Se você está de mudança ou mora em Portugal, já pode ter se deparado com a dificuldade em alugar um apartamento por ainda não ter os documentos necessários e/ou um fiador. A plataforma Easy Sponsor foi lançada no mercado para descomplicar essa burocracia.

Neste artigo, vou explicar o que é essa plataforma, quais as funcionalidades da Easy Sponsor, se é confiável e se vale a pena alugar um apartamento contando com os serviços dessa startup.

O que é a Easy Sponsor?

A Easy Sponsor é uma plataforma lançada recentemente para solucionar a burocracia exigida na documentação para alugar um apartamento em Portugal. Nesse caso, a plataforma substitui o papel do fiador ou caução.

Se você deseja morar em Portugal, vale ressaltar que atualmente muitos proprietários exigem a apresentação da declaração de IRS (Imposto de Renda), recibos de vencimento para comprovar que exerce uma atividade laboral, caução, renda adiantada e um fiador. Inclusive, alguns proprietários ainda exigem que o fiador seja português.

Contudo, como a maior parte dos recém-chegados ao país ainda não possuem esses documentos e/ou não conhecem ninguém que possa ser um fiador, a dificuldade para alugar uma casa acaba sendo maior. Muitas vezes, para substituir o fiador, os proprietários exigem vários meses de aluguel adiantado como forma de garantia.

Como funciona a Easy Sponsor?

A Easy Sponsor funciona de maneira muito simples, mas é importante dizer que não basta apenas realizar o pedido para substituição do fiador e caução.

Ao preencher os dados na plataforma para solicitação do serviço, o seu perfil será analisado para verificar se realmente atende as condições necessárias.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Serão analisados o “score” de crédito, nome no SPC/Serasa e órgãos semelhantes em cada país – Brasil e Portugal, incluindo dívidas junto a União em cada país de nacionalidade do indivíduo (cidadãos com dupla cidadania).

Veja o passo a passo de funcionamento da plataforma:

  1. Acesse o site oficial da Easy Sponsor para realizar o cadastro;
  2. Você precisará deixar o seu nome completo, telefone e email e aguardar o contato da Easy Sponsor;
  3. No contato, a Easy Sponsor irá solicitar: seu CPF ou NIF, passaporte, número do visto (se aplicável), valor do aluguel, endereço, telefone, entre outros;
  4. Você deverá anexar os seguintes documentos: Imposto de Renda (formato PDF), passaporte (formato JPG ou PNG) e visto (opcional – formato JPG ou PNG) e em seguida submeter para aprovação;
  5. Caso seja aprovado, é hora de assinar o contrato digital. Leia todos os termos com atenção e, caso concorde, faça a assinatura;
  6. Para finalizar, faça o pagamento do serviço solicitado. Pode escolher entre cartão de crédito ou transferência bancária. Se já mora em Portugal, pode realizar o pagamento por MBWay, Multibanco ou Entidade/Referência.

Documentos necessários

Os documentos necessários para análise incluem:

A Easy Sponsor é confiável?

Como a Easy Sponsor é nova no mercado, ainda não é possível fornecer avaliações de pessoas que tenham utilizado o serviço para verificar a confiabilidade. Porém, a plataforma pertence à Oliveira Imóveis, uma consultora imobiliária com atuação em Portugal e na Espanha com foco em aluguel e venda de casas para imigrantes.

Um projeto conhecido da consultora, chamado Chaves na Mão, já ajudou mais de 350 famílias estrangeiras a encontrar um imóvel que atendesse as suas necessidades. Existe até um canal no YouTube com diversos depoimentos de clientes satisfeitos.

Com base nos depoimentos de clientes, avaliações de usuários no Google Business sobre a Oliveira Imóveis e a nossa confiança nos donos do empreendimento – que já conhecemos de longa data – podemos dizer sim que a Easy Sponsor é confiável.

Além disso, o site da plataforma, possui o certificado SSL (o pequeno cadeado no endereço do site), que garante que a sua navegação pelo site e dados informados estejam protegidos.

Cadeado de Segurança Easy Sponsor
O Site da Easy Sponsor é seguro

Precisa de fiador para alugar apartamento em Portugal?

Sim, como expliquei acima, em Portugal muitos proprietários exigem a figura do fiador para alugar uma casa e os estrangeiros acabam tendo uma enorme dificuldade com relação a isso, uma vez que ainda não conhecem muitas pessoas no país.

Portanto, os estrangeiros precisam optar por:

  • Ou tentar encontrar uma pessoa que possa ser o seu fiador,
  • Ou tenta negociar com o proprietário, o que na maioria das vezes vai implicar em pagar vários meses de aluguel adiantado.

Para ter uma ideia, existem proprietários que exigem até 6 meses de renda adiantada, o que não é nada viável para quem está de mudança para Portugal, principalmente com a cotação do euro nesse valor assustador.

Alerta: cuidado com os golpes mais comuns em Portugal, um deles é o de casas falsas. Tenha atenção a isso e desconfie de casas lindas com valores baixos nos sites para alugar apartamento em Portugal. Não pense que na Europa não existem pessoas agindo de má-fé.

Como a Easy Sponsor ajuda com o fiador?

A Easy Sponsor substitui a figura do fiador. Ou seja, após uma análise minuciosa da sua documentação e perfil, a Easy Sponsor passa a ser a sua fiadora perante a imobiliária ou proprietário.

Dessa forma, você não precisa ter o trabalho de encontrar uma pessoa que aceite ser o seu fiador, visto que essa não é uma tarefa fácil quando se é um brasileiro em Portugal. Além disso, pode poupar dinheiro nesse primeiro momento, uma vez que terá a figura de um fiador por parte da Easy Sponsor e não terá que se preocupar em pagar muitos aluguéis adiantados.

É seguro contratar a Easy Sponsor?

Sim, é seguro contratar a Easy Sponsor, mas como já mencionado, não basta simplesmente querer, pois o seu perfil será analisado perante aos órgãos fiscais e tributáveis.

Uma vez aprovado, utilizar o serviço vai facilitar bastante na hora de alugar uma casa.

Além disso, tudo é formalizado com um contrato entre você e a Easy Sponsor. Como qualquer contrato, antes de assinar é importante ler com bastante atenção todas as cláusulas para evitar surpresas futuras e entender quais são os seus compromissos enquanto inquilino e quais são os compromissos da plataforma enquanto fiadora.

Alugar casa em Portugal sem fiador

Para quem o serviço de fiador é indicado?

O serviço de fiador é indicado para qualquer pessoa que deseja alugar um apartamento em Portugal que exige um fiador para finalizar o contrato de aluguel (aqui chamada de contrato de arrendamento). Alguns não fazem a exigência, outros aceitam uma negociação e outros são irredutíveis quanto a figura do fiador.

Portanto, se você encontrar um apartamento que atenda as suas necessidades e se apaixonar por ele, mas não tem um fiador exigido pelo proprietário, é bom saber que com a Easy Sponsor você terá um fiador para garantir o apartamento que você tanto deseja.

Acesse o site da plataforma e faça uma solicitação do serviço para entender o seu funcionamento. Se você está em conformidade com as autoridades fiscais de ambos os países – Brasil e Portugal – não terá problema com a aprovação do pedido e conseguirá rapidamente ter a Easy Sponsor como sua fiadora.

Vale a pena contratar a Easy Sponsor?

Sim, vale a pena contratar o serviço da plataforma para ajudar com a figura do fiador.

Encontrar um bom apartamento tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil, visto que o mercado imobiliário em Portugal está inflacionado e com muita demanda, devido ao fluxo de turismo e à chegada de imigrantes.

É bem comum encontrar ofertas de apartamentos que exigem uma lista de documentos, um fiador, caução e rendas adiantadas. Sabendo que existe uma empresa que pode ajudar a encurtar esse caminho e que é confiável, tudo se torna mais fácil.

E aí, quer mudar para o país luso, mas não sabe por onde começar? Conheça o Programa Morar em Portugal desenvolvido pela equipe do Euro Dicas. São 22 vídeoaulas que passam por cada fase do planejamento de mudança e um ebook com mais de 300 páginas que será o seu livro de cabeceira para tornar o sonho da mudança em realidade.