Categories: Espanha

Faculdade na Espanha: como ingressar e principais universidades

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

A facilidade do idioma, clima ameno, riqueza cultural e custo de vida são fatores que atraem estudantes para fazer faculdade na Espanha.

Vamos juntos descobrir mais sobre o processo de candidatura, custos, se precisa de visto e se vale a pena fazer uma faculdade na Espanha!

Perguntas Frequentes Respostas
Como entrar na faculdade na Espanha? Convalidando o seu diploma e pela sua nota global do Ensino Médio, fazendo o processo de selectividad, que é o vestibular na Espanha, ou transferindo-se de uma universidade brasileira a uma espanhola.
Como um brasileiro pode fazer faculdade na Espanha? Se você se formou no Ensino Médio no Brasil, precisará fazer a convalidação do seu diploma no Consulado da Espanha. Os critérios para a aprovação variam, mas o mais comum é a nota global do Ensino Médio. Você também poderá entrar pela selecitividad ou por transferência.
Tem faculdade de graça na Espanha? Não. Todas as universidades são pagas, inclusive as públicas. Por outro lado, existem bolsas que chegam a cobrir parte do valor.

Como é fazer faculdade na Espanha?

Fazer faculdade na Espanha é uma oportunidade de estudar em excelentes instituições de ensino e viver um intercâmbio cultural memorável. Além dos espanhóis, estudantes de todo o mundo buscam este destino para realizar a sua formação acadêmica, o que permite conhecer outras culturas e treinar outros idiomas, principalmente o espanhol e o inglês.

Na Espanha desde 2003, Rodrigo Oliveira estudou Tradução e Interpretação na Universidade Complutense de Madrid.

“No meu caso, escolher a faculdade foi relativamente fácil porque o curso que eu queria estava disponível bem perto da minha casa”, revela.

Por morar em Aranjuez, um povoado da Comunidade de Madrid, o local de estudos ficava próximo, o que era uma facilidade. Até que o curso foi transferido para a capital, tornando a sua experiência mais complicada, já que tinha que equilibrar trabalho e estudos.

Natural de Curitiba, Rodrigo Oliveira cursou de Tradução e Interpretação de 2014 a 2018 na Complutense de Madrid.

O processo para entrar é um pouco diferente do Brasil, mas a rotina de estudante é muito parecida. Você recebe a sua grade de horários (em alguns casos é possível adaptar dependendo das matérias que você vai fazer), e acaba passando o dia inteiro na universidade, e entre aulas, há tempo para estudar e até mesmo praticar esportes.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Se você já faz faculdade no Brasil e quer ter acesso ao ensino superior espanhol, uma opção é fazer um intercâmbio na Espanha.

Principais faculdades na Espanha

As cinco melhores faculdades da Espanha, de acordo com o ranking QS World University 2023, são:

  1. Universitat Autònoma de Barcelona;
  2. Universidade de Barcelona;
  3. Universidade Autônoma de Madrid;
  4. Universalidade Complutense de Madrid;
  5. Universidade de Navarra.

As faculdades mais renomadas de Madrid são a Universidade Complutense, a Universidade Autônoma de Madrid, a Carlos III e a Politécnica de Madrid. Em Barcelona, as mais conhecidas são a Universidade Autônoma de Barcelona, a Pompeu Fabra e a Politécnica da Catalunha.

Também se destacam a Universidade Politécnica de Valência, a Universidade de Sevilha e a Universidade de Salamanca, entre outras. De modo geral, todo o país é bem servido de boas universidades, públicas ou privadas, e o leque de opções é grande.

Como se candidatar a uma faculdade na Espanha?

Cada universidade possui seus critérios e é autônoma para estabelecer seu processo seletivo. Porém, uma regra é válida para todas as instituições desde 2017: os estudantes estrangeiros precisam validar o diploma de conclusão do Ensino Médio em um Consulado da Espanha.

O processo de candidatura e ingresso vai variar de instituição para instituição

A modalidade de acesso mais comum para se candidatar sendo estrangeiro é a nota global do Ensino Médio. Os documentos exigidos variam de acordo com o critério de admissão de cada universidade. No entanto, costumam ser pedidos:

  • Certificação de proficiência no idioma espanhol;
  • Diploma de conclusão do Ensino Médio apostilado em Haia e com tradução juramentada;
  • Histórico escolar, apostilado em Haia e com tradução juramentada;
  • Passaporte ou outro documento de identificação reconhecido pela faculdade na Espanha;
  • Em cursos muito disputados, além da nota do Ensino Médio, também há uma prova de admissão.

Para as traduções juramentadas indicamos a Yellowling, uma plataforma que oferece serviços de tradução online que conta com tradutores certificados e faz todo o processo online.

Outras modalidades

Além da candidatura por meio da nota do Ensino Médio, há outras maneiras de ser admitido em uma faculdade na Espanha. Fique atento ao período de inscrição, que geralmente vai até julho, já que o ano letivo na Espanha começa em outubro.

Vestibular (Selectividad)

A Selectividad ou PAU (Pruebas de Acceso a la Universidad) é uma prova aplicada para que os candidatos possam competir pelas vagas do curso desejado, assim como é o vestibular no Brasil. Na Espanha, cada universidade define o número de vagas destinadas à Selectividad, cursos oferecidos e nota de corte.

“Entrar na faculdade foi muito mais difícil e levou mais tempo do que fiquei na faculdade graças ao vestibular espanhol, o qual pode ser bastante confuso para um brasileiro entender”, relembra Rodrigo. “Fiquei anos repetindo matérias do bachillerato (nível escolar anterior à faculdade) para conseguir subir ao máximo as minhas notas”.

Isso porque cada curso tem uma nota de corte para entrar. E nem sempre basta alcançá-la:

“O problema é quando há mais demanda do que vagas, se ordenam as matrículas por ordem de nota começando pela nota mais alta, segunda mais alta, terceira… até completar as vagas”, explica Rodrigo.

Ou seja, não existe uma nota fixa, aqueles que têm as maiores pontuações entram. Por isso, é como se você não tivesse um objetivo a alcançar, já que dependerá dos exames dos seus concorrentes. “Por exemplo, se eu tiro 9,3 no vestibular (boa nota) mas só resta uma vaga e outro estudante tirou 9,4, ele fica com a vaga. Esta última nota é publicada como ‘nota de corte'”.

Nesta modalidade, também é necessário que os estudantes estrangeiros validem o diploma de Ensino Médio no país. Com o diploma validado, o estudante pode se inscrever para a prova no site da Universidade Nacional de Ensino a Distancia (UNED), instituição responsável por organizar a Selectividad fora da Espanha.

Não é possível usar o ENEM para estudar na Espanha.

Complicações da prova

É claro que existem cursos que têm baixa concorrência e podem ser mais fáceis na hora de conseguir a tão sonhada vaga na faculdade na Espanha.

O problema é que você precisa entender bem o processo do vestibular. Os exames se qualificam de 0 a 10, porém existem cursos que exigem uma nota superior à máxima.

“No meu caso não foi nada fácil. Com nota 5, você já pode passar no vestibular, mas possivelmente fique longe de um curso como o meu, onde a nota mínima quando entrei era 10,4”, relembra o tradutor.

Rodrigo também detalha que para cursos mais concorridos, você precisa realizar exames extras além da fase obrigatória. Com estes, a sua nota pode chegar até 14.

Ele ainda conta que cursos pouco demandados costumam ser Turismo, Filologia Hispânica, Matemática e Estatística. Nestes, conseguir a nota 5 garante a aprovação na maioria dos casos.

Outros cursos mais difíceis são Tradução e Interpretação, Bioquímica ou Medicina. Para conseguir a aprovação, você deverá realizar outros exames, um pouco parecido com as segundas e terceiras fases do vestibular no Brasil.

Transferência

Para quem já iniciou a graduação no Brasil, cursou pelo menos um semestre e deseja terminar os estudos na Espanha pode pedir a transferência diretamente com a faculdade escolhida.

Não é necessário que o curso pretendido na Espanha seja o mesmo que o curso iniciado no Brasil, mas é necessário que tenham disciplinas em comum. Para fazer a convalidación, é necessário aproveitar pelo menos 30 créditos europeus, que corresponde a um semestre letivo.

Ingresso como graduado

As faculdades da Espanha são obrigadas a reservar de 1% a 3% das vagas, em todos os cursos, para estudantes graduados que desejam fazer um segundo curso. Quem já concluiu uma graduação no Brasil pode disputar essas vagas, porém é necessário ter efetuado a equivalência do diploma brasileiro para a Espanha.

Como fazer a matrícula em uma faculdade na Espanha?

Após a aprovação no processo seletivo, é hora de fazer a matrícula na faculdade.

Boa parte do processo pode ser feito online, enviando os documentos por meio do site da universidade. Normalmente, a efetivação final da matrícula é feita pessoalmente, na secretaria do curso na faculdade na Espanha, onde o aluno recebe mais informações sobre a escolha das disciplinas e a vida acadêmica.

Novamente, os documentos exigidos variam em cada universidade, no entanto, costumam ser pedidos:

  • Certificado de proficiência em espanhol;
  • Diploma ou certificado do ensino médio validado pela Embaixada da Espanha, com apostilamento de Haia e traduzido por um tradutor juramentado;
  • Histórico escolar do ensino médio, com apostilamento de Haia e traduzido por um tradutor juramentado;
  • RG ou, de preferência, o passaporte válido;
  • Visto de estudante.

Os processos para entrar numa universidade na Espanha tendo se formado no Ensino Médio no Brasil são mais complicados e, como a convalidação depende do Consulado e pode demorar, talvez seja mais fácil realizar uma pós-graduação ou mestrado na Espanha.

Quanto custa fazer faculdade na Espanha?

O primeiro ponto para calcular quanto custa estudar na Espanha é saber que todas as universidades espanholas são pagas, inclusive as públicas. Os preços variam bastante, sendo mais altos nas faculdades particulares, em cursos mais concorridos e em grandes cidades como Madrid e Barcelona.

Rodrigo conta que, para estudar Tradução e Interpretação numa faculdade particular, o valor chega a 10 mil euros ao ano, o que faz com que o preço do curso completo supere os 40 mil euros. Porém, as faculdades públicas são bem mais em conta.

Segundo relatório do governo espanhol publicado em 2023, 6,3% dos alunos universitários na Espanha são estrangeiros.

Outro ponto de atenção é que há uma diferença de preço para estudantes europeus e não europeus. Veja alguns preços praticados para não-europeus nas melhores universidades da Espanha em 2023:

Graduação em Medicina

Universidade Custo por ano para estrangeiros
Universidade de Navarra 18.300€
Universidade Autônoma de Madrid 5.050€
Universidade de Pompeu Fabra 8.500,12€

Graduação em Administração

Universidade Custo por ano para estrangeiros
Universidade Autônoma de Madrid8, 8.185,40€
Universidade de Navarra 11.572,89€
Universidade Complutense de Madrid 6.822,60€

Graduação em Direito

Universidade Custo por ano para estrangeiros
Universidade Complutense de Madrid 6.822,60€
Universidade Pompeu Fabra 6.800,32€
Universidade de Carlos III de Madrid 6.822,60€

A boa notícia é que o valor anual pode ser parcelado. Há também a possibilidade de ter os estudos financiados por meio das bolsas de estudos na Espanha.

Para cidadãos com nacionalidade europeia (inclusive brasileiros com dupla cidadania) o custo cai bastante. Segundo informações da Evaluación de Bachillerato para el Acceso a la Universidad (EBAU), o custo médio anual da graduação na Espanha em medicina, em universidades públicas, é de 1.333,40€ por ano em 2023.

Em algumas universidades não há distinção entre valores para europeus e estrangeiros. É necessário consultar o site da instituição para obter essa informação.

Como escolher a faculdade para estudar na Espanha?

Estudar na Espanha durante a graduação representa um investimento tanto financeiro quanto de tempo. Para ajudar a tomar essa decisão, listamos alguns pontos a considerar:

  • Verifique se a anuidade do curso escolhido se encaixa no valor que você pode pagar. Confira se a faculdade pratica valores diferentes para europeus e não-europeus;
  • O custo de vida na Espanha é outro fator que deve ser levado em consideração. Confira quanto custa morar naquele local, especialmente os valores de aluguel e transporte;
  • Veja as características da cidade que você pretende morar. Há cidades grandes, pequenas, de praia, na montanha (onde neva no inverno) e escolher um lugar que tenha “a sua cara” ajuda bastante na adaptação;
  • Se você já é graduado ou quer fazer transferência, considere as faculdades na Espanha que tenham algum convênio com a universidade brasileira onde você estudou;
  • Analise quais as faculdades mais respeitadas na área que você deseja cursar. Algumas são referência em moda, outras em gastronomia ou em arquitetura. As melhores oferecem estágios que valem mais a pena, mais chances de bolsa de estudos e contato com grandes professores.

Precisa de visto para fazer faculdade na Espanha?

Sim! Para estadias superiores a 90 dias, o visto de estudante para a Espanha é indispensável.

Como tirar visto de estudante?

A solicitação do seu visto deve ser feita no Consulado Geral da Espanha na sua cidade ou região no Brasil. São necessários os seguintes documentos:

  • Carta de aceite (ou carta de admissão) na Universidade que você vai cursar, ou seja, só se consegue o visto depois de já ter conquistado a vaga;
  • Formulário de solicitação de visto;
  • Passaporte vigente;
  • 1 foto 3×4 recente, colorida e com fundo branco;
  • Comprovante de seguro viagem para a Espanha que cubra toda a estadia;
  • Comprovante de residência;
  • Título de eleitor;
  • Documento que confirma recursos suficientes para as despesas de estudo;
  • Diploma ou histórico acadêmico;
  • Certificado de antecedente penal (se a estadia for superior a 6 meses);
  • Atestado médico declarando não ser portador de doenças que possam alterar a saúde pública, com assinatura do médico reconhecida em cartório (se a estadia for superior a 6 meses).

Mais informações sobre documentos necessários podem ser encontradas no site do Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha.

Vale a pena fazer faculdade na Espanha?

Vale, e muito! Ainda que pareça desafiador viver longe do Brasil, da família e dos amigos durante um tempo, fazer faculdade na Espanha é uma experiência muito enriquecedora. É uma oportunidade de ter acesso a excelentes instituições de ensino, aprimorar o currículo, desenvolver a comunicação no idioma espanhol, fazer novos amigos e contatos profissionais.

Rodrigo conta também que, em comparação com o Brasil, o país europeu oferece mais bolsas de estudos.

“No meu primeiro ano, tive uma ajuda do governo de uns 1.000€ para ajudar no pagamento das taxas universitárias”, revela.

Ainda mais, a experiência de viver em um país com boa qualidade de vida, ter contato com a cultura espanhola e a facilidade de viajar a outros países europeus também contam a favor.

Dentre as vantagens e desvantagens de fazer uma faculdade na Espanha, na minha opinião, a balança pesa para o lado das vantagens. O país é lindo e rico pela sua natureza, cultura, arte e gastronomia.

Ajuda para morar na Espanha

Ficou com vontade de morar na Espanha? Nós ajudamos! Conheça o nosso Ebook Como Morar na Espanha e veja o passo a passo completo para organizar a sua mudança. Ele foi escrito por outros brasileiros que moram na Espanha e sabem exatamente o que você deve (e o que não deve!) fazer para que a sua mudança seja bem sucedida, saiba tudo!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Bianca Alves and Mila Oliveira Pereira

Bianca Alves é jornalista, nascida no interior de São Paulo. Depois de começar a sua carreira na capital paulista, decidiu apostar por algo novo e fazer um mestrado em Madri. A ideia inicial era ficar apenas um ano, até que resolveu apostar em algo diferente: buscou um trabalho e se jogou na experiência que mudou a sua vida. O resultado são altos e baixos - e muita história para contar. Já são mais de três anos em Madri, onde encontrou amor e superou desafios, sempre buscando a felicidade a cada momento. Entre os seus hobbies favoritos estão viajar e fazer esportes. Já trabalhou para revistas como Casa e Jardim e Casa Vogue, também colaborando com empresas multinacionais na área de marketing.

Recent Posts

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás

Custo de vida na França: gastos para viver no país em 2024

Morar na França é, inegavelmente, o sonho de muitas pessoas. De fato, são muitos os…

% dias atrás

Custo de vida na Irlanda: gastos médios mensais em 2024

Um bom planejamento financeiro é o principal pilar de quem deseja mudar de país. A…

% dias atrás

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2024

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês,…

% dias atrás