Hino da Alemanha: conheça a história, significado e curiosidades

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

O Hino de um país é referência e motivo de orgulho para sua população. Entoado em eventos e cerimônias oficiais, representa os ideais de uma nação. O hino da Alemanha é considerado um dos mais bonitos de todos os países. Foi composto pelo austríaco Joseph Haydn em 1797.
Em 1841, August Heinrich Hoffmann von Fallersleben, compôs uma nova letra, onde enfatizava que a unificação das nações germânicas era mais importante que tudo. Acompanhe esse artigo e conheça mais detalhes sobre o hino da Alemanha.

Hino da Alemanha: conheça a letra da Canção dos Alemães

I
Deutschland, Deutschland über alles,
Über alles in der Welt,
Wenn es stets zu Schutz und Trutze
Brüderlich zusammenhält,
Von der Maas bis an die Memel,
Von der Etsch bis an den Belt
Deutschland, Deutschland über alles,
Über alles in der Welt.
II
Deutsche Frauen, deutsche Treue,
Deutscher Wein und deutscher Sang
Sollen in der Welt behalten
Ihren alten schönen Klang,
Uns zu edler Tat begeistern
Unser ganzes Leben lang.
Deutsche Frauen, deutsche Treue,
Deutscher Wein und deutscher Sang.
III
Einigkeit und Recht und Freiheit
Für das deutsche Vaterland!
Danach laßt uns alle streben
Brüderlich mit Herz und Hand!
Einigkeit und Recht und Freiheit
Sind des Glückes Unterpfand.
Blüh’ im Glanze dieses Glückes,
Blühe, deutsches Vaterland.
Tem vontade de morar na Alemanha? Tudo o que você precisa saber está aqui, confira.

Tradução do Hino da Alemanha

I
Alemanha, Alemanha acima de tudo
Acima de tudo no mundo,
Quando sempre, na defesa e resistência
Fica unida fraternalmente,
Do Mosa ao Nemen
Do Ádige ao Belt
Alemanha, Alemanha acima de tudo
Acima de tudo no mundo.
II
Mulheres alemãs, fidelidade alemã,
Vinho alemão e canto alemão
Devem manter no mundo
O seu velho e belo som,
inspira-nos para acto nobre
durante toda a nossa vida.
Mulheres alemãs, fidelidade alemã,
Vinho alemão e canto alemão.
III
Unidade e justiça e liberdade
Para a pátria alemã.
Zelaremos todos para isso
Fraternamente com coração e mão!
Unidade e justiça e liberdade
São a garantia da felicidade.
Floresça no esplendor dessa felicidade.
Floresça pátria alemã!
Estudar na Alemanha: veja o visto necessário, onde estudar, bolsas de estudo e muito mais.
No vídeo abaixo você pode conhecer a melodia do Hino da Alemanha.

História do hino da Alemanha

O texto do hino da Alemanha foi escrito por August Von Fallersleben em 1841. Ele escreveu Das Lied der Deutschen (A canção dos Alemães) em cima da melodia, Deus Salve o Imperador Francisco, do compositor austríaco Joseph Haydn.
August Von Fallersleben escreveu os versos da Canção dos Alemães durante o período que esteve exilado na Ilha de Helgoland, de domínio inglês. Ele ouvia vários hinos de outros países serem entoados e percebeu que a Alemanha não tinha um hino que enaltecesse a pátria e nem alimentasse o sentimento de orgulho em ser alemão.
A partir disso nasceu o hino da Alemanha! Embora o refrão “Alemanha, Alemanha acima de tudo, acima de tudo no mundo…” tenha um significado extremamente nacionalista, um dos objetivos foi o desejo do povo pela união da pátria.
Saiba tudo sobre a Alemanha neste nosso artigo.
Quando foi composta, a Canção dos Alemães, não recebeu muita importância, afinal haviam vários hinos nacionalistas nesta época. Durante o Império Alemão (1871-1918) foi o hino nacional popular, exaltando muito o sentimento nacionalista da nação.
A organização Altdeutscher, de cunho nacionalista- extremista, colaborou para a solidificação da ideia imperialista e expansionista expressa na letra do hino.
Quando a 1º Guerra Mundial terminou, em 1918, terminou também o Império Alemão. O primeiro presidente da República de Weimar, Friedrich Ebert, instituiu a Canção dos Alemães como hino nacional em 1922.
Em 1930 o movimento nazista adotou o hino como exemplo da supremacia alemã. A letra original era composta por três estrofes.

Significado do hino da Alemanha

Além do desejo de Von Fallersleben em criar no povo alemão um sentimento de orgulho, existiram outras razões para a composição do poema. Uma delas foi a reivindicação dos territórios franceses. No ano de 1840, a França reivindicava que o rio Reno voltasse a ser fronteira do reino francês.
Essa questão deu origem à Crise do Reno com a Confederação Germânica, que era a união de vários Estados e territórios que hoje formam a maior parte da Alemanha. Esse fato impulsionou o movimento nacionalista alemão e os alemães se opuseram as reivindicações francesas.
Essa oposição está bem clara nos versos:
“Von der Maas bis na die Memel, von der Etsch bis na den Belt” (Do Mosa ao Neman, do Ádige ao Belt), ou seja, ir além dos limites do Reno e alcançar as regiões habitadas pela população que falava o idioma alemão.
Sendo assim, uma Alemanha unificada protegeria melhor sua população, garantiria justiça e liberdades civis. Esses temas estão presentes no poema e definem o espírito liberal que existia na época.
Saiba também a história e significado da bandeira da Alemanha.

Hino da Alemanha durante o período nazista

Em 1933 os nazistas chegaram ao poder, e decidiram que apenas a primeira estrofe seria executada como o hino alemão. Ainda acrescentaram a seguinte frase: “Bandeiras ao alto, cerrar fileiras”.
Os versos iniciais são:
Deutschland, Deutschland über alles (Alemanha, Alemanha acima de tudo).
Adolf Hitler fazia questão de cultivar o sentimento de superioridade da raça alemã, por isso a primeira estrofe era a mais valorizada. Sendo assim, em grandes eventos nazistas o trecho “Deutschland über alles”, extremamente nacionalista, era cantado para enaltecer o sistema.
Normalmente o hino do partido nazista era executado na sequência.
O que você sabe sobre a capital da Alemanha? Veja tudo sobre morar em Berlim.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Como ficou o Hino após o final da Segunda Guerra?

Com o final da Segunda Guerra Mundial, o povo alemão foi tomado por um sentimento de culpa. Além disso o país foi dividido ao meio. No lado oriental o comando ficou com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e houve a criação de um novo hino.
A parte Ocidental ficou com a aliança anglo-franco-americana e durante um tempo não houve hino nacional. Após a fase mais complicada do pós-guerra, o presidente da República Federal da Alemanha pediu a vários poetas e compositores sugestões de hinos.
Várias músicas foram recebidas mas nenhuma foi escolhida para representar a Alemanha.

Ressurgimento do hino da Alemanha

Em 1951, na Suécia, a equipe de atletismo alemã venceu uma competição. Na solenidade de entrega das medalhas foi executada a Canção dos Alemães. Em 1952, Theodor Heuss solicitou ao chanceler federal Konrad Adenauer que a música composta por Joseph Haydn fosse considerada novamente como hino nacional da Alemanha.
Você sabe como é a cultura da Alemanha? Saiba um pouco mais aqui.
O chanceler aceitou, mas determinou que apenas a terceira estrofe da letra de von Fallersleben fosse executada em cerimônias oficiais. No ano de 1991, quando a Alemanha foi reunificada, a Canção dos Alemães se tornou oficialmente o Hino Nacional da Alemanha.

Hino da Alemanha atualmente

Hoje o hino da Alemanha consiste apenas na terceira estrofe da Canção dos Alemães, cantado sobre a melodia de Haydn. Esta estrofe enaltece a justiça, liberdade e fraternidade como fundamentais para a felicidade de uma nação.
Einigkeit und Recht und Freiheit (Unidade e justiça e liberdade)
Für das deutsche Vaterland! (Para a Pátria alemã!)
Danach lasst uns alle streben, (Zelaremos todos para isso)
Brüderlich mit Herz und Hand! (Fraternalmente, com coração e mão!)
Einigkeit und Recht und Freiheit (Unidade e justiça e liberdade)
Sind des Glückes Unterpfand: (São a garantia da felicidade)
Blüh im Glanze dieses Glückes, (Floresça no esplendor dessa felicidade)
blühe, deutsches Vaterland! (Floresça, Pátria alemã!)
Ainda hoje muitos cidadãos alemães evitam entoar a música. A lembrança do regime fascista e do nacionalismo exagerado que compõem regimes desta natureza, causam vergonha a muitos alemães.
Leia nosso artigo e descubra quais são as melhores cidades da Alemanha para viver.

Curiosidades sobre o Hino da Alemanha

  • O Hino da Alemanha foi encurtado depois da 2º Guerra Mundial e atualmente somente a terceira estrofe é executada.
  • A Constituição alemã não reconhece o hino como um símbolo nacional. Apesar disso, qualquer alteração proposta para ele deve ser aprovada pela chanceler e pelo presidente, e isso não é fácil.
  • Embora não sejam proibidas na Alemanha, as duas primeiras estrofes não são executadas em atos oficiais. O motivo é por remeterem ao regime de Adolf Hitler. Mas já ocorreram situações em eventos esportivos em que elas foram entoadas, gerando descontentamento na Alemanha.

Está pensando em viajar para a Alemanha? Sugerimos que você procure passagens no portal Kayak. Esse site comparador de voos mostra os principais voos de diversas companhias para que você possa comparar e comprar a passagem mais adequada para o seu destino.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
May Bell

May Bell é brasileira, graduada em Zootecnia, pós-graduada em Administração e Economia Rural e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Adora história mundial, literatura, mapas e museus. Depois de explorar a imensidão de seu país partiu em busca de novas aventuras. Em suas inúmeras viagens, contemplou o mundo e descobriu a magia que é conhecer e desfrutar de novas culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e nova formação em Marketing Digital.

Recent Posts

Maiores salários mínimos da Europa: saiba onde os salários ultrapassam 2.000€

Quais os maiores salários mínimos nos países europeus? Apesar da proximidade e do alinhamento de…

% dias atrás

Como abrir conta na Wise? Confira o passo a passo

Saiba como abrir sua conta na Transferwise. Confira o passo a passo para abrir e…

% dias atrás

Aluguel de carro em Lisboa: quanto custa e onde alugar?

Quer saber como fazer o aluguel de carro em Lisboa? É simples e barato, mas…

% dias atrás

Cidadania alemã: saiba quem tem direito e como solicitar em 2024

Confira o passo a passo para obter a cidadania alemã por ascendência ou realizar a…

% dias atrás

Melhor seguro viagem em 2024: conheça o nosso Top 10

Vai viajar e quer garantir o melhor seguro viagem? Confira o nosso ranking onde explicamos…

% dias atrás

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Quer morar em Lisboa? Então você precisa saber o custo de vida, as vantagens e…

% dias atrás