Fazer e enviar currículo para Portugal

Portugal  / 

Para quem sonha em trabalhar em Portugal, o primeiro passo é preparar um bom currículo. Na Europa, os modelos de currículo são diferentes do Brasil e muitas empresas também pedem cartas de motivação para conhecer melhor o candidato e saber se seu perfil é adequado para a vaga. Confira em baixo várias dicas para fazer e enviar currículo para Portugal

Fazer e enviar currículo para Portugal

Em Portugal um dos modelos de currículo mais utilizados é o EuroPass. Ele serve de base para que você possa inserir suas informações pessoais, sua experiência profissional, educação e formação, habilidades, línguas e competências.

Veja também se existem e como encontrar vagas de emprego em Portugal.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

[contentblock id=ebook-typeform]

Atualize sempre que possível

Exemplo Currículo EuroPass
A plataforma permite que você edite suas informações sempre que necessário, basta anexar o pdf com curriculum vitae. Dessa forma, você consegue editar o cargo pretendido para cada empresa que for enviar o currículo.

Ser criativo também é bom

No caso de algumas profissões, especialmente aquelas que são mais criativas, fazer e enviar currículo para Portugal no modelo EuroPass pode ser uma desvantagem.

Por exemplo, se você for publicitário, designer, programador, fotografo, reporter, lojista, vendedor, etc., você deve tentar fazer um currículo personalizado e que corresponda aos seus conhecimentos e isso é muito valorizado pelas equipes de recursos humanos.

Utilize os seus conhecimentos e ferramentas disponíveis na Internet

Há muitas formas de fazer um currículo diferente. Hoje em dia é usal fazer um vídeo falando da sua experiência, ou então uma animação (caso você seja animador profissional) ou até mesmo colocar o seu CV num formato 100% digital, através de um blog ou página web. O que importa é que você seja criativo e se destaque.

Confira alguns exemplos de currículos criativos na rede social pinterest.

Dica importante para o currículo

Outra informação importante que você deve colocar no seu currículo para Portugal é a sua nacionalidade e se você possui dupla cidadania. Além disso, nos modelos de currículos de Portugal, a foto do candidato é fundamental.

Carta de motivação para Portugal

Ao fazer e enviar o currículo para Portugal, se prepare para fazer uma carta de motivação. A grande maioria das empresas solicita que os candidatos enviem uma carta de motivação juntamente com o currículo.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O que você deve dizer

A sua carta de motivação precisa ser clara, sem erros de português, bem formal e deve descrever porque você é o candidato ideal para a vaga. Faça uma apresentação profissional sua, conte sua experiência profissional, suas metas atingidas e seu perfil no ambiente corporativo.

A carta de motivação deve ser seu primeiro contato com a empresa, por isso, capriche. Leia, releia e cuide para não ser arrogante ou demasiado “vendedor”. Faça seu marketing pessoal, mas cuidado com as palavras para não soar soberbo.

Diferenças do currículo na Europa e no Brasil

Tanto no Currículo para Portugal, na carta de motivação, quanto no e-mail, você precisa ser o mais formal possível. Ou seja, deve se dirigir ao recrutador/a como “Exma senhora”, “Exmo senhor”, “Dr. Fulano de Tal”, e assinar sempre como “Com meus melhores cumprimentos”, “Atentamente”, etc.

Evite pontos de exclamação e não tente ser engraçado. Seja muito cordial, mas use o português mais formal que você conhecer (ou pesquise bem antes de enviar).

Você pode conferir um guia detalhado para trabalhar em Portugal.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Os títulos são importantes

Os títulos (mestre, doutor, engenheiro, professor, etc) são muito importantes em Portugal, por isso, você sempre deve tratar a pessoa pelo seu cargo/título.

Evite a informalidade que costumamos utilizar no Brasil. Além disso, se você possuir algum título também pode assinar o e-mail como tal, por exemplo: Profº Dr. João da Silva.

Como fazer e enviar o currículo para Portugal, ainda no Brasil

Para quem está no Brasil, o curriculum vitae deve ser enviado pela internet, através do Linkedin das empresas, sites de emprego, e-mail do recrutador que anunciou a vaga ou então pelo próprio site da empresa.

Um currículo bem feito e completo na plataforma LinkedIn é fundamental para que você seja visto pelos recrutadores. Além disso, se você trabalha com projetos, pode anexar seus melhores trabalhos e adicionar seu portfólio na hora da candidatura.

Conheça os principais sites de emprego em Portugal.

Como funcionam os processos seletivos

Os processos seletivos em Portugal e na Europa costumam ser mais demorados do que no Brasil. Grandes empresas podem ficar cerca de seis meses selecionando o profissional adequado para a vaga, por isso, é preciso paciência para passar por todas as etapas.

Dominar outros idiomas é fundamental também para Portugal. O domínio da língua inglesa ou espanhola é muito importante, assim como a formação acadêmica e sua experiência profissional na área.

Visto de trabalho

Geralmente, as empresas de Portugal não patrocinam o visto de trabalho. Se a empresa gostar do seu perfil, pode fazer entrevistas por Skype e te enviar um contrato de trabalho.

Após ter o contrato de trabalho em mãos, você deve ir ao Consulado de Portugal no Brasil e fazer seu visto. O processo é pago pelo candidato, assim como a passagem e os gastos com a mudança. Veja melhor como solicitar visto de trabalho.

Agora que você já sabe como fazer e enviar currículo para Portugal, veja o que compartilhamos sobre arranjar emprego no exterior, ainda no Brasil.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.