Londres é maior que nas demais cidades inglesas como Liverpool e Leeds. Mas é claro, os valores podem aumentar ou diminuir conforme as preferências de cada morador.

Para ter uma noção melhor dos preços da capital inglesa, confira abaixo o vídeo do canal Na Vibe.

Sim, os custos de vida aumentaram e em todas as áreas, especialmente alimentação e energia, mas se você ganha bem, o poder de compra ainda é positivo. Se puder, contudo, vale a pena morar em uma cidade menor, já que os gastos serão mais baixos.

Quais são as cidades com menor custo de vida na Inglaterra?

O alto custo de vida em Londres muitas vezes ofusca o fato de que existem várias cidades baratas na Inglaterra para morar com bons índices de segurança, educação, moradia e emprego.

Assim, para tornar a sua escolha mais fácil, a seguir apresentamos algumas das cidades com menor custo de vida na Inglaterra:

  • Durham;
  • Leicester;
  • Lancaster;
  • Newcastle;
  • Coventry;
  • Warwick;
  • Lincoln;
  • Nottingham;
  • Liverpool;
  • Manchester.

O custo de vida na Inglaterra é alto?

Sim. O custo de vida na Inglaterra é um dos mais altos do mundo. No entanto, os salários mínimos e médios também são elevados, permitindo que as pessoas consigam cobrir seus gastos básicos com maior facilidade.

Morar na Inglaterra não é barato, mas os salários são bons e há outros benefícios que compensam os gastos. Foto: Andrea

Existem outros fatores que também reduzem bastante o custo de vida no país, como o acesso gratuito ao sistema de saúde público (NHS). O governo britânico também oferece educação pública de qualidade nos níveis básico e médio a todos os residentes do país.

Entretanto, como vimos, o custo de vida na Inglaterra depende especialmente da cidade na qual se vive. Isso porque um dos aspectos de maior peso nos gastos mensais é o valor do aluguel.

Diferenças entre cidades grandes e pequenas

Em grandes cidades como Londres, o custo com aluguel está bem acima da média no país e encarece a vida dos residentes. Ainda mais se o imóvel estiver localizado em bairros nobres e próximos do centro.

Já nas cidades menores, o custo de vida costuma ser bem mais em conta. Isso ocorre porque, apesar do gasto extra com transporte, essas regiões possuem aluguéis com preços menores e uma ótima qualidade de vida.

Para que você tenha uma noção mais clara dessa diferença de preços, apresentamos na tabela abaixo uma estimativa do custo de vida de um casal em 5 cidades pequenas na Inglaterra segundo o Numbeo. Confira:

Despesa Wells Salisbury Chichester Lewes Truro
Apartamento de 1 quarto no centro da cidade £ 850 £ 725 £ 1.100 £ 950 £ 850
Eletricidade, água, aquecimento, refrigeração e coleta de lixo £ 271,90 £ 283,33 £ 150 £ 175,33 £ 308,33
Internet £ 28 £ 29,25 £ 29,25 £ 26,22 £ 28,67
Transporte (passe mensal metropolitano) £ 130,44 £ 167 £ 232,8 £ 100 £ 171,96
Total para um casal £ 1.280,34 £ 1.204,58 £ 1.512,05 £ 1.251,55 £ 1.358,96

Custo de vida na Inglaterra em relação a outros países europeus

Morar em qualquer país tem seus custos. Por isso, o primeiro passo para quem decide viver na Europa é conhecer a média das despesas mensais para planejar o seu orçamento mensal.

Diante disso, verificamos no Numbeo o custo de vida na Inglaterra em relação a outros países europeus. Para facilitar a comparação, usamos os valores em euros informados pelo site, considerando os gastos mensais fixos de uma pessoa nas capitais da França e Portugal.

Despesas Londres Lisboa Paris
Aluguel de um apartamento de 1 quarto no centro da cidade 2.562,16 € 1.316,73 € 1.429,07 €
Soma das despesas de casa mensais 377,8 € 198,59 € 256,33 €
Passe mensal para transporte público 232,08 € 40 € 84,50 €
Total 3.172,04 € 1.555,32 € 1.769,9 €

*Para facilitar a comparação, consultamos os preços das despesas na Inglaterra com a cotação do euro disponibilizada no site Numbeo.

O custo de vida na Inglaterra é compatível com os salários?

Sim, como falamos anteriormente, o salário mínimo na Inglaterra permite que os residentes consigam cobrir todas as despesas básicas de um estilo de vida econômico. Com essa remuneração, uma pessoa consegue pagar as despesas relacionadas à manutenção da casa, transporte, alimentação na Inglaterra e o aluguel de um imóvel simples.

No entanto, o salário mínimo pode não ser suficiente para quem planeja morar nas melhores cidades na Inglaterra ou em bairros nobres. Nesses casos, para manter um estilo de vida mais alto, é necessário conseguir um emprego com maior remuneração.

Poder de compra na Inglaterra

O poder de compra na Inglaterra varia consideravelmente entre regiões devido a fatores como inflação e eventos econômicos. Lugares mais desenvolvidos, como Londres e partes do Sul do país, estão vivenciando um aumento do poder de compra.

Enquanto isso, regiões como Leste da Inglaterra e a região Oeste sofrem com as pressões econômicas e aumento da inflação. Esse cenário resulta em uma queda no poder de compra da população.

Essa disparidade regional no poder de compra está ligada tanto a eventos internos como Brexit, quanto a problemas globais como a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia que afetam a economia do país. Apesar dos recentes aumentos no custo de vida, eu acredito que o poder de compra no país ainda é favorável.

Esperamos ter ajudado você a entender quais são os principais custos para morar na Inglaterra. Considere essas informações e também as despesas do seu estilo de vida na hora de elaborar o seu orçamento. Confira nosso ebook Como Morar na Inglaterra para saber o passo a passo de como planejar sua mudança para o exterior.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Custo de vida na Irlanda: gastos médios mensais em 2024

Um bom planejamento financeiro é o principal pilar de quem deseja mudar de país. A…

% dias atrás

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2024

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês,…

% dias atrás

Cartão pré-pago internacional vale a pena? Veja qual é o melhor

Você já ouviu falar do cartão pré-pago internacional, mas não sabe como funciona? A gente…

% dias atrás

Número de crimes registrados em Portugal é o maior dos últimos 10 anos

Portugal registrou um número recorde de crimes em 2023, segundo dados da Direção-Geral de Política…

% dias atrás

Visto de estudante para Irlanda em 2024: como solicitar o seu

O visto de estudante Irlanda é um dos documentos mais procurados por quem deseja se…

% dias atrás

PB4 ou seguro de viagem? Entenda as principais diferenças

Na dúvida entre PB4 ou seguro de viagem contrate os dois. Saiba quais as diferenças,…

% dias atrás