Estações do ano em Portugal: saiba como são e compare com o Brasil

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Ao decidir viajar ou mesmo viver em um país diferente, além de verificar as informações mais básicas do seu destino, como hospedagem e locomoção, por exemplo, é importante também procurar saber sobre a temperatura na época do ano em que você está indo. Para quem está planejando viajar para Portugal, por exemplo, é essencial lembrar que as estações do ano em Portugal não estão em sincronia com as do Brasil.
Isso porque as estações europeias são tipicamente o oposto do que o hemisfério sul experimenta, então se é verão no Brasil, é inverno aqui em Portugal.
Se você pretende fazer apenas uma viagem turística ou se está considerando morar em Portugal, vamos explicar aqui o que lhe espera em cada uma das estações do ano no país.

O básico sobre as estações do ano em Portugal

O clima em Portugal é considerado mediterrânico e o país europeu é um dos que tem um clima mais ameno em toda a Europa.
Para facilitar a compreensão, inicialmente é necessário entender que cada uma das estações em Portugal, assim como em estações da Europa, compreende quatro períodos de três meses por temporada.
Cada estação começa no dia 21 e termina no dia 20 do mês seguinte, portanto, o verão é de 21 de junho até o final de 20 de setembro; o inverno de dezembro a março; a primavera de março a junho e o outono de setembro a dezembro.
Percebeu como é o contrário do Brasil? Além disso, as estações do ano em Portugal têm temperaturas e características bem mais marcadas, podendo ser de frio extremo no inverno a muito calor no verão.
Por isso é tão importante entender como se preparar para encarar essa mudança climática da melhor forma.
Confira aqui quais são as melhores cidades de Portugal para se viver.

Primavera em Portugal

A primavera em Portugal começa em 21 de Março e termina em 20 de Junho. Essa estação é marcada por dias mais ensolarados, quando a temperatura já começa a aumentar e o clima a ficar mais seco.
Nesta época as árvores florescem e as flores cobrem e embelezam muitas regiões, colorindo o país de Norte a Sul e mudando um pouco o clima em Portugal.
Em relação à temperatura, é bastante amena, oscilando entre 11°C e 20°C, o que é muito agradável para passeios e caminhadas ao ar livre.

Verão em Portugal

O esperado verão português começa em 21 de Junho e termina em 20 de Setembro. Nessa época de temperaturas mais altas, o protetor solar e o óculos de sol são quesitos obrigatórios na bagagem!
Durante os meses de verão Portugal recebe a brisa do mar refrescante, tornando as condições muito agradáveis. As temperaturas máximas diurnas podem atingir os 40 ° C  com 11 ou 12 horas de sol, tendo o pôr do sol próximo às 10 horas da noite.
Devido às altas temperaturas e ao tempo seco no país, todos os anos é comum ter notícias de queimadas e incêndios por todo o país.
Algo interessante é que com os dias mais longos, as pessoas tendem a ficar na rua até mais tarde, o que afeta o funcionamento do comércio e de restaurantes, por exemplo.
Planejando uma visita ao país irmão? Veja quais são os principais pontos turísticos de Portugal.

Outono em Portugal

O outono em Portugal tem início no dia 21 de Setembro e termina em 20 de Dezembro. Nesse período, a temperatura começa a cair e os dias vão, aos poucos, ficando mais curtos.
Diferentemente do Brasil, em Portugal, depois da temporada de calor do verão, o outono traz muita chuva e uma queda brusca da temperatura, ficam em torno dos 10ºC, porém nas regiões mais altas podem facilmente chegar a 0ºC e até temperaturas negativas. O horário do pôr do sol também muda, ficando cada vez mais cedo.
Em Portugal, o outono precede o inverno, portanto, a estação é marcada por já ser um pouco fria, com ventos fortes e chuvas absurdamente geladas.

Inverno em Portugal

Começando em 21 de Dezembro e terminando em 20 de Março, o inverno em Portugal é caracterizado por dias bem mais curtos e frios em comparação ao resto das estações. É bastante chuvoso e em alguns dias é comum se deparar com tempestades e ventos muito fortes.
Nas zonas do interior e no Norte do país, a leste de Coimbra e do Porto, o inverno é ainda mais frio, não só pela maior distância ao mar, mas também porque a altitude aumenta e, por vezes, pode nevar.
As temperaturas nos pontos mais altos do país ficam negativas e na Serra da Estrela, por exemplo, é possível esquiar e encontrar acúmulo de neve superior a 1 metro. Para quem não está habituado ao frio, é hora de ligar o aquecedor, fazer um estoque de bons vinhos e se aquecer.

Conheça 5 tradições de natal em Portugal.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Como preparar a mala de acordo com as estações do ano em Portugal

Com tantas mudanças de estações e temperaturas, você ficou em dúvida sobre o que levar na mala para morar ou apenas viajar para Portugal em alguma dessas estações? Leve em consideração sua sensibilidade às temperaturas (se você é mais friorento ou calorento).
Algumas dicas dessas valem também para organizar a mala para outros lugares da Europa.

Inverno

No inverno, as camadas devem ser sempre utilizadas! Essa é a dica preciosa para se enfrentar o inverno em Portugal. Esqueça os moletons de algodão, eles não serão suficientes. É bom investir em casacos mais pesados e que aqueçam de verdade.
Além disso, uma dica é adicionar mais uma (ou duas) peça(s) de cada estilo por baixo, isso, claro, dependendo do quão grosso é seu casaco.
Imprescindível para aqueles mais sensíveis ao frio também são os cachecóis e luvas, assim como os calçados, que devem aquecer os pés adequadamente, a exemplo das botas. Fora as roupas, hidratantes para cabelo e lábios também são necessários.
Inverno na Europa: veja como se preparar para o frio no continente.

Primavera

Com um calorzinho começando a aparecer durante o dia e temperaturas mais baixas à noite, na primavera, pode-se abrir mão dos casacos mais pesados.
No entanto, ainda é preciso ter algumas peças coringas de meia estação, como blusas de manga longa, calças jeans, jaquetas e cachecóis. Nem pense em sair à noite sem um casaco na mão!

Verão

No verão, quando as temperaturas estão altas, as malas podem ficar mais leves.
Abuse das blusas, regatas, bermudas, saias, shorts e vestidos. Eles serão bem-vindos. Nos pés, se você gosta de sandália e chinelo também vale.
Não se deve esquecer do protetor solar e do óculos de sol, além do que uma boa dica é sair sempre com uma garrafinha de água.
Saiba tudo sobre o Sul de Portugal: a região mais quente do país.

Outono

Para o outono, quando a frequência de chuvas é maior e o tempo úmido acaba por incomodar um pouco, é necessário ter calçados impermeáveis.
Além disso, não se pode abrir mão de algumas peças para se proteger do frio e das rajadas de ventos que podem surgir, como cachecóis, lãs e malhas térmicas.
Tudo sobre Portugal: custo de vida, clima e melhores cidades para morar.

As estações do ano em Portugal alteram os preços das passagens aéreas

O problema de viajar para Portugal no verão ou na primavera é que as passagens aéreas são bem mais caras, já que é uma época considerada de alta temporada em Portugal e em toda a Europa.
No Outono e no Inverno as passagens são mais acessíveis, porém você precisa de preparar para enfrentar muita chuva, vento e frio. Se você não liga para o clima quando viaja, visitar Portugal no Outono ou no Inverno também pode ser uma experiência incrível.
Se você deseja visitar ou morar em Portugal, saiba que já partilhamos várias dicas para comprar a passagem para Portugal.

Curiosidade

Interessante perceber que os europeus, de maneira geral, não ligam muito para o clima e não se importam com a chuva ou com o frio, por exemplo.
Mesmo que esteja chovendo muito, os portugueses saem de casa, enfrentam a chuva e o frio e seguem a vida. Por isso é fácil e barato encontrar roupas preparadas para o frio.
Uma dica final: não economize quando for comprar um guarda-chuva já que em dias de vento se ele for fraco, será dinheiro jogado fora.
Está pensando em morar em Portugal? Sugerimos o nosso Programa Morar em Portugal. São 22 aulas em vídeo, para te ajudar a montar seu planejamento da melhor maneira possível.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Evellyn Lima and Amanda Corrêa

Evellyn Lima é brasileira e atualmente não tem endereço fixo. Resolveu viver uma vida de nômade digital. É jornalista, redatora, revisora e compartilha detalhes e surpresas das suas viagens no Instagram @ninguemcontadaviagem.

Recent Posts

Número de crimes registrados em Portugal é o maior dos últimos 10 anos

Portugal registrou um número recorde de crimes em 2023, segundo dados da Direção-Geral de Política…

% dias atrás

Visto de estudante para Irlanda em 2024: como solicitar o seu

O visto de estudante Irlanda é um dos documentos mais procurados por quem deseja se…

% dias atrás

PB4 ou seguro de viagem? Entenda as principais diferenças

Na dúvida entre PB4 ou seguro de viagem contrate os dois. Saiba quais as diferenças,…

% dias atrás

Mercados de Pulgas em Paris: muitos tesouros e algumas surpresas

Andar pelos Mercados de Pulgas em Paris (em francês, Marché aux Puces) é uma das…

% dias atrás

Cuidados de beleza em Portugal e na Alemanha: diferença gritante

Eu sempre fui uma pessoa cheirosa, mas isso mudou depois de alguns anos em Berlim.…

% dias atrás

Maiores salários mínimos da Europa: saiba onde os salários ultrapassam 2.000€

Quais os maiores salários mínimos nos países europeus? Apesar da proximidade e do alinhamento de…

% dias atrás