Desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Muitos brasileiros que se mudam para Portugal pensam imediatamente em conseguir estabelecer a própria carreira no país. Porém, não são poucos os casos de brasileiros com excelentes currículos e qualificações que não encontram seu lugar no mercado de trabalho português. Existem alguns desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal que podem ser barreiras difíceis de superar.
Entenda quais são eles e como afetam os brasileiros que se mudam para trabalhar em Portugal.

Desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal: 7 questões a ter em consideração

Os desafios de trabalhar em Portugal variam conforme a área de atuação, para alguns pode ser o idioma, para outros a especialização, ou, ainda, a necessidade de validar diploma. Claro que existem formas de contornar esses desafios, mas isso vai depender de vários aspectos, entre eles outras habilidades que você possa ter no currículo.

Idioma

O mesmo motivo que atrai muito brasileiros para viver em Portugal pode ser uma barreira difícil de ser superada. Especialmente para os profissionais da área de comunicação, como jornalismo, marketing e publicidade, ou seja, quem trabalha com a escrita pode ter grandes dificuldades para entrar no mercado.
Isso acontece especialmente porque apesar de o idioma ser padronizado, com o novo acordo ortográfico, existem peculiaridades no modo de escrita que podem ser bem difíceis de superar. Para os profissionais de jornalismo, isso pode ser ainda mais difícil, especialmente para quem trabalhava com televisão ou rádio no Brasil, que envolve, ainda o sotaque.
A boa notícia é que muitas empresas portuguesas que tentam entrar no mercado do Brasil, contratam profissionais brasileiros com boa experiência na área. Mas, para conseguir uma boa vaga nessa área, é indispensável ter um excelente nível de inglês.

Entenda as diferenças entre o português de Portugal e o brasileiro.

Domínio de outros idiomas

O mercado europeu está extremamente conectado, muitas empresas portuguesas ou com filiais no país atuam em outros países da União Europeia. Assim, além do inglês, muitas vezes é preciso dominar outros idiomas, como o francês, muito cobrado em vagas para áreas diversas. O alemão também pode ser uma exigência.
O ideal é, antes de se mudar, começar uma busca intensa e entender o quanto o conhecimento de um terceiro idioma pode influenciar na sua colocação profissional.

Áreas muito específicas

Alguns profissionais, com currículos impecáveis no Brasil e anos de experiência, não conseguem trabalho em Portugal. Em muitos casos, o desafio do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal é terem carreiras muito focadas em áreas que não tem aplicação por aqui.
Seja no setor público ou em setores privados, alguns profissionais têm muita dificuldade em fazer com que o currículo, tão valorizado no Brasil, seja bem aceito em Portugal. Por isso, pesquise muito sobre a área e como é o mercado no país. Se for o caso, pense em áreas análogas nas quais você pode trabalhar e conseguir aplicar um pouco da experiência.
Conheça as profissões em alta em Portugal e descubra se a sua faz parte da lista.

Validação de diploma

Validar o diploma ou reconhecer o grau em Portugal, em alguns casos, é relativamente simples. Porém, em algumas áreas, como a saúde, pode ser bem desgastante e caro, um investimento que pode demorar muitos anos para ser recuperado.
Especialmente na área da saúde, como odontologia e medicina, a validação pode envolver retornar para a sala de aula e gastar alguns milhares de euros para conseguir trabalhar no país. Depois de tantos esforços, pode ser que encontre salários baixos, especialmente se analisar o custo-benefício da validação.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Salários baixos

Já falamos sobre a questão da validação do diploma e como ela pode ser cara. O problema está em não conseguir reaver todo o investimento, e pior, não conseguir se manter na área com os rendimentos profissionais. O salário mínimo em Portugal é um dos mais baixos da Europa e pode ser bem frustrante ter um ótimo currículo, muita qualificação e ganhar bem perto do mínimo.
Essa não é uma exceção, a maioria dos imigrantes recebe salários baixos, que nem sempre compensam todo o esforço. Para começar a carreira, pode até ser uma possibilidade, mas imagine essa virar a realidade. Trabalhar na sua aérea e ganhar o mesmo tanto que profissionais menos qualificados ou com menos experiência é muito frustrante a médio e longo prazo.

Muitos brasileiros com qualificação acabam trabalhando com telemarketing em Portugal

Retroceder na carreira

Você tem anos de experiência, ocupava um cargo sênior na sua área, mas pode ter que voltar anos na carreira. Infelizmente acontece, profissionais com um extenso currículo que conseguem um trabalho, mas em posições muito inferiores ao que estavam habituados.
Talvez esse seja um dos menores problemas, afinal, estará colocado no mercado de trabalho português. O problema, é que muitas vezes, os profissionais brasileiros tem mais dificuldades de crescer dentro da empresa, podem até se destacar, mas nem sempre são valorizados por isso.
Esteja consciente que você pode ter que ocupar um cargo júnior e ver muita da sua bagagem ser dispensada. Mas se isso não for um problema, vá em frente, afinal, sempre existem exceções.

Preconceito

Infelizmente, ele ainda existe e é um dos desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal. Não são poucos os brasileiros que precisam buscar empregos no comércio ou em restaurantes porque não conseguem entrar no mercado. Muitos profissionais com qualificação e experiência passam pelo crivo do preconceito e não são valorizados no mercado local, que dá preferência aos locais.
É preciso considerar que, para a maioria dos brasileiros, as áreas consideradas “sub-empregos” é que mais empregam os imigrantes. Por isso, tenha consciência que a carreira em Portugal pode não correr como esperado.
Descubra os motivos pelos quais os brasileiros voltam para o Brasil.

Desafios para imigrantes ilegais

Se o mercado de trabalho para brasileiros em Portugal é um desafio para quem vive com a documentação correta, seja autorização de residência, seja cidadania portuguesa. O problema se agrava muito quando se trata dos imigrantes ilegais. Desde empresas que não pagam salários adequados, até contratação sem contrato.
Se inscrever na Segurança Social também pode ser uma complicação extra. Isso porque, é preciso apresentar contrato de trabalho ou atividade aberta nas finanças para conseguir se inscrever e, enquanto ilegal, ambas as possibilidades podem não ser oferecidas pelas empresas.
Outro desafio para os imigrantes ilegais é conseguir trabalhar na própria área, no geral, esses profissionais só conseguem trabalhar em áreas de menor qualificação.

Conheça outros problemas que os imigrantes ilegais podem enfrentar na Europa.

Como enfrentar os desafios do mercado de trabalho em Portugal?

  • O primeiro ponto é pesquisar muito sobre a sua área, busque os sites de emprego portugueses e entenda o que é pedido como qualificação nas vagas que se enquadram na sua formação. Analise bem as vagas, se candidate mesmo que ainda não tenha intenção de mudar e veja se é selecionado, pode ser um bom teste;
  • Considere participar de grupos do Facebook e perguntar sobre a experiência de pessoas com qualificações parecidas com a sua. Mas atenção, mesmo conhecendo a experiência de outras pessoas, lembre-se que a sua pode ser completamente diferente;
  • Fazer um curso pode ser uma boa maneira de superar os desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal. Seja um mestrado, doutorado ou uma pós-graduação, estudar em alguma instituição portuguesa pode ajudar a entender melhor as exigências do mercado, assim como uma boa forma de networking. Além disso, pode evitar ter que validar o diploma;
  • Seja realista, sempre. Muitos imigrantes se mudam com uma expectativa elevada, seja sobre conseguir um trabalho, seja sobre prosperar na carreira. Isso pode acabar gerando frustração quando as coisas não acontecem como esperado. Por isso, seja realista, entenda os desafios, analise todos os cenários e só se mude se estiver realmente disposto a enfrentá-los.

Começar uma vida nova em outro país é o sonho de muitos brasileiros, mas saiba que é preciso muito planejamento, além de tudo que já falamos sobre a carreira e os desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal. Se ainda você está disposto, preparamos o Programa Morar em Portugal, um curso completo com aulas em vídeo, e-book, fóruns exclusivos e mais.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Carolina Sanches

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor; a qualidade de vida. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e graduada em Jornalismo pela Puc-Minas, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos.

Recent Posts

Cidadania alemã: saiba quem tem direito e como solicitar em 2024

Confira o passo a passo para obter a cidadania alemã por ascendência ou realizar a…

% dias atrás

Melhor seguro viagem em 2024: conheça o nosso Top 10

Vai viajar e quer garantir o melhor seguro viagem? Confira o nosso ranking onde explicamos…

% dias atrás

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Quer morar em Lisboa? Então você precisa saber o custo de vida, as vantagens e…

% dias atrás

Desafios e incertezas do novo governo de Portugal – o que se pode esperar

Após intensas semanas de negociações e expectativas, o novo governo de Portugal foi finalmente formado,…

% dias atrás

Cidadania Francesa: quem tem direito e como conseguir em 2024

Ter uma cidadania Europeia ajuda muito na hora de morar na Europa. Veja se você…

% dias atrás

Cidadania italiana: guia completo para solicitar a sua em 2024

Veja como reconhecer a sua cidadania italiana, desde saber se tem direito, recolher documentos e…

% dias atrás