Outros países

Doces típicos da Holanda: 9 delícias que você precisa experimentar

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A conta Wise é até 8 vezes mais barata do que os bancos tradicionais e não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter autorização de residência na Europa.

Abrir Conta →

Conhecer a culinária local de um novo país é, quase sempre, uma boa experiência. Nesse quesito a Holanda não é lá essas coisas, os franceses sempre tiram sarro e as pessoas não ficam muito empolgadas para experimentar. Mas nesse artigo vou mostrar para vocês alguns doces típicos da Holanda que não só valem a pena comer, como você vai pedir bis.

Doces típicos da Holanda: as guloseimas que valem a pena provar

1. Poffertjes

Essas pequeninas panquecas têm gostinho de quero mais e conforto. Tradicionalmente são servidas com açúcar de confeiteiro e manteiga, mas você pode inovar e colocar calda de chocolate derretido, caramelo, maple syrup ou o que vier na sua cabeça.
Existem muitas lojas especializadas em panquecas pelas cidade e também nas típicas feiras de rua é possível encontrar sempre barraquinhas fazendo essa iguaria.
Conheça também os principais doces típicos da França.

2. Stroopwafel

O stroopwafel é um dos doces típicos da Holanda mais famosos, todas as lojas de souvenir vendem esse biscoito. Ideal para comer com uma caneca de chá quentinha, pela tradição você coloca o biscoito no topo da caneca e deixa o vapor do chá derreter um pouco o caramelo do recheio.
Para uma experiência holandesa completa, esse biscoito precisa entrar na sua lista. Eu prefiro eles feitos na hora e quentinhos, o que é mais fácil de encontrar em feiras de rua.

3. Oliebol

 

Parece um sonho brasileiro, esse bolinho doce e frio é servido tipicamente na Virada do Ano, mas em meados de dezembro eles já aparecem nas barrinhas espalhadas pelas ruas das cidades holandesas. São cobertos (demasiadamente) de açúcar de confeiteiro, e na massa pode ter uvas passas.
Conheça também os doces típicos de Portugal e da os doces típicos da Espanha.

4. Soesje

 

Nada mais, nada menos que o famoso Profiterole francês. Aquelas bolinhas aeradas, recheadas com creminho e calda de chocolate por cima. Os holandeses chamam de Soesje (pronuncia souchi), e quando você diz que são profiteroles, eles ficam chateados.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

5. Bossche bol

 

Os holandês ainda têm uma variação do profiterole/soesje que se chama Bossche bol. Não vejo nenhuma diferença entre os dois. Aparentemente o Soesje é recheado com creme de baunilha e o Bossche bol recheado com chantilly. De qualquer forma os dois são uma delícia!
Veja neste artigo 10 curiosidades sobre a Holanda que você vai adorar saber.

6. Tompoes

 

Esse doce é bem típico na Holanda, uma olhadela no mercado e você encontra vários.
Basicamente é feito de uma camada de massa folhada, uma camada muito generosa de pudim de baunilha, mais uma camada de massa folhada e finalizada com um creminho rosa (as cores podem variar, mas a rosa é o mais tradicional por aqui). Esse doce existe desde os primórdios do século 19 e até hoje faz a cabeça dos holandeses.

7. Apple Tart

 

A famosa torta de maçã! Aquela que dispensa apresentações pois é um dos doces típicos da Holanda que todo mundo conhece. Essa minha gente é de comer rezando, sem dúvidas.
Existe uma loja em Amsterdam especializada nessa iguaria e que faz fila toda semana por uma fatia de torta! A loja Winkel 43, no bairro de Joordan, atrai centenas de turistas todos os dias. Segundo eles, são vendidas mais de 640 fatias por dia! Essa você precisa experimentar. A massa é levinha e deliciosa, o recheio bem servido e o creminho em cima… divino.
Quer saber como conseguir emprego na Holanda? Descubra aqui.

8. Pão com manteiga e hagelslag

 

Esse é um dos doces típicos da Holanda para todas as horas. Acredite se quiser: os holandeses adoram comer pão com manteiga e granulado por cima. Existem variações de formatos e sabores no mercado. O mais comum mesmo é o chocolate puro.

9. Muisjes: tradição holandesa

 

Quando nasce um bebê é tradição na Holanda oferecer as visitas uma espécie de torrada com muisjes, que são um confeito granulado feito de erva-doce revestida com açúcar colorido. Eu particularmente não curto o gosto, mas é uma curiosidade e tradição holandesa, então melhor não fazer desfeita.
Intercâmbio na Holanda: veja bolsas de estudo e quanto custa estudar por lá.

O mais conhecido: Drop

 

Perguntei para uns amigos holandeses sobre os doces típicos antes de escrever esse artigo para saber se faltaria algum na minha lista. E faltava, o Drop. Uma bala de goma de alcaçuz que é muito vendida por aqui. Na verdade, a Holanda é o país que mais consome alcaçuz no mundo. Por aqui existem muitos formatos, e variedades. Existe bala mole, dura, doce e até salgada. A minha sugestão é ir com calma, você pode amar, ou odiar (como eu!).
Você sabe a diferença entre países baixos e Holanda? Descubra aqui.

Pouco açúcar

Se você é muito formiga e ama um doce bem doce, os doces holandeses não são para você (com exceção do stroopwafel). São doces bem diferentes dos brasileiros, mas que valem muito a pena experimentar para conhecer a cultura local. Escolha o seu doce favorito e aproveita o melhor da Holanda!
Se você gosta de fazer tours gastronômicos, certamente vai adorar a Excursão a pé pela comida local em Amsterdã, nós recomendamos! São 2 horas de passeio pelas comidas preferidas dos locais, garanta seu ingresso aqui.

Katarina Ferreira

Katarina Ferreira, Social Media, Designer e Fundadora do Vida Laranja, onde dá dicas e ajuda brasileiros que resolveram, como ela, buscar novos desafios na Holanda e pelo mundo.

Recent Posts

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás

Portugal estima que não faltarão mais médicos de família a partir de 2026

Todo residente em Portugal deverá ter acesso ao médico de família a partir de 2026.…

% dias atrás

Plano de saúde na Espanha: como funciona e quando é obrigatório

Você sabe como funciona a saúde privada na Espanha? Descubra neste artigo como ter acesso…

% dias atrás

Bolsa de estudo na Itália: descubra como conquistar a sua

Saiba tudo sobre bolsa de estudo na Itália e descubra como se candidatar para estudar…

% dias atrás