Francos suíços: saiba como comprar e fazer câmbio para outras moedas

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Se você está de viagem marcada para a Europa e vai aproveitar para dar um pulinho na Suíça, é importante ter em mente alguns pontos importantes. O principal deles é que o país não faz parte da Zona do Euro, ou seja, não adotou o Euro como moeda oficial. Na verdade, utilizam-se os francos suíços (sigla CHF), uma moeda bem valorizada em relação ao Euro e também ao Dólar.
Mas muitas pessoas não sabem se dá para fazer compras na Suíça com Euro. Ou não tem ideia de como fazer o câmbio para outras moedas e até onde comprar francos suíços. Se essas também são as suas dúvidas, então fique conosco e leia o artigo completo.

Francos suíços: entenda mais sobre essa moeda

De forma bem simples, franco suíço é a moeda oficial utilizada em apenas dois países: Liechtenstein e Suíça. É certamente uma das moedas mais fortes e estáveis do mundo, junto com o Euro e o Dólar norte-americano. Aliás, nos últimos 15 anos o franco suíço aumentou substancialmente de valor em relação às duas moedas.
O franco suíço é a sexta moeda mais negociada nos mercados de câmbio, apesar da economia da Suíça (em PIB nominal) ficar em 19º lugar no mundo. Apesar de uma longa reputação de conservadorismo e prudência, o franco suíço não é uma moeda de reserva comum.
O banco central por trás do franco suíço é o Banco Nacional da Suíça. Como condiz com a reputação do país de administração econômica sóbria e conservadora, o Banco tem como alvo uma taxa de inflação consistente. Além disso, também não se envolve em política monetária estimulante em resposta a desacelerações econômicas.
Saiba tudo sobre Berna, a capital da Suíça.

História do franco suíço

O franco suíço foi criado em 1850 depois da união e substituição das moedas cantonais e regionais, também conhecidos como cantões suíços.
O objetivo da criação de uma moeda oficial única era de reduzir e unificar as quase 860 moedas diferentes que circulavam na pequena Suíça.
A partir de 1919, com o fim da União Aduaneira e Monetária com a Áustria, os francos suíços também se tornaram moeda oficial de Liechtenstein, país vizinho à Suíça.
Leia nosso artigo completo e entenda quantos países tem a Europa e tudo sobre a Zona do Euro.

Moedas e cédulas de dinheiro existentes

As moedas em circulação são de 5, 10, 20 (chamado de quatre sous), 50 centavos e 1, 2 e 5 (cent sous ou tune) francos suíços. Aliás, a moeda de 50 centavos é representada pela inscrição 1/2 Fr.
Já as cédulas de dinheiro circulam em 10, 20, 50, 100, 200 e 1000 francos – as duas últimas circulam em menor quantidade, assim como acontece com as notas maiores no Brasil.
Alguns comércios locais disponibilizam os preços em euros e aceitam a moeda da União Europeia, fazendo a conversão automática dos valores, mas não é o caso da maioria dos estabelecimentos. Por isso é muito importante sempre levar consigo algumas notas de francos suíços na bolsa.
Mas você não precisa se preocupar porque é bem fácil trocar dinheiro na Suíça, tanto em Zurique e Genebra quanto nas cidades menores.
Saiba qual moeda levar para a Europa neste artigo.

Como fazer o câmbio para outras moedas

Então se você vai morar na Suíça ou está de viagem marcada para o país é importante entender como fazer o câmbio para outras moedas antes de sair do Brasil.
Uma alternativa é utilizar os serviços da BeeCâmbio, uma empresa que oferece uma variedade de produtos para quem vai viajar para fora do país. Entre os serviços estão incluídos a compra de moeda estrangeira, cartão pré-pago e até envio de dinheiro do exterior. É uma das maiores empresas de câmbio do Brasil, com diversas lojas espalhadas pelo país.
Mas a dica é sempre solicitar informações sobre valores e taxas entre várias empresas de câmbio para garantir o melhor negócio. Além disso, é importante conferir se elas trocam o real por quais moedas, como euro, dólar, libra, francos suíços ou outras.
Para fazer a conversão de moedas e entender tudo sobre o câmbio de moedas, leia nossos artigos.

Menos burocracia

Uma forma de evitar burocracia na hora de trocar dinheiro nas casas de câmbio é pagar uma conta em euro – utilize uma nota mais alta – e receba o troco em francos suíços.
É claro que a cotação utilizada no comércio local na hora da conversão pode não ser das mais vantajosas, mas na hora do sufoco pode ser uma opção.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Como comprar francos suíços

Você pode comprar os francos suíços ainda no Brasil nas principais casas de câmbio espalhadas pelo país. É importante procurar uma empresa de confiança e sempre prestar atenção na taxa cambial para conseguir um bom preço.
Uma sugestão é fazer uma boa pesquisa em diferentes casas de câmbio para encontrar a melhor taxa.
Caso você já esteja na Suíça, pode fazer a troca de Euro para francos suíços no aeroporto e na estação ferroviária central. Você também pode utilizar os caixas eletrônicos para sacar dinheiro na moeda local.
É melhor comprar euro no Brasil ou na Europa? Este artigo explica tudo.

Como levar francos suíços

O ideal em qualquer viagem é levar um pouco de valor em espécie, mas a quantia suficiente para pagar pequenos gastos diários ou compras em locais que não aceitem cartão.
Também é importante ter com você um cartão pré-pago internacional, mais vantajoso do que o cartão de crédito porque você evita surpresas de valor por causa da variação cambial. Mas não deixe de desbloquear e levar consigo o cartão de crédito para qualquer emergência.
Até porque reservas de hotéis e aluguel devem ser pagos em um cartão internacional.
Por que o Euro não para de subir? Descubra aqui.

Dicas sobre a Suíça

Já que estamos falando da Suíça, que tal algumas dicas e curiosidades sobre esse país pequenininho, mas também poderoso?
Primeiro é importante lembrar que você não precisa de visto para visitar a Suíça se pretende ficar até 90 dias no país. Mas é claro que é sempre bom ter sua passagem de volta confirmada, além de reservas de hotéis e um pouco de dinheiro em mãos.
Os francos suíços são bastante valorizados. Para se ter ideia, cinco francos suíços valem quase R$20. E assim como a sua moeda é bastante valiosa, o país também é um dos mais caros do mundo para viajar. Por isso é preciso estar preparado e tomar cuidado com os gastos.
Certamente a Suíça é um país maravilhoso e vale a visita! Cada cidade tem seu charme especial e que podem ser conhecidas em qualquer época do ano! Mas lembre-se: para visitar o país é obrigatório contratar o Seguro de Viagem Europa.
Agora aproveitem as nossas dicas e boa viagem!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás

Custo de vida na França: gastos para viver no país em 2024

Morar na França é, inegavelmente, o sonho de muitas pessoas. De fato, são muitos os…

% dias atrás