Categories: Irlanda

Imigração na Irlanda: saiba tudo para entrar na Ilha

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

A Irlanda é um dos principais destinos para brasileiros que estão fugindo da crise e querem dar aquela melhorada no Inglês. Isso acontece porque o país oferece muitas oportunidades para o cidadão brasileiro que quer viver uma oportunidade fora do Brasil. E pensando na Irlanda, você provavelmente já se questionou: “Mas como é a imigração na Irlanda?”. Neste artigo vou explicar tudo sobre esse assunto, do início ao fim.

Tudo sobre a Imigração na Irlanda

Na Ilha da Esmeralda é possível estudar inglês (de 6 meses a 8 meses) e ter a permissão para trabalhar 20h semanais, sendo possível ser estudante e se manter trabalhando aqui. Além dos estrangeiros que vem para estudar, existem também os que vem somente para procurar emprego.
Pessoas da área de tecnologia, saúde e engenharia encontram emprego com mais facilidade na Irlanda. O país tem um dos maiores salários mínimos da Europa (9.80€/hora) e ainda está cheio de oportunidades de trabalho. Veja como é o custo de vida na Irlanda.

O processo de imigração na Irlanda é fácil?

Olha, eu posso dizer que qualquer processo de imigração é um pouco chato, porque sempre é burocrático. O governo costuma ter um controle grande com cidadãos estrangeiros que pretendem imigrar para Irlanda, mas o processo de imigrar não é tão complicado como muita gente imagina. Para ajudar você, aqui vão algumas dicas para desmistificar esse processo e fazer com que você não passe por nenhum sufoco.

Dicas para estudantes

Para os que pretendem vir como estudantes, por exemplo, nesse esquema de estudar inglês por no mínimo 6 meses, a primeira dica é pesquisar bastante sobre a cidade que você deseja morar e os cursos de Inglês que existem nela. Aqui na Irlanda ter curso de Inglês é um grande negócio, por isso existem milhares de cursos espalhados por todo lugar do país.
É muito importante que antes de decidir qualquer coisa você pesquise com muito cuidado. É bom saber qual cidade se adequa mais ao se estilo de vida e qual curso vai ter a didática que mais combina com você.

Uma boa dica para aqueles que se sentem um pouco inseguro em chegar sozinho em país novo ou por não conseguirem dominar o inglês, são as agências de intercâmbio. Apesar de terem um preço um pouco elevado,  servem como uma consultoria particular e podem dar uma segurança a mais para aqueles que precisam. As agências costumam vender pacotes fechados de intercâmbio, ou seja, uma agência vai te ajudar a escolher uma cidade, uma escola e até acomodação para ficar durante o período do seu intercâmbio.
Essas são as principais agências que auxiliam brasileiros que querem fazer intercâmbio na Irlanda:

Vale a pena dar uma conferida nessas agências, nem que seja para fazer um orçamento. Afinal, como eu disse, o processo de imigração apesar de não ser difícil, é burocrático. E uma agência vai te ajudar com todos os trâmites e tentar evitar ao máximo qualquer dor de cabeça.

Tudo decidido. E agora?

Agora que você já decidiu tudo e está com sua viagem marcada, vem o frio na barriga ao pensar no momento de passar na imigração na Irlanda de fato. Nada é mais sério e aterrorizante que o guichê de imigração quando você é estrangeiro e vai entrar em um país que não é a sua terra e, pior, não fala a sua língua. Mas calma, passar na imigração não é um bicho de sete cabeças, e a parte mais importante é estar com todos os documentos em mão.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Documentos necessários para estudantes

  • Passaporte válido;
  • Carta de matrícula da escola;
  • Seguro de saúde internacional (governamental ou privado);
  • Comprovação de acomodação por, pelo menos, uma semana;
  • Passagem aérea de volta;
  • Comprovação de 3 mil euros(para os 6 meses de intercâmbio).

Uma dica para os que não se sentem seguros com o inglês é trazer todos os documentos em duas vias, uma em inglês e uma em português. Assim, caso o oficial da imigração na Irlanda questione qualquer documento, você pode acompanhar na sua via em português e explicar com mais facilidade. É de extrema importância saber o conteúdo de todos os documentos que você está levando para Irlanda.
Entenda como funciona a cidadania irlandesa, quem tem direito e como solicitar.

Visto para a Irlanda

Para imigrar para Irlanda não é necessário apresentar um visto ao desembarcar no país, porque ele deverá ser retirado em solo irlandês. Porém, antes de retirar seu visto para Irlanda, é preciso agendar com antecedência para fazer uma entrevista. Assim, é bom agendar antes mesmo de desembarcar na Irlanda, as filas para entrevista são bem grandes.
O agendamento é online e feito pelo site do governo irlandês.

Profissionais que querem imigrar para Irlanda

Para os que decidem vir para Irlanda com o foco de trabalhar, é importante procurar um emprego antes de imigrar para o país. Isso porque cidadãos brasileiros que não tem dupla cidadania tem o direito de ficar apenas 3 meses como turista na Irlanda. Então, é bom vir para cá sabendo se existem oportunidades na sua área de atuação, ou já chegar com uma proposta de emprego.
Se quer saber se você se enquadra na lista de pessoas altamente qualificadas, e se as empresas irlandesas precisam urgentemente de pessoas na sua área de atuação, o site do governo irlandês te ajuda.

Descubra as perguntas mais comuns feitas na imigração e saiba como se preparar.

Documentos para profissões

Quando você vem para Irlanda com uma proposta de emprego, além dos documentos de sempre para entrar em um país europeu, é necessário também apresentar na imigração a carta oferta que o empregador deve te enviar.
Se você pretende vir como turista, ficar 3 meses e tentar conseguir uma oferta de trabalho aqui nesse tempo, você deverá trazer:

  • Passaporte válido;
  • Seguro viagem internacional (governamental ou privado);
  • Dinheiro suficiente para cobrir toda sua estadia no país;
  • Confirmação de acomodação por pelo menos uma semana.

Lembrando que durante esse tempo você não poderá trabalhar na Irlanda, mas poderá tentar conseguir uma oferta de emprego para aplicar para o visto workpermit, permitindo que você trabalhe em solo irlandês.

Passar pela imigração na Irlanda

Na hora de passar pelo guichê da imigração na Irlanda, é importante estar com todos os documentos em mãos e manter a calma. Muitas pessoas ficam nervosas ao passar na imigração, principalmente quando não dominam a língua do país e acabam pegando todos os documentos e só entregando para o oficial da imigração.
Não precisa ficar nervoso, mesmo que você não saiba inglês, ele vai tentar te entender. Uma dica é cumprimentar o oficial e separar os documentos por ordem de importância. Assim, primeiro entregue o passaporte, depois a carta de matrícula da escola ou a carta oferta de emprego na Irlanda e, caso ele peça por mais documentos, você entrega os restantes.

Confira como comprar um chip de celular na Irlanda.

Vale a pena imigrar para a Irlanda?

Largar tudo e começar novamente em outro país é um passo difícil, mas a experiência de viver fora do seu país de origem, nem que seja por 6 meses, pode mudar por completo o rumo da sua vida e fazer você ver tudo de um jeito diferente. Uma experiência de morar fora é ver a vida por uma diferente perspectiva, é imergir em uma nova cultura, se conectar com o mundo e se surpreender.
Escolhendo a Irlanda como destino eu posso garantir que vai ser uma experiência e tanto. A Irlanda é um país que a cada ano cresce mais, é cheio de oportunidades de emprego e sua população é composta por pessoas do mundo todo.
Saiba tudo sobre morar na Irlanda e veja uma lista das cidades mais baratas.

Mercado de trabalho na Irlanda

Aqui você poderá aumentar suas possibilidades de entrar no mercado de trabalho internacional, aprimorar seu inglês, conhecer pessoas do mundo todo e também estar na Europa, tendo a possibilidade de viajar para alguns destinos europeus em menos de duas horas de voo (com passagens bem baratas). É preparar-se bem e boa sorte!
Veja o perfil do imigrante brasileiro na Europa e como a ilegalidade foi um problema durante a pandemia do coronavírus.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Samara Meireles

Samara é carioca, tem 21 anos, e decidiu mudar de vida para fazer faculdade de Business na Irlanda. Apaixonada por viagens, cinema, arte e festas. Divide seu tempo entre os estudos, suas aventuras e a escrita, dando dicas e ajudando brasileiros que sonham em ter uma experiência fora do Brasil.

Recent Posts

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás

Custo de vida na França: gastos para viver no país em 2024

Morar na França é, inegavelmente, o sonho de muitas pessoas. De fato, são muitos os…

% dias atrás

Custo de vida na Irlanda: gastos médios mensais em 2024

Um bom planejamento financeiro é o principal pilar de quem deseja mudar de país. A…

% dias atrás

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2024

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês,…

% dias atrás