Categories: Irlanda

Emprego na Irlanda para brasileiros: veja como conseguir o seu

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Trabalhar no exterior se tornou o objetivo de muitos que buscam adquirir experiência internacional, enriquecimento profissional ou até mesmo fugir da crise econômica de seus países de origem. Escolher um destino, entretanto, não é uma tarefa tão simples. Com uma das maiores médias salariais da Europa, a Irlanda se tornou bastante atrativa para esse público e este artigo vai te mostrar porque o país é uma excelente escolha. Quer saber como conseguir emprego na Irlanda? A gente te conta!

Como conseguir emprego na Irlanda?

O processo para conseguir emprego na Irlanda não diverge do que já estamos habituados a fazer no Brasil. É importante apostar no currículo e direcioná-lo ao tipo de vaga que você busca, diversificar as plataformas de procura e, o mais importante, ter consistência na busca.

A seguir, abordaremos os passos iniciais para quem deseja conseguir emprego na Irlanda com dicas que vão alavancar suas chances de conseguir um trabalho, claro!

1. Invista no currículo

Seja no setor informal ou em áreas específicas, é muito importante investir no currículo. A dica para vagas informais é realizar cursos práticos como, por exemplo, apostar em cursos de barista e bartender. Se a vaga for para uma área específica, tenha certeza de que todas as suas experiências e qualificações estão listadas.

Uma carta de recomendação também pode alavancar suas chances de conseguir o emprego que você tanto quer. Portanto, vale considerar pedir para aquele ex-chefe, com quem você cultivou uma boa relação, escrever uma carta. Pode ser em português, mas, certifique-se de que ela seja traduzida para o inglês.

2. Diversifique a busca

Existem diversas plataformas que conectam os candidatos às empresas e/ou recrutadoras. É importante diversificar a busca nesses sites, assim suas chances aumentam.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Além disso, também vale ficar de olho no Facebook, pois existem grupos voltados para a divulgação de oportunidades de trabalho e alguns deles são voltados especificamente para a comunidade brasileira.

E, particularmente, eu, Rafaella, acredito que a dica mais valiosa que podemos dar em relação à diversificação da busca é: aposte no seu perfil de LinkedIn. Muitas – mas muitas mesmo – empresas fazem o recrutamento de seus candidatos pela rede social e estão sempre de olho em perfis que se destacam. Por isso, recomendo que seja bastante ativo no LinkedIn. E, para saber mais sobre como usar essa poderosa ferramenta, continue acompanhando o artigo.

3. Dedique-se

Neste tópico, a palavra de ordem é: consistência!

Apostar no currículo e buscar as melhores plataformas são fatores muito importantes no processo de busca de emprego na Irlanda. No entanto, de nada adianta se não houver consistência e dedicação.

Separe um tempo do seu dia especialmente para a busca de oportunidades de trabalho, e faça isso diariamente. Nos lugares onde for possível, faça uma visita, pergunte pelo responsável e tente entregar o currículo para o encarregado.

Como um brasileiro pode trabalhar na Irlanda?

Para os brasileiros que querem trabalhar na Irlanda é requisito ter um visto com permissão de trabalho. Existem alguns tipos de visto para Irlanda: o Stamp 1 (visto de trabalho), Stamp 2 (visto de estudo e trabalho) e o Stamp 4 (visto de residência).

  • Stamp 1: é o visto mais desejado, pois é o visto de trabalho. Para essa modalidade, é necessário que o aplicante já tenha uma proposta de trabalho de uma empresa irlandesa antes de desembarcar no país;
  • Stamp 2: o visto de estudante, é o mais comum e concede permissão de estudo e trabalho aos cidadãos não-europeus;
  • Stamp 4: o visto de residência é adquirido através do casamento com um cidadão europeu. O Stamp 4 é a permissão de residência e trabalho.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada um dos vistos:

Visto de trabalho (Stamp 1)

Para solicitar o visto Stamp 1, o brasileiro precisa comprovar que recebeu uma proposta de emprego na Irlanda. Ele é apresentado à imigração já em solo irlandês. Só depois é concedido o visto e a permissão de trabalho. Além da comprovação da proposta de trabalho feita por uma empresa irlandesa, o candidato ainda deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido por seis meses, a partir da data da viagem para a Irlanda;
  • Seguro saúde válido no país;
  • Original e cópia dos documentos de identificação.

O Stamp1 está disponível para vagas de emprego na Irlanda com salário anual de 30 mil euros ou mais, tem duração de 2 anos (podendo ser estendido para mais 3). Com esse visto, você passa a ter acesso aos mesmos direitos trabalhistas que um cidadão irlandês possui.

Visto de Trainee (Stamp 1A)

Já o visto Stamp 1 A é dedicado a quem deseja se candidatar a uma oportunidade de emprego na Irlanda após ter concluído a graduação. Ele dá direito ao candidato colocar em prática o que aprendeu durante o curso de graduação, segundo regras específicas.

A grande diferença entre o visto Stamp 1 e o visto para estágio é, que no primeiro caso, o aluno deve ter concluído o curso. Enquanto no segundo, pode estar cursando ainda.

Visto para estudar e trabalhar na Irlanda (Stamp 2)

Este é o visto mais desejado por pessoas que desejam fazer um intercâmbio na Irlanda para estudar e trabalhar. Inclusive, ele é o mais solicitado entre os brasileiros.

O visto concede o direito ao estudante de frequentar as aulas em uma instituição de ensino designada pelo governo irlandês e trabalhar por até 20 horas semanais. Ou então, por 40h semanais em períodos específicos (alta temporada da Europa e no final do ano).

Ele também é concedido já em solo irlandês e para solicitá-lo, o candidato deverá estar matriculado em algum curso com duração mínima de 25 semanas. Ainda, precisará ter os seguintes documentos:

  • Seguro saúde válido no país;
  • Comprovante de pagamento do curso;
  • Documento comprovando que poderá se manter no país enquanto estuda (mínimo de 3.000€);
  • Comprovante de endereço;
  • Passaporte válido por no mínimo seis meses;
  • Original e cópia dos documentos de identificação.

Contudo, cabe ressaltar ainda que para conquistar um emprego na Irlanda, é essencial que o candidato possua o nível de inglês avançado. Ainda, que o visto Stamp 2 possui validade de até oito meses, podendo ser renovado até no máximo duas vezes.

Com cidadania europeia pode trabalhar na Irlanda?

Sim, quem tem cidadania europeia pode trabalhar normalmente na Irlanda, assim como qualquer outro cidadão europeu, e sem restrições de horas. Também, nesse caso, não é necessário aplicar visto.

Quais são os empregos na Irlanda?

São muitos os empregos na Irlanda, e as oportunidades crescem a cada ano. Se em 2015, quando morava no país, a Irlanda já era um dos países com as melhores oportunidades profissionais, alguns anos depois, o cenário é ainda mais positivo.

Do executivo ao delivery, são muitas as oportunidades de emprego na Irlanda

A Irlanda oferece programas de incentivo fiscais para grandes empresas se instalarem no país, o que, naturalmente, atrai trabalhadores de diversos lugares.

Profissões em alta na Irlanda

De acordo com uma pesquisa feita por uma agência de recrutamento irlandesa, a FRS Recruitment, essas são algumas das profissões em alta na Irlanda em 2023:

  • Engenheiro de automação;
  • Gerente de sustentabilidade;
  • Cientista de dados;
  • Analista de Compliance;
  • Engenheiro de Software;
  • Gerente de e-commerce;
  • Desenvolvedor de Web;
  • Revisor de hipotecas;
  • Gerente de construção;
  • Especialista em Marketing Digital.

Áreas mais difíceis

Existe, também, as áreas e profissões mais díficeis de aplicar. Conheça algumas delas:

  • Programador Java Sênior;
  • Advogado;
  • Enfermeira-chefe;
  • Desenvolvedor Front-end;
  • Consultor de recrutamento.

Áreas mais fáceis de oportunidade de empregos na Irlanda

Anualmente, o governo irlandês divulga a Critical Skills Occupation Lists, uma lista de profissionais com maior escassez no país.

Para profissionais dessas áreas, existem incentivos do governo irlandês junto às empresas para custear a ida dos profissionais e a emissão do visto de trabalho (Stamp 1). O interessante da lista é que cidadãos não-europeus também são elegíveis para as vagas.

Essas são algumas das ocupações listadas na última atualização:

  • Engenharia: engenheiros civis, elétricos, mecânicos, entre outros;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação: especialistas em TI, web designers, arquitetos de TI, entre outros;
  • Profissionais de saúde: farmacêuticos industriais, gastroenterologistas, radiologista, entre outros.

A lista é anual, mas pode ser editada ao longo dos meses, e você pode acessá-la no portal do governo irlandês.

Por outro lado, se você está buscando emprego na Irlanda no setor informal, a área com mais oportunidades de trabalho é a área de serviços. Vagas de emprego para limpeza, atendimento em lojas e atendimento em restaurantes são as mais comuns.

Para saber para quais vagas se candidatar, é preciso, também, entender o custo de vida da Irlanda.

Como aplicar para um emprego na Irlanda?

Para uma vaga de emprego na Irlanda, é preciso entender muito bem o cenário do país e, principalmente, saber destacar suas habilidades para uma determinada vaga.

Mas, é claro, também existem algumas dicas e recomendações que podem dar aquela ajuda extra na hora de você se candidatar para uma vaga. Confira as que separamos:

Currículo em inglês

Essa é a parte inicial e essencial do processo. Informações como nome, nacionalidade, experiências prévias e o tipo de visto são fundamentais.

O currículo é normalmente dividido em summary, work experience e academic qualifications. Summary é onde ficam as informações gerais sobre as suas qualificações e experiências, como se fosse uma introdução ao currículo. Uma dica importante é deixar essa parte com uma leitura fluida e não deixá-la extensa, pois a ideia é que seja uma breve introdução.

Em work experience constam todas as experiências prévias. Portanto, não esqueça de adequar as experiências conforme a vaga, ou seja, se o emprego for para atendimento ao cliente, é bacana dar ênfase em experiências mais relacionadas à área.

Academic qualifications são todas as qualificações que dizem respeito à formação acadêmica. Curso superior, cursos extras e certificações são exemplos que se enquadram nessa seção.

Não se esqueça de colocar hobbies e trabalho voluntário ao final do currículo. Apesar de não ser muito comum no Brasil, esses itens são bastante comuns no currículo irlandês.

Na Irlanda, ainda, é essencial incluir uma carta de apresentação com o currículo. Nessa carta, o candidato se apresenta ao empregador, listando seus pontos fortes e apontando seus objetivos dentro daquela organização. Isso ajuda o recrutador a conhecer melhor o candidato.

Sites de empregos

Se você está buscando emprego na Irlanda, uma das melhores formas de encontrar uma vaga é através de sites de emprego e recrutamento. Abaixo listamos as plataformas mais conhecidas:

No caso de empregos em áreas mais específicas, uma boa dica é enviar o currículo diretamente no site das empresas, e principalmente, ficar de olho no Linkedin.

Networking

Essa continua sendo uma das melhores formas de conseguir emprego na Irlanda. Por meio do networking, ou rede de contatos, é possível conseguir uma vaga por indicação.

E aqui entra, novamente, o LinkedIn. Afinal, ele não deixa de ser uma rede social, mas com finalidades profissionais. Por isso, conecte-se com pessoas da sua área, curta e comente as postagens que achar interessante. Isso pode gerar bons frutos, especialmente se você estiver buscando emprego para uma área específica, como o Marketing, por exemplo.

Uma boa dica é passar a publicar periodicamente na rede, levando insights e novidades da área e comentando sobre algum projeto seu, por exemplo. Existe, inclusive, o “modo criação” da rede, que gera números de audiência e alcance das suas publicações.

Agência de emprego na Irlanda

Outra possibilidade para encontrar emprego na Irlanda são as agências de emprego da Irlanda. Você pode deixar seu perfil cadastrado nessas plataformas de maneira ativa ou, até mesmo, ser encontrado por um recrutador dessas agências para participar de uma entrevista de emprego.

Uma agência de emprego na Irlanda bastante conhecida é a Recruiters.ie.

É fácil conseguir empregos na Irlanda para brasileiros?

Sim! Existe oportunidade de trabalho para brasileiros no país, no setor forma e no informal. É muito comum que o primeiro emprego para brasileiros que decidem trabalhar na Irlanda seja em vagas informais, como bartender, cleaner (limpeza), assistente de cozinha, etc.

Nesse caso, a proatividade na hora da procura conta bastante. Uma dica bacana que costuma agradar os empregadores é se oferecer para um teste sem compromisso.

Vale ressaltar, também, que com a lista das Critical Skills Occupation, muitas oportunidades se abriram para brasileiros trabalharem no setor formal. As empresas têm feito, cada vez mais, um movimento de contratar brasileiros formalmente, o que antes era considerado extremamente difícil.

Ainda, com o crescimento do número de imigrantes na ilha, muitas empresas multinacionais buscam candidatos que dominem outros idiomas além do inglês – inclusive, o português pode ser um diferencial.

Por isso, o setor de telemarketing e atendimento ao cliente nas multinacionais se tornou um excelente mercado para brasileiros.

Por outro lado, para brasileiros com cidadania europeia, a situação muda, já que não há restrições de carga horária de trabalho.

Quer aprofundar no tema? Recomendamos o vídeo do canal Caracoz Pelo Mundo, que além de falar sobre o cenário atual de emprego na Irlanda, com as dificuldades enfrentadas por brasileiros, conta com dicas para conseguir emprego no país:

Precisa falar inglês para trabalhar na Irlanda?

Depende da área de atuação. 

Como existem muitas multinacionais na Irlanda, nos últimos anos, essas empresas passaram a contratar ativamente profissionais que falam diferentes línguas para dar suporte no atendimento ao consumidor.

Portanto, vale ficar se informar sobre essas multinacionais, como a Allianz, por exemplo, que frequentemente busca por “portuguese speakers”.

Mas, acredito que, com exceção dessas vagas, é preciso dominar, minimamente, o idioma. E isso pode, inclusive, ser um fator eliminatório durante uma seleção de candidatos.

É possível conseguir emprego na Irlanda sem falar inglês fluentemente?

Sim, é possível. A maioria das pessoas que vão para a Irlanda em busca de emprego e que não possuem o domínio do idioma costumam conseguir trabalhos informais, pois dificilmente eles vão exigir fluência no inglês.

Uma boa dica para quem vai focar nas vagas de empregos informais é, se possível, realizar pelo menos um curso, no Brasil ou até mesmo na Irlanda. Cursos de baristas e bartender são bons investimentos.

Precisa validar diploma para trabalhar na Irlanda?

Sim, seja para trabalhar ou fazer uma pós-graduação, você provavelmente vai preciasr validar diploma na Irlanda. Digo “provavelmente” pois não são todas as vagas de emprego que necessariamente vão solicitar o diploma na hora de admissão.

A mesma coisa serve para cursos da pós-graduação: caso a sua formação seja reconhecida pelo Quality and Qualifications Ireland (QQI), basta encontrá-la no site da QQI, fazer o download da compatibilidade e imprimir.

Como se destacar no mercado de trabalho irlandês sendo brasileiro?

Uma coisa é certa: a grande maioria dos brasileiros que chegam à Ilha da Esmeralda, chegam ansiosos para conseguir o primeiro emprego. Por isso, saber como se destacar no merado de trabalho irlandês é fundamental. Confira as dicas que separamos para te ajudar nessa jornada:

Seja ativo no LinkedIn

Como mencionei, uma das melhores formas de conseguir emprego na Irlanda, e em qualquer lugar do mundo, é pelo LinkedIn, especialmente se você estiver tentando  umacolocação formal.

Criar uma rede de conexões no LinkedIn pode te ajudar a conseguir o emprego dos sonhos

Hoje, milhares de empresas estão cadastradas na rede social para, além de divulgar posições em aberto, utilizá-la como forma de encontrar novos talentos. Por isso, seja ativo no LinkedIn, se conecte com pessoas da área e interaja com as publicações que achar interessante. Isso pode render bons frutos!

Como se candidatar para as vagas

Achou uma vaga interessante? É hora de se tornar oficialmente um candidato. As plataformas de emprego e recrutamento costumam ter link direto para preenchimento de um formulário e envio do CV, caso este não esteja cadastrado diretamente no site. Após o envio, basta torcer e aguardar o retorno.

Algumas empresas possibilitam o envio do currículo diretamente no site. Nesses casos, as vagas disponíveis costumam estar na parte de vacancies ou careers.

A entrevista

Ao ser chamado para uma entrevista, é muito importante que você saiba todos os detalhes sobre a vaga de emprego, pois perguntas relacionadas à vaga e à empresa podem surgir.

O recrutador pedirá que você fale sobre o seu currículo com foco nas experiências e provavelmente questionará seus conhecimentos sobre a empresa à qual você está se candidatando.

Estar preparado te previne de engasgar durante a entrevista e ajuda a reduzir o nervosismo. Portanto, treine bastante em casa e com amigos, assim, aumentam as chances de você mandar bem na entrevista.

Cidades com melhores ofertas de emprego na Irlanda

Segundo dados da empresa GrowPro, as cidades que possuem as melhores ofertas de emprego na Irlanda são:

  • Dublin;
  • Limerick;
  • Cork;
  • Galway;
  • Waterford.

Note que Dublin segue no topo da lista, mas porque é a capital do país. Mas, Galway e Waterford são cidades pequenas, o que surpreende ao vermos ambas no top 5. Isso quer dizer, provavelmente, que a economia dessas cidades está em expansão. Portanto, caso esteja indo trabalhar e morar na Irlanda, vale a pena considerá-las.

Perguntas frequentes sobre emprego na Irlanda

A seguir, confira as perguntas mais frequentes sobre emprego na Irlanda, com seus respectivos esclarecimentos:

O currículo da Irlanda é diferente do Brasil?

Sim. Os currículos da Irlanda costumam conter um sumário, com as qualificações e experiências gerais do candidato, além de, normalmente, ter uma seção dedicada aos hobbies e experiências de voluntariado. Este último, apensar de não ser comum no Brasil, é algo que os empregadores na Irlanda levam em consideração.

Além disso, alguns lugares pedem que junto ao currículo venha uma cover letter, ou, carta de apresentação. Além de complementar o currículo, a cover letter serve para que o recrutador conheça um pouco mais do candidato.

Tem emprego de madrugada na Irlanda?

Sim, assim como em qualquer lugar do mundo. Alguns empregos com night shift, ou turno da noite, são: seguranças, recepcionistas de hoteis, entregador, trabalhador de fábrica.

Quando eu, Rafaella, trabalhava em um hostel em Dublin, fazia o turno das 14h às 22h e trocava com funcionários que faziam o turno da noite, das 22h às 06h.

Portanto, se essa é uma preferência sua, saiba que existe, sim, emprego de madrugada na Irlanda.

Vale a pena procurar emprego na Irlanda sendo brasileiro?

Sim, vale a pena.

Com o crescimento da economia irlandesa, surgem cada vez mais oportunidades de emprego em diversos setores. O país também tem acolhido cidadãos não-europeus que desejam trabalhar na Irlanda, através de programas em parceria com multinacionais.

Além disso, morar na Irlanda é sinônimo de uma excelente qualidade de vida e permite contato com culturas do mundo todo.

Seja na sua área ou em empregos informais, a experiência de ter um emprego na Irlanda certamente é uma excelente opção para aqueles que desejam enriquecimento profissional e experiência em solos internacionais.

Ficou com vontade de morar na Europa? Então você vai adorar o nosso Ebook Sonho de viver na Europa. Nele, brasileiros que moram em diferentes países contam como é a experiência de ser um imigrante no Velho Continente, as dores e as delícias! Confira.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Rafaella Paim and Andrea Côrtes

Meio paulistana e meio nômade, Rafaella já morou na Irlanda e em diversas cidades no Brasil. Gosta tanto de viajar que trabalhou durante alguns anos em agência de intercâmbio, ajudando a planejar o sonho de muitas pessoas; agora faz isso virtualmente através do Euro Dicas! Após largar os números e as contas, saiu da Economia e hoje cursa História. Atenta e curiosa, gosta de transitar entre história-viagens-poesia.

Recent Posts

Maiores salários mínimos da Europa: saiba onde os salários ultrapassam 2.000€

Quais os maiores salários mínimos nos países europeus? Apesar da proximidade e do alinhamento de…

% dias atrás

Como abrir conta na Wise? Confira o passo a passo

Saiba como abrir sua conta na Transferwise. Confira o passo a passo para abrir e…

% dias atrás

Aluguel de carro em Lisboa: quanto custa e onde alugar?

Quer saber como fazer o aluguel de carro em Lisboa? É simples e barato, mas…

% dias atrás

Cidadania alemã: saiba quem tem direito e como solicitar em 2024

Confira o passo a passo para obter a cidadania alemã por ascendência ou realizar a…

% dias atrás

Melhor seguro viagem em 2024: conheça o nosso Top 10

Vai viajar e quer garantir o melhor seguro viagem? Confira o nosso ranking onde explicamos…

% dias atrás

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Quer morar em Lisboa? Então você precisa saber o custo de vida, as vantagens e…

% dias atrás