Categories: Passagens Aéreas

Kayak: como funciona a ferramenta para planejar viagens

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Pesquisar preços e destinos recomendados para a temporada é fundamental antes de comprar as passagens para uma viagem de férias. E, para essa busca que exige tempo e paciência, é possível ter a ajuda de diversas ferramentas digitais. Uma delas é o Kayak, empresa que promete auxiliar no planejamento completo de uma viagem.
O Kayak possibilita fazer uma metabusca de passagens, hotéis e aluguel de carros com a inserção de diferentes filtros que vão definir os melhores destinos de acordo com a possibilidade de cada viajante. Mas a plataforma, entre tantas disponíveis no mercado, é confiável e fácil de usar?
Isso é o que vamos descobrir no decorrer deste artigo e quais são as vantagens dessa ferramenta.

Conheça o Kayak

A empresa Kayak foi fundada nos Estados Unidos em 2004, mas chegou oficialmente ao Brasil somente em 2014. Em 2013, no entanto, foi comprada pelo Booking, líder mundial em reserva de hospedagens online, tendo contribuído para a expansão dos serviços oferecidos pela marca.
A empresa possui um buscador de viagens como principal produto. A ferramenta permite uma pesquisa simultânea de preços em diferentes empresas ao mesmo tempo. O acesso pode ser feito via site ou por aplicativo de celular, estando disponível para iOS e Android. Esses produtos estão ao alcance de diferentes países, como Brasil, Argentina, Reino Unido, Espanha, entre outros.
Ao todo, a empresa já contabiliza mais de seis bilhões de pesquisas de viagens por ano em suas plataformas em uma atuação que abrange mais de 20 idiomas diferentes.

Como o Kayak funciona

A ferramenta possibilita a procura por passagem aérea, hotel, aluguel de carro ou por ofertas de férias, como pacotes de passagens e hotel.
Para fazer a compra de passagem, basta inserir as informações de acordo com a viagem, como a data, aeroporto, destino e número de pessoas que farão a viagem. Em seguida, o Kayak faz a busca em centenas de sites e compara todas as opções de preços disponíveis de acordo com os filtros que foram inseridos.

Como pode ser feita a reserva da sua passagem

De acordo com o site, a reserva pode ser feita de duas formas:

  • Com um dos fornecedores dentro do Kayak. Depois o usuário pode visitar suas “Reservas” para informações sobre o serviço de atendimento ao consumidor;
  • Fora do site Kayak ou sendo redirecionado para o site de um fornecedor para completar a reserva. Neste caso, é necessário entrar em contato diretamente com o fornecedor para retirar suas dúvidas.

Kayak é confiável?

O Kayak é um dos maiores buscadores de passagens no mundo, sendo recomendado por muitos sites e blogs de viagens conhecidos, o que o torna confiável. A página do Kayak Brasil no Reclame Aqui concentra reclamações, mas a maioria delas foi respondida.
Os problemas relatados geralmente têm relação com a eficiência do site da empresa, como falhas nos filtros durante a busca de passagens, e com o atendimento ao consumidor, com relatos da dificuldade dos usuários em contatar a empresa para resolver problemas.
Além disso, também há problemas relatados no Trustpilot em relação ao preço e datas das passagens, geralmente por usuários que compraram bilhetes errados. Uma das dicas para resolver esse problema é verificar se os filtros para “datas flexíveis” e para “comparação de preços” não estão ativos no momento de buscar e efetuar a compra.

Kayak tem passagens aéreas baratas?

Devido à dimensão das buscas do Kayak ser geralmente mais abrangente do que a dos concorrentes, é possível encontrar passagens aéreas baratas com a ferramenta.
A empresa processa e exibe resultados de centenas de companhias aéreas e sites, o que resulta em uma grande variedade de preços e opções de voos. A empresa também exibe resultados de hospedagens, locadoras de veículos e pacotes de viagens, alargando o número de opções disponíveis para quem ainda não definiu o destino da viagem.
Mas, se o destino escolhido for a Europa, vale a pena verificar também como funcionam as companhias aéreas low-cost (modelo de baixo custo) antes de fechar a compra das passagens aéreas.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Kayak faz vendas?

A empresa Kayak não processa as vendas. Como vimos, o Kayak é apenas um buscador; não é um vendedor. O serviço oferecido pela ferramenta é de pesquisa dos melhores preços entre passagens, hotéis e aluguel de carro.
O Kayak é um intermediário, que ajuda o usuário a encontrar as melhores opções para a sua viagem.

Alerta de voo

Uma opção interessante disponível pelo Kayak é acionar um alerta de voo e monitorar preços de resultados que foram salvos durante a pesquisa. Essa é uma boa opção para economizar dinheiro na hora da compra.
Neste caso, é possível criar o alerta de preços e ser informado por e-mail ou por notificação no aplicativo de celular diariamente sobre a oscilação de valores.

Promoções

A página de ajuda do Kayak disponibiliza algumas dicas de preços baixos. Além disso, como vimos anteriormente, o usuário pode receber alerta de preços baixos, quando os valores para a viagem que ele quer diminuem
Isso faz com que sua viagem fique mais em conta. O Kayak também realiza promoções, como sorteios, concursos e campanhas para quem quiser participar. A página coleta suas informações relacionadas à atividade, bem como fotos, imagens, legendas ou outros conteúdos, de acordo com os termos fornecidos no momento.
Entre no site oficial do Kayak e confira as promoções que estão ativas.

Vantagens do Kayak

O Kayak oferece a opção de planejamento da viagem e acesso offline na aba “Trips” (viagens) dos bilhetes. Dessa forma, encaminha os itinerários, envia alerta sobre os voos e permite compartilhamento da viagem com outras pessoas. Também não é preciso imprimir os tickets.
O aplicativo e o site também possuem o “Explore“, uma opção que sugere aos viajantes destinos pelo mundo em um mapa com valores baseados nas últimas 48h. Outra vantagem é a opção de “Datas flexíveis“. Esta opção é ideal para quem tem flexibilidade para a viagem. A ferramenta pode mostrar voos até três dias antes ou depois das datas escolhidas.
Dessa forma, é possível ver se há uma oferta melhor para viajar um ou dois dias antes, por exemplo, e economizar na compra. Também é possível selecionar o final de semana ou mês flexível para ampliar as opções de busca.
A previsão de preço de voos é outra particularidade que a empresa oferece e que pode contribuir na busca de passagens aéreas baratas. O Kayak utiliza dados históricos, o que permite determinar a probabilidade do preço para determinados destinos e datas em um período de sete dias.
Com isso, é possível avaliar o melhor momento para comprar o bilhete. Outra vantagem é que o aplicativo e todas as funções são gratuitas, já que não há taxas pelos serviços.

Conheça as vantagens e desvantagens das passagens flexíveis e saiba se vale a pena.

Desvantagens do Kayak

Uma das desvantagens do Kayak, ou fator que merece atenção, é em relação ao compartilhamento de dados dos usuários. A ferramenta compartilha os dados pessoais dos usuários com terceiros. Ou seja, com as empresas subsidiárias, outros parceiros de negócios, inclusive anunciantes, e redes sociais.
Porém, é possível optar por compartilhar ou não parte dessas informações. Além disso, como a empresa não efetua as vendas de tickets, somente faz a busca, problemas com os bilhetes geralmente não são de responsabilidade da empresa e devem ser tratadas com as empresas subsidiárias, que são as responsáveis por coletar os pagamentos e realizar efetivamente a venda.

Alternativas ao Kayak

Para quem quer pesquisar mais antes de comprar as passagens e hotel, há diversas outras empresas que podem ser utilizadas como aliadas entre as plataformas digitais para planejar sua viagem. Confira algumas das mais conhecidas a seguir:

Skyscanner

O Skyscanner é outra empresa entre as mais conhecidas para buscar passagens aéreas. Com sede na Escócia, faz parte do grupo Trip.com, a maior agência de viagens da China. A empresa oferece o serviço de pesquisa de viagens, assim como voos, hotéis e aluguel de carros.

Google Flights

O Google Flights é também um serviço online que permite comprar bilhetes aéreos através de empresas parceiras. Além disso, possibilita fazer a reserva de voos e organizar a pesquisa por preços, companhia aérea, duração da viagem e também pelas escalas que serão feitas.

Expedia

A Expedia é uma empresa de viagens e tecnologia norte-americana, fundada pela Microsoft, com atuação em 29 países. Disponibiliza serviço de reserva de passagens aéreas, hotéis, carros e cruzeiros de forma online ou através de contato telefônico com agentes.

Decolar

A empresa Decolar é filial da argentina Despegar, estabelecida como a maior agência de viagens da América Latina. A unidade brasileira, que sustenta o maior volume de vendas do grupo, vende pacotes de viagens, passagens, reservas de hotéis, aluguel de carros, entre outros produtos, como ingressos para parques.

Melhores Destinos

O Melhores Destinos é o maior site de promoções de passagens aéreas do Brasil. A ferramenta faz pesquisas nos sites de companhias aéreas nacionais e internacionais e disponibiliza uma seção de promoções em seus canais para que o usuário que ainda não tem um destino definido possa optar por viagens mais baratas.

ViajaNet

O ViajaNet é uma agência brasileira de viagens online que comercializa passagens aéreas e possui parcerias com serviços de hospedagem e aluguel de carros. A empresa ganhou um selo de reconhecimento de excelência máxima em atendimento no site Reclame Aqui.
Se você tiver algum problema com voos atrasados, cancelados ou overbooking pode recorrer a empresas como a AirHelp, que requerem a sua indenização junto às companhias aéreas. Leia o artigo e veja como funciona.

Ferramentas seguras para planejar uma viagem

Além desses, ainda há uma lista do Euro Dicas com os melhores sites de passagens aéreas para planejar as férias e economizar. E, se viajar está nos seus planos, não esqueça que o seguro viagem é fundamental. Para contratar um seguro viagem ideal para o seu próximo destino você pode utilizar o site Seguros Promo, que oferece os menores preços em planos completos das principais seguradoras do mercado. Faça a cotação e aproveite!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Jézica Bruno and Carolina Carvalho

Jézica é uma jornalista ítalo-brasileira com experiência em jornal impresso e assessoria de imprensa. Já morou no Brasil, na Itália e atualmente está baseada na Inglaterra, onde atua como freelancer em produção de conteúdo sobre economia, política e turismo. Apaixonada por viagens e literatura, adora dar dicas de novos destinos, contar boas histórias que encontra pelo mundo e conhecer novas pessoas. Também é autora do livro-reportagem "Heróis de sua própria história", obra em que retrata a singularidade do ser humano através de dramas vivenciados por personagens reais.

Recent Posts

Custo de vida na Irlanda: gastos médios mensais em 2024

Um bom planejamento financeiro é o principal pilar de quem deseja mudar de país. A…

% dias atrás

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2024

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês,…

% dias atrás

Cartão pré-pago internacional vale a pena? Veja qual é o melhor

Você já ouviu falar do cartão pré-pago internacional, mas não sabe como funciona? A gente…

% dias atrás

Número de crimes registrados em Portugal é o maior dos últimos 10 anos

Portugal registrou um número recorde de crimes em 2023, segundo dados da Direção-Geral de Política…

% dias atrás

Visto de estudante para Irlanda em 2024: como solicitar o seu

O visto de estudante Irlanda é um dos documentos mais procurados por quem deseja se…

% dias atrás

PB4 ou seguro de viagem? Entenda as principais diferenças

Na dúvida entre PB4 ou seguro de viagem contrate os dois. Saiba quais as diferenças,…

% dias atrás