Localização da Espanha: tudo o que precisa saber

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Você sabe a localização da Espanha? O país localizado na Europa está na península ibérica e tem como vizinhos Portugal a oeste e ao norte Andorra e França.
As águas do mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico banham o país, que possui territórios no Atlântico e no Mediterrâneo: as Ilhas Baleares e as Ilhas Canárias, respectivamente. Os territórios vão mais além, na França, Livia e na África, Melilla e Ceuta, além de pequenas ilhas no continente africano.
Saiba mais sobre a Espanha neste artigo.

Localização da Espanha e sua história

Nos séculos XV e XIX a Espanha era conhecida como uma grande potência colonial e, exatamente por este motivo, o idioma espanhol se espalhou por várias partes do mundo.
A localização da Espanha, bem como a de Portugal, foi outro fator que impulsionou essas nações nas grandes navegações: estão na ponta do continente europeu, voltado para a América e África.
A Espanha conquistou territórios ricos de metais preciosos em suas colônias localizadas no continente americano. Além disso, o país, naquela época, reprimia outras civilizações: Maia, Asteca e Inca. Por muito tempo, a Espanha conseguia suas riquezas explorando as suas colônias.
Veja neste artigo o mapa da Espanha completo e o horário da Espanha em função do fuso horário.

A Espanha dos dias atuais

Nos dias atuais, a Espanha é detentora de um moderno setor industrial, destacando-se o segmento siderúrgico.
Outro ponto forte do país é o setor turístico. A Espanha está entre os países mais procurados pelos turistas do mundo tudo. O que não é para menos, uma vez que o país abriga um vasto patrimônio histórico.
A localização da Espanha é sem dúvida um fator que faz com que o país conte com paisagens tão particulares e que atrai milhares de pessoas todos os anos.  Em um ponto estratégico, a localização da Espanha facilita o acesso de turistas do continente europeu, africano e americano.
Infelizmente isso não impediu que o país passasse por um péssimo momento no ano de 2009. A crise atingiu em cheio o país deixando 20% da população sem emprego.
Saiba como encontrar emprego na Espanha neste artigo.

A Espanha e sua diversidade

Quando olhamos para a Espanha e sua gente, o que podemos ver é um país com uma população mista, que inclui catalães, castelhanos, galegos, bascos e andaluzes. Na localização da Espanha encontramos espanhóis de diferentes regiões, com seus costumes e idioma próprios.
Quer saber como morar na Espanha? Saiba aqui.

Clima e localização da Espanha

Já sabemos que a Espanha está na Península Ibérica e quem são os seus vizinhos, e que o país fica no sudoeste da Europa, na parte da Europa Ocidental. Então, vamos falar de clima, que é bem variado de acordo com a localização de cada região.
No Brasil sabemos bem que é possível viver num país com clima variado dependendo da região. A Espanha não é grande como o nosso país, porém, pode acreditar, apresenta um clima bem diferente de uma região para outra, graças à sua localização.
Quando observamos a localização da Espanha podemos ver que a altitude e o mar que a circunda são os principais responsáveis pela diferença do clima em diferentes partes do país. Sem falar que está entre os países mais montanhosos da Europa.
Leia também nosso artigo completo sobre o clima na Espanha.

As estações do ano na Espanha

Sabemos que a localização a Espanha, assim como de qualquer país, influencia diretamente no clima.
Espanha no verão
No verão, por exemplo, há cidades com climas mais amenos e outras com o clima, digamos, tipo Rio 40 graus. Madrid é uma das cidades que no verão “se morre de calor”. As temperaturas chegam fácil aos 30 graus e a sensação é de mais calor. O mesmo podemos falar de Sevilha.
Porém, quando vamos para as zonas costeiras, o mar refresca bastante e as temperaturas são agradáveis. Para quem viaja do Brasil para Espanha pode achar até que está frio ao visitar Santander em pleno verão.
O verão é bom para aproveitar a luz, porque em média o “dia” dura entre 11 e 12 horas. E melhor ainda, dias e mais dias sem chover.
Vale a pena viver na Espanha? Veja a opinião de quem mora lá.
Espanha no Outono
No outono, o clima da Espanha é bem agradável e a paisagem bonita de se ver. Nas cidades onde o calor do verão é quase insuportável, a paisagem seca volta a ficar verde no outono, para logo em seguida, predominar o marrom e o alaranjado.
No período do outono, diferente de outros países da Europa, o clima frio não predomina. Em algumas cidades, até o fim de outubro, as temperaturas chegam aos 28 graus. O frio começa a dar as caras apenas em novembro.
Qual é a melhor época para mudar para a Europa? Descubra aqui.
Espanha no inverno
Chega o inverno e o frio, em algumas regiões mais intenso e em outras nem tanto. Neve para algumas cidades e em outras não. No quesito chuva, a região da Galícia é campeã. Assim como Granada, que está entre as campeãs do frio.
Espanha na primavera
Quando chega a primavera aos poucos ela anuncia que o verão está próximo, a temperatura chega aos 21 graus e o dia começa a se alongar, 11 horas de duração.
Brasileiros na Espanha: veja como é a comunidade brasileira no país.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Espanha e sua população

Em 2018, a população da Espanha é de pouco mais de 45 milhões de pessoas, sendo 49,4% população masculina e 50,6% feminina. Estima-se que somente em 2018, cerca de 110 mil pessoas chegaram de outros países para viver na Espanha. O que atrai tantas pessoas para esse país? Sua cultura, sua gente, a localização da Espanha, etc. Os motivos são muitos, o país recebe gente do mundo todo, não somente para visitar, mas também para viver.
Vai visitar a Espanha? Então não deixe de contratar o seguro de viagem para Espanha, é obrigatório. Saiba tudo aqui.
Pensando em viver no país e conhecer mais afundo a cultura espanhola? Nós podemos te ajudar recomendando o nosso ebook Como Morar na Espanha. Um guia completo para te ajudar em toda a jornada de planejamento de mudança e adaptação no país.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Euro Dicas

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.

Recent Posts

Cidadania irlandesa: entenda quem pode pedir e o passo a passo

Tem vontade de fixar raízes na Irlanda? Enxerga, ali, uma oportunidade para ter sua cidadania…

% dias atrás

Cidadania Espanhola: quem tem direito e como solicitar em 2024

Existem 3 situações em que brasileiros podem ter direito à cidadania espanhola. Conheça o processo…

% dias atrás

Governo inglês aplica novas multas para quem empregar imigrantes irregulares

As autoridades britânicas implementaram medidas rigorosas visando aqueles que empregam ou apoiam migrantes irregulares sem…

% dias atrás

Cidadania britânica: quem tem direito e como requerer a sua

Morar no Reino Unido é o sonho de muitos brasileiros. Se você quiser permanecer no…

% dias atrás

Cidadania Portuguesa: como solicitar dupla nacionalidade em 2024

Você tem direito à cidadania portuguesa? Neste conteúdo você vai descobrir quem tem direito à…

% dias atrás

Por que eu não quero voltar para o Brasil? Entenda meus motivos!

Ao falar sobre minha mudança para a Europa, eu sempre penso naquela música do Milton…

% dias atrás