Estações do ano na Itália: veja como aproveitar cada estação no país

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Programar uma viagem pensando nas estações do ano do seu destino pode ser uma ótima ideia, considerando o que se pretende fazer e como aproveitar o local escolhido. Brasileiros que vão para Europa e já experimentaram as 4 estações do ano por lá, sabem o quanto as temperaturas mudam de uma para outra, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Saiba como são as estações do ano na Itália para programar a sua ida ao país.

Estações do ano na Itália: as diferenças são grandes ao longo do ano

Saber o clima e as características das estações do ano na Itália ajuda a organizar a viagem na hora de decidir quando ir e também a enfrentar o clima  na Itália sem sustos.
Estações do ano na Europa: veja como são e compare com o Brasil.

Inverno na Itália

O inverno na Itália acontece entre os meses de dezembro e fevereiro, sendo as temperaturas mais baixas observadas neste último mês.
As temperaturas do Inverno na Itália, em média, variam entre 2 e 14 graus, o que não é uma regra para todo o país, podendo facilmente na montanha e em algumas cidades, os termômetros descerem abaixo de zero.
Outra característica do Inverno na Itália são as geadas, os nevoeiros e a neve. Nos últimos anos, a neve tem chegado até mesmo em cidades como Milão, o que não era habitual há anos atrás.
Como se preparar para enfrentar o Inverno na Itália
Se você escolheu ir para Itália durante o inverno, prepare a mala com roupas para frio intenso, independentemente da cidade escolhida.
Considere também que turismo de carro entre uma cidade e outra pode acabar prejudicado, uma vez que com o mau tempo a neve muitas vezes bloqueia as estradas.
Praia nem pensar, até porque grande parte das cidades cuja economia gira em torno do turismo de verão, no inverno são praticamente fantasmas.
Por fim, turismo de barco, é melhor não considerar no seu roteiro, porque pode acabar cancelado.
Inverno na Europa: veja como se preparar para o frio no continente.
Como aproveitar o Inverno
Se é para sentir frio, escolha os destinos de montanha ou próximo a elas. A paisagem vale a pena, a comida é ótima e ainda dá tempo de começar a fazer aulas para esquiar.
Outra opção, se o objetivo de ir à Itália é conhecer um pouco mais da história, faça um roteiro com museus e aproveite o período de inverno para não enfrentar filas quilométricas.
Se a ideia é morar no país da bota, prepare-se para ter roupas adequadas: botas com sola de borracha, casacos embutidos e roupas térmicas, estas últimas são facilmente encontradas na Decathlon, por um preço bem em conta.

Primavera na Itália

Não pense que logo que chegar à primavera você vai dar adeus ao frio, pois não é bem assim. As estações do ano na Itália são bem definidas, porém, no caso da primavera, boa parte dela ainda nos lembra o inverno.
Março, abril e maio são os meses da Primavera na Itália: as temperaturas variam entre 14 e 20 graus. Vale sempre ressaltar que é uma média do país, porém, podemos notar grande diferença, por exemplo, entre cidades do sul e do norte.
Os italianos preferem a primavera entre as estações do ano na Itália, por um simples motivo: trata-se do “meio termo”. Na Itália, o inverno é muito frio e o verão é muito quente. A primavera salva, com temperaturas agradáveis.
Veja quais são as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Como se preparar para enfrentar a primavera na Itália
Considere a primavera a melhor das estações do ano na Itália. Porém, se está saindo do Brasil, coloque roupas de frio na mala. Para um brasileiro, a temperatura desta estação na Itália pode corresponder a do inverno no Brasil, do Rio de Janeiro, por exemplo.
Como aproveitar a Primavera na Itália
Outra vantagem é que ainda não é o momento de férias na Europa e as atrações turísticas ainda não estão tão disputadas. Nem chuva, nem neve irão atrapalhar o seu ir e vir no país, seja de carro, trem ou passeios de barco.
A paisagem da primavera é perfeita para as fotos de recordação de viagem. Para quem está pensando em viver na Itália, a única preocupação que deve ter, e isso descobrirá já estando lá, é se você é alérgico ao clima. Muitas pessoas sofrem com o pólen que as flores soltam nesta época do ano e passam todo o período a base de remédios para conseguir respirar normalmente.

Verão na Itália

Você pode amar ou detestar o Verão italiano, que acontece nos meses de junho, julho e agosto, sendo neste último o registro das mais altas temperaturas.
O calor é intenso e em algumas cidades, principalmente no norte, como em Milão, por exemplo, a sensação é de que é impossível respirar. Aliás, é um período em que os italianos “fogem” para as cidades com mar. Como se diz na Itália “tutti al mare”.
A temperatura varia entre 24 a 35 graus. Sol forte o dia inteiro e a vantagem de um dia que termina às 8 horas da noite.
Viagem para Itália: veja como organizar a sua, documentos necessários e muito mais.
Como se preparar para o verão na Itália
O ideal é seguir para praia ou fazer um belo passeio pela região Toscana. Porém, além dos altos preços, porque tudo nesta época é muito mais caro, e do forte do calor, os melhores lugares do país estarão lotados, sem exagero.
Como aproveitar o verão na Itália
O melhor lugar para aproveitar o verão, sem dúvida, é indo para cidades com praia. Porém, se encha de paciência, para pagar caro por um espaço na areia ou nas pedras, pois muitas praias são com pedras, diferente de como conhecemos no Brasil.
E sim, pagar, pois as praias “sofrem” uma espécie de loteamento, com cadeiras e guarda-sol devidamente colocados e uma entrada, para pagar e aproveitar. Espaço livre para colocar a sua toalha praticamente não existe.
Se for para ilhas como Sardenha e Sicília, prepare um casaco para vento quando tiver no seu roteiro passeios de barco. Na mala, roupas ligeiras, protetor solar e mais nada. Pois no verão da Itália faz muito calor mesmo.
Agora, se a ideia é viver no país, já pense em se programar para aproveitar os meses de julho ou agosto para tirar férias. A maioria das empresas fecham neste período, sendo as férias de verão muitas vezes não opcionais.
Veja aqui qual é a melhor época para viajar para Itália.

Outono na Itália

O outono não é visto como uma das piores estações do ano na Itália. Tem o seu momento de “meio termo” e é agradável. Vai de setembro a novembro e as temperaturas variam de 8 a 16 graus. Mais uma vez, depende da região da Itália.
Uma característica não muito boa do outono na Itália é que se trata de um período de chuvas fortes.
Como se preparar para o outono na Itália
O período de outono na Itália é justamente o período que, normalmente, encontramos as passagens mais baratas para Europa. Vendo dessa forma, pode ser uma boa oportunidade para fazer turismo no país. Porém, a parte chata é que não terá como escapar da chuva e de alguns dias bem frios.
Como aproveitar o outono na Itália
Programe roteiros em lugares fechados e se informe, antes de se locomover de uma cidade para outra, sobre as condições meteorológicas.
E para quem está se preparando para morar na Itália, prepare-se porque depois do outono chegará o inverno e a sensação é de que o frio não termina nunca.
Vai comprar passagem para Itália? Veja como economizar na compra do seu voo aqui.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Euro Dicas

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.

Recent Posts

Maiores salários mínimos da Europa: saiba onde os salários ultrapassam 2.000€

Quais os maiores salários mínimos nos países europeus? Apesar da proximidade e do alinhamento de…

% dias atrás

Como abrir conta na Wise? Confira o passo a passo

Saiba como abrir sua conta na Transferwise. Confira o passo a passo para abrir e…

% dias atrás

Aluguel de carro em Lisboa: quanto custa e onde alugar?

Quer saber como fazer o aluguel de carro em Lisboa? É simples e barato, mas…

% dias atrás

Cidadania alemã: saiba quem tem direito e como solicitar em 2024

Confira o passo a passo para obter a cidadania alemã por ascendência ou realizar a…

% dias atrás

Melhor seguro viagem em 2024: conheça o nosso Top 10

Vai viajar e quer garantir o melhor seguro viagem? Confira o nosso ranking onde explicamos…

% dias atrás

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Quer morar em Lisboa? Então você precisa saber o custo de vida, as vantagens e…

% dias atrás