Categories: ETIAS

ETIAS em 2020: descubra se é preciso solicitar e quanto custa

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

O tema “ETIAS”, Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem, tem causado dúvidas em muitas pessoas. Como solicitá-lo, quanto custa e a partir de quando ele deverá ser exigido para a União Europeia são alguns questionamentos. E neste artigo vamos esclarecer isso para você e falar sobre o ETIAS em 2025.

Precisa de ETIAS em 2020?

Não. Se você vai viajar para os países europeus que exigem o ETIAS, deve saber que a autorização só é obrigatória a partir de 2025.

Vou viajar no fim de 2020 e voltar em 2023. Preciso do ETIAS?

Não. Inicialmente, o programa estava previsto para entrar em vigor em 2020. Mas, depois da adoção formal do projeto, a agência de TI da UE (eu-LISA) tem como objetivo ter o novo sistema em funcionamento completo a partir de 2025.
Dessa forma, a autorização de viagem se tornará obrigatória para cidadãos brasileiros que viajem para a Europa a partir de 2025.

Vou viajar em 2025. Consigo pedir o ETIAS em 2020?

De acordo com o site Schengen Visa Info, acredita-se que o ETIAS esteja operacional em 2025.
As autoridades do ETIAS aconselham os portadores de passaporte brasileiros a se inscreverem para o ETIAS com, no mínimo, três dias de antecedência à data em que pretendem chegar no Espaço Schengen. Esse período é recomendado para dar às autoridades do ETIAS tempo suficiente para checar as informações e aprovar a autorização de viagem europeia.
Alguns candidatos podem ser contatados por e-mail, caso sejam necessários mais documentos ou informações para a aprovação da inscrição.

Vou viajar por mais de 90 dias. Preciso do ETIAS?

O ETIAS vai permitir que o viajante brasileiro possa permanecer legalmente na Europa por 90 dias, renováveis a cada 180 dias e, é válido por 3 anos.
Durante esses 90 dias, os visitantes podem se envolver em atividades de negócios e turismo.
Porém, se você pretende ficar no Espaço de Schengen por mais de 90 dias ou não é elegível para a isenção de visto ETIAS, deverá solicitar outro visto para Europa, de acordo com as suas necessidades.

Tenho visto para Europa. Preciso do ETIAS?

Não. Se você tiver um visto Schengen, não será necessário solicitar uma autorização ETIAS. Você pode apresentar seu visto às autoridades de fronteira ao entrar nos países do Espaço Schengen.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Como solicitar o ETIAS?

De forma online. Se você vai viajar em 2025 para um dos países que exigem o ETIAS, deve fazer a solicitação da sua autorização de viagem pela internet, antes de chegar à União Europeia. Não será necessário se deslocar até uma Embaixada ou a um Consulado para solicitar o documento.

Você deverá preencher um formulário (que vai estar disponível em 2025), com seus dados biométricos, como: nome, data e local de nascimento, passaporte ou documento de viagem válido, país para onde você viajará primeiro, perguntas básicas sobre a sua saúde, antecedentes criminais, bem como um histórico de imigração prévio na UE.
Depois, você deverá pagar a taxa do ETIAS e, caso seu requerimento tenha sido aprovado, receberá um e-mail de confirmação em minutos.
Mas lembramos: não é preciso o ETIAS em 2020.
Saiba tudo sobre a validade do passaporte para entrar na Europa.

Quanto custa o ETIAS

De acordo com  o site Schengen Visa Info, o ETIAS deve custar somente 7 euros por cada aplicação. Isso é válido somente para adultos acima de 18 anos de idade, pois os menores de 18 anos idade não terão que pagar nenhuma taxa.
O valor deverá ser pago com cartão de débito ou crédito. Imediatamente após a conclusão do pagamento, a autorização do ETIAS iniciará o processamento.

Documentos e requisitos

Documentos

O único documento oficial será necessário para completar sua inscrição online é um passaporte biométrico, válido por, pelo menos seis meses a partir da sua data de entrada na UE. Os passaportes biométricos são preferíveis por causa de suas vantagens em relação à segurança, assim como evitar a leitura sem autorização ou a falsificação do documento.
Observações: o Estado-membro para o qual a solicitação está sendo feita poderá exigir alguma documentação adicional. O ETIAS aceitará solicitações realizadas por terceiros em nome de um candidato.
Também será necessário informar um endereço de e-mail, para poder receber o ETIAS e um cartão de débito ou crédito, para pagar a taxa do ETIAS. Apesar de não ser obrigatório contar com um passaporte eletrônico, é imprescindível ter um passaporte válido para o registro no Sistema ETIAS.
Com base na experiência de países que utilizam sistemas semelhantes para autorização de viagem (Estados Unidos, Canadá, Austrália), estima-se que 95% dos solicitantes, ou mais, serão aprovados e terão a confirmação enviada em minutos. Não serão coletados outros dados biométricos e impressões digitais.

Requisitos

Atualmente, cidadãos de 60 países, incluindo brasileiros, estão aptos a pedir a isenção de visto ETIAS para estadias de até 90 dias (renováveis depois de 180 dias fora da Europa).
Todos os brasileiros deverão preencher o formulário online para solicitar a permissão de viagem ETIAS para entrar em qualquer um dos países membros do Espaço Schengen, com informações, como:

  • Nome completo;
  • Local e data de nascimento;
  • Sexo;
  • Endereço;
  • Número de telefone e e-mail;
  • Nível de escolaridade ou informação do emprego atual;
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido;
  • País-membro de chegada;
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS.

Agora que você já sabe que não precisa do ETIAS em 2020, apenas em 2025, pode viajar tranquilo. Mas o seguro viagem Europa é obrigatório para entrar nos 26 países europeus do Espaço Schengen. Já garantiu o seu? Utilize o site Seguros Promo para contratar com o melhor preço.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Recent Posts

Maiores salários mínimos da Europa: saiba onde os salários ultrapassam 2.000€

Quais os maiores salários mínimos nos países europeus? Apesar da proximidade e do alinhamento de…

% dias atrás

Como abrir conta na Wise? Confira o passo a passo

Saiba como abrir sua conta na Transferwise. Confira o passo a passo para abrir e…

% dias atrás

Aluguel de carro em Lisboa: quanto custa e onde alugar?

Quer saber como fazer o aluguel de carro em Lisboa? É simples e barato, mas…

% dias atrás

Cidadania alemã: saiba quem tem direito e como solicitar em 2024

Confira o passo a passo para obter a cidadania alemã por ascendência ou realizar a…

% dias atrás

Melhor seguro viagem em 2024: conheça o nosso Top 10

Vai viajar e quer garantir o melhor seguro viagem? Confira o nosso ranking onde explicamos…

% dias atrás

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Quer morar em Lisboa? Então você precisa saber o custo de vida, as vantagens e…

% dias atrás